FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Programa SP 2040

Programa SP 2040 proporcionará melhor qualidade de vida para a população paulistana, diz Kassab

Formalizado pela Prefeitura e a FUSP na manhã desta terça-feira (21), projeto irá traçar um plano de longo prazo para a cidade

Foto de Fábio Arantes/Secom



Prefeito assina contrato com a FUSP

Um futuro com melhor qualidade de vida. Foi desta forma que o prefeito Gilberto Kassab analisou o SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para a Cidade de São Paulo. O projeto anunciado na manhã desta terça-feira (21), no Paço Municipal, visa construir de forma participativa várias estratégias de desenvolvimento para a cidade com um horizonte de 30 anos. Para o início dos trabalhos - programado para janeiro de 2011 -, a Prefeitura firmou um acordo com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), que dará suporte à prefeitura para realizar os estudos técnicos.
"O ponto mais importante do SP 2040 é que ele irá focar a qualidade de vida das pessoas, principalmente no que diz respeito aos investimentos necessários na Educação e na Saúde Públicas. No momento em que tivermos qualidade no ensino e na saúde em uma cidade como São Paulo, vamos ter uma população mais bem educada e capacitada para contribuir com o desenvolvimento da Cidade e do País", analisou Kassab.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o planejamento para a São Paulo de 2040 começa no presente. "Esse é um projeto importantíssimo para a Cidade de hoje e de amanhã. A partir do momento em que temos um norte, um rumo, em longo prazo, nós saberemos o que deveremos fazer em curto prazo. É algo que faltava para a cidade de São Paulo", afirmou.
O SP 2040 será desenvolvido com base em cinco eixos fundamentais: promoção do equilíbrio social, desenvolvimento urbano e sustentável, mobilidade e acessibilidade, melhoria ambiental e oportunidade de negócios. "Na prática vamos enxergar as necessidades de São Paulo para o futuro. E essa parceria com a USP nos dá segurança e a certeza de que teremos um estudo de qualidade. Ele vai corresponder às expectativas e necessidades da Cidade", contou o prefeito.

Além de Kassab, prestigiaram o anúncio do SP 2040 as seguintes personalidades: o vice-governador eleito do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos; o magnífico reitor da USP, profº dr. João Grandino Rodas; o secretário estadual de Economia e Planejamento, Francisco Luna; e o diretor executivo da FUSP, Antônio Marcos de Aguirra Massola.

Planos complementares

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, apresentou o SP 2040. Ele destacou que o projeto é compatível com o sistema formal de planejamento do Município, em especial com o Plano Diretor Estratégico (PDE), que tem uma escala de tempo de 10 anos. Segundo o secretário, os planos são complementares e sinérgicos.
O início dos trabalhos está previsto para janeiro de 2011, com prazo de 12 meses. "Pelo período de serviços prestados, a Prefeitura pagará R$ 2,97 milhões à USP", revelou Bucalem. A primeira etapa do projeto será o desenvolvimento, com apoio da FUSP, de uma visão estratégica e proposições em nível preliminar, a partir de propostas desenvolvidas desde 2007 pela Administração.
Em seguida, os resultados serão discutidos com especialistas no tema, para posteriormente serem levados e discutidos intensamente com a sociedade civil. Estão previstos ciclos de reuniões com agentes públicos, entidades e associações, munícipes, além de um Seminário Internacional.

"Nossa expectativa é a de que a Cidade possa de uma maneira muito participativa discutir seu futuro. E escolher os seus caminhos subsidiados no ponto de vista técnico. Esse é o grande objetivo: fazer todas as escolhas de forma bastante responsável", explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.