Nossos Vídeos

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

As mais belas decorações natalinas da cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), lidera, em sua quinta edição, a Votação Popular de Natal 2010, que elegerá, até o dia 23 de dezembro, as mais belas fachadas natalinas nas categorias "espaços residenciais", "espaços comerciais" e "espaços públicos". A população fará a escolha votando pelo site www.cidadedesaopaulo.com/natal.

Espaços comerciais e residenciais podem ser indicados até 21 de dezembro, pelos próprios moradores, proprietários ou terceiros. Os vencedores receberão uma placa em homenagem à conquista, além de prêmios como hospedagem para duas pessoas durante um fim de semana em um grande hotel, um city tour acompanhado por guia e um par de ingressos para assistir a um show em uma das casas de espetáculos da Cidade - Tom Jazz ou HSBC, conforme a categoria.

Depois de votar nas mais belas fachadas decoradas, os internautas participantes deverão elaborar uma frase com o tema "O que você daria de presente para a cidade de São Paulo?". O autor da frase mais criativa também será premiado.

O resultado será divulgado no www.cidadedesaopaulo.com/natal no dia 26 de dezembro de 2010. O regulamento completo da Votação Popular da Mais Bela Decoração de Natal de São Paulo também está disponível no site.

Site oficial do Natal em São Paulo reúne programação

O site oficial do Natal Iluminado da cidade de São Paulo , que está no ar desde o dia 1° de dezembro, reúne um vasto calendário de Natal da capital paulista, desde as atrações oficiais até a programação do restante da Cidade - nos shopping centers, bazares, hotéis, ceias de Natal, presépios, pacotes turísticos, etc.

O site também é interativo e visa a contar com a participação das pessoas: os internautas podem enviar mensagens e fotos de Natal para o "Mural de Fotos do Papai Noel", que já conta com cerca de 80 imagens enviadas pela população.

A página na internet inclui ainda dados e curiosidades, histórias de Natal e o internauta pode contar suas boas ações e servir de exemplo a milhares de pessoas.

Para participar, é só acessar para se divertir e ainda concorrer a prêmios.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO SITE www.cidadedesaopaulo.com/natal:



















90% das mulheres estupradas não buscam auxílio médico imediato

Gestação avançada motivou negativa de aborto legal pelo serviço de saúde em 39% dos casos, aponta estudo inédito



Um estudo inédito, realizado no hospital estadual Pérola Byington, da Secretaria de Estado da Saúde, revela o perfil das mulheres vítimas de abuso sexual e que engravidam no Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado com base em 936 pacientes atendidas na unidade ao longo dos últimos 15 anos pelo projeto Bem-Me-Quer, realizado pelas secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública.

Do total de mulheres atendidas no Pérola, 88,9% admitiram não ter procurado orientações médicas imediatas, ou seja, durante os cinco dias decorrentes da violência. Neste período, seria possível o uso da anticoncepção de emergência (pílula do dia seguinte) para evitar a gravidez indesejada.

“O dado sinaliza que o trauma faz com que a primeira reação das mulheres ainda seja a reclusão. Só depois, quando percebem a gravidez, é que elas passam a tomar atitudes e enfrentam o problema”, afirmou a psicóloga e mestre em Saúde Pública Daniela Pedroso, autora da pesquisa.

Entre as 11,1% das mulheres que recorreram ao serviço de saúde imediatamente, em 38,6% delas a concepção de emergência não foi prescrita por opção das próprias pacientes.

Outro dado chama a atenção: de 200 mulheres que tiveram o pedido negado pelo serviço de saúde para realizar o abortamento legal, 39% estavam com idade gestacional avançada (chegaram para atendimento após 22 semanas de gestação ou com o feto pesando mais do que 400g).

O perfil traçado pelo Pérola apontou que a mulher vítima de abuso sexual que engravida tem idade média de 22,2 anos, cor branca (61,2%), solteira (76,3%), com ensino fundamental incompleto (37,4%) e com emprego formal ou informal (34,3%).

O projeto Bem-Me-Quer dispõe de equipe multidisciplinar capacitada para oferecer ajuda médica, psicológica e realizar o exame de corpo delito, simplificando o processo de notificação às autoridades.

As mulheres estudadas na pesquisa passaram pelo atendimento de 1994 até julho de 2009. Todas elas tentaram na Justiça o direito de realizar aborto, concedido mediante uma série de restrições em casos de abuso sexual. Até o ano de 2005, os atendimentos do Bem-Me-Quer representavam 25% das mulheres nestas condições do Brasil e 37,5% da Região Sudeste. O serviço é o único no Estado de São Paulo.

O método mais utilizado, entre as 608 mulheres que realizaram o aborto legal foi a aspiração intrauterina (48,4%), que demanda menor tempo de internação (média de 1,4 dia). A laparotomia, espécie de cesárea, foi usada em 10,2% dos casos. Em geral, o procedimento, mais invasivo, é utilizado nas mulheres cuja gestação está prestes a vencer o período permitido por lei.

Agressor único e desconhecido

Em 61% dos casos estudados, o autor era desconhecido da vítima e em 92%, agiu sozinho. Entre os autores conhecidos, destaca-se um membro da comunidade em que a vítima reside, que corresponde a 5,2% dos casos. O ex-parceiro foi o autor da violência em 3,5% dos casos e o padrasto em 3,4%.

“Nos casos em que não houve aborto, em geral por demora na procura pelo atendimento, segundo apontou o estudo, os autores da violência eram conhecido, em sua maioria. Isso denota que a carga emocional faz com que as vítimas demorem mais para procurar ajuda”, afirmou Daniela.

Secretaria de Estado da Saúde

Mundo Verde Santana e Tatuapé e Portal Praia da Polenta oferecem bolsas de estudos

Concurso cultural contemplará dois jovens com a oportunidade de fazer um curso profissionalizante

“Eu mereço um futuro” é o nome do concurso cultural que dará duas bolsas de estudos parciais para o curso profissionalizante que os vencedores escolherem. Essa iniciativa do Portal Praia da Polenta só pôde ser concretizada graças a uma parceria entre o Portal e as lojas Mundo Verde Tatuapé e Santana, que estão patrocinando uma das bolsas oferecidas. Além disso, as unidades vendem exclusivamente o livro “A Praia da Polenta”, a partir do qual foi idealizado o Portal Praia da Polenta.

O concurso cultural “Eu mereço um futuro” faz parte do projeto Polenta do Bem, que visa realizar ações em prol de um mundo melhor. O projeto integra o Portal Praia da Polenta, e as lojas Mundo Verde Tatuapé e Santana são parceiras nesta iniciativa. A primeira ação do Polenta do Bem é o concurso cultural, que será realizado em duas fases entre os dias 10 de dezembro de 2010 e 11 de fevereiro de 2011. Podem participar maiores de 18 anos residentes em qualquer cidade do Brasil.

Na primeira etapa, os interessados devem enviar uma redação de próprio punho, informando o curso que gostariam de fazer e como este curso mudará o seu futuro, para a caixa postal 14.526 – São Paulo/ SP – CEP: 03632-970 até o dia 20 de janeiro de 2011. Os textos serão avaliados e os dez melhores serão convocados para uma entrevista. Eles farão mais uma redação, que deverá ser produzida na hora sobre um tema pré-definido e destes dois serão contemplados com as bolsas profissionalizantes. A divulgação dos vencedores acontecerá dia 11 de fevereiro de 2011 no site www.praiadapolenta.com.br. Mais informações e o regulamento do Concurso Cultural “Eu mereço um futuro” também podem ser obtidos no site.

LIVRO – Quando quatro adolescentes resolvem viajar de carro para o litoral tudo pode acontecer. É assim que tem início a aventura “A praia da Polenta”, de Jefferson de Carvalho. A história verídica mostra que, diante das adversidades vividas durante uma viagem onde tudo deu errado, compartilhar os acontecimentos com os amigos foi a melhor parte do passeio. O medo, os riscos, as dores, os tombos e os arranhões tornaram-se alegres gargalhadas. Melhor do que viver histórias fantásticas é dividi-las com os amigos, e depois ainda ter a oportunidade de voltar ao local dos acontecimentos e mostrar exatamente como tudo ocorreu. Ainda melhor, é agradecer por ter dado tudo errado da primeira vez, pois se tivesse dado certo não haveria história para contar.
“É gratificante saber que estamos vendendo um livro que mantém o Portal Praia da Polenta e ajudará na criação de futuras bolsas de estudo. Tivemos a oportunidade de conhecer o projeto e percebemos o quanto é sério, acreditamos que em breve o livro estará disponível em outros pontos de venda, que somarão nesta corrente do bem, pois trata-se de uma maneira simples de ajudar ao próximo”, ressalta a gerente e nutricionista das lojas Mundo Verde Tatuapé e Santana Alessandra Toledo.

O livro “A Praia da Polenta” é um bom presente, principalmente agora nas festas de final de ano, pois valoriza os princípios da amizade e companheirismo. “É o presente ideal para aquele amigo de todas as horas”, indica Alessandra. As lojas Mundo Verde Tatuapé e Santana vendem o livro com exclusividade por R$ 17. As unidades também contam com serviço de entrega, o que facilita na correria de final de ano.

“O livro, além de me levar a vivenciar a história nele descrita, me levou a pensar nas situações (minhas praias de polenta) que eu vivi com minhas amigas. Porque todos nós vivemos em nossa adolescência situações bem parecidas. Ah, quem for entrar nessa história, tenha uma hora livre, porque quando começar a ler só vai parar quando acabar. Eu adorei!” comenta a proprietária de uma escola de idiomas Mariana Tibão.

Sobre o Portal Praia da Polenta

A praia da Polenta é mais que uma história de aventura em que tudo deu errado, pois foi a partir da adversidade que começou a diversão. E quem já não teve um dia assim? Por isso, no site www.praiadapolenta.com.br as pessoas podem mostrar por meio de vídeos ou fotos com texto “como foi o seu dia de polenta” podendo ainda terem suas histórias selecionadas e passadas no site e ao vivo na Programação da ClicTV / UOL. O portal também serve como um amplo canal de comunicação do autor com os jovens e adolescentes de todas as idades. Haverá também colunistas que trarão dicas e que responderão as mais diversas perguntas. O portal também disponibiliza gratuitamente a versão on line do livro.

Fonte: Carolina Lara

Inovação na Medicina e na Saúde são principais desafios brasileiros

Com a ameaça de volta da CPMF (Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira), que tem como principal destino o investimento em saúde pública, retorna a discussão sobre como investir nesta área e se o problema realmente é financeiro. O tributo foi cobrado por dez anos e a melhora nas condições de saúde dos brasileiros foi muito pequena.

O Brasil investe hoje apenas 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em saúde, quando, para melhorar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), estes recursos deveriam ser de pelo menos 6% da arrecadação do País. Porém, a falta de verba não é o único problema que atinge a saúde brasileira.

Além da falta de recursos do Governo Federal, os Estados que defendem a volta da CPMF não investem no setor o valor determinado pela Constituição, que é de 12% da receita. De acordo com um balanço do Ministério da Saúde, 13 Estados não atingiram este índice em 2008. Assim, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul, cujos governadores eleitos defendem a volta do imposto, não fizeram a sua parte.

A gestão e a economia da saúde ainda são temas pouco estudados e um número ínfimo de instituições destinam corretamente seus recursos. O primeiro passo para melhorar o atendimento às pessoas é entender o perfil da população e que tipo de tratamento é necessário em cada caso.
O avanço da medicina diagnóstica já possibilita determinar com precisão o tipo de doença em cada paciente e qual o tratamento mais indicado. Já existem, inclusive, testes disponíveis no mercado que cumprem com eficiência esta função. Vamos pegar como exemplo casos de Trombose. Com um exame simples (Dímero D), é possível fazer a exclusão de casos da enfermidade. Assim, evita-se que aquele paciente que está no Pronto Socorro com suspeita de Trombose Venosa Profunda, realize exames de imagem de alto custo, além de ocupar um leito, que também gera gastos elevados e, ainda, passe a utilizar medicação muitas vezes desnecessária.

Embora disponível e acessível, o Dímero D ainda é pouco utilizado na rede de saúde. Sua aplicação impactaria com uma redução significativa de custos, tanto no particular quanto no sistema público. No entanto, a falta de informação ainda é uma barreira forte na gestão. Apesar de lidarmos com vidas humanas, as ações ainda são burocráticas e engessadas.

Diante do avanço na precisão de diagnósticos, também é preciso que as instituições de saúde, incluindo o SUS, os hospitais privados e os convênios médicos tornem-se mais flexíveis para modernizar e atualizar a lista de exames oferecidos. Quando não há substituição, mas somente inclusão de novos exames, novamente, eleva-se o custo de investimento, já que os diagnósticos ficam ultrapassados.

Outro fator que impacta diretamente no modelo de gestão da saúde é o aumento do número de idosos. Com uma expectativa de vida média de 70 anos, o papel da medicina preventiva assume uma função determinante na qualidade de vida oferecida a estas pessoas. Chamada de medicina Anti Aging, consiste em realizar uma terapia personalizada para corrigir desequilíbrios do organismo, melhorando a qualidade de vida e diminuindo os custos com a assistência médica.

Com esta nova diretriz da medicina geriátrica, a precisão dos exames diagnósticos é essencial para o sucesso do tratamento. Quando os gestores da saúde perceberem que os tratamentos preventivos, em qualquer idade, são mais eficientes e baratos que a descoberta da doença em estágio avançado, talvez o sistema de saúde brasileiro olhe para as inovações que a indústria de diagnósticos oferece.
Rafael Abdel, gerente de produto da HORIBA, multinacional japonesa líder em hematologia no mercado brasileiro.

Fonte: Silvia Curado

Programa SP 2040

Programa SP 2040 proporcionará melhor qualidade de vida para a população paulistana, diz Kassab

Formalizado pela Prefeitura e a FUSP na manhã desta terça-feira (21), projeto irá traçar um plano de longo prazo para a cidade

Foto de Fábio Arantes/Secom



Prefeito assina contrato com a FUSP

Um futuro com melhor qualidade de vida. Foi desta forma que o prefeito Gilberto Kassab analisou o SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para a Cidade de São Paulo. O projeto anunciado na manhã desta terça-feira (21), no Paço Municipal, visa construir de forma participativa várias estratégias de desenvolvimento para a cidade com um horizonte de 30 anos. Para o início dos trabalhos - programado para janeiro de 2011 -, a Prefeitura firmou um acordo com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), que dará suporte à prefeitura para realizar os estudos técnicos.
"O ponto mais importante do SP 2040 é que ele irá focar a qualidade de vida das pessoas, principalmente no que diz respeito aos investimentos necessários na Educação e na Saúde Públicas. No momento em que tivermos qualidade no ensino e na saúde em uma cidade como São Paulo, vamos ter uma população mais bem educada e capacitada para contribuir com o desenvolvimento da Cidade e do País", analisou Kassab.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o planejamento para a São Paulo de 2040 começa no presente. "Esse é um projeto importantíssimo para a Cidade de hoje e de amanhã. A partir do momento em que temos um norte, um rumo, em longo prazo, nós saberemos o que deveremos fazer em curto prazo. É algo que faltava para a cidade de São Paulo", afirmou.
O SP 2040 será desenvolvido com base em cinco eixos fundamentais: promoção do equilíbrio social, desenvolvimento urbano e sustentável, mobilidade e acessibilidade, melhoria ambiental e oportunidade de negócios. "Na prática vamos enxergar as necessidades de São Paulo para o futuro. E essa parceria com a USP nos dá segurança e a certeza de que teremos um estudo de qualidade. Ele vai corresponder às expectativas e necessidades da Cidade", contou o prefeito.

Além de Kassab, prestigiaram o anúncio do SP 2040 as seguintes personalidades: o vice-governador eleito do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos; o magnífico reitor da USP, profº dr. João Grandino Rodas; o secretário estadual de Economia e Planejamento, Francisco Luna; e o diretor executivo da FUSP, Antônio Marcos de Aguirra Massola.

Planos complementares

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, apresentou o SP 2040. Ele destacou que o projeto é compatível com o sistema formal de planejamento do Município, em especial com o Plano Diretor Estratégico (PDE), que tem uma escala de tempo de 10 anos. Segundo o secretário, os planos são complementares e sinérgicos.
O início dos trabalhos está previsto para janeiro de 2011, com prazo de 12 meses. "Pelo período de serviços prestados, a Prefeitura pagará R$ 2,97 milhões à USP", revelou Bucalem. A primeira etapa do projeto será o desenvolvimento, com apoio da FUSP, de uma visão estratégica e proposições em nível preliminar, a partir de propostas desenvolvidas desde 2007 pela Administração.
Em seguida, os resultados serão discutidos com especialistas no tema, para posteriormente serem levados e discutidos intensamente com a sociedade civil. Estão previstos ciclos de reuniões com agentes públicos, entidades e associações, munícipes, além de um Seminário Internacional.

"Nossa expectativa é a de que a Cidade possa de uma maneira muito participativa discutir seu futuro. E escolher os seus caminhos subsidiados no ponto de vista técnico. Esse é o grande objetivo: fazer todas as escolhas de forma bastante responsável", explicou o secretário.

CAT inaugura Tenda do Trabalhador no Centro da Cidade

Nessa quarta-feira, dia 22, a partir das 10h, o trabalhador que estiver no Centro de São Paulo terá mais uma opção para procurar emprego, tirar carteira de trabalho ou dar entrada no seguro-desemprego. Será inaugurado na Praça do Patriarca o CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador. A mais nova unidade do Centro de Apoio ao Trabalho integra uma série de inaugurações de 2010 da Semdet- Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, destinadas a levar os serviços municipais para mais perto dos cidadãos paulistanos. Para o secretário Marcos Cintra, a aproximação dos CATs à população é muito importante, uma vez que facilita o acesso do trabalhador ao emprego desejado.

A Tenda do Trabalhador tem 200 metros quadrados divididos em: sala para seleção e curso de qualificação, laboratório de informática, espaço de atendimentos para a seleção de emprego, emissão de carteira de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego, inclusão de pessoa com deficiência, agendamento de conciliações por meio do Pacet- Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, inscrição para cursos de qualificação profissional e microcrédito do São Paulo Confia. Além disso, o trabalhador pode se inscrever nas oficinas de Orientação para o Trabalho. No laboratório básico de informática serão ministrados cursos voltados para o mercado de trabalho. A previsão é de que 300 pessoas sejam atendidas diariamente. O atendimento será de segunda a sexta-feira das 8 às 17hs.

Cada mês, a Tenda será instalada em uma região. Na Praça do Patriarca, ficará até o dia 31 de janeiro. Em seguida, o CAT Itinerante irá para a Zona Leste, no bairro de Ermelino Matarazzo, na Praça Benedito Ramos (Avenida Boturussu esquina com a Rua Antonio de Castro Lopes).

Com a inauguração nessa quarta-feira, a Semdet concretiza a meta de 2010 de aumentar a descentralização do atendimento dos CATs. Atualmente há 28 unidades, sendo 17 fixas e 11 móveis, com vans equipadas para realizarem todos os serviços oferecidos pela Secretaria.

Para ser atendido, o interessado deve comparecer com RG, CPF e carteira de trabalho.

O QUE ABRE E O QUE FECHA NO NATAL DE SP

Segue abaixo o esquema de funcionamento do feriado de Natal nas repartições públicas municipais. No dia 24 de dezembro será ponto facultativo nas repartições municipais.

Saúde

Nos dias 24 e 25 de dezembro os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão o dia todo, ininterruptamente.



As AMAs abrem de segunda a sábado, inclusive no dia 25 de dezembro, das 7h às 19h. As AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias sem interrupções.



As Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades permanecem fechadas nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, voltando a funcionar na segunda-feira, dia 27.



Assistência Social



Vão funcionar nos dias 24, 25 e 26, ininterruptamente: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues).



Permanecerão fechados nos três dias: Centro de Referência de Cidadão do Idoso, Loja Social, Restaurante-Escola, Centros para Criança e Adolescente, Centro de Referência e Assistência Social, Coordenadoria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.



Abastecimento



Todos os mercados vão funcionar no dia 24, nos seguintes horários: Paulistano, das 6h às 18h; Central Leste e Vila Formosa, das 8h às 13h; Kinjo Yamato, das 8h às 15h; Lapa, das 8h às 16h; Ipiranga, Pirituba, São Miguel Paulista e Teotônio Vilela, das 8h às 17h; Penha, Pinheiros, Santo Amaro e Sapopemba, das 8h às 18h; Guaianases e Tucuruvi, das 8h às 19h.



Os sacolões e as feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.



No dia 25, todos os mercados permanecerão fechados, com exceção do Central Leste, que funcionará até às 15h.



Apenas cinco sacolões funcionarão e estarão abertos até às 13h: COHAB Adventista, Cidade Tiradentes, Estrada do Sabão, Lapa e Freguesia do Ó.



Verde e Meio Ambiente



Todos os parques municipais abrirão ao público nos dias 24, 25 e 26. No Parque Ibirapuera, o acesso será pelo portão 10, das 5h à 0h. Pelos demais portões, das 5h às 18h, no dia 24, e das 5h às 20h, no dia 25. A Administração do parque funcionará das 8h às 13h, no dia 24. O Parque das Bicicletas também abrirá todos os dias.



Cultura



Todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura não funcionarão nos dias 24, 25 e 26 (domingo).



Educação



Não haverá aulas e nem qualquer atividade nos CEUs - Centros Educacionais Unificados, nos dias 24, 25 e 26 (domingo) e nem nas creches municipais.



Esportes



Os Clubes da Cidade terão atividades recreativas e esportivas no dia 24, até o meio-dia, e fecharão nos dias 25 e 26 (domingo).


Subprefeituras



Por conta do feriado e do ponto facultativo, as praças de atendimento das Subprefeituras não funcionarão no dia 24. O atendimento voltará ao horário normal, das 8h às 18h na segunda-feira, 27.



Trabalho



Não haverá atendimento nos dias 24, 25 e 26 nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho, do CAT Móvel e do banco de microcrédito São Paulo Confia, além da Tenda do Trabalhador. Os trabalhos retomam normalmente na segunda-feira, 27.

AGENDA DE EVENTOS DA PREFEITURA DE SP - 22 A 31/12/10

GRAFITE EM 3D CELEBRA O NATAL NA AVENIDA PAULISTA

Data: 22 de dezembro

Subprefeitura da Sé

3397-1200



Desde segunda-feira (20/12), a avenida Paulista está recebendo mais um atrativo natalino. É a pintura feita em terceira dimensão, ou técnica do anamorfismo - ilusão de ótica criada por uma perspectiva que induz uma direção ao olhar do observador. A data especial ganhará significado com a figura de uma papai-noel visitando um quarto para deixar seu presente A arte idealizada pelo muralista Eduardo Kobra, com o apoio da Subprefeitura Sé, vai ocupar uma área de aproximadamente 10 metros de comprimento por 4 metros de largura na altura do número 720 da via, próximo a avenida Brigadeiro Luiz Antônio. A técnica será aplicada com giz e airbrush, materiais solúveis em água, sobre placas de madeira, para não danificar o piso.



CAT TEM ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO COM DICAS SOBRE EMPREGABILIDADE

Data: 22 de dezembro

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

3224-6000



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, por meio da unidade Luz do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho, realizará nesta quarta-feira (22/12), às 9h, uma oficina do Programa Orientação para o Trabalho, nas unidades Lapa, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, Penha, Santana e São Mateus I. A atividade é voltada para empregabilidade, com avaliação de competências e habilidades necessárias para se manter no mercado. Os participantes receberão uma visão de como se as oportunidades de empregos, orientando formas de se fazer um planejamento profissional, estabelecendo metas para se adequar ao mercado que está em constante mudança. Os interessados não precisam fazer inscrição, bastando comparecer num desses locais no horário da atividade.



SUBPREFEITURA DE VILA MARIA/VILA GUILHERME NO NATAL SEM FOME DOS SONHOS

Data: 22 de dezembro

Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme

2967-8100



Até quarta-feira (22/12), as 31 subprefeituras da cidade de São Paulo estarão se juntando ao mutirão de solidariedade da Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos, como a Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, que instalou um posto de arrecadação de brinquedos e livros. O objetivo da campanha é possibilitar a crianças carentes terem acesso aos materiais, fortalecendo as chances para um futuro melhor. Os livros serão usados para criar 50 novos Espaços de Leitura espalhados em comunidades atendidas por entidades pertencentes à rede de solidariedade da Ação da Cidadania São Paulo. Os participantes da campanha devem levar brinquedo ou livro em bom estado até a sede da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme (Rua General Mendes, 111, Vila Maria Alta). Mais informação sobre a campanha pelo site www.acaodacidadania.com.br.



PRAÇA DO PATRIARCA RECEBE TENDA DO TRABALHADOR ITINERANTE

Data: 22 a 31 de dezembro

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

3224-6000



Nesta quarta-feira (22/12), São Paulo ganhará até o final do ano mais um serviço de atendimento ao cidadão desempregado. Será inaugurado o “CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador” (Praça do Patriarca, s/nº, Centro), com capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia e que funcionará em esquema de mutirão. Trata-se de uma tenda móvel de 200 metros quadrados, dividida em sala para seleção e curso de qualificação, laboratório de informática e espaço para atendimentos de seleção de emprego, emissão de carteira de trabalho, habilitação ao seguro desemprego, inclusão de pessoa com deficiência e inscrição para cursos de qualificação profissional e microcrédito. No local, o interessado pode se inscrever para participar de oficinas de Orientação para o Trabalho. No laboratório básico de informática, serão ministrados cursos voltados para o mercado de trabalho, durante o período que a Tenda permanecer na região. O CAT Itinerante permanece do dia 22 de dezembro até dia 31 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.



NESTA QUINTA-FEIRA, SUBPREFEITURA DO JABAQUARA PROMOVE CATA-BAGULHO

Data: 23 de dezembro

Subprefeitura do Jabaquara

3397-3200



Nesta quinta-feira (23/12), equipes da Subprefeitura do Jabaquara participarão de uma operação Cata-bagulho, organizada para percorrer ruas e avenidas da região da Vila Parque Jabaquara (parcial). Os moradores poderão descartar de forma correta e gratuitamente móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras, pneus, entre outros objetos sem utilidade ou de difícil descarte. Os materiais devem ser deixados até às 7h nas calçadas diante das residências para serem recolhidos pelas equipes de limpeza urbana.



CEUS PROGRAMAM EVENTOS PARA FESTEJAR CLIMA DE NATAL

Data: 23 de dezembro

Secretaria de Educação

3396-0358/0359



O Natal se aproxima e os Centros Educacionais Unificados (CEUs) fazem atividades de graça relacionadas à data, incluindo exposições, filmes e apresentações musicais oferecidas aos alunos e comunidade. O CEU Inácio Monteiro (Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n, Guaianases) mostra a comédia O Papai Noel Trapalhão nesta quinta-feira (23/12), às 12h. O CEU Paraisópolis (Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/nº, Jardim Parque Morumbi) mostra um presépio de Natal, que pode ser visto de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e ao sábado e domingo, das 8h às 20h.



POPULAÇÃO ESCOLHE AS MAIS BELAS DECORAÇÕES NATALINAS DE SÃO PAULO

Data: até 23 de dezembro

São Paulo Turismo

2226-0409/0411/0412



Até quinta-feira (23/12), uma votação popular vai eleger as mais belas decorações de fachadas do Natal deste ano, nas categorias espaços residenciais, espaços comerciais e espaços públicos. A votação deve ser feita pelo site do Natal Iluminado 2010 www.cidadedesaopaulo.com/natal. A decoração de espaços comerciais e residenciais pode ser indicada até terça-feira (21/12), pelos próprios moradores, proprietários ou terceiros. O resultado será divulgado no dia 26 de dezembro de 2010. O regulamento completo da Votação Popular da Mais Bela Decoração de Natal de São Paulo também está disponível no site. A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo.



ROTEIRO TURÍSTICO DE NATAL PASSA PELA ZONA NORTE

Data: 23 de dezembro

Subprefeitura da Casa Verde

2813-3250



Até o dia 23 de dezembro, a partir das 18h30, as pessoas participantes do Roteiro Turístico do Natal Iluminado, com passeios turístico-culturais, poderão conhecer locais da cidade que receberam neste ano a decoração de Natal de São Paulo, que está com ruas ainda mais brilhantes, ao longo de mais de 100km de vias enfeitadas. Na região administrada pela Subprefeitura da Casa Verde, o destaque fica por conta da decoração da Avenida Brás Leme, que figura como uma das atrações do Natal Iluminado 2010. A iniciativa é da SPTuris e o preço do bilhete para apreciar o Roteiro Turístico do Natal Iluminado é de R$ 10. Mais informações no site www.spturis.com.br/natal2010.



SÃO PAULO OFERECE GRÁTIS PISTA DE PATINAÇÃO NO GELO, NO ANHANGABAÚ

Data: 23 de dezembro

São Paulo Turismo

2226-0409/0411/0412



Até quinta-feira (23/12), São Paulo oferece uma pista de patinação no gelo ao ar livre e com acesso gratuito à população, no Vale do Anhangabaú (sob o Viaduto do Chá, s/nº, Centro). A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com Bradesco, e integra ações do Natal Iluminado 2010. Com 286 m², a pista comporta até 60 usuários e tem capacidade para atender cerca de mil pessoas por dia. O tempo de permanência é limitado a 30 minutos por usuário. A pista funcionará diariamente, das 10h às 18h, até o dia 23 de dezembro. Para patinar, é necessário apresentar documento com foto e ter, no mínimo, cinco anos de idade. Menores de 14 anos devem acompanhados dos pais ou responsáveis. Uma equipe de monitores estará na pista, auxiliando e ensinado os paulistanos a patinar. Haverá também brincadeiras, clínicas específicas e apresentações de patinação artística.



ROTEIRO TURÍSTICO DE NATAL TEM ACESSIBILIDADE A CADEIRANTES

Data: 23 de dezembro

Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

3113-8741/8778



Até quinta-feira (23/12), o passeio turístico de Natal oferece um serviço inédito com o transporte adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Trata-se do Roteiro Turístico Natal Acessível, que coloca à disposição do público um ônibus adaptado para que até três cadeirantes desfrutem do passeio acomodados nas próprias cadeiras de rodas. O acesso é feito por meio de plataforma elevatória incorporada ao veículo. Os roteiros têm saída às 18h30 e chegada às 23h30 do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso). Os visitantes conhecem as decorações da Avenida Paulista e assistem à apresentação da fonte iluminada, no Parque Ibirapuera, entre outros pontos. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 10, das 9h às 18h, nas Centrais de Informações Olido (Av. São João, 473, Centro) e Paulista (Av. Paulista, 1.853, Jardins).



DIA DO MECÂNICO É COMEMORADO COM 242 VAGAS DE EMPREGO PARA CATEGORIA

Data: até 24 de dezembro

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

3224-6000



Até sexta-feira (24/12), o CAT – Centro de Apoio ao Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, fará a seleção para 242 oportunidades de emprego nas áreas automotiva e de refrigeração, como forma de comemorar o Dia do Mecânico, festejado no dia 20 de dezembro. Dentre as vagas com maior oferta, encontram-se 56 para mecânicos de autos em geral, 29 para auxiliares de mecânico, 20 para mecânicos de socorro, 14 para mecânicos de refrigeração e 13 para instaladores de som e acessórios de veículo. Os salários variam entre R$ 530 e R$ 2 mil. Os interessados devem apresentar Carteira de Trabalho, RG e CPF e se dirigir a uma das unidades do CAT e do CAT Móvel. Os endereços dos CATs estão disponíveis no site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho ou na Central de Atendimento ao Munícipe pelo telefone 156.



FEIRAS DA REGIÃO CENTRAL SÃO ANTECIPADAS PELOS FERIADOS DE FIM DE ANO

Data: 24 e 31 de dezembro

Subprefeitura Sé

3397-1200



A Supervisão Geral de Abastecimento decidiu antecipar a realização das feiras-livres que seriam realizadas nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1° de janeiro (Dia da Confraternização Universal). Na região central, as feiras da Aclimação (Rua Loureiro da Cruz); da Vitorino Carmilo (Rua Adolfo Gordo, 29); do Bom Retiro (Rua Jaraguá); da Sumaré Moderna (Praça Charles Miller); da Liberdade (Rua Taguá), e da Pamplona (Alameda Rio Claro), vão acontecer com um dia de antecipação, nos dias 24 e 31 de dezembro.



FUNCIONAMENTO DOS CATS É SUSPENSO DURANTE FESTAS DE FINAL DE ANO

Data: 24, 27 de dezembro e 2 de janeiro

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

3224-6000



Nesta sexta-feira (24/12) e no 31 de dezembro, declarados pontos facultativos, não haverá expediente nas unidades fixas do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, do CAT Móvel e do banco de microcrédito São Paulo Confia, além da Tenda do Trabalhador. A suspensão das atividades nesses locais é em decorrência das festas do Natal (25/12) e do Ano Novo (1º/1/2011). Os serviços de atendimento ao público nas unidades serão normalizados nas segundas-feiras seguintes aos feriados (27/12) e (2/1/2011).



HORÁRIO DE TRABALHO DE AMBULANTES REGULARES É AMPLIADO ATÉ O NATAL

Data: 25 de dezembro

Secretaria de Coordenação das Subprefeituras

3101-5050



A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras está ampliando o horário de atuação do comércio ambulante regular nas vias cidade até o dia 25 de dezembro. Com o ajuste, os ambulantes ganham em média três horas de trabalho diariamente, além de autorização para atuar aos domingos. A novo horário de funcionamento dos ambulantes é das 7h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; das 8h às 18h, aos sábados; e das 8h às 14h aos domingos. A iniciativa visa atender à demanda do comércio nessa época de final de ano, quando as compras são intensificadas, principalmente antes do Natal.



PRAÇA DE NATAL E PASSARELA NA AVENIDA PAULISTA ATRAEM VISITANTES

Data: 25 de dezembro

São Paulo Turismo

2226-0409/0411/0412



A Praça de Natal na Avenida Paulista (Av. Paulista, entre Rua Padre João Manuel e Rua Ministro Rocha Azevedo) permanecerá aberta à visitação pública até o dia de Natal (25/12), das 10h às 21h. O local tem iluminação cênica e trilha sonora natalina com mais de 50 elementos de grandes proporções, como um papai Noel, bonecos de neve, carrossel, roda-gigante, palhaços, ursos e outros brinquedos. Outra atração na região é espaço do palco montado para o Réveillon. A passarela tem monitores treinados para auxiliar o público, que pode passear pelo local em meio às estruturas ornamentadas. A atração está aberta à visitação do público até o dia 25 de dezembro, das 10h às 22h. A passarela foi construída visando a acessibilidade e os cadeirantes podem utilizar um elevador para subir e atravessá-la. Informações sobre Natal Iluminado em São Paulo pelo site www.cidadedesaopaulo.com/natal.



ROTEIRO TURÍSTICO E TURISMETRÔ SÃO OPÇÕES PARA VER DECORAÇÃO DE NATAL

Data: 26 de dezembro

São Paulo Turismo

2226-0400



A decoração de Natal em São Paulo toma conta de ruas, avenidas, parques e monumentos da cidade. Para que população possa ver os enfeites, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a São Paulo Turismo, promove passeios turístico-culturais acompanhados por guias que explicam a história e a decoração da cidade. Os roteiros acontecem até o dia 23 de dezembro, com saídas a partir do Centro Cultural São Paulo, às 18h30. Estarão disponíveis cinco ônibus por dia e ingressos já podem ser adquiridos por R$ 10, nas Centrais de Informações Turísticas Olido (Av. São João, 473, Centro) e Paulista (Av. Paulista, 1.853, Jardins). Mais informações em www.cidadedesaopaulo.com/natal. O roteiro do Turismetrô será oferecido até o dia 26 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, às 16h, no balcão do Turismetrô na Estação Sé. O passeio leva à pé por pontos decorados para as festas de fim de ano, como o Pateo do Colégio, o Museu de Arte Sacra e a Avenida Paulista. Informações pelo site www.cidadedesaopaulo.com/turismetro.



PASSAGEM LITERÁRIA EXIBE TELAS, POSTAIS RAROS E ARTE CUSTOMIZADA

Data: 28 de dezembro

Subprefeitura da Sé

3397-1204/1300/3106-4513



Até dia 28 de dezembro, Passagem Literária da Consolação (Rua da Consolação com Av. Paulista) encerra o ano mostrando gratuitamente trabalhos de diferentes segmentos artísticos, como pintura, fotografia e customização. As obras foram selecionadas pela Associação Via Libris de Livreiros, que cuida da programação cultural e manutenção da Passagem, com apoio da Subprefeitura da Sé. A vitrine recebe a mostra de aquarelas São Paulo, suas cores, suas flores e seus amores de Clélia Oricchio. Na parede, a exposição Mulheres e glitter na cartofilia contempla parte da coletânea de cartões-postais do início do século XX. Funciona das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, sábados e domingos de dezembro, exceto nos feriados de Natal e Ano Novo, o acesso fica aberto das 10h às 22h.



CAT MÓVEL ATENDERÁ EM SEIS REGIÕES DIFERENTES ATÉ O DIA 30

Data: 30 de dezembro

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

3224-6000



As unidades do CAT Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, funcionarão até o próximo dia 30 de dezembro em seis locais diferentes da cidade de São Paulo. O CAT Móvel estará prestando serviços em Ermelino Matarazzo, na Praça Benedito Ramos (Av. Boturussu x Rua Antonio de Castro Lopes); Instituto Fibra (Rua Gervásio Leite Rebelo,1.412, Jardim Peri); Praça Silvio Romero (diante da Igreja Nossa Senhora da Conceição); Estação de Trem CPTM Lapa (Rua Guaicurus, 1.830, Lapa); Mercado Municipal Teotônio Vilela (Av. Arquiteto Vilanova Artigas, 1.900, Sapopemba); e na Associação de Comerciantes do Jaraguá (Av. Aleixos Jafet, 1.150, Jardim Ipanema). O atendimento ocorrerá de segunda (20/12) a quinta (23/12), e de segunda (27/12) a quinta-feira (30/12). Para se cadastrar no banco de oportunidades, o trabalhador deve levar carteira de trabalho, RG e CPF. A prestação de serviço será realizada de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h.

DOAÇÕES AO FUMCAD PODEM SER DEDUZIDAS DO IMPOSTO DE RENDA

Data: 30 de dezembro

Secretaria de Participação e Parceria

3113-9601



Doações feitas até o dia 30 de dezembro para projetos do terceiro setor que atendam crianças e adolescentes na cidade de São Paulo podem ser deduzidas do Imposto de Renda, ano-base 2010. O benefício para pessoa jurídica permite dedução de até 1% do imposto devido e até 6% para pessoa física. Para ter direito ao benefício, a doação deve ser feita por meio do Fumcad - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, gerido pela Secretaria de Participação e Parceria. No site www.prefeitura.sp.gov.br/fumcad, o doador pode escolher entre os projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e aptos a receber recursos. O site permite ao doador simular quanto vai pagar de Imposto de Renda e qual a margem de doação dedutível. Confira mais informações.



VERÃO LÚDICO É OPÇÃO DE LAZER NOS FINAIS DE SEMANA ATÉ DEZEMBRO

Data: 30 de dezembro

Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação

3396-6400



O Verão Lúdico continuará funcionando até 30 de dezembro, nos finais de semana, das 10h às 15h, no Parque das Bicicletas (Alameda Iraé, 35, Moema), servindo como opção de lazer e recreação para os frequentadores daquele equipamento público. O programa atende a população com diversas atividades, estimulando toda a família a brincar e aprender ao mesmo tempo. Pintura com guache em cavaletes, leitura e oficina de artes com o artista João Monteiro incentivam tanto crianças como adultos a mostrarem talento. Cama elástica, piscina de bolinhas, espaço para jogar futebol, vôlei e peteca são as outras opções. A iniciativa é da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, que promove o Verão Lúdico – Brincando no Parque das Bicicletas.



SÃO PAULO RECEBE 86ª EDIÇÃO DA CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE

Data: 31 de dezembro

São Paulo Turismo

2226-0409/0411/0412



No próximo dia 31 de dezembro, São Paulo receberá a edição no número 86 da Corrida Internacional de São Silvestre, que possui um percurso de 15 km que permitirá aos corredores passar diante dos principais pontos turísticos e marcos históricos da cidade, como a Avenida Paulista, a Rua da Consolação, Memorial da América Latina, Praça Princesa Isabel, as Avenidas Ipiranga e São João, Largo São Francisco, Teatro Municipal e Viaduto do Chá, além da Avenida Brigadeiro Luis Antônio e do Museu do Masp, entre outros locais de destaque. A largada será às 16h30 para o pelotão de elite feminino, 15 minutos depois largará o pelotão de elite masculino, e a seguir o restante dos competidores. A tradicional prova paulista deste ano deve contar com 20 mil corredores, segundo organizadores. O planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prevê que interdição das vias começará partir de 1h do dia 31/12, visando bloquear todo o percurso para veículos às 14 horas.



MERCADO DE SÃO MIGUEL TEM FEIRA DE NATAL

Data: 31 de dezembro

Subprefeitura de São Miguel Paulista

2297-9200



Até o dia 31 de dezembro, a Feira de Natal do Mercado de São Miguel comercializa produtos artesanais no bloco B do Mercado Municipal de São Miguel (Av Marechal Tito, 567, São Miguel Paulista). A feira é realizada de segunda a domingo, das 10h às 19h. Na véspera de Natal (24/12) e de Ano Novo (31/12), a feira encerrará suas atividades às 14h. Entre os produtos artesanais vendidos estão toalhas de mesa, sandálias, porta retratos, sabonetes e velas e outros artigos natalinos, que podem ser encontrados nos corredores do espaço.



JOVENS CARENTES PARTICIPARÃO DE FESTIVAL DE JARDINS NO IBIRAPUERA

Data: 31 de dezembro

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

3396-3000



Os alunos do curso de capacitação em jardinagem do projeto Crer Ser - Germinando a Cidadania – estão participando do Festival de Jardins do Museu de Arte Moderna (Parque do Ibirapuera, s/nº, Ibirapuera), edição brasileira do Festival Internacional de Jardinagem de Charmout-sur-Loire, da França. Os jovens executaram 10 projetos paisagísticos criados por artistas europeus e brasileiros. A exposição dos jardins ocorrerá até o dia 31 de dezembro, no Ibirapuera. O Crer Ser é projeto de capacitação de jovens de 16 a 20 anos, ambos os sexos, de famílias de baixa renda, instituições ou casas de convivência, envolvendo as secretarias do Verde e do Meio Ambiente, da Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.



RÉVEILLON NA PAULISTA: MÚSICAS E SHOW DE LUZES PARA 2 MILHÕES DE PESSOAS

Data: 31 de dezembro e 1º de janeiro/2011

São Paulo Turismo

2226-0400



O Réveillon na Paulista, a tradicional festa da virada para entrada no novo ano, começará às 20h do dia 31 de dezembro e seguirá até cerca de 2h30 do dia 1º de janeiro de 2011, sob o comando do ator Luigi Baricelli. Este ano, as apresentações musicais serão variadas e para todo tipo de público, valorizando a diversidade da música brasileira com seleção de diferentes gêneros musicais. O palco de 800 m² terá 25 metros de altura e contará com telões de alta definição, que transmitirão imagens alusivas ao tema "São Paulo, a nossa obra de arte". Haverá 13 telões de LED ao longo da Paulista. Os 25 geradores garantirão energia para mais de 700 mil watts de som e efeitos especiais, como uma chuva de cinco milhões de confetes metalizados. Um show de luzes e 15 minutos de queima de fogos de artifício anunciarão a chegada de 2011. Para garantir segurança e conforto foi montado esquema especial com a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET e Metrô. O evento é realizado pela Prefeitura e SPTuris com patrocínio do Banco do Brasil e do Magazine Luiza e co-patrocínio da Petrobrás e Brahma.



EVENTO BIKE TOUR SÃO PAULO 2011 FESTEJARÁ ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Data: 31 de dezembro e 25 de janeiro/2011

Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação

3396-6400



No próximo dia 25 de janeiro, a cidade a terceira edição do Bike Tour São Paulo 2011, quando a capital paulista completa 456 anos. O circuito do passeio ciclístico partirá da Ponte Estaiada, na zona sul, e seguirá para a Marginal Pinheiros. Em 2011, o Bike Tour trará novidades, como uma estrutura de bicicletas que simula uma volta ao mundo virtual, onde as pessoas podem participar a partir do dia 31 de dezembro, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera). O evento, além de fazer parte da comemoração do aniversário da cidade, tem como objetivo promover a mobilização social e o incentivo ao esporte.



MUTIRÃO DE PAPANICOLAU GRÁTIS NA REGIÃO SUL DA CIDADE VAI ATÉ DEZEMBRO

Data: dezembro

Secretaria da Saúde

3397-2372/2373/2374/2379



Até dezembro, 23 AMAs das regiões de Capela do Socorro, Parelheiros, Campo Limpo, M'Boi Mirim e Cidade Ademar realizarão, todos os sábados, coleta de Papanicolau. O exame preventivo para detecção de câncer é gratuito e deve ser realizado por toda mulher que tem ou já teve relação sexual, especialmente aquelas na faixa etária dos 25 aos 59 anos. É um exame simples, rápido e, para realizá-lo, a mulher deve comparecer à AMA mais próxima da residência entre 9h e 17 horas, com o Cartão SUS ou um documento de identificação. Mais informações pelo telefone 5686-7298, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O câncer de colo uterino é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, responsável por 230 mil mortes ao ano em todo o mundo.



CERTIFICAÇÃO DIGITAL SERÁ OBRIGATÓRIA PARA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Data: 1º de janeiro/2011

Secretaria de Finanças

3113-9561/3113-9566



A partir do dia 1º de janeiro, o acesso ao sistema da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NF-e) pelas pessoas jurídicas emitentes da Cidade deverá ser feito, obrigatoriamente, por meio de Certificação Digital. Trata-se de documento eletrônico de identidade, como uma assinatura digital, que certifica a autenticidade dos emissores e destinatários de documentos e dados que trafegam numa rede de comunicação online. A obrigatoriedade não se aplica a empresas que sejam optantes pelo Simples Nacional. Para mais informações sobre o programa e emitentes da NF-e basta acessar o site www.prefeitura.sp.gov.br/nfe.



CURSO GRÁTIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA MOÇAS DE ITAIM PAULISTA

Data: 3 de janeiro

Subprefeitura de Itaim Paulista

2561-6064



Até o próximo dia 3 de janeiro, das 9h às 17h, a Casa de Cultura Itaim Paulista (Rua Barão de Alagoas, 340, Itaim Paulista) estará com inscrições abertas para o curso gratuito de Tecnologia da Informação, oferecido apenas para jovens do sexo feminino de 16 a 21 anos. O curso terá duração de 250 horas, de segunda a sexta-feira, com início às 9h. São critérios básicos para inscrição estar cursando ou ter concluído o ensino médio. As selecionadas receberão vale-transporte e lanche. Mais informações pelo telefone 2568-3329, com Estelamar ou Elaine. A Casa de Cultura abriu inscrições também para o curso de Call Center/Telemarketing, com duração 220 horas, para completa capacitação.



CLUBE ESCOLA OFERECE CURSO GRATUITO DE IATISMO DURANTE AS FÉRIAS

Data: 4 a 28 de janeiro

Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação

3396-6400



O Curso de Férias gratuito do Clube Escola Iatismo promoverá as aulas no São Paulo Yatch Club (Rua Francisco de Seixas, 225, Represa do Guarapiranga). As instruções são para jovens com idade de 10 a 16 anos, que formarão quatro turmas de no máximo 25 alunos e, aqueles que gostarem do curso, podem participar nas outras semanas. Em janeiro, os dias dos cursos são de 4 a 7; de 10 a 14; de 17 a 21; e de 24 a 28. O curso será no período da manhã, das 8h às 11h, e à tarde, entre as 14h e 17h. Para se inscrever, basta mandar e-mail para pranautica@uol.com.br ou pelo telefone 5543-1345.



ESCOLHA DA NOVA CORTE DO CARNAVAL 2011 SERÁ EM JANEIRO

Data: 7 de janeiro/2011

São Paulo Turismo

2226-0400



A eleição da Corte do Carnaval Paulistano de 2011 será realizada no dia 7 de janeiro, quando serão escolhidos o novo Rei Momo, a Rainha, Primeira e Segunda Princesas, no palco do Grande Auditório do Palácio das Convenções do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). A Corte ainda será composta pelo Cidadão e Cidadã Samba, eleitos pela União das Escolas de Samba Paulistanas. Serão inscritos os dez primeiros candidatos a Rei Momo e as quinze primeiras candidatas a Rainha, cabendo aos primeiros inscritos o direito de escolha da ordem de apresentação. Para concorrer, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, residir na cidade de São Paulo, ter idade mínima de 18 anos e, no caso do Rei Momo, pesar mais de 90 quilos. As candidatas devem ter no máximo 32 anos. As inscrições foram feitas na sede da São Paulo Turismo, no Anhembi Parque.



NO CCJ RUTH CARDOSO, PEÇA GRÁTIS ABORDA HOMOSSEXUALIDADE

Data: 8, 9, 15 e 16 de janeiro

Secretaria de Cultura

3397-0000



O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) apresenta o espetáculo Um dia você vai entender, que terá apresentações gratuitas nos próximos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, no anfiteatro. A montagem, da companhia Impacto, trata a homossexualidade e as questões que envolvem as relações amorosas. Com direção de Filipe Lima, o espetáculo enfatiza a importância do amor, que vai além das escolhas sexuais. No elenco estão Adriano Arbol, Ana Vitiello, Andréa Ramires, Bruno Akimoto, Cícero de Andrade, Danilo Silva, Renata Perón e Vanessa Garcia. A peça é recomendada para maiores de 15 anos e levada ao palco aos sábados, às 20h, e domingos, às 18h. O interessado deve retirar ingresso com uma hora de antecedência na recepção. Informação pelo telefone 3984-2466.



INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE REMANUFATURA DE COMPUTADORES

Data: 10 de janeiro

Secretaria de Participação e Parceria

3113-9601



Estão abertas as inscrições para a quinta turma do curso gratuito de Remanufatura de Computadores, promovido pela Incubadora de Projetos Sociais (Rua Otto de Alencar, 270, Cambuci), da Secretaria de Participação e Parceria. Serão oferecidas 120 vagas para jovens entre 16 e 20 anos e a oficina está prevista para começar no dia 10 de janeiro de 2011, com seis meses de duração. Durante esse período, o aluno recebe bolsa auxílio. O curso realizado pela Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação conta com apoio das secretarias de Participação e Parceria, Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, além da empresa Microsoft. Os interessados devem fazer inscrição pessoalmente na sede da Incubadora. Informações pelos telefones 3208-8908 e 3208-2399 ramal 206.



CRIANÇAS E JOVENS DE 4 A 16 ANOS VÃO PARTICIPAR DO RECREIO NAS FÉRIAS 2011

Data: 10 a 28 de janeiro/2011

Secretaria de Educação

3396-0358/0359



Crianças e jovens de São Paulo, entre 4 e 16 anos, poderão participar das atividades da 21ª edição do programa Recreio nas Férias, que ocorrerá entre os dias 10 e 28 de janeiro de 2011. Realizado pela Secretaria de Educação, o Recreio nas Férias 2011 oferecerá gratuitamente uma série de atividades lúdicas, culturais, passeios e práticas esportivas para que crianças e jovens possam se divertir, conhecer e aproveitar os espaços públicos da cidade durante o recesso escolar. Para fazer a inscrição, a criança deve ir até o pólo mais próximo, preencher a ficha e devolvê-la assinada pelos pais ou responsáveis. Aberta também para quem não estuda na Rede de Ensino, a 21ª edição do Recreio nas Férias terá 68 pólos, entre CEUs, escolas municipais, equipamentos da Secretaria de Esportes e sedes de entidades sociais. Serão oferecidas mais de 120 atrações artísticas e mais de 1.700 passeios a museus, teatros, parques, ao Espaço Cultural Catavento, à Estação Ciência e unidades do SESC. Confira a programação completa.



INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO SOBRE TRADIÇÕES E RUPTURAS NAS CIÊNCIAS

Data: 10 a 17, 26, 27, 28 e 31 de janeiro

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

3396-3000



Do dia 10 a 17 de janeiro de 2011, será possível fazer as inscrições para o Ciências: Tradições e rupturas - Antiguidade Clássica, promovido pela UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz. As aulas acontecerão nos dias 26, 27, 28 e 31 de janeiro de 2011, das 19h às 22h, e oferece um curso introdutório à história das ciências naturais no ocidente. São oferecidas 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição e os interessados, com mais de 18 anos, podem se inscrever pelo e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. O curso será ministrado pelo professor Walmir Thomazi Cardoso, assessor especial dos Planetários de São Paulo e da UMAPAZ.



PERUS OFERECE PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA TRABALHO NOVAS CONEXÕES

Data: 10 de janeiro a 3 de fevereiro

Subprefeitura de Perus

3396-8600



Por intermédio do Programa de Integração Comunitária, em parceria com o Senac, a Subprefeitura de Perus abrirá inscrições para 30 vagas do Programa Educação para o Trabalho Novas Conexões. O curso será matutino e acontecerá das 10h às 12h. As inscrições serão feitas de 10 de janeiro a 3 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, na sede da subprefeitura (Rua Ylidio de Figueiredo, 349, Perus). O início das aulas está previsto para 14 de março e se estenderá ate 22 de agosto. Para a inscrição são exigidos RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3X4. Os pré-requisitos para participar do curso incluem idade de 14 a 21 anos; estar cursando a partir da 8ª série do Ensino Fundamental, matriculados ou egressos de instituições públicas de ensino e/ou de programas de Educação de Jovens e Adultos e que demonstrem interesse real por questões relacionadas ao trabalho; e renda familiar de até 1,5 salário mínimo.



ATIVIDADES GRATUITAS NO PARQUE LIONS TUCURUVI

Data: 11, 13, 18 e 20 de janeiro

Subprefeitura de Santana Tucuruvi

2987-3844



Estão abertas as inscrições para o Mini Curso de Paisagismo, que irá acontecer no Parque Lions Clube Tucuruvi (Rua Alcindo Bueno de Assis, 500, Palmas do Tremembé). A iniciativa é uma realização da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, através da Escola de Jardinagem e da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz. O curso é recomendado para jovens e adultos a partir de 14 anos, de preferência com noções de jardinagem. Com duração de 16 horas, será ministrado em 4 aulas de 4 horas cada, de terça e quinta-feira, das 8h às 12h, nos próximos dias 11, 13, 18 e 20 de janeiro. Os participantes receberão certificados emitidos pela Escola Municipal de Jardinagem. As inscrições podem ser feitas de segunda a sábado, das 10h às 17h, pelo e-mail parquelionsclubetucuruvi@yahoo.com.br, pelo telefone 2203-5837, ou pessoalmente na sede do Parque Lions Clube Tucuruvi.



PROJETO URBANÍSTICO NOVA LUZ TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA ABERTA À POPULAÇÃO

Data: 14 de janeiro/2011

Subprefeitura da Sé

3397-1200



O Projeto Urbanístico preliminar para requalificação da Nova Luz voltará a ser discutido numa nova oportunidade. Desta vez, a população poderá debater a proposta preliminar em audiência pública marcada para o próximo dia 14 de janeiro de 2011. O Plano Urbanístico preliminar poderá ser analisado por todos os setores da sociedade. O polígono formado pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, rua Mauá e avenida Cásper Líbero é parte de um projeto inovador de requalificação urbana que a Prefeitura de São Paulo vai entregar à Cidade em abril de 2011.O material para estudo prévio estará disponível a todos no site www.novaluzsp.com.br e no Espaço Projeto Nova Luz (Rua General Couto de Magalhães, 381, Luz).



AUDITÓRIO IBIRAPUERA RECEBE SHOW DE FAFÁ DE BELÉM EM JANEIRO

Data: 14, 15 e 16 de janeiro

Secretaria de Cultura

3397-0000



Nos próximos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2011, o Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera) irá receber um show de música popular brasileira da cantora Fafá de Belém, que terá como convidados Diego Figueiredo, Mariana Belém e o Coral Criança Esperança "Instituto Sou da Paz". O espetáculo tem duração de cerca de 90 minutos, quando serão executadas músicas em parceria com o programa da Unesco Criança Esperança. A classificação indicativa do espetáculo é livre para todos os públicos. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). Informações pelo telefone 3629-1014.



ARENA ANHEMBI RECEBERÁ SHOW DA CANTORA INGLESA AMY WINEHOUSE

Data: 15 de janeiro/2011

São Paulo Turismo

2226-0400



No próximo dia 15 de janeiro, a cantora inglesa Amy Winehouse chega a São Paulo para participar do Summer Soul Festival, que irá acontecer na Arena Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). Ela estará acompanhada da cantora e compositora norte-americana Janelle Monae e do cantor, compositor, DJ e multi-instrumentista Mayer Hawthorne. Considerada uma artista de sucesso da última década, Amy Winehouse apresentará as músicas que marcaram sua carreira e estão no último álbum. A abertura dos portões da Arena Anhembi está prevista para 15h e o show terá início às 18h, com ingressos custando de R$ 200 a R$ 500. Informações pelo site www.livepass.com.br.



ARENA ANHEMBI RECEBE COUROMODA E NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO

Data: 17 a 20 de janeiro

São Paulo Turismo

2226-0409/0411/0412



Do dia 17 a 20 de janeiro, a Arena Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana) irá sediar a edição 2011 da tradicional Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro. A maior feira especializada da América Latina alcançará a 38ª edição e ocupará o Parque Anhembi. O mercado de vestuário está em ascensão e faz de São Paulo um dos pólos da moda. O couro, um dos artigos do mercado da moda, está presente nas formas mais variadas do vestuário como calçados, bolsas, artefatos e objetos de decoração. A previsão é que expositores vão apresentar as novidades de mais de três mil marcas na feira de 2011. O evento tem caráter profissional e ficará aberto a lojistas, empresários e pessoas com ligação com o setor de segunda a quarta-feira, das 10h às 20h, e na quinta-feira, das 10h às 17h. O ingresso é gratuito, mediante convite ou credenciamento. Informações pelo site www.couromoda.com.



PLÁSTICO RECICLADO VIRA LIXEIRAS E FLOREIRAS PARA A CIDADE

Data: 25 de janeiro/2011

Secretaria de Serviços

3397-5500



No dia 25 de janeiro de 2011, no aniversário da cidade, São Paulo ganhará cerca de 400 lixeiras e 100 floreiras feitas de plástico reciclado, através de campanha de conscientização que ocorreu devido a uma parceria entre as secretarias de Serviços, do Verde e Meio Ambiente e a empresa Braskem. Durante a campanha, que começou no GP Brasil de Fórmula 1 e se espalhou por cinco parques da cidade, foram recolhidas 14 toneladas de plásticos. Após ser transformado em plástico madeira, o material terá forma de lixeiras e floreiras.



PROJETO “FALE COM A SUBPREFEITURA” PROSSEGUE EM JANEIRO, NO CARRÃO

Data: 26 de janeiro

Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão

3396-0800



A Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão realiza no dia 26 de janeiro, das 17h30 às 19h30, a próxima reunião do projeto “Fale com a Subprefeitura”, quando receberá solicitações exclusivamente sobre serviços de zeladoria feitas pelos moradores dos distritos locais. Os encontros mensais no auditório da sede da Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão (Rua Eponina, 82 Carrão), envolvendo representantes de associações de bairro, participantes do Conselho de Segurança e moradores da região. Entre alguns serviços de zeladoria em discussão estão poda de árvore, tapa-buraco, coleta de lixo e entulho, e conservação de praças e vias públicas.



NOVA DATA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA

Data: 27 de janeiro

Subprefeitura Lapa

3396-7500

Está marcada para o dia 27 de janeiro de 2011, às 18h, a nova data da segunda audiência pública para discussão do Licenciamento Ambiental da Operação Urbana Consorciada Água Branca e seu Estudo de Impacto Ambiental. O encontro será no anfiteatro da Uninove (Av. Francisco Matarazzo, 364, Lapa). O Relatório de Impacto de Meio Ambiente continua disponível para consulta, no horário das 10h às 16hh, nos dias úteis, no CADES (Rua do Paraíso, 387, Vila Mariana).



SUBPREFEITURA PRESTA INFORMAÇÃO SOBRE TRECHO NORTE DO RODOANEL

Data: até janeiro de 2011

Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé

3397-1003/1002



A Praça de Atendimento da Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé (Av. Luis Stamatis, 300, Jaçanã) está disponibilizando para os moradores da região, até janeiro de 2011, das 9h às 17h, o contato com representantes técnicos do DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, empresa responsável pela construção do trecho norte do Rodoanel Mário Covas. O objetivo da medida é esclarecer as dúvidas dos moradores da região e prestar informações sobre os estudos necessários para a construção daquele trecho. Informações pelo telefone 3397-1000, ramal 258, com Rose ou Oswaldo.



OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DA CICLOVIA DO PARQUE IBIRAPUERA VÃO ATÉ JANEIRO

Data: janeiro/2011

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

3396-3000



Prossegue até janeiro de 2011 o prazo para conclusão das obras de revitalização da ciclovia existente no interior do Parque Ibirapuera (Av. IV Centenário, 1.268, Parque Ibirapuera). Os trabalhos de três meses são resultado de parceria firmada entre a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a empresa Volkswagen do Brasil. A reforma estrutural no circuito da ciclovia, que tem 3 mil metros, prevê obras de drenagem e reestruturação da geometria; readequação das guias e sarjetas; retirada do asfalto atual e recapeamento da via; pintura e sinalização horizontal da faixa. O parque ganhará equipamento que disponibiliza ao ciclista serviço de ar pressurizado e estacionamento para bicicletas, além de jatos d´água refrescantes.



CENTRO CULTURAL SÃO PAULO FESTEJA 20 ANOS DO PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES

Data: 13 de fevereiro/2011

Secretaria de Cultura

3397-0000



O Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso) e a Curadoria de Artes Visuais exibem no Piso Flávio de Carvalho, a exposição 20 anos do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, com a seleção de 23 artistas que passaram pelo programa nesse tempo. No mesmo dia haverá lançamento de catálogo comemorativo que narra passagens da história do Programa de Exposições do CCSP. A mostra, com entrada franca, poderá ser visitada até o dia 13 de fevereiro de 2011, terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Informações pelo telefone 3397-4002 ou pelo site www.centrocultural.sp.gov.br.



OZZY OSBOURNE FARÁ SHOW DE ROCK NA ARENA ANHEMBI EM ABRIL DE 2011

Data: 2 de abril/2011

São Paulo Turismo

2226-0400



No dia 2 de abril de 2011, o músico e ex-líder da banda de rock Black Sabbath, Ozzy Osbourne, volta a se apresentar no Brasil após sua última visita em 2008. Dessa vez o polêmico artista irá mostrar ao público brasileiro o seu novo disco “Scream”. Para esse show de rock, o músico escolheu a Arena Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana) para ser sede do espetáculo em São Paulo. A expectativa é de reunir cerca de 35 mil pessoas no local. Os ingressos vão custar de R$ 200 a R$ 600, incluindo a possibilidade da meia-entrada. Informações pelo site www.ticketsforfun.com.br.



QUEM RECEBE BOLSA-FAMÍLIA E RENDA MÍNIMA DEVE ATUALIZAR CADASTRO

Data: 25 de julho/2011

Secretaria de Assistência Social

3291-9666



A Secretaria de Assistência Social realiza o recadastramento de paulistanos que são beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, como o Bolsa Família e Renda Mínima. O usuário que não atualizar o cadastro terá o benefício bloqueado e o prazo para recadastramento vai até 25 de julho de 2011. Os dados de local, data e horário para comparecimento ao recadastramento são fornecidos pela Central de Atendimento 156 da Prefeitura, ligação gratuita, sete dias por semana, durante 24 horas. Foram criados sete postos temporários para recadastramento, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto nos feriados. Além deles, os Centros de Referência de Assistência Social recebem atualização dos dados cadastrais, para famílias que procuram o CRAS.









Trânsito


CET INTERDITA TÚNEL MAS FEFFER

Data: 22 e 23 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Max Feffer, em ambos os sentidos, das 23h30 de quarta-feira (22/12) às 5h de quinta-feira (23/12), para a realização de serviços de limpeza. Como alternativa, os motoristas deverão utilizar a Avenida Cidade Jardim. A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar a interdição e recomenda que os motoristas, ao avistarem a canalização de orientação na pista, reduzam a velocidade dos veículos para maior segurança na via.



CET INTERDITA PARCIALMENTE A MARGINAL PINHEIROS PARA OBRAS

Data: 22, 23 e 24 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar duas faixas da pista local da Marginal Pinheiros (sentido Castelo Branco), no trecho entre a Rua Doutor Cardoso de Mello e a Avenida Juscelino Kubitschek, da 0h de quarta-feira (22/12) às 5h de quinta-feira (23/12) e da 0h de quinta-feira (23/12) às 5h de sexta-feira (24/12), para a realização de obras. Durante a execução, os motoristas poderão utilizar a faixa da direita na pista local ou a pista expressa da Marginal Pinheiros. A CET recomenda aos motoristas que respeitem as sinalizações e sigam as orientações dos técnicos de trânsito.



CET INTERDITA PARCIALMENTE MARGINAIS PINHEIROS E TIETÊ PARA OBRAS

Data: até 23 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar trechos das Marginais Pinheiros e Tietê, no sentido Castelo Branco, para retirada de pórticos. A interdição será feita para o pórtico 1, até às 5h desta terça-feira (21/12), quando a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, será bloqueada totalmente em frente ao Parque Villa Lobos; para o pórtico 2, das 23h de terça-feira (21/12) às 5h de quarta-feira (22/12), quando serão bloqueadas parcialmente duas faixas do Cebolão, sentido Castelo Branco, com bloqueio total em alguns momentos da operação; para o pórtico 3, das 23h de quarta-feira (22/12) às 5h de quinta-feira (23/12). A pista expressa vai ser interditada após a Ponte do Limão.



CET INTERDITA O COMPLEXO VIÁRIO MARIA MALUF

Data: até 23 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar parcialmente o Complexo Viário Maria Maluf, em ambos o sentidos, de terça-feira (21/12) a quinta-feira (23/12), das 23h30 às 5h, para serviços de limpeza. O Complexo Maria Maluf localiza-se entre as Avenidas dos Bandeirantes e Tancredo Neves. O desvio para os veículos que seguem no sentido Anchieta será realizado pelo contra fluxo do túnel no sentido Imigrantes e o fluxo dos motoristas que seguem para a Imigrantes será direcionado para as Ruas do Boqueirão e Ribeiro Lacerda e Avenida Professor Abraão de Morais. Devido à interdição do túnel, a CET recomenda que os motoristas, ao avistarem a canalização de orientação, reduzam a velocidade dos veículos para maior segurança na via. A engenharia de campo da CET vai acompanhar a interdição e orientar motoristas e usuários.



SMT SUSPENDE O RODÍZIO MUNICIPAL DE VEÍCULOS ATÉ 7 DE JANEIRO

Data: 24 de dezembro a 7 de janeiro/2011

Secretaria de Transportes

3396-6800



A Secretaria Municipal de Transportes informa que a Operação Horário de Pico (rodízio municipal de veículos) estará suspensa para os veículos de passeio no período entre sexta-feira (24/12) e o dia 7 de janeiro de 2011. Neste período continuam valendo normalmente o rodízio para veículos pesados, assim como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões. O rodízio municipal de veículos será retomado na segunda-feira, dia 10 de janeiro de 2011.



OPERAÇÃO NATAL 2010 - CET MONITORA TRÂNSITO NAS IMEDIAÇÕES DO CEAGESP

Data: 24 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai intensificar o monitoramento e fiscalização do trânsito na região do CEAGESP, até sexta-feira (24/12), das 4h às 20h, em virtude do aumento da circulação de compradores e fornecedores no centro de abastecimento. A operação será realizada por 20 agentes de trânsito e ocorrerá nas avenidas Doutor Gastão Vidigal, Queiroz Filho, Nações Unidas e Mofarrej. Serão efetuados bloqueios operacionais ao longo do canteiro central da Avenida Doutor Gastão Vidigal e no cruzamento da Avenida Mofarrej com a Rua Xavier Kraus, para melhorar a segurança e a fluidez do tráfego.



CET IMPLANTA OPERAÇÃO NATAL NA REGIÃO DO BRÁS ATÉ 24 DE DEZEMBRO

Data: 24 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito e intensificar a operação e fiscalização na região do Brás até o dia 24 de dezembro, de segunda a sábado, da 1h às 18h, em virtude do período de compras de Natal e festas de fim de ano, assim como o aumento do fluxo dos ônibus fretados. As alterações e bloqueios acontecerão de acordo com o aumento desses fluxos, intensificando-se ao longo do mês de novembro. A operação acontecerá no entorno da Avenida do Estado, Rua João Teodoro, Rua Silva Teles, Rua Bresser, Avenida Celso Garcia, Avenida Rangel Pestana, Largo da Concórdia, Rua Barão de Ladário, Rua Oriente, Rua Monsenhor de Andrade e Rua São Caetano. Confira a programação completa.



CET IMPLANTA OPERAÇÃO NATAL NAS REGIÕES DE SANTA IFIGÊNIA E BOM RETIRO

Data: 24 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá monitorar o trânsito e intensificar a operação e fiscalização nas regiões do Bom Retiro e da Rua Santa Ifigênia, até o dia 24 de dezembro, em virtude do aumento do movimento de automóveis e pedestres para compras de Natal e festas de Fim de Ano. O objetivo é facilitar o acesso nessas regiões comerciais, mantendo a fluidez do trânsito e a segurança do público. Para melhorar as condições de trânsito na região da Rua Santa Ifigênia, a CET poderá implantar bloqueios operacionais momentâneos nas ruas Vitória e dos Gusmões, junto à Avenida Rio Branco. No caso da implantação de bloqueios, o desvio do trânsito será feito pela Avenida Rio Branco, Avenida Duque de Caxias e Rua Santa Ifigênia. E na Rua Santa Ifigênia com a Avenida Duque de Caxias, sendo que os motoristas serão desviados pela Avenida Duque de Caxias, devendo continuar o trajeto pelas ruas Mauá e do Triunfo. Na região do Bom Retiro poderão ocorrer bloqueios operacionais nos cruzamentos das ruas José Paulino com Prates, e na Rua da Graça com Rua Prates.



CET MONTA ESQUEMA ESPECIAL DE TRÁFEGO NA RUA 25 DE MARÇO ATÉ O NATAL

Data: 24 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia Engenharia de Tráfego (CET) vai bloquear o tráfego de veículos na Rua 25 de Março, até o dia 24 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, no trecho entre a Rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira Porto Geral. O objetivo é dar condições de acesso e segurança ao público que freqüenta a região comercial no período de compras de Natal e Fim de Ano. A medida visa ainda facilitar a circulação no sistema viário principal, como as avenidas 23 de Maio, do Estado e Radial Leste. Os motoristas das Zonas Sul e Oeste com destino à Rua 25 de Março deverão utilizar o acesso pela Ligação Leste-Oeste, Viaduto 31 de Março, Rua da Figueira, Viaduto Antônio Nakashima, Av. Rangel Pestana e Rua Bittencourt Rodrigues ou Rua da Figueira e Rua Maria Domitila. Os motoristas da Zona Leste com destino à Rua 25 de Março deverão utilizar a pista local da Radial Leste, Rua da Figueira, Viaduto Antônio Nakashima, Avenida Rangel Pestana, Rua Bittencourt Rodrigues, atingindo a Rua 25 de Março pelo lado oposto.



SPTRANS ALTERA ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS PARA COMPRAS NA REGIÃO DO BRÁS

Data: 24 de dezembro

São Paulo Transporte

3396-7802/03



A SPTrans informa que a partir de zero hora desta terça-feira (16/11) e até zero hora do dia 24 de dezembro, duas linhas de ônibus terão os seus itinerários alterados no bairro do Brás em função da inversão da mão de direção da Rua Rodrigues dos Santos, em decorrência do período natalino na região. Para mais informações sobre trajetos e linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.



ZONA AZUL ESPECIAL NO IBIRAPUERA SERÁ SUSPENSA NO NATAL E ANO NOVO

Data: 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro/2011

Secretaria de Transportes

3396-6800



A Secretaria de Transportes comunica que será suspenso o funcionamento da "Zona Azul Especial" nos bolsões internos do Parque do Ibirapuera e em seu entorno durante o Natal e o Ano Novo. Os usuários do parque poderão estacionar gratuitamente nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro de 2011. Existem 1.445 vagas de Zona Azul no Parque do Ibirapuera, sendo 898 nos bolsões internos e mais 547 na área externa do Parque. Na área interna, nos dias úteis, o funcionamento da zona azul é das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Na área externa, o serviço funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.



CET INTERDITA AVENIDA DO ESTADO

Data: até 29 de dezembro

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



Devido às obras de demolição do Edifício São Vito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar totalmente a Avenida do Estado (sentido Santana), no trecho entre a Praça São Vito e a Avenida Mercúrio, das 23h de terça-feira (21/12) às 5h de quarta-feira (22/12) e das 23h de terça-feira (28/12) às 5h de quarta-feira (29/12). Os veículos que seguem pela Avenida do Estado, sentido Santana, deverão utilizar a Praça São Vito e a Avenida Mercúrio. A CET recomenda atenção quanto à sinalização implantada e eventuais movimentações de veículos e equipamentos relativos à obra.



CET REFORÇA CONTROLE DO TRÂNSITO PARA VISITAÇÃO À ÁRVORE DE NATAL

Data: 6 de janeiro/2011

Departamento de Imprensa da CET

3396-8072/74



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai reforçar o monitoramento do trânsito na região do Ibirapuera até o dia 6 de janeiro de 2011, especialmente nos finais de semana e feriados, das 19h às 24h, para visitação à Árvore de Natal 2010 e Fonte Multimídia do Parque Ibirapuera. Se necessário, haverá interdição da Avenida Pedro Álvares Cabral, no sentido Vila Mariana, entre a Praça Armando Salles de Oliveira e o Obelisco, e no sentido Pinheiros, entre a Rua Marechal Maurício Cardoso e Praça Armando Salles. Para realizar a operação do trânsito, 19 agentes estarão posicionados em pontos fixos, auxiliando pedestres na travessia, alterações nos tempos dos semáforos e bloqueios de vias. Serão utilizados ainda 250 cavaletes e 300 metros de gradil.



SPTRANS MUDA ITINERÁRIOS DE 21 LINHAS NA REGIÃO DO PARQUE DO IBIRAPUERA

Data: 6 de janeiro/2011

São Paulo Transporte

3396-7802/03



Em razão dos eventos Árvore de Natal e Fonte Ornamental Multimídia 2010, até o dia 6 de janeiro, na região do Parque do Ibirapuera, na Av. Pedro Álvares Cabral, próximo da Praça Escoteiro Aldo Chioratto (sentido Vila Mariana/Pinheiros e Pinheiros/Vila Mariana) entre as Ruas Mal. Maurício Cardoso e Abílio Soares, na zona sul, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 21 linhas de ônibus que circulam na região. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.



SPTRANS INFORMA PARALISAÇÃO TEMPORÁRIA DE LINHAS DE ÔNIBUS NA ZONA SUL

Data: 25 de janeiro/2011

São Paulo Transporte

3396-7802/03



A SPTrans informa que em função do recesso escolar que ocorrerá até o próximo dia 25 de janeiro de 2011, as linhas 546J/41 Jd. Selma - Colégio Santa Maria; 546L/41 Jd. Luso - Colégio - Santa Maria; 675G/22 Pq. Res. Cocaia - Colégio Santa Maria e 695Y/41 Colégio Santa Maria - Terminal Parelheiros, que realizam atendimento específico ao Colégio Santa Maria, serão paralisadas temporariamente. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.



PRORROGADA ATÉ 2011 AUTORIZAÇÃO PARA TÁXIS EM CORREDORES DE ÔNIBUS

Data: 31 de março/2011

Secretaria de Transportes

3396-6800



A Secretaria de Transportes renova até o dia 31 de março de 2011, a autorização para circulação de táxis nos corredores de ônibus da capital desde que os veículos estejam transportando passageiros e não tenham película de escurecimento nos vidros. A Secretaria adota a medida porque considera que o serviço de táxi, destinado ao transporte de passageiros, contribui para a redução de congestionamentos. Também foi renovada até a mesma data autorização para a circulação de veículos de passeio nos corredores de ônibus nos fins de semana, feriados e diariamente durante as madrugadas, desde que respeitados os horários das 23h às 4h, diariamente; das 15h de sábado às 4h de segunda-feira, nos fins de semana; e de 0h às 4h do dia seguinte, nos feriados.

Cuidados com a alimentação no final do ano

Aproveite as férias, mas não descuide da alimentação. Especialista dá dicas de como passar pelas festas de final de ano sem comprometer a sua saúde

O final de ano chegou e com ele as merecidas férias. Sol, praia, lazer, bem-estar. Tudo isso é muito bom, mas os cuidados com a alimentação não podem ser deixados de lado. A nutricionista Flávia Pinto Cesar explica que a hidratação no período de férias é importante para repor os nutrientes perdidos com a transpiração dada a alta temperatura e dá algumas dicas: ande com uma garrafinha de água e beba aos poucos durante o dia. Para quem curte uma praia, abuse da água de coco que é rica em potássio e é considerada um soro natural. Substitua refrigerantes por sucos naturais que hidratam e são excelentes fontes de antioxidantes.

O período de férias dá mais flexibilidade aos horários de refeição, sem tanta rigidez de horários. Ainda assim, faça tudo com organização para que tudo não vire um caos. “Estabeleça horários para as refeições, respeitando as principais como café da manhã, almoço e um jantar leve. Caso contrário, você acabará beliscando o dia todo e de forma não saudável. E nos intervalos coma alimentos mais leves”.

Mesmo em viagens você pode se organizar para fazer beliscos saudáveis. Evite frituras, excessos de alimentos gordurosos e açucarados. Sempre que possível coma frutas, cenoura palito, pepino, tomate, castanhas e frutas secas. “Prepare seu próprio lanche, garantindo a qualidade e evitando intoxicações. Faça um lanche com pão integral ou de cereais, folhas como alface ou rúcula ou agrião, cenoura ralada, pepino ralado ou fatia, ricota ou cottage. Para consumo de bolachas das crianças, opte pelas de aveia ou pelas sem recheio”, diz.

Coloque limite e horários para as refeições das crianças e deixe o refrigerante apenas para o final de semana e evite salgadinhos. Alimentos industrializados são ricos em sódio ou açúcares e cheios de corantes que podem desenvolver alergias. Flávia sugere que, ao preparar um macarrão instantâneo, exclua o tempero pronto e enriqueça com um molho natural de tomate ou faça um yakissoba acrescentando legumes. “Outra dica para ajudar na alimentação das crianças é selecionar alimentos saudáveis, dispor sobre a mesa e convidar as crianças a montarem seus próprios lanches”, recomenda.

Prefira alimentos refrescantes e de fácil digestão como saladas, sementes, frutas, carnes magras e preferencialmente brancas, carnes grelhadas ou ao molho. Na hora da sobremesa a dica é selecionar opções também refrescantes e de baixas calorias como salada de frutas ou frutas refrescantes como abacaxi, melancia, melão e uva ou picolés de frutas ou sorvete de iogurte em substituição ao sorvete de massa. A gelatina também é uma excelente opção.

Dicas gerais

A boa mastigação é um bom aliado que auxilia a não exceder na quantidade, além de facilitar a digestão. Procure alimentar-se a cada 3 horas. Descanse a mente e movimente o corpo com uma atividade física relaxante como alongamento e caminhada e que lhe traga bem-estar .

Você não precisa se preocupar em reduzir peso neste período de descanso, mas não confunda: não reduzir não significa adquirir peso. Então, tenha bom senso para não exceder nas quantidades e critério para comer com qualidade.

FLÁVIA PINTO CESAR é nutricionista, Coach de emagrecimento, Coach de saúde e vitalidade e Life Coach

FLAN NATALINO














Ingredientes

Para o Flan:

- Óleo para untar a forma
- 1 embalagem de gelatina em pó incolor sem sabor (24 g)
- 15 colheres (sopa) de SupraSoy Sem Lactose Sabor Iogurte (195 g)

Para a Calda:

- ½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
- 2 cravos
- 1 rama pequena de canela em pau
- 1 anis estrelado
- ½ xícara (chá) de damascos secos cortados em tiras (85 g)
- ¼ de xícara (chá) de uva passa preta (30 g)

Preparo

Flan:

Unte uma forma funda e redonda (de furo central de 22 cm de diâmetro) com óleo, retirando o excesso com um papel toalha. Dissolva o SupraSoy em 4 ½ xícaras (chá) de água (900 ml) e reserve. Hidrate a gelatina em 10 colheres (sopa) de água por 1 minuto. Em seguida, leve-a ao microondas por 15 segundos para derretê-la, sem deixar ferver. Junte-a ao SupraSoy misturando bem. Despeje na forma untada e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas ou até ficar firme. Desenforme no prato em que for servir.

Calda:

Ferva ½ xícara (chá) de água (100 ml) com o açúcar e as especiarias. Quando estiver levemente grossa, retire as especiarias, acrescente as frutas secas e desligue o fogo. Deixe esfriar e sirva a calda sobre o flan.

RENDIMENTO: 14 porções.

TEMPO DE PREPARO: 20 minutos.



Dicas

- Você pode substituir o damasco ou uva passa por ameixa seca ou frutas cristalizadas.
- Se a calda estiver muito grossa ao esfriar, acrescente água às colheradas até o ponto desejado.

Sobre a linha de produtos SupraSoy

SupraSoy é uma linha de produtos de alto valor nutricional feito com a proteína isolada de soja, e tem por objetivo proporcionar muita saúde às pessoas de uma forma fácil e gostosa. Além das barras protéicas, a linha SupraSoy conta com alimentos em pó extremamente saudáveis, que possuem alto valor nutritivo (rico em vitaminas e minerais) e, acima de tudo, muito sabor, tendo sido idealizados para mudar conceitos e hábitos familiares. Está disponível nos sabores: Sem Lactose Original, Banana, Iogurte, Chocolate, com Fibras, Sem Lactose Light, Light Chocolate e Light com Fibras. Além do diferencial em sabor, SupraSoy é um alimento em pó instantâneo que garante uma alimentação saudável e ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Junto aos benefícios nutricionais da proteína da soja estão a proteção contra doenças cardíacas, a redução dos sintomas da menopausa, a prevenção da osteoporose, do câncer de mama e de próstata. Site: http://www.suprasoy.com.br/

Homens são 71,1% das vítimas de violência urbana

Vítimas, em geral, têm de 20 a 29 anos, são de cor parda e dizem ter de 5 a 8 anos estudo. Mais de 40% das vítimas do sexo masculino disseram ter ingerido bebida alcoólica antes de sofrer a violência

Os homens jovens, de 20 a 29 anos, de cor parda e com escolaridade média de 5 a 8 anos de estudo foram as principais vítimas de violência urbana no Brasil em 2009. Do total de 4.019 atendimentos em unidades de referência para acidentes e violências, 2.915 foram de pessoas do sexo masculino (71,1%), contra 1.098 do sexo feminino (28,7%).

Os dados são do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) e foram coletados com base nos registros de 74 unidades sentinelas de 23 capitais e Distrito Federal, entre setembro e novembro de 2009. O número total de atendimentos decorrentes de violências correspondeu a 10,1% da amostra do estudo, que inclui, ainda, os casos de acidentes (89,9% do tototal).

Este inquérito permite ao Ministério da Saúde traçar o perfil de pessoas vítimas de acidentes e de violências para, a partir dessas informações, subsidiar ações de enfrentamento a esses problemas consolidados em políticas públicas de prevenção e de promoção da saúde e de cultura de paz.

“Sabe-se que os homens se expõem mais aos fatores de risco do que as mulheres e a maioria dos casos ocorreram em via pública, caracterizando violência urbana”, esclarece a coordenadora da área de Vigilância e Prevenção de Acidentes e Violências do Departamento de Análise de Situação de Saúde (Dasis), Marta Silva.

Os dados confirmam tendência verificada na primeira edição do VIVA, em 2006, de que os homens se envolvem mais em atos violentos do que as mulheres. As principais vítimas foram pessoas jovens, na faixa dos 20 aos 29 anos. Os percentuais foram de 36,5% para os homens e de 30,7% entre as mulheres.

Em segundo lugar, com 20,6%, estão as pessoas de 30 a 39 anos para o sexo masculino; e de 10 a 19 anos para o sexo feminino. Em terceiro aparecem pessoas com idade entre 10 a 19 anos para homens (17,9%) e de 30 a 39 para mulheres (20,5%).

Em 30,2% dos casos as vítimas declararam ter de 5 a 8 anos de estudo. Outros 27,7% dos entrevistados disseram ter entre 9 a 11 anos de escolaridade. O percentual dos que frequentaram a rede de ensino por um período de até 4 anos foi de 23,9%. O questionário não foi aplicado a crianças com menos de 6 anos e a portadores de transtorno mental grave.

BEBIDA ALCOÓLICA – Mais de um terço das pessoas que buscaram atendimento médico em unidades de urgência e emergências para violências chegaram alcoolizadas ao local. Do total de 4.019 pessoas avaliadas, 1.446 (37,5%) declaram ter ingerido bebida alcoólica antes de se envolver em situações de violência. Realizado desde 2006, esta é a primeira vez que o estudo incluiu a pergunta direta à pessoa atendida sobre uso de bebida alcoólica.

Além do alto índice de pessoas atendidas que admitiram ter bebido, outras 1.288 (31,3%) foram classificadas como suspeitas pelos entrevistados de estarem alcoolizados ao chegar aos serviços de atendimento a vítimas de violência.

Nesse quesito, os percentuais entre os homens são o dobro daqueles verificados para as mulheres – 41,6% dos pacientes do sexo masculino declararam ter bebido, e outros 36,7% foram suspeitos de beber álcool no dia que procuraram atendimento médico. Para as mulheres, os percentuais foram de 21,1% e 18%, respectivamente, para as que afirmaram ter bebido e as que ficaram sob suspeita.

Para o Ministério da Saúde, esse dado pode estar associado ao tipo de violência (89,5% dos casos registrados foram agressão/maus-tratos), ao local de ocorrência (41,4% ocorreu em via pública e 33,7% em residências) e ao provável autor de agressão (desconhecido 37,2% e amigo ou conhecido 29,7%), o que caracteriza a violência urbana e intrafamiliar.

RAÇA E COR – O número de pessoas de cor parda (2.207) e preta (714) vítimas de violências somou 2.921 atendimentos do total de 4.019 registrados pelo VIVA. Isso corresponde a 72,8% dos atendimentos entre setembro e novembro de 2009. O total de pessoas de cor branca somou 907 atendimentos (26,3%). Os serviços atenderam, ainda, 90 pessoas (2,3%) de cor amarela e 22 indígenas (0,5%). Setenta e dois (1,7%) registros ficaram sem informação sobre raça e cor.

“O fato de temos a maioria dos atendimentos ocorrendo na parcela identificada como parda e preta aponta para as relações de gênero e racismo. Sabe-se que as diferenças raciais associam-se às desigualdades sociais, que condicionam as ocorrências de eventos violentos nas comunidades”, afirma Marta Silva.

VIOLÊNCIA FÍSICA – Os dados do Ministério da Saúde revelam que a agressão física é responsável por 94,1% dos atendimentos a pessoas vítimas de violências nas unidades de urgência e emergência. Do total de 4.012 pessoas atendidas, 3.346 foram vítimas de violência ou agressão.

A maior parte das agressões (37,2%) foi cometida por pessoa desconhecida. No entanto, amigos ou conhecidos aparecem como segundo grupo de prováveis autores das agressões (29,7%). Em terceiro lugar, surgem os ex-companheiros das vítimas (13,5%), o que revela a violência doméstica.

Porém, a soma dos percentuais em que os(as) prováveis autores(as) das agressões são pessoas próximas das vítimas (familiares, amigos, conhecido, companheiro ou companheira) chega a 55,6% dos casos.

Os homens são citados como prováveis autores da agressão em 77,7% dos casos. Para mulheres, o percentual é seis vezes menor (13,1%).

A força física foi relatada como principal meio de agressão, tanto no geral (61,7%) quanto para os sexos feminino (73,6%) e masculino (57,2%). Em segundo lugar as agressões com uso de armas brancas e objetos perfurocortantes como facas (29,8%) para os homens e ameaça verbal (27,7%) para as mulheres.

Em 50,3% de todos os casos, cortes ou laceração foram os resultados do ato violento. As áreas preferenciais para as agressões foram o rosto e outras regiões da cabeça (32,3%), especialmente entre homens (34,4%). Entre as mulheres o percentual foi de 27,2%.

No geral, os braços vêm em segundo lugar como alvo preferencial das agressões (20,7%). Os percentuais são próximos para os sexos feminino (21,6%) e masculino (20,3%). Aqueles que tiveram múltiplos órgãos e regiões do corpo atingidas corresponderam a 14,1% do total de registros, 14,7% entre mulheres e 13,8% dos homens.

De acordo com o Dasis, o inquérito realizado com as informações do VIVA capta mais facilmente as violências que resultam em algum tipo de lesão física, como os traumas, ferimentos e fraturas, os quais demandam atendimento de serviço hospitalar.

“As agressões físicas são as causas destes tipos de lesões, por isso o seu predomínio dentre os atendimentos provocados por violências. No entanto, ainda existem outros tipos de violência, que não a física, captadas pelo inquérito e que são minoria, pois às vezes nem chegam a procurar atendimento nos serviços de emergência”, explica Marta Silva. “Esses casos podem estar associados à violência contra criança sem lesão física grave, à violência sexual e psicológica ou negligência”.

O local mais comum da violência foi à via pública, como ruas e praças (41,4%), seguida da residência (33,7%). As pessoas do sexo feminino foram mais vítimas de violências nas residências (56%) e as do sexo masculino foram mais vitimados nas vias públicas (47,9%). Em geral, a violência ocorre nos fins de semana (44,2%) e os atendimentos são mais comuns à noite, entre 18h e 0h.