FIQUE POR DENTRO

domingo, 12 de dezembro de 2010

SP inaugura 1ª fase das obras de ampliação de ETA em Suzano



Estação é responsável por cerca de 15% da produção de água tratada da Região Metropolitana de São Paulo
Daniel Bonamichi/Sabesp


Conclusão desta etapa aumenta em 20% a produção de água do Sistema Produtor Alto Tietê

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento

Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), inaugurou nesta quarta, 8, a primeira fase das obras de ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) Taiaçupeba, inserida no sistema produtor Alto Tietê - responsável por cerca de 15% da produção de água tratada da Região Metropolitana de São Paulo. Na mesma oportunidade, foi assinada a renovação de contrato de convênio e de prestação de serviços público de abastecimento de água e esgotamento sanitário com o município de Ferraz de Vasconcelos.


Ampliação aumentará em 20% a produção
de água, com acréscimo imediato de 2 mil
litros de água por segundo na capacidade
de tratamento da ETA
Daniel Bonamichi/Sabesp
 No início de 2011, com as obras complementares que estão em fase final, haverá a disponibilidade de mais 3 mil litros por segundo, ampliando a capacidade de atendimento da estação de 3,5 milhões para 5 milhões de habitantes. A ampliação da ETA Taiaçupeba aumentará em 20% a produção de água do Sistema Produtor Alto Tietê que abastece parte da Grande São Paulo, com acréscimo imediato de 2 mil litros de água por segundo na capacidade de tratamento da ETA Taiaçupeba.

"Esses dois mil litros por segundo serão importantes já no verão, quando há vários picos na Região Metropolitana e algumas áreas têm carência de água. Já a complementação, para cinco mil litros por segundo, que vai se dar no ano que vem, certamente será uma ajuda muito grande a todo fornecimento para a Região Metropolitana de São Paulo", disse o governador.

Atualmente, a ETA recebe água das cinco represas que integram o Sistema Produtor do Alto Tietê: Paraitinga, Ponte Nova, Biritiba-Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba. Sete municípios da Região Metropolitana serão beneficiados pela ampliação na ETA Taiaçupeba: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano e São Paulo (Zona Leste).

Além do governador, participaram do evento a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, diretores da Sabesp e prefeitos da região.

A obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água Taiaçupeba, que começou em fevereiro de 2009, é resultado da primeira Parceria Público-Privada da Sabesp, a PPP Alto Tietê, firmada com a Galvão Engenharia S.A. e a Companhia Águas do Brasil, por meio de uma sociedade para fins específicos que criou a Cabspat. Foram investidos R$ 300 milhões no total dessa obra de ampliação.

As obras, previstas para serem entregues em 2011, vão proporcionar à ETA

Taiaçupeba um salto de 50% na capacidade de produção de água: dos atuais

10 mil litros por segundo para 15 mil litros por segundo.

A ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê beneficiará também outras regiões da cidade de São Paulo como as que são abastecidas pelo Sistema Cantareira (o maior da Sabesp), uma vez os sistemas produtores são integrados.

Renovação de contrato

Com investimentos previstos de R$ 375,681 milhões, ao longo dos 30 anos de vigência do contrato, a renovação do contrato entre a Sabesp e o município de Ferraz de Vasconcelos, beneficiará diretamente 195 mil pessoas.

Entre os benefícios da concessão está a meta de atingir a universalização na coleta e no tratamento de esgoto. A coleta, atualmente em 78%, chegará a 100% até 2018 e o tratamento saltará dos 77% para 100%, até 2019. Outra meta para o município é a redução da perda de água tratada no sistema de abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.