FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Processo seletivo de bolsas de estudo - 2009/2010 - Estudos Canadenses

Cinco modalidades de bolsas são oferecidas

A Embaixada do Canadá tem a satisfação de informar que estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2009/2010 dos programas de bolsa de estudo do Governo do Canadá, administrados pelo Conselho Internacional de Estudos Canadenses (ICCS/CIEC), destinados a todas as áreas das ciências sociais e humanas, particularmente às disciplinas que favoreçam a pesquisa e o desenvolvimento de cursos no âmbito dos Estudos Canadenses.

Há cinco modalidades de bolsas:

1ª) Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (Faculty Research Program - FRP / Bourse de Recherche Brésil - BRB) - visa apoiar professores universitários e/ou pesquisadores, com formação mínima de mestrado, que busquem realizar pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá e publicação em revistas acadêmicas especializadas.

2ª) Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses (Faculty Enrichment Program - FEP / Bourse de complément de spécialisation - BCS) - tem por objetivo fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a professores universitários na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina.

Para ambos os programas, a bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000,00 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá), além de uma subvenção semanal no valor de $900,00 dólares canadenses para as despesas no Canadá, por um período máximo de quatro semanas.

3ª) Bolsa para Pesquisa de Doutorado (Doctoral Student Research Award - DSRA / Bourses de recherche de doctorat - BRD) - tem por objetivo promover o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá e o desenvolvimento dos Estudos Canadenses, através do apoio a estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e desejem realizar sua pesquisa em instituições canadenses. A bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000,00 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e prevê uma subvenção mensal de $1.200,00 dólares canadenses para as despesas de subsistência no Canadá por um período máximo de seis meses, além de um complemento de $300,00 dólares canadenses, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.

O prazo para submissão de candidaturas a esses três primeiros programas encerra-se em 14 de novembro de 2009.

4ª) Bolsa Canada - América Latina - Caribe (Canada - Latin American - Caribbean Awards - CLACA / Bourses Canada - Amérique Latine - Caraïbes - BCALC) - visa apoiar pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas da América Latina e Caribe no desenvolvimento de trabalhos de curta duração, incluindo projetos de pesquisas conjuntos, contribuindo, assim, para a compreensão das relações bilaterais e multilaterais entre o Canadá e a região.


5ª) Redes Internacionais de Pesquisa (International Research Linkages - IRL / Réseaux internationaux de recherche RIR) - favorece a colaboração internacional e o apoio financeiro a equipes de pesquisadores do Canadá e de outros países, com o intuito de organizar seminários ou outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa.

O prazo para submissão de candidaturas a esses dois últimos programas encerra-se em 24 de novembro de 2009.

Instruções comuns a todos os programas:
• os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá;
• o dossiê de candidatura deve ser preenchido integralmente em inglês ou francês;
• o dossiê de candidatura deve ser apresentado em cinco vias.
As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis nos sites www.brasil.gc.ca e www.iccs-ciec.ca.

Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:

Embaixada do Canadá
Assessoria para Assuntos de Educação
SES - Quadra 803 Lote 16
70410-900 Brasília, DF

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.