FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EM PROL DA LEI DO APRENDIZ

Programa gratuito preparatório para o primeiro emprego, o Projeto Uirapuru incentiva a utilização da lei para a inserção dos jovens no mercado de trabalho

Com dois anos de atuação, o Projeto Uirapuru já contabiliza 200 jovens formados e 30% encaminhamos ao mercado de trabalho. E uma das formas de contratação desses jovens é através da Lei do Aprendiz. “Conseguimos proporcionar aos iniciantes experiência profissional desde cedo, e com o incentivo dos direitos trabalhistas. Isso evita os trabalhos informais que, muitas vezes, os jovens precisam se submeter no começo de suas carreiras”, explica Daniella Michel, diretora do Uirapuru.
O governo Federal tem como meta inserir 800 mil jovens no mercado até 2010 e, para incentivar ainda mais o cumprimento da lei, o Ministério do Trabalho e Emprego vem criando uma série de ações para mobilizar empresas, governos, entidades formadoras e sociedade.
“O Uirapuru está fazendo a sua parte e, através de um trabalho sério, comprometido e efetivo, vem conseguindo galgar alguns espaços para os jovens com menos oportunidades. Entretanto, é importante que as empresas também façam a parte delas e colaborem para o futuro do Brasil”, afirma Michel.
Recentemente, o Projeto incrementou as atividades direcionadas aos jovens e passou a oferecer aos ex-alunos, que já estão trabalhando, um plano de carreira para os próximos 5 anos. Em parceria com a empresa Vicky Bloch, com a utilização da metodologia PROVOC - programa de educação vocacional, os alunos estão sendo estimulados à auto-reflexão e ao autoconhecimento. O objetivo é orientá-los sobre suas competências e talentos, assim como próximos passos para conquistarem objetivos, alinhando vida pessoal e profissional.
O Projeto Uirapuru é um programa social da Fundação Heydenreich, preparatório para o primeiro emprego e voltado a jovens de baixa renda, de 15 a 19 anos, da região de Taboão da Serra. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4701-5641 ou endereço eletrônico, http://www.fbh.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.