FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Emagrecimento não é milagre!

Coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita alerta sobre o mito e perigo das propostas de emagrecimento rápido

A luta contra a balança continua sendo o mal de muitos brasileiros que principalmente com a chegada do verão buscam a conquista do corpo perfeito e acabam se aventurando em dietas e medicamentos que prometem emagrecimento rápido, mas que na maior parte das vezes são tentativas frustradas e com o risco até de prejudicar a saúde.

Segundo a PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, doutora Andrea Dario Frias, o emagrecimento é um processo sem segredo e que requer paciência. “A melhor maneira de perder peso continua sendo uma dieta equilibrada associada à prática de exercícios físicos. A escolha de um medicamento ou “alimento da moda” sem o auxílio e indicação de um profissional é totalmente arriscada”, afirma.

Infelizmente nem todos os produtos que estão nas gôndolas de farmácias, supermercados, lojas especializadas e que prometem auxiliar no emagrecimento possuem ingredientes eficazes e uma quantidade recomendada de componentes que não agridem a saúde, muitos deles inclusive não possui registro no Ministério da Saúde e nem seguem as normas instituídas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “O consumidor deve se manter atento e fazer a melhor escolha lendo atentamente o rótulo do produto onde deve estar claro sua finalidade”, explica a especialista.

Hoje em dia é comum acharmos ofertas de emagrecimento rápido e supostamente naturais. Muitos produtos aparentemente inofensivos possuem em sua fórmula substâncias medicamentosas e perigosas ao organismo, um exemplo é a presença da sibutramina em suplementos considerados 100% naturais. Desde o início do ano medicamentos com essa substância só podem ser vendidos no Brasil com prescrição médica.

Muitas alternativas de alimentos direcionados para o emagrecimento são aprovadas pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde. Os shakes substitutos de refeição são um exemplo. De acordo com a doutora Andrea para que um shake substituto de refeição possa mesmo exercer essa função cumprindo o papel de redutor de peso com saúde, é preciso que ele ofereça de 200 a 400 calorias por porção do alimento pronto para consumo. “Os shakes são alternativas muito utilizadas para quem deseja emagrecimento rápido, porém é muito importante que as proteínas presentes nesse alimento sejam de excelente qualidade nutricional, devendo representar no mínimo 25% e no máximo 50% de valor energético total. Além disso, s ua fórmula precisa ser rica em minerais e vitaminas”, esclarece.

Os chás funcionais que viraram uma verdadeira “febre” nos últimos tempos e são conhecidos como Chá Verde, Vermelho, Amarelo, Branco e de Hibiscus também funcionam como aliados para quem está em busca de emagrecimento saudável. “Esses chás são desenvolvidos à base de folhas de Camellia sinensis e Hibiscus. Testes e pesquisas clínicas realizados com esses alimentos mostram que eles são ricos em antioxidantes e quando associados a uma dieta equilibrada podem ajudar no controle do peso por apresentarem um efeito termogênico e/ou diurético”, diz Andrea. Essa bebida, que pode ser consumida em qualquer hora do dia, ainda combate a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos às nossas células e que ocasionam o envelhecimento.

Outra novidade que surgiu no mercado e que já foi provada por muitos brasileiros é a ração humana. Essa alternativa de nome um pouco estranho é uma combinação de ingredientes que compõe um único alimento. “Trata-se de uma mistura de vários cereais, sementes e outros ingredientes saudáveis e funcionais que combinados entre si, oferecem um mix de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e outras substâncias antioxidantes de origem vegetal”, afirma.

O consumo diário deste "super alimento", como vem sendo chamado, pode proporcionar vários benefícios ao organismo, entre eles, ajudar no funcionamento do intestino, dar saciedade - o que é bom para quem quer emagrecer - além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e proporcionar melhoras para pele, cabelo e unhas.

É importante frisar que todas as alternativas de produtos para o emagrecimento devem estar aliadas a uma alimentação equilibrada e de preferência com um auxílio de um profissional. “As dietas e alimentos milagrosos sem comprovação científica e sem acompanhamento médico podem até levar a um rápido emagrecimento, mas certamente haverá ganho de peso igual ou maior ao que eliminado anteriormente, fora os problemas de saúde que podem surgir”, finaliza.

A Sanavita, indústria que há 26 anos atua no segmento de alimentação funcional em benefício à saúde, traz ao mercado produtos com qualidade e eficiência comprovada através de estudos e possui à disposição de todos o Centro de Educação Alimentar Sanavita (CEAS), um canal de comunicação gratuito e especializado direto com o consumidor. Formado por uma equipe de especialistas em nutrição, o serviço oferece informações sobre o uso adequado dos alimentos para quem deseja emagrecer, cardápios equilibrados de baixas calorias, receitas e orientações para a conquista de um emagrecimento eficaz e saudável, sempre se apoiando na reeducação alimentar.

Para mais informações sobre o CEAS entre em contato no 0800 055 4414.

Doutora Andrea Dario Frias é coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, PhD em nutrição e atua na pesquisa e desenvolvimento de alimentos especiais e funcionais, possuindo vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Fonte: Karina Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.