Nossos Vídeos

segunda-feira, 22 de junho de 2009

CDHU assina primeiro contrato do Programa Serra do Mar e documentos de moradias em Santos

Foto (Clóvis Deangelo): Deputado Bruno Covas (à esq.), o secretário Lair Krähenbühl e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, em assinatura de contratos da CDHU em Santos, na sexta-feira, 19/6.
Empresa Schahin Engenharia S/A construirá 1.840 moradias do Residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, em Cubatão; CDHU assinou também contratos de financiamento dos primeiros apartamentos do conjunto Estradão, em Santos

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Lair Krähenbühl, esteve em Santos na sexta-feira, dia 19, para a assinatura de importantes documentos para a população da Baixada Santista. Primeiro, o secretário assinou o contrato com a construtora Schahin Engenharia S/A, empresa vencedora da licitação para a construção de 1.840 unidades habitacionais do Residencial Rubens Lara, no município de Cubatão. Logo depois, Lair Krähenbühl recebeu do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o "Habite-se" do conjunto Estradão, localizado na zona noroeste do município. O secretário assinou os primeiros cinco contratos de financiamento dos 500 apartamentos construídos no empreendimento.
O futuro Residencial Rubens Lara será construído pela Schahin no Jardim Casqueiro, em Cubatão. O empreendimento será o primeiro do "Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar", cujo objetivo é remover famílias de áreas de risco, proteger os ecossistemas e recuperar porções degradadas da serra. "Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID), o Programa da Serra do Mar é um dos maiores programas socioambientais em andamento no mundo", disse o secretário Lair Krähenbühl.
O residencial abrigará as famílias que serão transferidas de áreas de risco da Serra do Mar.
Devido a recurso judicial de um dos participantes do certame, o processo licitatório ficou paralisado por oito meses. No último dia 10, a liminar que impedia a conclusão da licitação foi cassada. A CDHU investirá R$ 175,2 milhões na obra. "Será um empreendimento diferenciado, com várias tipologias: prédios grandes, pequenos, casas assobradadas, casas térreas, moradias conjuntas com comércio, construiremos um verdadeiro bairro", disse o secretário. A estimativa é que a construção das unidades seja iniciada ainda este mês. As primeiras moradias deverão ser entregues até o fim de 2010.
A Schahin Engenharia S/A será responsável pela elaboração do projeto executivo, pela construção dos imóveis e pelas obras de infraestrutura urbana e condominial, além da realização de trabalho social junto às famílias que serão beneficiadas. O empreendimento será entregue com rede hidráulica, elétrica, de telefonia e de gás, iluminação pública, guias, sarjetas e pavimentação, paisagismo, cercamento e sistemas de lazer. A contratada deverá providenciar também a aprovação e licenciamento do conjunto junto aos órgãos municipais e estaduais.
Além das unidades do Residencial Rubens Lara, mais 1.754 moradias serão construídas em Cubatão: 1.154 no Bolsão 9 e outras 600 no Bolsão 7. Serão adquiridos também imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica Federal, alguns dos quais estão em fase de conclusão e serão repassados para as famílias cadastradas pela CDHU na região da Serra do Mar.
O conjunto Estradão, em Santos, cujos primeiros contratos de financiamento foram assinados nesta sexta-feira, possui 500 apartamentos com 44,89 m² de área útil cada, divididos em dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. A CDHU investiu R$ 18,8 milhões na construção das
unidades. O empreendimento será entregue com toda a documentação regularizada. "Este conjunto é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Santos. Os prédios estão prontos há algum tempo, mas por determinação do governador Serra, esperamos para entregar aos moradores com toda documentação regularizada", disse o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa. "Desde o primeiro dia desta gestão, a CDHU só entrega as chaves das moradias com a certidão de posse ou escritura. Até 2007, um terço das unidades eram entregues pela Companhia sem a documentação completa. Hoje isso acabou", disse o secretário Lair Krähenbühl.
Além do secretário Lair Krähenbühl e do prefeito Papa, estiveram presentes ao evento o deputado estadual Bruno Covas, vereadores de Santos e diretores da CDHU.
O primeiro empreendimento habitacional do Programa de Recuperação da Serra do Mar, no Jardim Casqueiro, terá o nome de "Residencial Rubens Lara", em homenagem ao coordenador do Programa e diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Antonio Rubens Costa de Lara, falecido em março de 2008.
As 1.840 unidades serão erguidas nos moldes do novo padrão de construção da CDHU, que incorpora melhorias como o terceiro dormitório, azulejos na cozinha e no banheiro, medidor individualizado do consumo de água, revestimento nos pisos de todos os cômodos, aquecedor solar para água do chuveiro e pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros. Especificamente nas
casas, as melhorias incluem também laje, cobertura na área de serviço e muro divisório. As obras de terraplanagem já foram concluídas.
Programa da Serra do Mar - Lançado pelo governador José Serra no início da atual gestão, é um dos programas mais importantes e ambiciosos do Estado. Os principais objetivos são remover famílias de áreas de risco, proteger os ecossistemas de possíveis acidentes ambientais e recuperar
porções degradadas da serra, no município de Cubatão. Algumas áreas consolidadas serão urbanizadas com infraestrutura urbana e serviços públicos. O programa envolve as secretarias da Habitação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Casa Civil, Energia e Saneamento, Desenvolvimento, Justiça, Economia e Planejamento, Procuradoria Geral do Estado, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura de Cubatão.

É hora de agitar a criançada: MOVIMENTO CARTOON está de volta a São Paulo


Evento gratuito, com diversas atividades ao ar livre para os pequenos, acontece dias 27 e 28 de junho, no Parque da Independência

Nos dias 27 e 28 de junho, toda a curtição dos desenhos animados sai direto da telinha do Cartoon Network para o Parque da Independência, na cidade de São Paulo. É lá que acontece, das 10h às 17h, a nova edição do MOVIMENTO CARTOON. Serão uma série de atividades gratuitas em um enorme espaço aberto, com o objetivo de estimular a imaginação e incentivar a atividade física para meninos e meninas.

Confira abaixo as brincadeiras programadas para este final de semana especial:

• Escorregador Billy e Mandy – Escorregador gigante para descer com tapetes, inspirado nos personagens do desenho “As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy”.
• Jogo Bakugan – Disputa entre quatro equipes que, munidas de bastões, têm de conduzir suas respectivas bolas através dos obstáculos existentes num grande tabuleiro até o centro. Vence o time que chegar primeiro com o menor número de tacadas.
• Desafio Ben 10: Força Alienígena – Atividade dupla. As crianças maiores entram em um desafio de trike, patinete com três rodas que se locomove apenas com os movimentos dos braços e pernas, tendo que completar um percurso formado por cones e plantas. Para as crianças menores, é hora da corrida de argolas: os participantes devem direcionar uma argola, portando cabos de madeira com guia nas pontas, através dos obstáculos do meio do caminho.
• Palco e pista de dança As Meninas Superpoderosas – Local de diversas atividades, no qual os personagens do Cartoon Network se revezam ao longo do dia para rápidas encenações. E nos intervalos, uma equipe de recreadores promove brincadeiras e gincanas que estimulam a utilização da pista de dança.

O MOVIMENTO CARTOON tem patrocínio de Candide, Chamyto, Renner e Sucrilhos Kellogg's, e apoio da Embratel.

Serviço
MOVIMENTO CARTOON
Data: Sábado, dia 27 de junho, e domingo, dia 28
Horário: Das 10h às 17h
Local: Parque da Independência (Av. Nazareth, s/n – Ipiranga)
Entrada: Grátis
Estacionamento: Grátis
Faixa etária: Para participação nas brincadeiras – 4 a 11 anos
Mais informações: (0xx11) 2273-7250

Cartoon Network, rede de TV por assinatura com transmissão 24 horas da Turner Broadcasting System, Inc., traz os melhores personagens animados e live-action em desenhos, filmes, videoclipes e games, por meio de diversas plataformas incluindo TV, internet, eventos, produtos licenciados e meios digitais. O canal abriga o maior acervo de desenhos animados, com produções premiadas como As Meninas Superpoderosas, Ben 10, As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, KND, A Mansão Foster para Amigos Imaginários, Chowder, As Trapalhadas de Flapjack e Sábados Secretos. O canal foi lançado em 30 de abril de 1993 e é transmitido na América Latina em mais de 26,9 milhões de domicílios em português, espanhol e inglês.

http://www.cartoonnetwork.com.br/
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Anatel proíbe Telefônica de vender banda larga

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Telecomunicações decidiu proibir a Telefônica de vender o acesso rápido à Internet depois de uma série de interrupções no serviço Speedy ocorridas nos últimos meses.

Em determinação publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, a Anatel dá 30 dias para a Telefônica apresentar plano que garanta a disponibilidade do serviço, "inclusive planejamento de contingência, gerenciamento de mudanças, implantação de redundância de redes e sistemas críticos, planejamento operacional e cronograma, que indique data a partir da qual estejam implementadas medidas que assegurem a regularidade do serviço".

A proibição da venda do serviço Speedy vale até que a Anatel comprove que as medidas de regularização do serviço foram executadas.

Caso a empresa descumpra a determinação, a agência estabeleceu multa de 15 milhões de reais mais 1 mil reais para cada acesso do Speedy vendido.

Segundo a Anatel, o serviço Speedy apresenta "crescente evolução de reclamações de usuários" e as seguidas repetições nas interrupções do acesso atingiram "número expressivo de usuários".

A determinação também obriga a Telefônica a informar futuros clientes da suspensão nas vendas com a mensagem: "Em razão da instabilidade da rede de suporte ao serviço Speedy, a Anatel determinou a suspensão, temporariamente, da sua comercialização".

Em abril, o conselheiro da Anatel, Plínio de Aguiar Júnior, afirmou que a Telefônica não tinha domínio técnico-operacional suficiente para controlar o sistema de banda larga. Nesse mesmo mês, a empresa havia informado que o serviço Speedy foi alvo de ataques externos deliberados de hackers.

A companhia tem cerca de 2 milhões de clientes do serviço Speedy.

No ano passado, uma pane na rede de dados da empresa afetou milhões de pessoas no Estado de São Paulo ao cortar por várias horas serviços de Internet rápida de órgãos públicos. Depois de resolvido o problema, a Telefônica concedeu cinco dias de desconto na fatura dos assinantes do Speedy.

A Telefônica, que anunciou investimentos de 2,4 bilhões de reais no Brasil em 2009, foi alvo de abertura de ação civil pública pela Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo que pede multa à empresa de 1 bilhão de reais por danos materiais e morais causados nos últimos cinco anos pela "má qualidade dos serviços prestados e violação dos direitos dos usuários".

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Meia-calça é a grande sensação do inverno 2009

O inverno inicia hoje (21/06) e com ele chega a certeza de dias com temperaturas bem baixas.
A meia-calça ressurge com força total, trazendo uma variedade de cores e de estampas, que podem ser usadas tanto à noite quanto de dia. Tem para todos os gostos: rendadas, xadrez, floral ou lisa, de cores marcantes ou sóbrias. E a tendência de moda 2009 para esta estação traz de volta a peça que transmite muita sensualidade e sofisticação na hora de compor o look feminino. Para isso, a marca importada de meias femininas Silvana Swiss Origin traz algumas opções que serão usadas nesta estação:





Sobre a Meia Silvana Swiss Origin:
Fabricadas na Argentina e de tecnologia Suíça, a marca de meias importadas femininas Silvana Swiss Origin oferece preço mais atrativo quando comparadas a similares importadas da Europa, em razão do beneficio do Mercosul. As meias das fotos custam em média R$50.
De excelente qualidade e durabilidade, a Silvana Swiss Origin só é vendida por meio do site www.meiasilvana.com.br. Outras informações no (11) 5033-5114.

STURDY CHAIR garante assentos infantis estáveis

A segurança das crianças na hora da alimentação é uma das principais preocupações de pais e mães. Por isso, a Rubbermaid® trouxe ao Brasil o que há de mais moderno em assentos para bebês, é a Sturdy Chair™, que conta com o Microban®, exclusiva proteção antibacteriana que previne o mofo e odores desagradáveis. Crianças costumam se mexer muito no momento das refeições, esse foi um dos principais fatores levados em conta na hora de desenhar a Sturdy Chair™, cadeira estável que mesmo com movimentos bruscos, não sai do lugar. Os assentos infantis da Rubbermaid® são confeccionados em material durável e de fácil limpeza e vêm em dois modelos, com ou sem rodinhas, que facilitam o transporte do objeto pela casa, além de um prático puxador na parte de trás do assento.
*
*
*
Publicidade:






GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt

Secretaria compra balcões tipo self-service para 250 escolas

Novos modelos auxiliam os alunos na hora de montar o prato; outras 2.600 unidades já têm o equipamento
A Secretaria de Estado da Educação acaba de adquirir balcões tipo self-service para 250 escolas da rede. Os primeiros 40 equipamentos serão instalados no mês de agosto. Até o final de 2009 outras 210 escolas serão beneficiadas. A novidade faz parte do Projeto Sirva-se, implantado em 2004, que pretende modernizar os utensílios para produção e distribuição da merenda em quase três mil escolas. Hoje o projeto contempla 2.600 unidades.
Os novos modelos têm regulagem de altura e abas laterais maiores que os tradicionais. Com isso, os estudantes podem observar a comida e, assim, aprender sobre boa alimentação. A ideia é ajudar as crianças na hora de montar o prato e estimular o aprendizado de quantidade e qualidade.
"As crianças não conseguem ver a comida com os balcões tradicionais. Nos novos modelos, as abas laterais mais largas ajudam os alunos a apoiar os pratos", afirma Monika Manfrini Ferraz Nogueira, nutricionista do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) da Secretaria.
Os equipamentos foram idealizados por técnicos da Secretaria e adquiridos pelo sistema de pregão, ainda propiciam economia ao Estado, pois custam cerca de R$ 2.450 (cada). Os modelos tradicionais custam cerca de R$ 4 mil. Os novos têm quatro cubas para armazenar os alimentos e expectativa de duração de 10 anos. Para se servir, os alunos sempre terão acompanhamento de um profissional da escola. A Secretaria distribui, direta e indiretamente, cerca de 3 milhão de refeições por dia nas escolas estaduais.
“Investimos em merenda de qualidade, com alimentos balanceados, que atendem às necessidades dos alunos. Além disso, modernizamos a forma dos estudantes se servirem, permitindo que eles tenham maior autonomia e prazer na hora de montar os pratos”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Mercosul faz cerco a propaganda de produtos do tabaco

Em reunião, ministros da Saúde fecham acordo contra a divulgação de cigarros e outros; Brasil deve ajudar em medidas para diminuir o número de fumantes

Os países do Mercosul firmaram nesta última sexta-feira (20) um acordo para promover ações que eliminem a publicidade, promoção e patrocínio de produtos de tabaco. O documento foi assado na 26º Reunião de Ministros de Saúde do bloco. Além da ação, os ministros também acertaram a formação de um plano regional para o controle da influenza A (H1N1), a estruturação de uma rede de combate à dengue, a regulação dos bancos de cordões umbilicais e o combate ao tráfico de órgãos.
Para o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, o país poderá ajudar seus vizinhos na formulação de medidas para diminuir o consumo do tabaco e a restringir a divulgação desses produtos. “Há diversos estudos que apontam que a publicidade de produtos de tabaco induzem o seu consumo, em especial o dos jovens. O Brasil tem uma experiência exitosa na formulação de políticas públicas de saúde para diminuir o hábito de fumar da população”, afirmou Temporão.
Segundo pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, que entrevistou 54 mil pessoas por telefone em 2008, o consumo de cigarro entre os jovens brasileiros, caiu mais do que 50% nos últimos 20 anos, passando para 14,8% das pessoas entre 18 e 24 anos. Em 1989, esse percentual era de 29%. Sobre a população geral, a tendência também é de forte queda, passando de 35% da população adulta para 15,2%, no mesmo período. Para obter o resultado, o país proibiu a propaganda e patrocínio pelos produtores, realiza campanhas e determinou a utilização de advertências sanitárias nos postos de venda e em produtos do tabaco.
O texto assinado institui que os países do Mercosul devem “promover a implementação de ações no âmbito de seus respectivos países para eliminar toda a forma de publicidade e promoção de produtos de tabaco”. O documento tem como base o compromisso assumido na Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê medidas para a restrição do uso desse tipo de produto e foi ratificado por 191 países.
Carlos Felipe de Oliveira, coordenador brasileira do setor saúde do bloco, afirma que a medida é fundamental para as regiões de fronteira. “Sinais de TV, rádio, jornais e revistas circulam entre os países. A idéia é que haja uma ação coordenada para potencializar as ações nacionais e regional contra o consumo do tabaco”, disse. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2006), o tabagismo é o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais, atribuindo-se ao consumo de tabaco 45% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por doença cerebrovascular e 30% das mortes por câncer. Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes e a mortalidade por este tipo de câncer entre fumantes é cerca de 15 vezes maior do que entre os não-fumantes. De acordo com o instituto, 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos, sendo que 15 anos é a idade média de iniciação.
H1N1 – Os ministros da Saúde decidiram pela organização de um plano regional contra a Influenza A (H1N1). “Os países, até o momento, estavam centrados em medidas nacionais. O que queremos, agora, é avançar e promover uma ação conjunta contra a influenza A”, disse Temporão. A partir desta semana, os países se reunirão por teleconferência para estruturar as medidas que serão adotadas. Entre as iniciativas, devem compor o plano medidas coordenadas de comunicação, atenção sanitária e troca de experiências e informações.
Além disso, os membros do bloco querem estruturar medidas para compartilhar medicamentos e insumos necessários para o tratamento de pacientes. Atualmente, por exemplo, o Brasil possui medicamentos suficientes para 9 milhões de tratamentos, mas, por restrição de contrato com a empresa fornecedora, não pode oferecê-los aos países vizinhos. O bloco também defende o acesso as inovações por meio da detecção do vírus e desenvolvimento de seus derivados (medicamentos, vacinas e insumos para diagnóstico) – essa defesa também foi firmada entre todos os países da América do Sul e da África, na 62ª Assembléia Mundial de Saúde, que ocorreu no último mês, em Genebra (Suíça)
A Reunião de Ministros também deu sequência a criação de um escudo epidemiológico da região. A dengue é uma das doenças prioritárias da ação. A idéia foi lançada anteriormente, no encontro de ministros da Unasul, no início deste ano. Para Temporão, apresar de não existir uma vacina contra a doença até o momento, todos os países da região conseguiram diminuir o avanço da dengue. No Brasil, neste ano, houve até momento um recuo de 53% da notificação dos casos.
*
BANCOS DE CORDÃO UMBILICAL – Outro acordo firmado no encontro foi a de melhoria na captação e na qualidade dos bancos de células-tronco, provenientes de cordões umbilicais. Além de criar condições aumentar o número de doadores, os países decidiram por desestimular a criação bancos para coleta de cordões umbilicais para uso individual – aquela situação em que pais pagam a um coletor privado para estocar esse material. Os ministros defendem o uso público, assim, não só beneficia as necessidades desses indivíduos, como também, as de outras pessoas.
Finalmente, na reunião, aprovou-se medida para combater o tráfico de órgãos, o que resultará na implementação de um sistema de registro no bloco dos indivíduos doadores e receptores, e os países se comprometeram a proibir e buscar de propagandas de transplante de órgãos em outros países.

PROGRAMAÇÃO DE JULHO / SESC ITAQUERA

TEATRO

espetáculos
BONECOS NO ITAQUERA!
Espetáculos de Teatro de Bonecos, com técnicas variadas e bate papo com os grupos, apresentando seus trabalhos e formas de produção. De julho a outubro de 2009.

Melancia e Coco Verde
Texto e direção: Natália Grisi. Com o Núcleo Girândola. Bia, Ana Clara, Rafael e Vladmir são amigos de escola, sendo preparados para a vida com muita alegria e imaginação. 50 min. CineTeatro. Lotação: 140. Livre para todos os públicos
05/07. Domingo, 13h.

Papo de Sapo
Com a Cia. das Cores. As divertidas peripécias do sapo Pemba que encontra outros sapos, personagens de histórias infantis. 50 min. CineTeatro. Lotação: 140. Livre para todos os públicos.
12/07. Domingo, às 13h.

Peixoto Recicla!
Direção: Márcia Fossa. Com a Cia. Presente. O peixe Peixoto e sua turma pedem ajuda a Netuno e outros amigos para despoluir seus lares. Ao final, as crianças ajudam, construindo brinquedos recicláveis. 50 min. CineTeatro. Lotação: 140. Livre para todos os públicos
19/07. Domingo, 13h.

Zezé Porcaria
Com a Cia das Cores. Espetáculo que aborda questões sobre a alimentação infantil na cozinha do menino Zezé, onde os utensílios ganham vida e alegria. 50 min. CineTeatro.
lotação: 140. Livre para todos os públicos
26/07. Domingo, 13h.

MÚSICA
shows

ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL 2 DE JULHO
Regência: Ricardo Castro. Formada com 80 integrantes, de 10 a 25 anos. Criada em 2007 a proposta da orquestra é a transmissão e multiplicação do conhecimento com formação e capacitação de crianças e adolescentes. Os integrantes também já contaram com várias Master Classes e a participação de músicos da YOA, OSESP, FESNOJIV e Juilliard School. 60 min. Palco da Orquestra Mágica. Lotação: 15mil Livre para todos os públicos
04/07. Sábado, às 15h.

música erudita
TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

Duo MPB
Com Gianni Visoná e Ilso Muner (violino e piano). No programa: clássicos do cinema e da MPB. 60 min. Café Aricanduva. Livre para todos os públicos
05/07. Domingo, às 15h.

Duo acústico
Com Fabiano de Castro e Ricardo Zohyo (Baixo Acústico e Piano). No programa: música instrumental brasileira. 60 min. Café Aricanduva. Livre para todos os públicos
12/07. Domingo, às 15h.

Duo Flauta e Piano
Com Marta Karassawa e Gabriela Machado (Flauta e Piano). No programa: MPB, Chorinho e Jazz. 60 min. Café Aricanduva. Livre para todos os públicos
19/07. Domingo, às 15h.

vídeo
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Cine Corpo Depoimento
Exibição de filme cuja temática central é o movimento da dança urbana.140 lugares. 1h40 min. CineTeatro. Livre para todos os públicos
31/07. Sexta, às 12h.

palestras
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Dança Urbana em Debate
Com Homero Lopes e convidados. Debate sobre a importância e história dos diferentes estilos de dança urbana. 50 min. CineTeatro. Lotação:140. Livre para todos os públicos
31/07. Sexta, às 13h30.

especial
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Jam Session - Dança Urbana
Com mediação e coordenação de artistas convidados. A atividade estimula a criação em dança em tempo real. Promove intercâmbio entre os participantes de grupos de dança urbana e público. 50 min. Praça de Eventos. Livre para todos os públicos
29/07, 30/07, 31/07. Quarta, quinta e sexta, às 15h.

House Dance
Com André Pires (Rock Master). Aula aberta de House Dance. Dinâmica dança urbana, desenvolvida nos clubes de Chicago e Nova York nos últimos 25 anos. 50 min. Praça de Eventos. Livre para todos os públicos
31/07. Sexta, às 14h.

aulas abertas
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Ragga Jam
Com Lucas Migliorini. Técnica fundamentada na dança afro-jamaicana, apresentada através dos passos de base e de sequências coreográficas ao som do ragga dancehall. 50 min. Praça de Eventos. Livre para todos os públicos
30/07. Quinta, às 14h.

workshops
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Breaking
Com José Bispo de Assis (Bispo SB). O Breaking (B. Boying / B.Girling), estilo de dança urbana oriunda dos guetos de Nova Iorque – EUA, mistura dança acrobática e técnicas de dança oriundas do Funky Original. 50 min. Praça de Eventos.
Livre para todos os públicos
29/07. Quarta, às 14h.

MULTIMÍDIA E INTERNET

especial

SARAU DIGITAL
Vivência imersiva em Arte Digital para a Terceira Idade e público em geral e apresentação ao vivo de Zé Rosa e João da Viola. Internet Livre.
31/07. Sexta, 10h30.
DJ DIGITAL
Discotecagem digital com software livre. Com técnicos do SESC.
Livre para todos os públicos . Internet Livre.
11/07. Quarta a sexta, 13h. Sábado, 15h.

cursos

TUITAR É PRECISO!
Criação de conta e informações sobre o uso do Twitter, a poderosa ferramenta de comunicação multimídia. Com Adriano Calsone. Internet Livre.
12/07, 19/07, 26/07. Domingos, 11h.

oficinas

STICKERS
Criação de adesivos artísticos a partir da análise de obras de artistas de grafite e stick art. Com técnicos do SESC. Informações: 2523-9315 e inscrições no local. 40 vagas. Internet Livre.
De 01/07 a 31/07. Quarta a domingo, 13h.

EXPEDIÇÃO VIRTUAL - PARQUES & LÚDICOS
Navegação orientada por sites de parques temáticos e atrações turísticas do Brasil e do mundo. Com Renata Stort do Tecnorama. 10 vagas. Internet Livre
19/07. Domingo, 14h.

MEMÓRIAS DO HARDWARE - GRAVAÇÃO DE PODCAST
Bate papo ao vivo com José Carlos Valle, curador do Museu do Computador, com histórias e curiosidades sobre a história da informática. Com técnicos do SESC. Internet Livre.
26/07. Domingo, 14h.

LITERATURA

especial
EM BOA COMPANHIA
Descubra o prazer da leitura com escritores de vários gêneros literários, nos caminhos que percorrem na construção de histórias. Livre para todas as idades.

Que palavra é essa?
Recital brincante de poemas no qual a platéia participa ativamente de tudo sendo autora do momento. Com Cláudio Thebas, escritor e palhaço. Sede Social.
Livre para todos os públicos
19/07. Domingo, das 14h às 15h.

A Menina dos pais crianças
A história aberta e a reconstrução do roteiro numa experiência interativa com o público. Com Kiara Terra, escritora e contadora de histórias. Sede Social.
Livre para todos os públicos
26/07. Domingo, das 14h às 15h.

CINEMA E VÍDEO

filmes
DESENHOS DO MUNDO
Uma programação especial de filmes para as crianças e toda a família com diferentes visões do mundo. Animações de várias origens contam histórias da França, Rússia, África, Estados Unidos, Japão e Brasil.

Kiriku e a Feiticeira
Michel Ocelot. França, 71min, 1998. Uma tradicional lenda africana ganha vida neste longa-metragem de animação francês, que mostra a história de um pequeno menino que enfrenta uma poderosa feiticeira. Cine Teatro. Lotação 140 pessoas. Livre para todos os públicos
08/07, 09/07, 10/07, 11/07. Quarta a sexta, às 11h; Sábado, às 15h.

A Viagem de Chihiro
Hayao Miyazaki. Japão, 122 min, 2001. Em uma viagem de mudança, Chihiro e os pais descobrem uma misteriosa passagem que os leva até um mundo mágico. E a jovem vai enfrentar uma jornada heróica para salvar a família, que foi transformada em porcos. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação. Cine Teatro. Lotação 140 pessoas.
Livre para todos os públicos
15/07, 16/07, 17/07, 18/07. Quarta a sexta, às 11h; sábado, às 15h.

As Aventuras de Azur e Asmar
Michel Ocelot. Fança, 99min, 2006. Dois garotos foram criados como irmãos, até que foram separados. Mais tarde quando se reencontram, serão rivais na busca por uma fada. Cine Teatro. Lotação 140 pessoas Livre para todos os públicos
23/07, 24/07, 25/07. Quinta e sexta, às 11h; sábado às 15h.

Brichos
Paulo Munhoz. Brasil, 77min, 2007. Três filhotes de animais se reúnem e criam um lutador para participar de um campeonato de videogame e descobrem um segredo existente na floresta. Livre para todos os públicos
29/07, 30/07, 31/07. Quarta a sexta, às 11h.

ESPORTES

aulas abertas

AQUANIMAÇÃO
Programação educativa e físico-esportiva com atividades recreativas, aulas abertas de hidroginástica e esportes aquáticos. Parque Aquático.
De 01/03 a 27/12. Sábados e domingos, às 14h.

cursos
PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA PERMANENTE
Conjunto de atividades fisicoesportivas para todas as faixas etárias, que tem por objetivo a prática saudável. Orientação da equipe SESC. Informações e inscrições antecipadas na Central de Atendimento, telefone 2523-9286/9287. Obrigatória a apresentação de exame médico.

Esporte para Idosos
Aulas de diversas modalidades esportivas específicas e direcionadas para pessoas acima de 55 anos. Vagas limitadas. Informações e Inscrições na Central de Atendimento: 2523-9326/9286. Ginásio de Esportes.
De 04/03 a 11/12. Quarta a sexta, às 9h30 e 10h30.

Ginástica Integrativa
Programa de atividades que visa a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento das capacidades físicas e psicossociais dos participantes. Acima de 15 anos. Vagas limitadas. Informações e Inscrições na Central de Atendimento: 2523-9326/9286. Ginásio de Esportes.
De 04/03 a 11/12. Quarta a sexta, às 9h30 e 10h30.

Esporte Criança
Diversas modalidades esportivas, desenvolvidas em aulas semanais, para crianças de 7 a 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições e informações na Central de Atendimento: 2523-9326/9286. Ginásio de Esportes.
De 11/03 a 12/12. Sábado, às 9h30.

Clube da Caminhada
Atividade monitorada por técnicos do SESC, pelas alamedas da Unidade, com dicas de saúde, alimentação, respiração, vestuário e postura para a realização da atividade. A partir de 15 anos. Praça de Eventos.
De 02/05 a 12/12. Sábados, às 9h30.

oficinas

ARCO E FLECHA
Clínica de tiro com arco, noções básicas.
04/07, 05/07. Sábados e domingos. LOCAL E HORA ?

recreação

FUTEBOL SOCIETY
Atividade monitorada por técnicos do SESC. A partir de 14 anos. Campo Society.
De 02/05 a 27/12. Sábados e Domingos, das 10h às 13h.

CIRCUITO ACROBÁTICO
Exploração de movimentos ginásticos diversos. Trampolim acrobático, mini tramp, trave de equilíbrio. Quadra 3 do ginásio de esportes, às 10h.
29/07, 30/07, 31/07. Quarta, quinta e sexta, às 10h.

CIRCUITO ESPORTIVO
Mini estações de esportes. Vivência recreativa das modalidades esportivas de futebol e basquetebol. Quadras externas 1 e 2.
29/07, 30/07, 31/07. Quarta, quinta e sexta, às 9h.

torneios e campeonatos

TORNEIO ABERTO DE TÊNIS
Evento da modalidade que visa a participação, inclusão e melhoria da qualidade de vida por meio das práticas esportivas. Quadras 1, 2 e 3.
De 10/05 a 26/07. Domingos, das 9h às 17h.

COPA SESC/COFEMA DE FUTEBOL SOCIETY
Torneio da modalidade, destinado a funcionários da empresa COFEMA. Campo de Futebol Society 2. De 06/06 a 25/07. Sábados, às 14h.

COPA SESC DE FUTSAL
Inscrições: de 01/07 a 26/07. Taxa: R$ 30,00 e R$ 15,00. Acima de 15 anos. Quarta a domingo, 9 às 17h.
01/07. Quarta a domingo, 9 às 17h.

CORPO E EXPRESSÃO

aulas abertas
DANÇA DE SALÃO
Aprendizado de ritmos típicos dos salões de baile de várias épocas e regiões: bolero, tango, rumba, mambo, salsa, merengue, lambada, samba, rock, valsa etc.

Merengue
É uma dança nacional dominicana, mas também conhecida em Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. A dança é muito alegre e contagiante, com passos fáceis que permitem a cada dançarino se expressar através do gingado. Ginásio de Esportes.
05/07. Domingo, às 14h.

Samba Rock
Samba rock é um estilo de dança que surgiu dentro dos bailes de música negra realizados na periferia de São Paulo. Ginásio de Esportes.
12/07. Domingo, às 14h.

Chá-chá-chá
Ritmo derivado do Mambo e popular na década de 1950 foi inspirado no som dos pés dos dançarinos ao arrastá-los pelo chão. Ginásio de Esportes.
19/07. Domingo, às 14h.


Bolero
Ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu no Caribe, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento. Ginásio de Esportes.
26/07. Domingo, às 14h.

ESPAÇO ZEN
Conjunto de vivências corporais que visam proporcionar experimentação e despertar o interesse e a consciência para a prática de atitudes saudáveis, na busca do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

Alongamento
Atividade que proporciona melhora do equilíbrio e consciência corporal. Palco da Orquestra Mágica.
05/07. Domingo, às 11h.

Ginástica Postural
Proporciona o equiíbrio e realinhamento corporal através de exercícios localizados e alongamento. Palco da Orquestra Mágica.
12/07. Domingo, às 11h.

Yoga
Prática de origem indiana que reúne exercícios respiratórios, posturais e relaxamento. Proporciona a melhora do tônus muscular, da flexibilidade e do equilíbrio do corpo. Palco da Orquestra Mágica.
19/07. Domingo, às 11h.

Bioball
Proporciona flexibilidade, alongamento, melhoria do equilíbrio corporal e força muscular. Palco da Orquestra Mágica.
26/07. Domingo, às 11h.

oficinas

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
De forma divertida e lúdica busca estimular a criatividade por meio da exploração dos sons. 29/07, 30/07, 31/07. Tenda da Orquestra. Quarta, quinta e sexta, às 11h.

NATUREZA E MEIO AMBIENTE

especial

ESTÁ NO AR....
Painéis infláveis, lúdicos e divertidos convidam você a descobrir o universo invisível das partículas que compõem o ar, como elas se comportam dentro e fora do corpo e o que podemos fazer para manter saudável a qualidade do ar nas grandes cidades. Ginásio de esportes. Informações e Agendamento de grupos e visitação livre: 2523-9286/9287.
De 16/04 a 29/11. Quarta a domingo, das 9h30 às 16h30.

PÓLOS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Espaços para realização de atividades de educação ambiental abertos para visitação.

Herbário
Espaço com diversas espécies de ervas medicinais e aromáticas.
De 02/01 a 30/12. Quarta a domingo, das 9h às 17h.

Horta
Nos canteiros de hortaliças e legumes pode-se conhecer um pouco sobre a agricultura orgânica e os benefícios para o homem e a natureza.
De 02/01 a 30/12. Quarta a domingo, das 9h às 17h.

Pomar
Espaço para atração de avifauna que conta com diversas espécies frutíferas.
De 02/01 a 30/12. Quarta a domingo, das 9h às 17h.

Trilha
Em um pequeno fragmento de Mata Atlântica secundária pode-se conhecer algumas espécies de animais e vegetais.
De 02/01 a 30/12. Quarta a domingo, das 9h às 17h.
Itaquera


Viveiro de Plantas
Espaço destinado à produção de mudas.
De 02/01 a 30/12. Quarta a domingo, das 9h às 17h.

oficinas
JARDINAGEM NAS 4 ESTAÇÕES
Vivência de jardinagem com oficinas práticas de técnicas de cultivo, identificação de espécies e manutenção de plantas. Une aprendizado e lazer propiciando um maior contato entre o homem, sua cultura e a natureza.

Compostagem em Pequenos Espaços
Aborda os princípios da compostagem com ênfase para a agricultura orgânica, sistema de produção que mantém as propriedades dos recursos naturais sem utilizar produtos químicos sintéticos e que contribui para a sustentabilidade. Quiosque do Viveiro.
25/07. Sábado, às 11h.

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

palestras
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
A importância de uma alimentação saudável, equilibrada e um alerta para a redução do desperdício.

Obesidade Infantil
Ciclo de Encontros com profissionais de saúde. Com Patrícia Spada, Psicoterapeuta especialista em obesidade infantil. Sala de Convenções. Vagas limitadas. Inscrições: 2523-9326
08/07. Quarta, às 15h.

especial
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
A importância de uma alimentação saudável, equilibrada e um alerta para a redução do desperdício.

Cinegourmet
Uma divertida sessão de cinema onde é possível aprender mais sobre alimentação saudável. Vagas limitadas. Inscrições: 2523-9326. Cine Teatro.
11/07. Sábado, às 10h.

oficinas
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
A importância de uma alimentação saudável, equilibrada e um alerta para a redução do desperdício.

Elaboração de Cardápios
Saiba como elaborar cardápios nutritivos e equilibrados. Inscrições 2523-9326.Vagas limitadas. Quiosque do Viveiro.
01/07, 02/07, 03/07. Quarta a sexta, às 15h.

Maracujá: Da Casca a Semente
Aproveitamento integral do maracujá através de saborosas receitas. Quiosque do Viveiro. Inscrições: 2523-9326.
17/07. Sexta, às 12h.

recreação
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
A importância de uma alimentação saudável, equilibrada e um alerta para a redução do desperdício.

Trilha da Alimentação Saudável
Uma divertida brincadeira onde os mitos e verdades da alimentação serão desvendados. Para crianças a partir de 6 anos. Praça de Eventos.
29/07, 30/07, 31/07. Quarta a sexta, às 10h.

clínicas odontológicas

ODONTOSESC
O atendimento odontológico é dirigido aos trabalhadores do comércio e serviços e dependentes. São oferecidos tratamentos clínicos em diferentes especialidades, além de ações preventivas para promover a saúde bucal, por meio do trabalho educacional. Agendamento e informações na Central de Atendimento: 2523-9326
De 02/06 a 19/12. Quarta a sábado, das 8h30 às 17h.

SOCIEDADE E CIDADANIA

especial
AGENDA 21
Encontros mensais para discutir e mapear as questões socioambientais da Zona Leste a fim de integrar uma proposta maior que congrega as diversas regiões da cidade de São Paulo-Rede 21. A Rede tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, privada e governamental à participação, promoção e implantação da Agenda 21 no Município.

Encontro
Reunião entre distintos setores para articulação da Agenda 21 na Zona Leste. Benfeitores da Natureza. Informações: 2523-9286/9287.
16/05, 20/06, 18/07, 15/08, 19/12. Sábado, às 9h.

COLETA SELETIVA: ZONA LESTE FAZ!
Programa que reúne catadores de materiais da Zona Leste com o objetivo de fomentar a participação organizada deste grupo de trabalhadores na coleta seletiva urbana.

Encontro
Encontro entre representantes dos distintos setores da sociedade para articulação da Coleta Seletiva na Zona Leste.
04/07, 01/08. Sábado, 15h.

INFANTIL
espetáculos

CIRCUS VARIETÉ
Trupe Trolhas. Dois palhaços, um acordeon e uma mala recheada de instrumentos, bonecos, malabares e muitas brincadeiras. 40 min. Espaços abertos da unidade.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças
29/07. Quarta, às 11h e às 13h.

AYURCA
Criação: Tercio Emo. Com a Cia. Os Pândegos. Improvisação interativa com palhaços e música ao vivo. 40 min. Espaços abertos da unidade.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças
30/07. Quinta, às 11h e às 13h.

BRINCADEIRAS NO PARQUE
Trupe Trolhas. Intervenção artístico-musical com improvisos, brincadeiras e música ao vivo. 40 min. Espaços abertos da unidade. LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças
31/07. Sexta, às 11h e às 13h.

especial
NATUREZA LÚDICA
Vivências relacionadas à saúde e bem-estar que contribuem para o desenvolvimento infantil por meio do contato com a natureza, desenvolvimento de habilidades motoras e socialização. Agendamento antecipado. Informações e inscrições: 2523-9286 / 9287.

Amiga Árvore
Atividade que proporciona o resgate das relações que estabelecemos com as árvores desde pequenos, por meio do brincar e do estímulo dos sentidos.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada a partir de 4 anos
De 04/03 a 17/07. Quarta a Sexta, 10h e 14h.

O Ar e o Som
A atividade propicia um primeiro contato das crianças com a educação rítmica básica por meio de instrumentos de sopro, além de atividades recreativas que exploram os instrumentos musicais gigantes do parque lúdico. Orquestra Mágica.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada a partir de 4 anos
De 04/03 a 17/07. Quarta a sexta, 10h e 14h.

Vento e Aventura
Atividade com foco na educação corporal infantil que abrange a realização de atividades recreativas no parque lúdico Espaço de Aventuras e a confecção de brinquedos voadores.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada a partir de 4 anos
De 04/03 a 17/07. Quarta a sexta, 10h e 14h.

oficinas

INTERATIVIDADES
Oficinas e vivências que buscam proporcionar o convívio intergeracional através do contato com as diferentes formas de linguagens artísticas. Praça de Eventos.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças
De 04/07 a 26/07. Sábados, domingos e feriados, às 14h.

contação de histórias

CONTE OUTRA VEZ
Com a Cia. do Mapinguary. Contos tradicionais “Maria Borralheira”, “O Homem do Saco” e “O Marido da Mãe D’Água”, apresentados com parlendas e canções. 45 min. Sede Social.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças
05/07. Domingo, 11h.

JOÃO E MARIA E OUTRAS HISTÓRIAS
Com a Cia. do Mapinguary. “João e Maria”, “O Saci”, “Uroshima Taro” e outras histórias, com participação infantil e brincadeiras. 45 min. Sede Social.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças
12/07. Domingo, 11h.

ALÉM DAS MONTANHAS
Contos, causos e lendas das cidades de Minas Gerais, com participação do público infantil. 45 min. Sede Social. LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças
19/07. Domingo, às 11h.

MISTÉRIOS DA AMAZÔNIA
Lendas amazônicas como a “Vitória Régia”, o “Uirapuru”, o “Japim”, o “Curupira” e a “Serpente Arco-Íris”. 45 min. Sede Social.
LIVRE - esta atividade será melhor aproveitada por todas as crianças
26/07. Domingo, 11h.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0