Nossos Vídeos

domingo, 27 de junho de 2010

ISO 10015 - DIRETRIZES DO TREINAMENTO


Norma  ISO 10015 - Diretrizes para treinamento - Por: Sebastião Guimarães

“... as  empresas  inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus  estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios.” - Mário Sergio Cortella - Professor de pós-graduação em Educação da PUC-SP 


A ASSOCIAÇÃO AMERICANA PARA O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (ASTD) IDENTIFICOU EM 1996, COMO UMA DAS QUESTÕES CHAVE PARA O NOVO MILÊNIO, A NECESSIDADE DE MEDIR A MELHORIA NO DESEMPENHO DECORRENTE DA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO.   


A maioria dos gerentes não sabe como calcular e avaliar o retorno do investimento em treinamento, nem estão equipados  com  ferramentas de gestão, para subsidiar o processo  da tomada de decisão de tal investimento.

Como saber se o dinheiro aplicado na equipe  treinada retornará, seja na forma de  um trabalho  mais eficiente, seja em termos de produtos ou serviços mais competitivos ? 

Como medir os benefícios do treinamento e como amortizar os investimentos feitos no capital humano? Como uma empresa pode estar segura de que não perderá sua nova equipe treinada, atualmente o bem mais precioso no mundo empresarial?

O investimento em treinamento não é analisado da mesma forma que os investimentos em outros setores. Por que? Seria porque o treinamento continua a ser tratado mais como despesa do que  investimento, destinado a ampliar a  capacidade da companhia  de competir e inovar?

Grandes empresas, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, gastam mais de 2% a 3% do total da folha de pagamento em treinamento, o que pode representar milhões de dólares.

Numa pesquisa  de 1200 empresas da Irlanda, o treinamento representou,  em média, 3.01% da folha de pagamento em 2001, o que  explica, em parte, o dinamismo da economia irlandesa.

AS EMPRESAS DO MUNDO TODO DESEJAM CONHECER O RETORNO QUE OBTÊM DOS MILHÕES DE DÓLARES ANUALMENTE GASTOS EM TREINAMENTO.

Para desenvolver um negócio sustentável, as companhias necessitam, mais do que nunca, investir em pessoas. Somente a qualidade do capital humano da empresa pode assegurar a vantagem da competitividade a longo prazo.

O gestor de RH precisa atuar a nível estratégico. Precisa responder à pergunta: “Qual é o retorno do investimento em treinamento ?”

Se treinamento é investimento, precisa ter seu retorno relacionado com os objetivos estratégicos da empresa, conforme as diretrizes da norma ISO 10015 que é uma ferramenta nova de gestão tendo por objetivo “ ... assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização.”

Workshop: ISO 10015

Dar, ao participante, diretrizes para implementar programas de treinamento que atendam as reais necessidades da organização.
O participante terá, também, a oportunidade de conhecer processos eficazes para avaliar resultados e o retorno do investimento em treinamento.
Interpretar o conteúdo da norma NBR ISO 9001:2008 e de outras normas de gestão sob a ótica do RH
Ao final do workshop, o profissional de RH estará orientado para atender aos requisitos exigidos nas auditorias de certificação da Qualidade.

Norma ISO 10015: Diretrizes para treinamento
DNT - Definição das Necessidades de Treinamento
Projeto e planejamento do treinamento
Execução do treinamento
Monitoração e melhoria do processo de treinamento
Avaliação dos resultados de treinamento
Avaliação de Reação
Avaliação de Aprendizagem
Avaliação de mudança de comportamento
Avaliação de Resultados Qualitativos e Quantitativos
Avaliação do retorno do investimento em treinamento
Indicadores para avaliar resultados
ROI – Retorno do investimento.
O RH Estratégico e a norma ISO 10015
A ISO 10015 como auxiliar das outras normas de Gestão
Processo de implementação da norma ISO 10015
As normas de gestão e a correlação com a ISO 10015
Qualidade requerida X realidade
Análise e interpretação dos requisitos da ISO 9001:2008
Objetivo e aplicação, no RH, da ISO 9001 e de outras normas de gestão.
Abordagem da norma por processo
Mapeamento de Processos
Estrutura da documentação
Sistema de gestão da qualidade
Requisitos do sistema
Responsabilidade da direção e a atuação do RH Estratégico
Gestão de recursos
Realização do produto X capacitação necessária
Medição, análise e melhoria

PÚBLICO ALVO

Diretores e Gerentes de RH, Analistas de Treinamento, Consultores internos, Tecnólogos de RH, Instrutores, Facilitadores e Profissionais que atuam na área de Gestão da Qualidade. Destina-se, também, aos Empresários, Diretores, Gestores, Consultores, Auditores e demais interessados na obtenção de resultados mensuráveis na gestão de pessoas.

FACILITADORES:

Sebastião Guimarães
Consultor titular da T&G Treinamento. Autor de diversos livros didáticos e técnicos publicados pelas editoras: Ática e Saraiva. Vivência profissional como Professor de curso de pós-graduação e de extensão da Universidade São Judas e da Fea/Unicamp, Orientador de Ensino do Senac-SP, Coordenador de Treinamento Empresarial do CCESP, Gerente de Divisão de Treinamento da Mercedes Benz do Brasil eGerente do Programa de Gestão da Qualidade Total do Sebrae – SP.

Jorge de Paiva Campos
Atua em Engenharia de Produção há mais de vinte anos, tem Mestrado em Gestão da Qualidade Total pela FEM-Unicamp,, possui Especialização em Total Productive Maintenance - TPM e em Ferramentas Básicas da Qualidade pela FCAV – POLI / USP. É Professor Universitário, Pedagogo, Consultor "Ad hoc" habilitado pelo CNPq, Consultor do Sebrae-SP para o Programa Rumo à ISO e Diretor de Cursos da Ábaco Engenharia, Assessoria e Consultoria Empresarial.

DATA E LOCAL:
26 e 27 de Julho de 2010
das 8h30 às 17h30
Tulip Inn Paulista Convention Flat
Rua Apeninos, 1070 São Paulo/SP
Próximo ao Metrô Paraíso e à Av Paulista

INVESTIMENTO:
Valor: 1.550,00
(inclui material didático, almoço, estacionamento e certificado)

INSCREVA-SE AQUI
http://www.tgtreinamento.com.br/

A empresa T&G Treinamento, está disponibilizando gratuitamente para os profissionais de Recursos Humanos, artigos on-line que podem ser impressos e utilizados livremente em seus treinamentos e publicações. Estes artigos são dirigidos para as empresas que pretendem atingir excelência em suas gestões e buscam o conhecimento da Norma ISO 10015 que determina as melhores diretrizes para o Treinamento.
A T&G - Tedeschi & Guimarães Treinamento, é uma empresa sólida no mercado há mais de 20 anos, que vem desenvolvendo as melhores soluções e consultoria empresarial nas áreas de Recursos Humanos, qualidade, marketing e vendas, o que faz com que seja a escolhida pelas maiores empresas brasileiras quando o assunto é Consultoria em RH.

Para ler e imprimir os seus artigos gratuitos on-line, acesse:
http://www.paper4web.com/www/Search.aspx?type=2&keyword=tgtreinamento


CURSOS DO MÊS DE JULHO:
25/07 - COMÉRCIO ELETRÔNICO: Visão Estratégica e Operacional do Negócio
26 E 27/07 - WORKSHOP ISO 10015
26/07 - ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
27/07 - COMO REALIZAR REUNIÕES EFICAZES
Inscrições: http://www.tgtreinamento.com.br/


COLABORADORES:
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Colmeia: O melhor dos blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.