FIQUE POR DENTRO

domingo, 25 de outubro de 2009

Terapia Floral – a cura das emoções

Por Fátima Repanas
Terapeuta Floral


Atualmente, muito se fala das terapias alternativas, porém hoje há uma nova denominação para elas: terapias essenciais. Entre as terapias, vou falar sobre a Terapia Floral, método reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem resultados comprovados em diferentes partes do mundo na melhora do estado físico e psicológico do paciente.

Os Florais de Bach têm como função básica restaurar o equilíbrio das emoções, agindo sobre o paciente e não sobre a doença. Não possuem contra indicações, podendo ser eficientes para bebês, crianças, adultos, idosos, animais e inclusive plantas.

São 38 essências no total, que devem ser escolhidas após uma profunda auto-análise, onde o paciente tem que se conhecer muito bem, profundamente. Como isso é muito raro hoje em dia, é aconselhável a procura de um profissional especializado, que vai auxiliar no processo de reconhecimento dos sentimentos e reações diante de problemas.

A minha dica para que você saiba como anda a sua saúde e se necessita de terapia é se perguntar: “Eu sou feliz?”. Saúde e felicidade andam juntas e ser feliz é se conhecer. Quando o entendimento e o auto-conhecimento chegam à mente, a paz se instala e, justamente neste momento, a força e a saúde retornam ao corpo.

Por isso, o tratamento com florais e terapia forma um casamento perfeito. Primeiro, porque é um método de cura natural, não agressivo e depois porque leva ao auto-conhecimento. Se conhecer e tratar as emoções é um mundo mágico e dificilmente os pacientes abandonam rapidamente o tratamento.

Se você tem interesse em iniciar a Terapia Floral, é importante saber que jamais deve consumir o floral de outra pessoa. As emoções são individuais, assim como os florais. Para entender melhor, é importante que você conheça a história e o desenvolvimento dos florais, assim como sua ação no organismo humano.


O surgimento da Terapia Floral

As essências florais foram desenvolvidas no início do século XX e são utilizadas visando o equilíbrio emocional. O criador das essências florais, Edward Bach, na sua prática de medicina constatou que o temperamento dos pacientes era fundamental para a cura das doenças. Para Dr. Bach, as doenças seriam o resultado, no corpo, dos conflitos entre a mente e a alma. São exatamente os conflitos que nos levam às doenças.

Por volta de 1928, em uma festa, Dr. Bach começou a observar as pessoas mais detalhadamente. Imaginou que deveria haver um medicamento que aliviasse o sofrimento comum de cada grupo. Este momento deu início à sua teoria da personalidade, em que ele identificou sete grandes grupos (medo, insegurança, falta de interesse no presente, solidão, hipersensibilidade e influência de idéias, desalento e desespero, preocupação excessiva com os outros), reunindo não pessoas que sofriam do mesmo mal, mas sim que reagiam da mesma maneira diante das doenças.

Dr. Bach começou a procurar um novo sistema de cura que pudesse ser usado também de forma preventiva e que fosse receitado a partir do temperamento de cada paciente. Foi daí que ele começou a pesquisar as plantas e sua teoria se espalhou pelo mundo.

A essência base da Terapia com Florais de Bach é a Rescue, que reúne cinco essências, sendo a mais conhecida no mundo e a mais indicada pelos profissionais. Sua ação ajuda o paciente e a se estabilizar e a acalmar as emoções, atingindo um equilíbrio fundamental para a continuidade do tratamento.


"A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma bênção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o mundo apenas um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a nossa missão."
Dr. Bach

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.