FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Acervo do Glauber Rocha é adquirido pelo Ministério da Cultura

Em Salvador, haverá sessão especial de exibição do primeiro filme do cineasta, Leão de Sete Cabeças

Brasília, 17 de dezembro de 2010 -  O ministro da Cultura, Juca Ferreira, vai anunciar oficialmente a aquisição do Acervo de Glauber Rocha pelo Ministério da Cultura para acesso público. O evento será realizado em Salvador, nesta segunda-feira, dia 20, às 20h, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha. O secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, também estará presente.

Durante o ato público, haverá uma sessão especial gratuita, às 21h, do primeiro filme - Leão de Sete Cabeças - feito pelo criador do Cinema Novo, Glauber Rocha,  gravado fora do Brasil e totalmente restaurado. O filme, que nunca havia sido exibido nos cinemas do país, expõe o colonialismo europeu sobre a África e as tentativas do povo nativo em se libertar desse domínio.

Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, “Glauber Rocha sempre repercutirá na Cultura brasileira exatamente pela transcendência da sua obra filmográfica.. Glauber não se traduz em reduções simplórias. Não se explica em dois minutos. Não se define exatamente pelo seu permanente estado de combustão criativa nessa militância apaixonada.”

Ainda durante a sessão especial será anunciado o lançamento do DVD duplo do filme, que terá distribuição posterior entre as instituições participantes do projeto, cineclubes e faculdades de cinema.

Acervo - No conjunto estão os 22 filmes feitos por Glauber, além de 80 mil documentos, que incluem sua correspondência pessoal, roteiros de filmes, peças de teatro, poemas e romances. Deste total, 223 roteiros e projetos de livro permanecem inéditos.. O investimento do Ministério da Cultura na compra do acervo foi de R$ 3 milhões.

"A família tem plena noção da importância de Glauber para a cultura brasileira, e nós temos condições melhores para preservar este material", afirma o ministro.

A compra do acervo faz parte de uma política maior de aquisição de obras do cinema brasileiro por parte do ministério, que vai disponibilizá-los ao público na Cinemateca. "Boa parte da memória do cinema nacional se perdeu, porque a preservação sempre foi precária. E, hoje, na Cinemateca, temos os melhores equipamentos do mundo para isto", diz o ministro.

Recuperação Cinematográfica - A cópia original do filme Leão de Sete Cabeças foi entregue à Cinemateca Brasileira – instituição vinculada ao Ministério da Cultura -, em 2009, após permanecer mais de 30 anos na Cineteca Nazionale di Roma, na Itália.
O processo de restauração permitiu a confecção de uma nova matriz em alta definição e um novo negativo em 35mm. A versão original do áudio em vários idiomas foi recuperada a partir de uma única cópia em 35mm, que estava em avançado estado de deterioração, e de fitas Umatic.

A restauração da obra faz parte da segunda fase do projeto Coleção Glauber Rocha, que já restaurou: Barravento, Terra em Transe, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e A Idade da Terra. Os filmes Cabeças Cortadas, Claro, Câncer e História do Brasiltambém serão restaurados na fase atual do projeto.

Serviço

Exibição do filme Leão de Sete Cabeças

Espaço Unibanco Glauber Rocha – Praça Castro Alves, s/n, Centro, Salvador

Entrada gratuita

20/12/2010, às 21h


Fonte: Secretaria da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.