FIQUE POR DENTRO

sábado, 3 de outubro de 2009

Sem rugas no pescoço!

A papada pode ser melhorada através de um processo de emagrecimento ou com a realização de uma lipoaspiração

Diferente da pele da face, a pele do pescoço é mais fina, delicada e pobre em lipídeos, o que caracteriza uma derme seca, menos resistente às agressões do meio ambiente e mais propensa à formação de rugas. Para prevenir o envelhecimento precoce do pescoço é fundamental a utilização de um bom creme hidratante, bem como a aplicação diária de um protetor solar, o que evita a danificação das fibras dérmicas pela radiação do sol. São essas fibras que garantem a firmeza e hidratação da pele.
Cada pessoa, evidentemente, envelhece à sua maneira, mas é geralmente na faixa dos 50 que muitas mulheres consideram fazer o primeiro lifting parcial, cirurgia plástica feita para rejuvenescer o pescoço e remover a pele flácida na linha da mandíbula. Antes disto, há vários recursos para tratar a pele do pescoço a fim de reduzir a papada, proveniente do acúmulo de gordura nesta região e do avanço da idade. “A papada pode ser melhorada através de um processo de emagrecimento ou com a realização de uma lipoaspiração”, informa o cirurgião plástico, Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

A gordura não é considerada um fator determinante para o envelhecimento, mas as pessoas que emagrecem e engordam com muita facilidade apresentam uma flacidez maior da pele na região do pescoço. “O efeito sanfona faz com que a região apresente deficiências de colágeno e elastina. Com o tempo e devido ‘ao eterno engorda e emagrece’ essas substâncias vão sendo produzidas em menor quantidade pelo organismo”, explica Penteado.

Para os casos em que a gordura fica acumulada no pescoço (região cervical) e abaixo do queixo (submento), o cirurgião plástico deve avaliar a indicação de uma lipoaspiração de papada. “O procedimento esculpe e realça o ângulo e a linha da mandíbula, ajudando a corrigir a flacidez e desfazendo o queixo duplo”, explica o médico, que é membro da Sociedade Brasileira da Cirurgia Plástica.
A cirurgia, geralmente, dura menos de uma hora e é feita com anestesia local ou sedação. São feitos pequenos botões anestésicos com lidocaína, onde serão introduzidas as cânulas - duas atrás de cada orelha e duas atrás do queixo - para aspirar a gordura em excesso. Não ocorre descolamento da pele e as cicatrizes são imperceptíveis. Em relação aos cuidados pós-cirúrgicos, os pontos podem ser retirados em uma semana. “São indicadas também sessões de drenagem linfática facial e, obviamente, deve-se evitar a exposição ao sol”, diz Ruben Penteado.
Cautela com a aplicação de botox
Recentemente, o rejuvenescimento do pescoço ganhou “outra arma”: injeções de botox. “O alvo das injeções é o platisma, um músculo bilateral que desce da mandíbula até a saboneteira, a depressão cercada de ossos logo abaixo do pescoço. À medida em que a idade avança, o platisma salta à vista e ainda puxa mais para baixo a pele já flácida do contorno do rosto, formando a papada pregueada”, explica Ruben Penteado.
A aplicação de botox numa área triangular, bem no centro do músculo, faz com que ele relaxe. Sem tração, as pregas do pescoço se suavizam e a região logo abaixo da mandíbula se eleva. O tratamento vem sendo vendido como ‘uma alternativa temporária à plástica tradicional’. “Esta região, no entanto, é uma área delicada, onde uma aplicação malfeita de botox pode causar alterações da sensibilidade e problemas motores, como dificuldade de engolir, por exemplo. Sem falar no risco do rosto ficar mais puxado de um lado que do outro... É sempre bom ouvir muitos especialistas antes de decidir...”, alerta o médico.
*
SERVIÇO:
www.medintegrada.com.br
http://dicadebeleza.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.