FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O FIM DAS INDESEJÁVEIS OLHEIRAS

Sinônimo de cansaço e falta de saúde as olheiras, frequentemente amenizadas com uso de corretivo, podem ser eliminadas de vez com tratamentos a laser e carboxiterapia


Queixa frequente entre os consultórios médicos e clínicas de estética, as olheiras podem sim ser atenuadas e até extintas por meio de tratamentos cosmiátricos e aplicação complementar de cosméticos. Segundo a Dra. Valéria Leal, médica cirurgiã plástica e dermatologista responsável da Clínica Cidade Jardim, cerca de 15% de seus atendimentos diários são de homens e mulheres que procuram tratamentos estéticos para exterminar as áreas escurecidas abaixo dos olhos. "Em geral, três semanas de tratamento é suficiente para começar a notar a diferença no clareamento e no aspecto da pele palpebral, mas antes de tudo é preciso identificar a causa do problema e como ele pode ser tratado: pode ser por meio de carboxiterapia, laser ou pelo uso de produtos cosmecêuticos", afirma a Dra. Valéria.

Segundo a médica, as olheiras têm como causa um processo multifatorial, mas basicamente o que a faz aparecer é uma congestão vascular na área abaixo dos olhos e os depósitos de hemossiderina - pigmento derivado da degradação da hemoglobina - além de fatores genéticos. "Quem sofre de insônia ou dorme mal por motivos como excesso de trabalho e stress desenvolve olheiras muito mais por uma congestão vascular local do que por depósito de pigmentos." Se o caso do paciente for de congestão vascular, o problema pode ser contornado com a aplicação de produtos cosmecêuticos, manipulados com capacidade descongestionante ou aqueles que removem os pigmentos e diminuem sua produção. "Para melhorar ainda mais a aparência da pele no local, indico aos meus pacientes o uso de produtos com ação protetora, anti-radicais livres, hidratantes, estimuladores de colágeno ou antioxidantes. A demanda varia de acordo com cada paciente e as necessidades específicas de cada pele" completa a Dra. Valéria.

Tratamentos a laser: Carboxiterapia e Luz Pulsada

A Carboxiterapia e a Luz Pulsada são tratamentos cosmiátricos que também podem ajudar a eliminar as olheiras. A Carboxiterapia - uma injeção com volume e pressão controlados de CO², um potente vasodilatador - é uma das opções mais eficazes, pois ao levar grande fluxo sanguíneo para o local, é capaz de remover as impurezas produzidas pelo metabolismo. Como o gás é vasodilatador, há também a otimização da capacidade de drenagem do local. Além disso, o processo ajuda a criar um aspecto mais firme e jovial à pele das pálpebras. "O tratamento da Carboxiterapia deve ser semanal, e necessita cerca de 10 a 15 sessões para ser concluído, dependendo das necessidades do paciente", explica a Dra. Valéria Leal

Já a opção do tratamento da Luz Pulsada é capaz de remover pigmentos e vasinhos superficiais da pálpebra, melhorando sensivelmente os focos de áreas escurecidas. O tratamento deve ser feito uma vez por mês, num total de quatro a oito sessões.

Como o aparecimento da olheira é multifatorial, quanto mais formas de tratamento forem associadas, melhor e mais duradouro será o resultado. "Os produtos de apoio ao tratamento de uso domiciliar podem ser manipulados, ou pode ser usado produtos prontos e de excelência como o Bionic Eye Cream da NeoStrata, o Redermic Yeux da La Roche Posay eo Complete Lift Eye Pen da marca Róc", afirma a médica.

Segundo a Dra. Valéria, este não é um tratamento breve, então é preciso contar com assiduidade e adesão total do paciente. "Também vale lembrar que os pacientes insones terão melhora apenas enquanto durar o tratamento, com remissão da olheira caso não trate seu problema de insônia", finaliza a Dra.

Mais sobre a Dra. Valéria Leal:

Graduada pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, e com especialização em cirurgia geral e cirurgia plástica na mesma universidade. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. Por sete anos, foi assistente de um renomado cirurgião plástico que foi membro do corpo docente da disciplina de Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

Atua também nas áreas de Cosmiatria e Laser, com ampla experiência em rejuvenescimento facial e depilação a laser, áreas em que atua há mais de sete anos. Nos procedimentos cirúrgicos recebe pacientes para cirurgias de contorno corporal, mamas e face em sua maioria.

Durante cinco anos, foi responsável técnica por mais de 15 unidades de uma conhecida rede de clínicas de estética, onde realizava laser e procedimentos cosmiátricos, como botox, preenchimentos, carboxiterapia, intradermoterapia e peelings, entre outros. Atualmente está à frente de sua própria clínica, a Clínica Cidade Jardim, um centro de saúde, estética, bem-estar e relaxamento.
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.