FIQUE POR DENTRO

sábado, 25 de dezembro de 2010

Dicas para o final de ano: momento para pensar e organizar

A psicóloga Giovana Tessaro dá algumas dicas para o final de ano

Final de mais um ano e começo de outro, momento ideal para repensar planos, seja nas áreas profissional, financeira ou emocional. Olhar para trás e analisar tudo que aprendemos, tudo que devemos ou não levar para os próximos anos. O começo do ano é uma data ideal para planejar. É preciso que haja uma organização emocional, tanto para estipular desafios para atingir no ano que está por vir, quanto para equilibrar emoções e passar a fase de maior stress.
A psicóloga clínica e terapeuta em EMDR e Brainspotting, Giovana Tessaro, explica que a organização emocional é a base da organização do cotidiano e que o início do ano torna-se uma data propícia para uma verdadeira transformação de ano novo. "Muitos pacientes acreditam na possibilidade de mudança nesse período, uma transformação de ano novo, porém é preciso sim fazer uma reestruturação interna. O resultado desse desenvolvimento emocional será sentido no desempenho profissional, na vida pessoal e em todos os outros aspectos da vida".
Confira algumas dicas que a psicóloga Giovana Tessaro destaca para o final de ano:
:: Faça listas com atividades a cumprir até o final do ano: festas, compras, revisão do carro. Distribua estes compromissos na agenda, considerando algumas folgas, já que imprevistos podem acontecer. Se não surgirem imprevistos, ao menos você poderá curtir mais suas atividades.
:: Se não tiver muito tempo para descansar ao menos lembre de fazer respirações profundas e lentas com frequência.
:: Está com dificuldades de concentração? Distraído? Coloque sua atenção nas regiões do corpo que estão apoiadas: braços, costas, quadril, coxas, ou apenas nos seus pés se estiver em pé ou caminhando. Isso ajuda a trazer para o presente e sentir algum apoio.
:: Facilite sua vida simplificando seus métodos e atividades. Por exemplo: muitos cartões de crédito para administrar, ou perda de controle na hora de comprar? Tenha apenas um cartão de crédito e, de preferência, só saia com ele se precisar comprar algo.
:: Muito preocupado (a) com a mega festa que o natal e o reveillon tem que ser? Que tal simplificar e pedir ajuda. Lembre que o mais importante é poder celebrar com as pessoas que você gosta ou honrar o momento mesmo sozinho dando significado genuíno para as datas.
:: Reserve um tempo para parar e pensar objetivamente em como foi sua vida durante o ano em diferentes áreas: amorosa, financeira, social, familiar, profissional, lazer, esporte, religião. O que deu certo? O que precisa melhorar? O que se pode aprender com os erros? Quais suas metas para 2011?
:: Lembre-se de respeitar seu espaço e das pessoas que o rodeiam em casa, no trânsito, em qualquer lugar. A vida deve ser celebrada com atitude!

Saiba mais em: www.giovanatessaro.com.br

:: Giovana Tessaro - Psicóloga - CRP 08/07536-4
Psicóloga clínica e terapeuta em EMDR e Brainspotting; especializanda em Neuropsicologia e especialista em Administração.

Serviço:
Dra. Giovana Tessaro
(41) 9995-4585
http://www.giovanatessaro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.