FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cirurgia de "Ocidentalização" para Orientais

Especialista indica procedimentos estéticos mais adotados

A primavera também é uma estação considerada favorável para procedimentos estéticos. Trata-se de um período no qual ainda ficamos menos expostos ao Sol, fator que beneficia a recuperação do paciente.

Nesta época os problemas com a transpiração da pele são menores o que, indiretamente, também contribui na recuperação, assim como no conforto do paciente, perante curativos e malhas elásticas necessárias em alguns casos no pós-operatório.

Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que um público muito expressivo é o oriental, que tem se rendido às cirurgias e aos tratamentos estéticos. A cirurgiã, especialista nesses tipos de técnicas, ressalta que é fundamental conhecer as diferenças entre ocidentais e orientais, como estrutura e tipo de pele

A ocidentalização de pálpebras é a mais procurada pelos orientais. Essa cirurgia ameniza a aparência de olhos "puxados", ou "rasgados", o chamado olhar oriental. Dra. Edith comenta que este olhar deve-se a vários fatores. Um deles é o arcabouço ósseo da face que apresenta poucas protuberâncias, fazendo com que o globo ocular fique mais saliente do que nos ocidentais.

"Outro fator é o músculo elevador da pálpebra, que se insere um pouco mais baixo no tarso (uma espécie de cartilagem), fazendo com que a dobra da pálpebra superior fique mais rente aos cílios. Outra característica é a hipertrofia do músculo orbicular (o que cerra as pálpebras) e a presença de bolsas gordurosas em grande quantidade", explica a cirurgiã.

Um procedimento estético bem procurado é o peeling, que consiste em destruir a camada da epiderme e a camada superficial da derme, promovendo a restauração da pele, com o objetivo de regularizar e tratar as imperfeições que existem na superfície.

Contudo, alguns cuidados são necessários, especialmente com a pele oriental. "Para se aplicar um peeling em pele oriental, é exigido um conhecimento abrangente de todos os aspectos, os quais devem ser analisados para se ter um tratamento personalizado, que será eficaz e significativo", alerta a especialista.

A cirurgiã acrescenta que a pele da maioria dos orientais se enquadra no Fototipo IV, de acordo com o autor FitzPatrick, que fez a classificação baseado na reação da queimadura solar em cada pele. "O fototipo IV queima muito pouco, bronzeia fácil e moderadamente e tem maior propensão de ficar manchado".

Dra. Horibe esclarece que deve ser feito um preparo prévio da pele para obter melhores resultados, evitando o aparecimento de manchas na pele ou o clareamento excessivo.

Vale ressaltar que ponto da consulta, talvez o mais importante é o diagnóstico para verificar o melhor tratamento da pele. "Em alguns casos recomenda-se o peeling em conjunto com uma cirurgia plástica, por exemplo, a fim de corrigir não somente problemas de excesso de pele e flacidez muscular, mas também imperfeições da pele", comenta a cirurgiã plástica.

"Para se fazer a associação desses procedimentos, é importante que o profissional tenha domínio completo dos respectivos métodos e assim realizar uma adequada associação. Para se ter um diagnóstico mais preciso são necessários conhecimento e experiência e, principalmente, bom senso, pois essas técnicas exigem limites determinantes em cada aplicação", finaliza a Dra. Edith Horibe.
*
*
*
Publicidade:

3 comentários:

  1. Boa tarde qual o nome da Cirurgia de "Ocidentalização" para Orientais ?

    ResponderExcluir
  2. BLEFAROPLASTIA , É O NOME DESSA CIRURGIA (:
    Beijos da Dr. Jeice Carvalho :*

    ResponderExcluir
  3. Gostaria saber o endereço e telefone da Dra Edith Horibe, e qual o custo dessa cirurgia?
    obrigada!

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.