FIQUE POR DENTRO

sábado, 25 de dezembro de 2010

Como escolher a escola de seu filho?

Fernando Cotrim (*)

Além da preocupação sempre presente no segundo semestre de todos os anos em relação aos preparativos das festas natalinas, o 13° salário, as promoções comerciais, as férias e a sempre presente expectativa de que tudo será diferente, acrescenta-se a tudo isso a instigante pergunta: Qual é a escola que devo escolher para o meu filho estudar no próximo ano?
Essa questão, sem dúvida, tem que ser fundamentada na primeira instituição que acolhe e abriga uma criança: a família. O pai e a mãe – ou os responsáveis que assumem tais papéis – têm que ser vistos não somente como progenitores, mas como pessoas que sonham e idealizam o melhor da vida escolar para seus filhos a partir da educação infantil. Você tem dúvidas sobre quais requisitos devem ser observados ou o que deve priorizar a escola? Citaremos, a seguir, alguns tópicos que deverão ser contemplados.
Em primeiro lugar, é fundamental escolher uma escola cujo projeto pedagógico preconize o respeito e a construção do conhecimento em todas as faixas etárias, sem nunca se esquecer da dimensão lúdica. A qualificação dos educadores que compõem a escola e se esses profissionais frequentam cursos de formação continuada no decorrer do ano letivo são outro item de grande valor e dizem respeito não apenas aos professores, mas também a toda equipe administrativa e a de apoio.
O acolhimento da criança no espaço físico escolar também é de extrema importância visto que, dependendo da situação, será neste lugar que ela passará a maior parte da sua rotina diária. Sendo assim, é importante verificar limpeza e higiene da escola, ventilação, luminosidade, espaços da biblioteca e dos laboratórios e se os locais de convivência são seguros – desde a recepção até a área de lazer. Não se esqueça de também averiguar qual é o número de alunos por sala de aula para evitar que seu filho estude em uma classe superlotada e, consequentemente, receba pouca atenção dos professores.
Mais um ponto importante a ser analisado nesse momento de escolha é se o estabelecimento tem regras comportamentais que destaquem os valores humanos e sejam do conhecimento dos alunos e de seus pais. Além disso, vale checar se a escola faz reuniões periódicas de pais e mestres, quais são os critérios utilizados para as avaliações e como o acompanhamento do desenvolvimento escolar do seu filho pode ser feito. E, para finalizar, é sempre bom conferir se o colégio incentiva e estimula as crianças a lerem e a fazerem uso de diversas linguagens (música, escrita, teatro, vídeo etc.) e sua aplicação tecnológica.
É de extrema importância a participação dos pais na escola, em um trabalho conjunto de construção da cidadania e da ética, visando à formação do sujeito social. Assim, teremos a certeza de que mundo estamos oferecendo e deixando aos nossos filhos.

(*) Coordenador pedagógico do Agora Sistema de Ensino (www.souagora.com.br), da Editora Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.