FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Parceria fortalece o processo produtivo da reciclagem no Brasil‏

Por Cláudia Moreira

Em São Paulo (SP), quinta-feira (23), durante a Reviravolta Expocatadores 2010, a Fundação Banco do Brasil, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobrás, a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE) e o Governo Federal, realizam a entrega simbólica do primeiro caminhão do projeto Cataforte - Logística Solidária. O veículo será entregue para a rede de cooperativas e associações paulistas Catasampa.
A Logística Solidária é uma ação do Projeto Cataforte - Fortalecimento do Associativismo e Cooperativimo dos Catadores de Materiais Recicláveis, que envolve 10.600 catadores em 17 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Em sua primeira etapa, o Cataforte estimulou o processo de organização de cooperativas e a mobilização dos catadores. Na fase atual, de fortalecimento do processo produtivo, a meta dos parceiros é equipar cooperativas e associações para que esses grupos tenham condições de transformar força de trabalho em negócio e de controlar as etapas da cadeia produtiva. Por intermédio do Cataforte - Logística Solidária, as organizações parceiras irão entregar 140 caminhões para associações e cooperativas em todo o país. Além dos veículos, a iniciativa prevê módulos de capacitação em logística e infra-estrutura para os grupos participantes.
A Expocatadores 2010, em sua 2ª edição, reúne a Feira de Projetos e Tecnologia Social para Reciclagem, o Encontro Internacional de Catadores de Materiais Recicláveis e seminários técnicos sobre gestão de resíduos sólidos e inclusão social. No evento, a Fundação Banco do Brasil participa de painéis sobre capacitação para a autogestão de organizações de catadores e programas de apoio e, ainda, do Seminário “Comitê Interministerial para a Inclusão Social do Catador”. A visita do Presidente Lula, que há 8 anos participa da celebração de Natal com os catadores e a população de rua de São Paulo, é esperada no dia 23. A presença da Presidente eleita Dilma Roussef também é aguardada.

A Fundação Banco do Brasil investe na cadeia produtiva da reciclagem desde 2003, por meio do Programa Trabalho e Cidadania. A iniciativa promove a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, em ações de geração de trabalho e renda e de educação. A Instituição atua em 21 Estados (AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, PE, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO). Entre as ações, estão a construção de galpões de triagem para catadores, aquisição de equipamentos para reciclagem, e aquisição de veículos. De 2003 a 2009, o investimento social da Fundação nessa cadeia foi de R$ 27,5 milhões, em cerca de 190 projetos.

Serviço
Dias: 21 e 22/12/2010
Horário: das 10:00h às 20:00h
Mart Center (centro de exposições)
Endereço: Rua Chico Pontes, 1730 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02067-002 (11) 2902-2800
Setor de comunicação MNCR
(11) 3341-0964 / 7393-0383
comunicacao@mncr.org.br
contato@expocatadores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.