FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

JOVENS ESTÃO VULNERÁVEIS ÀS DST'S E GRAVIDEZ

O Instituto Kaplan desenvolveu uma pesquisa por amostragem com visitantes do espaço Catavento Cultural, em São Paulo, que participaram da oficina interativa Vale Sonhar nos meses de julho e agosto de 2010, com 1856 jovens, sendo 91% dos entrevistados adolescentes entre 13 e 18 anos e 65% do total ainda não tinham tido experiência sexual.

A oficina de prevenção de gravidez na juventude e DST, desenvolvida pelo Instituto Kaplan, é totalmente interativa. Os jovens respondem as perguntas sobre sexualidade e, conforme as respostas podem ou não se infectar ou engravidar. Esse é o termômetro do conhecimento do jovem sobre sexo.

Do total de 1.856 jovens, 31% dos adolescentes se mostraram vulneráveis a gravidez, porém 69% não engravidaram na dinâmica e indica conhecimento sobre métodos contraceptivos.

Também foi testada a vulnerabilidade para DST/Aids no labirinto do Catavento, e 40% dos participantes foram infectados, que indica desinformação ou a falta de entendimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

O estudo mostra que de 33% dos jovens sexualmente ativos, 9% não usaram camisinha na última relação sexual. Mostrou também que a fonte mais popular entre os jovens para obter é o posto de saúde. Deste resultado, os rapazes eram os que mais buscavam o preservativo gratuito.

O Instituto Kaplan, que tem como objetivo desenvolver e disseminar metodologia para educação sexual, tem um serviço público de tira-dúvidas sobre sexo por email ou MSN – sosex@kaplan.org.br

Instituto Kaplan – http://www.kaplan.com.br/
Fonte – Camila Macedo Guastaferro - coordenadora de projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.