FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DORES NAS COSTAS? LOMBALGIA?

Com treinamento baseado em resultados e respeitando os seus limites, os portadores de lombalgia se livram das dores e conseguem excelentes resultados para o corpo


Lombalgia é uma dor que pode tanto ser aguda como crônica e incomoda entre 65% e 80% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. Ela se inicia nas costas, nas regiões inferiores da coluna lombar e pode se irradiar para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas através do nervo ciático.

Segundo uma revisão científica publicada na edição de fevereiro do periódico "The Spine Journal", pesquisadores do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Washington revisaram 20 artigos científicos que analisaram diferentes intervenções contra a dor lombar em pessoas com idade entre 18 e 65 anos. Os trabalhos avaliaram o uso de suportes para as costas, da reeducação postural, de programas de redução de carregamento de peso, de políticas de prevenção no trabalho, de uso de palmilhas e de exercícios. O que se mostrou mais eficiente foi à atividade física. Sete, dos oito estudos avaliaram que experimentos com exercícios reduziram as crises de dor lombar.
Cinco desses sete programas envolveram de 45 a 60 minutos de exercícios supervisionados, duas vezes por semana, por um período de 3 a 12.
Se a dor for aguda e incomoda, deve-se iniciar com um breve repouso e logo iniciar sessões de alongamentos para diminuírem o encurtamento das cadeias de músculos das costas, exercícios aeróbicos leves durante as primeiras 2 semanas de tratamento também são indicados, seguido por exercícios musculares de tronco, no entanto, o paciente deve respeitar seu limite.
Pensando nisto o Studio Personal - Treinamento de Resultados® tem uma maneira inovadora e segura de trabalhar a lombalgia atuando sobre a funcionalidade do tronco e região do "core" (uma espécie de centro de gravidade do corpo) que atua diretamente na estabilização da coluna lombar aliviando as dores com exercícios lúdicos e personalizados de maneira gradativa que estimulam a movimentação natural do tronco sem grandes estresses.
Neste caso o treinamento é feito basicamente com movimentos do dia a dia ou específicos de qualquer esporte. Um treinamento diferente é elaborado a cada sessão de treino, diferente das academias convencionais que só treinam músculos e na maioria das vezes se repetindo por meses.
É assim que funciona o Treinamento de Resultados® ( funcional). Quando o treinamento é voltado a patologias, como por exemplo, a lombalgia, o treinador físico trabalhará focado em movimentos que se perde naturalmente devido à lesão como: mobilidade da coluna lombar - porção inferior e superior, rotação de tronco, flexão lateral de tronco, etc. Com seu treinamento, são observadas melhoras no equilíbrio, na coordenação, na agilidade, na potência, na velocidade e na postura por meio de fortalecimento de músculos centrais denominados CORE (ombros, porção superior e inferior da coluna vertebral, quadril, abdominal, joelhos e tornozelos).
Outra informação importante e válida é que qualquer pessoa pode fazer, independente de sexo, idade ou debilidade física, o que também beneficia aqueles que por qualquer motivo, não tem vontade de freqüentar uma academia convencional. Com o Treinamento de Resultados® (funcional), a pessoa conta com um profissional especializado em ortopedia, um atendimento individual e específico às necessidades dela, com o objetivo de resgatar as habilidades físicas perdidas ao longo do tempo devido à comodidade natural da vida moderna como: correr, pular, empurrar, puxar, subir, descer, etc.
Prof. Edson Ramalho é Preparador físico do Studio Personal, Graduado em Educação Física- FESB e Mestrando em Ortopedia na Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP
Studio Personal - SP - Treinamento de Resultados®
www.studiopersonal.com.br
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.