Estação é responsável por cerca de 15% da produção de água tratada da Região Metropolitana de São Paulo Daniel Bonamichi/Sabesp |
Conclusão desta etapa aumenta em 20% a produção de água do Sistema Produtor Alto Tietê
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento
Ampliação aumentará em 20% a produção de água, com acréscimo imediato de 2 mil litros de água por segundo na capacidade de tratamento da ETA Daniel Bonamichi/Sabesp |
"Esses dois mil litros por segundo serão importantes já no verão, quando há vários picos na Região Metropolitana e algumas áreas têm carência de água. Já a complementação, para cinco mil litros por segundo, que vai se dar no ano que vem, certamente será uma ajuda muito grande a todo fornecimento para a Região Metropolitana de São Paulo", disse o governador.
Atualmente, a ETA recebe água das cinco represas que integram o Sistema Produtor do Alto Tietê: Paraitinga, Ponte Nova, Biritiba-Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba. Sete municípios da Região Metropolitana serão beneficiados pela ampliação na ETA Taiaçupeba: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano e São Paulo (Zona Leste).
Além do governador, participaram do evento a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, diretores da Sabesp e prefeitos da região.
A obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água Taiaçupeba, que começou em fevereiro de 2009, é resultado da primeira Parceria Público-Privada da Sabesp, a PPP Alto Tietê, firmada com a Galvão Engenharia S.A. e a Companhia Águas do Brasil, por meio de uma sociedade para fins específicos que criou a Cabspat. Foram investidos R$ 300 milhões no total dessa obra de ampliação.
As obras, previstas para serem entregues em 2011, vão proporcionar à ETA
Taiaçupeba um salto de 50% na capacidade de produção de água: dos atuais
10 mil litros por segundo para 15 mil litros por segundo.
A ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê beneficiará também outras regiões da cidade de São Paulo como as que são abastecidas pelo Sistema Cantareira (o maior da Sabesp), uma vez os sistemas produtores são integrados.
Renovação de contrato
Com investimentos previstos de R$ 375,681 milhões, ao longo dos 30 anos de vigência do contrato, a renovação do contrato entre a Sabesp e o município de Ferraz de Vasconcelos, beneficiará diretamente 195 mil pessoas.
Entre os benefícios da concessão está a meta de atingir a universalização na coleta e no tratamento de esgoto. A coleta, atualmente em 78%, chegará a 100% até 2018 e o tratamento saltará dos 77% para 100%, até 2019. Outra meta para o município é a redução da perda de água tratada no sistema de abastecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.