FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alimento diet ou light - Qual a diferença?

Até pouco tempo atrás alimentos diet e light eram apenas comercializados em farmácias, e por isso seu consumo se restringia á somente pessoas diabéticas. Mais com o passar do tempo este quadro mudou. Atualmente, devido à crescente procura por esses tipos de produtos, podemos encontrá-los em vários locais, como supermercados, padarias e lojas de conveniência. No entanto, ainda, a grande maioria dos consumidores não sabe diferenciá-los. Assim quando se pensa nesses termos logo vem á tona aquela velha pergunta: Qual a diferença entre os dois?

O que são alimentos diet?

Muitos consumidores acreditam que um produto diet é aquele que não contém calorias. Conforme explica a nutricionista do Grupo Ana Rosa Camila Radziavicius, "quando a palavra diet está presente em um rótulo significa que existe a ausência total de um ou mais ingredientes da fórmula original, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura, ou algum outro nutriente."
Por isso, nem sempre os alimentos deste segmento apresentam redução nas calorias. Um exemplo típico é o famoso chocolate diet; em seu processo de fabricação o açúcar utilizado é substituído por adoçante. O produto foi desenvolvido especialmente para diabéticos, porém, em geral, pessoas que querem emagrecer ou manter a forma acabam o consumindo. "O que muitas pessoas não sabem é que a troca do açúcar por adoçante faz com que os fabricantes adicionem mais gordura do que o normal priorizando manter sua textura habitual, e com isso faz com que este tenha praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal" - explica Camila.

O que são alimentos light?

Os produtos light são aqueles que apresentam uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente ou calorias em relação ao original, ou seja, não são totalmente isentos como os diet, sendo essa a principal diferença entre eles. Por isso, esses alimentos não são indicados para dietas específicas.
Segundo a nutricionista, esses produtos são recomendados para pessoas que queiram diminuir as calorias da sua dieta e promover o emagrecimento.
Camila ainda ressalta a importância de não se ingerir indiscriminadamente tais alimentos, pois mesmo possuindo um baixo valor calórico, se forem consumidos mais que do que o habitual, poderão ser propensos colaboradores para o aumento de peso.
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.