FIQUE POR DENTRO

sábado, 25 de dezembro de 2010

Verticalizar é preciso

“O compromisso dos Poderes Públicos e dos interlocutores do mercado imobiliário com a constante busca do ser humano pela melhoria de vida fará com que as metrópoles continuem crescendo rumo a um processo irreversível de verticalização ordenada e sustentável, à luz dos critérios de uma legítima política de desenvolvimento urbano”

*Flavio Amary

Não é de hoje que, tanto os empresários imobiliários sérios e compromissados com seu cliente e com a sociedade, quanto esferas do Poder Público pregam que a verticalização - e o conseqüente adensamento populacional das áreas urbanas -, deve ser adotada como um instrumento de política nacional de desenvolvimento. Afinal, em última análise, trata-se da melhor maneira de atender as necessidades de moradia e trabalho dos cidadãos de forma racional e econômica para o padrão brasileiro.


No entanto, para que esse processo possa fluir a contento, mantendo preservadas as áreas de interesses ecológico, paisagístico e mesmo mercadológico (fazendo aqui referência aos cuidados às áreas rurais, por exemplo), sem deixar de contemplar a necessidade humana em todos os níveis, é preciso que os interlocutores desse elo, sem exceção, observem, respeitem e pratiquem leis coerentes e eficazes.


Nesse mesmo contexto, cabe ao Estado o papel de regular a ocupação do solo e garantir a qualidade da vida urbana, a partir de uma legislação que interfira no processo de construção e estabeleça normas, de modo a ordenar o uso e a ocupação do solo. Assim, a relação entre verticalização e legislação urbanística se estabelece na medida em que esta última funcione como um balisador da iniciativa privada, que por sua vez está disposta e receptiva, tanto para ajudar na elaboração dessas mesmas legislações, quanto para zelar para que elas sejam cumpridas.


Cabe ao empresário imobiliário ajudar a desmitificar o tabu existente a cerca da palavra verticalização. É inegável que, à primeira vista, o impacto visual causado por arranha-céus pode chocar, principalmente aos olhos de quem sempre conviveu e convive com paisagens bucólicas e até confortáveis, presentes na maioria das pequenas cidades brasileiras e também em muitas do interior do Estado de São Paulo.


A difusão da verticalização urbana, fenômeno cada vez mais presente e acelerado na maioria das metrópoles de São Paulo, embora pareça novo, começou há várias décadas. Assim, é sábio visualizar esse elemento transformador do espaço como um mecanismo que possibilita a multiplicação do solo, aliado ao capital investido, resultando na terra.


O solo urbano tem valor como qualquer outra mercadoria, pois as forças produtivas e as relações sociais “criam” localização e valorização o tempo todo. Vale lembrar que a expansão da habitação vertical em cidades emergentes também é um reflexo da tentativa de “imitar” a vida urbana das metrópoles e capitais, o que contribui para uma certa homogeneização sócio-cultural no País, em maior ou menor escala, dependendo da classe social em que se trabalha.


É preciso dizer e mostrar os benefícios que uma verticalização bem planejada traz para o ecossistema urbano. Na maioria dos casos, a “melhor saída” para problemas sociais, econômicos e ambientais de uma deteminada região. E, quando se fala em benefícios, é importante fazer referência ao nível de tecnologia que a construção civil alcançou, permitindo a aplicação de formas adequadas de ocupação dos espaços urbanos, onde o meio ambiente não corre riscos, mas convive em harmonia com a infra-estrutura local.

*Vice-presidente do Interior do Secovi-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.