FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Hospital Alemão Oswaldo Cruz firma parceria para beneficiar mulheres com restaurações mamárias

Com verba concedida pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, 26 pacientes atendidas pela ONG Rosa e Amor terão a oportunidade de passar pelo procedimento


São Paulo, 21 de dezembro de 2010 – Graças à parceria firmada entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo e a Organização Não Governamental Rosa e Amor, 26 mulheres atendidas pela ONG serão beneficiadas com cirurgia de reconstrução da mama. Elas já passaram pela retirada do tumor (mastectomia total ou parcial) e, até o momento, não puderam fazer o implante de próteses, procedimento que custa, no mínimo, R$ 6 mil.

Os materiais necessários para os procedimentos serão adquiridos com verba concedida pela 6ª Vara e o Hospital Alemão arcará com os outros custos, incluindo o acompanhamento pós-operatório. “Nosso trabalho já é reconhecido pelo apoio a projetos sociais com recursos que arrecadamos em processos e investigações. É uma satisfação poder contribuir com a comunidade”, diz o juiz Fausto De Sanctis.

Todas as pacientes foram avaliadas pelo Hospital e sete delas já podem passar pelas cirurgias, que devem começar até a segunda quinzena de janeiro de 2011. As outras recebem orientações da ONG Rosa e Amor até que estejam preparadas – o excesso de peso, por exemplo, pode ser um fator que impede a realização imediata da cirurgia. A previsão é que, depois do término das sete primeiras intervenções, seja operada mais uma paciente por mês. “As mulheres acometidas por esse tipo de câncer podem ter a autoestima e a sexualidade alteradas. Por isso, a reconstrução da mama é tão importante para a recuperação física e mental”, explica o dr. Mauro Borges, superintendente de Sustentabilidade Social do Hospital.

Os procedimentos serão realizados por profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz na unidade Paraíso e o acompanhamento clínico será feito na Unidade de Sustentabilidade Social, na Mooca. Nesta Unidade, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz ainda administra outro projeto relacionado ao câncer de mama, o “Programa Integrado de Controle de Câncer Mamário”. Idealizado pelo dr. José Aristodemo Pinotti, o programa é um modelo de gestão para atendimento da população que reside nos bairros da Mooca, Brás, Pari e Belenzinho em relação ao câncer de mama, fornecendo orientações sobre a educação para a saúde e promovendo tratamento dos casos diagnosticados. Na Unidade, além dos exames, podem ser feitos serviços de radiodiagnóstico e anatomia patológica. Os casos que precisam de cirurgia mamária são encaminhados para a unidade do Paraíso. As pacientes são encaminhas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros citados.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – http://www.hospitalalemao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.