FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

90% das mulheres estupradas não buscam auxílio médico imediato

Gestação avançada motivou negativa de aborto legal pelo serviço de saúde em 39% dos casos, aponta estudo inédito



Um estudo inédito, realizado no hospital estadual Pérola Byington, da Secretaria de Estado da Saúde, revela o perfil das mulheres vítimas de abuso sexual e que engravidam no Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado com base em 936 pacientes atendidas na unidade ao longo dos últimos 15 anos pelo projeto Bem-Me-Quer, realizado pelas secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública.

Do total de mulheres atendidas no Pérola, 88,9% admitiram não ter procurado orientações médicas imediatas, ou seja, durante os cinco dias decorrentes da violência. Neste período, seria possível o uso da anticoncepção de emergência (pílula do dia seguinte) para evitar a gravidez indesejada.

“O dado sinaliza que o trauma faz com que a primeira reação das mulheres ainda seja a reclusão. Só depois, quando percebem a gravidez, é que elas passam a tomar atitudes e enfrentam o problema”, afirmou a psicóloga e mestre em Saúde Pública Daniela Pedroso, autora da pesquisa.

Entre as 11,1% das mulheres que recorreram ao serviço de saúde imediatamente, em 38,6% delas a concepção de emergência não foi prescrita por opção das próprias pacientes.

Outro dado chama a atenção: de 200 mulheres que tiveram o pedido negado pelo serviço de saúde para realizar o abortamento legal, 39% estavam com idade gestacional avançada (chegaram para atendimento após 22 semanas de gestação ou com o feto pesando mais do que 400g).

O perfil traçado pelo Pérola apontou que a mulher vítima de abuso sexual que engravida tem idade média de 22,2 anos, cor branca (61,2%), solteira (76,3%), com ensino fundamental incompleto (37,4%) e com emprego formal ou informal (34,3%).

O projeto Bem-Me-Quer dispõe de equipe multidisciplinar capacitada para oferecer ajuda médica, psicológica e realizar o exame de corpo delito, simplificando o processo de notificação às autoridades.

As mulheres estudadas na pesquisa passaram pelo atendimento de 1994 até julho de 2009. Todas elas tentaram na Justiça o direito de realizar aborto, concedido mediante uma série de restrições em casos de abuso sexual. Até o ano de 2005, os atendimentos do Bem-Me-Quer representavam 25% das mulheres nestas condições do Brasil e 37,5% da Região Sudeste. O serviço é o único no Estado de São Paulo.

O método mais utilizado, entre as 608 mulheres que realizaram o aborto legal foi a aspiração intrauterina (48,4%), que demanda menor tempo de internação (média de 1,4 dia). A laparotomia, espécie de cesárea, foi usada em 10,2% dos casos. Em geral, o procedimento, mais invasivo, é utilizado nas mulheres cuja gestação está prestes a vencer o período permitido por lei.

Agressor único e desconhecido

Em 61% dos casos estudados, o autor era desconhecido da vítima e em 92%, agiu sozinho. Entre os autores conhecidos, destaca-se um membro da comunidade em que a vítima reside, que corresponde a 5,2% dos casos. O ex-parceiro foi o autor da violência em 3,5% dos casos e o padrasto em 3,4%.

“Nos casos em que não houve aborto, em geral por demora na procura pelo atendimento, segundo apontou o estudo, os autores da violência eram conhecido, em sua maioria. Isso denota que a carga emocional faz com que as vítimas demorem mais para procurar ajuda”, afirmou Daniela.

Secretaria de Estado da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.