FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O perigo da eclâmpsia

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular nas mulheres, e tem importancia maior na gestação. A hipertensão na gravidez é relativamente freqüente (de 10% a 15%) e a pré-eclâmpsia, cuja freqüência é em torno de 5% das gestações, é a principal causa de mortalidade materna em nosso meio quando evolui para formas mais graves, que são a eclampsia e a sindrome HELLP. Todas estas formas, alem de trazer mais risco para a mae, tambem traz riscos para o bebe, que pode nascer prematuro ou ter complicações mais graves.

A pre eclampsia ou doença hipertensiva especifica da gestação (DHEG) se caracteriza por elevação da pressão arterial que ocorre a partir do segundo trimestre, associado a inchaço no corpo, principalmente membros e rosto, ganho excessivo de peso, perda de proteina pela urina e aumento do acido urico no sangue. Nestes casos, o obstetra deve ficar muito atento e o controle da pressão deve ser rigoroso, com indicação de repouso, e até internação em alguns casos. A eclampsia e uma forma mais grave, onde a paciente pode apresentar dor de cabeça intensa, dor abdominal, nauseas e vomitos incessantes, confusão mental, alterações visuais e convulsões, sendo necessario tratamento de emergencia em hospitalm com medicação endovenosa apropriada, e na maioria das vezes sendo indicada a interrupção da gestação por cesareana. A forma mais grave e a sindrome HELLP, que e a sigla de hemolysis elevated liver low platelets, isto e, uma alteração sistemica como hipertensão na maioria das vezes, hemolise (ruptura dos globulos vermelhos), aumento de enzimas do figado e queda das plaquetas. Estas alterações favorecem o aparecimento de hemorragias, insuficiencia do figado, insuficiencia renal e ate a morte da gestante, sendo necessario maiores cuidados em unidade de terapia intensiva.. A melhor maneira de prevenir estas complicações e a detecção precoce por medidas regulares da pressão arterial no pre natal, e a observação de aumento de peso acima do esperado em pouco tempo e inchaço no corpo. Alem disso, deve-se identificar as mulheres mais predispostas a apresentar esta situação tais como as mulheres obesas, que tenham familiares com hipertensão ou trombose, tabagistas ou que já tiveram hipertensão em gestação anterior. A Sociedade Brasileira de Hipertensão alerta para os riscos da hipertensão na gestação e recomenda cuidados especiais as mulheres com maior predisposição, por meio de alimentação mais saudavel, controle rigoroso da pressão e do peso. Gestação sem hipertensção tem final feliz tanto para mãe quanto para o bebe.

Fonte: Nathalia Brogiatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.