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domingo, 4 de outubro de 2009

Vendedores precisam desenvolver técnicas para lidar com as situações do dia a dia

A comunicação é composta por uma série de habilidades que todos podem aprender através da avaliação de si próprio, e com o auxilio de profissionais especializados e de treinamentos sistemáticos

Uma vez nos distantes anos antes de Cristo trocavam-se produtos cultivados naquelas regiões, era a moeda da época. Um dia um produtor muito esperto e visionário descobriu que era possível ganhar ouro em vez de produtos e percebendo que sua produção era suficiente para abastecer seu povoado, resolveu fazer alguma grana com o excedente. Contratou um viajante conhecido e fez a seguinte proposta: você vende meus produtos, recebe em ouro e darei para você uma bela comissão. Assim nasceu o vendedor.

Dia primeiro de outubro é comemorado o dia destes profissionais, que muitas vezes não são valorizados, mas que vem ganhando cada vez mais espaço, pois ao contrario que muita gente acredita, não existe mercado sem vendas, não existe negócio sem vendedor e há ninguém que não precise vender sua marca, seus conceitos, seus produtos ou serviços, até mesmo um médico, um dentista.

Segundo Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, todo vendedor deveria se dedicar a adquirir algumas habilidades, principalmente comunicacionais. “A comunicação exerce um papel fundamental na realização do ser humano. É através desse importante instrumento que é possível interagir, influenciar, explicar e se impor em reuniões e perante aos desafios da vida. Aliados à fala estão a gesticulação, postura, olhar, voz e expressões faciais que juntos auxiliam na exata transmissão da mensagem. Com todos esses itens, o interlocutor ficará satisfeito, resultando em um excelente feedback”, afirma.

Mesmo que falar em público seja uma atividade corriqueira para os profissionais de vendas é preciso treino e reciclagem, porque a todo instante há situações de exposição, seja durante uma reunião com a chefia ou em apresentações para clientes. E quando não há o devido preparo, o resultado torna-se uma catástrofe.

A psicóloga comenta que falar bem em público significa permitir que o jeito de ser do interlocutor apareça claramente, e, quando treinado para isso, consegue expressar sua individualidade. “Observo que a maioria dos alunos de oratória quer interpretar, representar um papel, isto é, esconder-se em um personagem, o que nunca dá certo”, explica.

Um bom curso de oratória oferta ao aluno um preparo especial que o possibilite de se apresentar com segurança em qualquer situação, colocando-se de forma consistente e criativa. “Felizmente a comunicação é composta por uma série de habilidades e técnicas que qualquer pessoa pode aprender, através da avaliação de si próprio, de profissionais especializados e de treinamentos sistemáticos”, aponta a diretora.

De acordo com a especialista, os participantes desenvolvem técnicas para aprender a explorar seus talentos com carisma. “A parte fundamental do aprendizado é a organização de discurso que consiste no planejamento da apresentação, estrutura da fala e linguagem. Assimilados isso, o aumento da performance acontece de forma natural. Vale lembrar que também cabe ao bom orientador, que exerce papel fundamental durante esse processo, a corrigir vícios de expressão para que o aluno possa expandir vocabulário, aprimorar aptidão e com isso trabalhar o seu marketing pessoal: etiqueta, visual, aparência, imagem e postura”, enfatiza.
Um vendedor pode queimar a margem de um produto por fazer várias visitas, sem falar com as pessoas certas. Existem vendedores que mesmo não tendo negócios para atingir suas metas não têm o comportamento pró-ativo de buscar novos clientes. As organizações precisam capacitar seus vendedores nas corretas habilidades de vendas, como também gerenciá-los para que eles utilizem tais desenvolturas.

Márcia destaca que o curso o curso Como falar em publico, elaborado pelo Instituto Saber, é voltado a todo profissional que deseja desenvolver habilidades de um bom comunicador. “Ao contrário do que se pensa, comunicar-se bem está mais atrelado a saber ouvir e saber fazer boas perguntas, do que saber falar. Como um médico quando entrevista um paciente, o vendedor deve ouvir seu cliente e perguntar sobre a situação vivenciada por ele, antes de prescrever qualquer solução, ou seja, falar de seus produtos e serviços. Essa é a base da abordagem consultiva em vendas”, finaliza.

Serviço:

Curso Como falar em público
Local: Instituto Saber Al. Santos, 211 - 10º andar cj.1004 – Paraíso- São Paulo/SP
Tel.: 11 - 3284.4446 / 3262.5272
Data: 23/10 - 19h às 22 horas, 24 e 25/10 - 8h30 às 18 horas.
Palestrante: Sabrina Melo e Márcia Dolores Rezende

Sobre a Dra. Márcia Dolores (foto)

A psicóloga Márcia Dolores Rezende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 25 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Possui a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.


Sobre o Instituto Saber

Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência através de processos de coaching para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização. Mais informações (11) 3262 5272/ 3284 4446 ou pelo blog http://academiadepnldoinstitutosaber.blogspot.com/.
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