FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Escola Municipal de Jardinagem comemora 35 anos e oferece novos cursos e palestras

Texto: Camila Moreti

Em junho, a Escola Municipal de Jardinagem comemora 35 anos e, para celebrar, oferece uma programação com novos cursos e palestras gratuitas à população. A escola tem uma tradição de décadas na Cidade, ministra vários cursos relacionados à jardinagem, além de contar com um programa de palestras e oficinas. Sua programação oferece subsídios técnicos na área de jardinagem e meio ambiente, direcionados ao público geral.
Em junho, os temas são variados e incluem noções básicas de técnicas de cultivo de hortaliças, principais pragas e doenças que ocorrem em jardins, montagem e manejo de minhocário, técnicas de cultivo de ervas aromáticas, seleção e preparo de mudas, conceitos e conhecimentos sobre o cultivo de plantas em ambientes internos, noções básicas sobre poda de floreiras, plantas em vasos e arbustos em jardins. A idade mínima para participar é de 10 anos.
O minicurso Horta, que começou na quarta-feira, dia 9, oferece introdução à agricultura orgânica e urbana (água, sol e nutrientes, solos, adubação orgânica, adubos verdes, cobertura morta e matéria orgânica), além de técnicas de como fazer composto orgânico em casa. Já o minicurso Pragas e Doenças será composto por aula teórica e de uma trilha para identificação de algumas pragas e doenças.
As inscrições para as oficinas e palestras podem ser feitas pelo telefone 5539-5291, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pessoalmente, na secretaria da Escola de Jardinagem, ou pelo e-mail
Na inscrição, é preciso informar o nome completo, documento de identidade e um telefone fixo. Além disso, é necessário que o interessado confirme sua presença pelo telefone ou e-mail nas datas e horários das oficinas e palestras, conforme a programação abaixo.
Para oficina e minicurso, o mínimo é de 15 pessoas e o máximo, de 30. Já para palestras, o mínimo é de 20 e o máximo, de 40.
A Escola de Jardinagem fica na avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, prédio da administração do Parque Ibirapuera, próximo do portão 4. A programação completa está disponível no site:

CONFIRMA A PROGRAMAÇÃO

Minicurso Horta
Objetivo: Apresentar aos participantes noções básicas das técnicas de cultivo de hortaliças.
Data, horário e local: 9 e 16 de junho, quarta-feira, das 8h30 às 12h30, sala 2 e campo 1.

Minicurso Pragas e Doenças
Objetivo: Apresentar noções básicas sobre as principais pragas e doenças que ocorrem em jardins e os métodos de controle usados.
Data, horário e local: 14 e 21 de junho, segunda-feira, das 9h às 12h, sala 2 e trilha.

Oficina Como Cultivar Plantas dentro de Casa
Objetivo: Apresentar os conceitos e conhecimentos sobre o cultivo de plantas em ambientes internos.
Data, horário e local: 19 de junho, sábado, das 10h às 13h, sala 1 e campo 1.

Palestra Faça seu Minhocário
Objetivo: Apresentar noções básicas sobre a montagem e o manejo de minhocários, além de falar sobre a produção de húmus.
Data, horário e local: 22 de junho, terça-feira, das 14h às 17h, sala 2 e campo 2.

Palestra Cultivo de Plantas Medicinais e Aromáticas
Objetivo: Apresentar noções básicas sobre o cultivo de plantas medicinais e aromáticas, envolvendo o preparo do solo, adubação, cuidados para manutenção e da escolha das plantas de acordo com o local.
Data, horário e local: 23 de junho, quarta-feira, das 9h às 12h, sala 1 e campo 1.

Oficina Aprenda a Podar suas Plantas
Objetivo: Apresentar noções básicas sobre poda de floreiras, plantas em vasos e arbustos em jardins.
Data, horário e local: 23 de junho, quarta-feira, das 14h às 17h, sala 2 e campo 1.

Palestra Iluminação no Jardim (estética e criação)
Objetivo: Apresentar noções básicas de projeto para locação de pontos de iluminação para áreas externas, com foco em estética e criação.
Data, horário e local: 24 de junho, quinta-feira, das 14h às 17h, sala 2.

Palestra Horta Vertical
Objetivo: Apresentar técnicas de cultivo de plantas em locais de pouco espaço - drenagem, preparo do substrato, seleção e preparo de mudas, semeaduras, etc.
Data, horário e local: 28 de junho, segunda-feira, das 9h às 12h, sala 1.

Palestra Compostagem Doméstica
Objetivo: Mostrar como produzir composto orgânico com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo para a saúde de suas plantas e diminuindo a quantidade de lixo encaminhado para os aterros da Cidade.
Data, horário e local: 29 de junho, terça-feira, das 9h às 12h, sala 1 e campo 1.

Box

Programa de Atendimento às Plantas
A Escola de Jardinagem disponibiliza um serviço de orientação sobre como cuidar de forma correta das plantas. O Programa de Atendimento às Plantas (PAP) oferece biblioteca especializada e equipamentos que facilitam o diagnóstico dos técnicos, como a lupa de mesa. É possível agendar uma visita pelo telefone 5539-5291 para tirar dúvidas sobre os cuidados com a planta ou algum tipo de doença nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.