FIQUE POR DENTRO

sábado, 18 de dezembro de 2010

Guarulhos faz representação no MP contra Prefeitura de SP

A construção de uma barragem para contenção de enchentes no Jardim Romano, na divisa de Guarulhos (Grande São Paulo), levou a Secretaria de Meio Ambiente a entrar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra a Prefeitura de São Paulo. A primeira reunião para resolver o impasse ocorreu nesta quinta-feira (16), na sede do no MPE. As obras, apesar de minimizarem o impacto das cheias do Tietê na capital, vão elevar em seis centímetros o nível das águas no Jardim Guaracy e na Vila Izildinha – locais que sofrem constantes alagamentos, e que, no ano passado, nesta mesma época, estavam submersos.
O MPE se mostrou favorável ao pedido da Prefeitura de Guarulhos para regularização da obra, e definirá, na próxima semana, um cronograma de trabalho emergencial para que a população não seja prejudicada. “Essa situação poderia ser evitada se tivesse havido uma conversa entre as cidades”, afirma o secretário de Meio Ambiente de Guarulhos, Alexandre Kise.
Segundo ele, do ponto de vista legal, a construção da barragem foi irregular. Primeiro, porque não recebeu licenciamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) – o que seria imprescindível, uma vez que o impacto incide sobre os dois municípios limítrofes. Segundo, porque a Prefeitura de Guarulhos não foi comunicada sobre as obras. A barragem tem aproximadamente 1,5 metro de altura e 1.400 metros de extensão e as águas por retidas vão afetar diretamente todas as residências construídas nas áreas de várzea.
Participaram da reunião técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo, e das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Assuntos Jurídicos de Guarulhos. “Vamos fazer novas reuniões nos próximos meses. Seis centímetros parecem pouco, mas podem provocar estragos em Guarulhos, ainda mais na época das chuvas de verão”, destaca o secretário.

Fonte: Libris - Orquestra Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.