Nossos Vídeos

sábado, 6 de setembro de 2008

Visita às obras de canalização do córrego Aricanduva


Iniciada em outubro de 2007, a canalização em formato trapezoidal de 4.420 metros do córrego Aricanduva, trecho entre a avenida dos Latinos e as proximidades da rua Amorim Vieira e avenida Ragueb Chohfi, está com mais da metade concluída. As obras de alargamento das margens, divididas em três etapas, vão melhorar a qualidade de vida dos moradores da região do Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, São Mateus, Vila Matilde, penha, Cidade Líder, Itaquera e Parque do Carmo.

A terceira etapa compreende o alargamento da calha do Aricanduva (que deverá ser entregue até o final de 2008), a construção de soleiras (muretas que servem como barreiras) para controle da vazão do córrego, o alteamento de três pontilhões e a implantação do sistema de drenagem de proteção das áreas baixas (por meio de pequenos tanques reservatórios), com o objetivo de evitar o refluxo das águas durante chuvas intensas. Estas obras abrangem as ruas Baquiá, Ganges, Iemanjá, Otávio Vasco, e Tumucumanque.

Além da canalização, o alteamento dos três pontilhões do cruzamento da avenida Aricanduva com as ruas Dalila e Manilha e avenida Itaquera também devem ajudar a resolver problemas de drenagem, nestes pontos (liberando a passagem da água sob os pontilhões).

Esse conjunto de obras deverá ser concluído em 1.170 dias em para isso, trabalham cerca de 200 funcionários. O valor das obras é aproximadamente R$ 100 milhões.

Histórico

Com cerca de 20 Km de extensão, o córrego nasce nas proximidades da cidade de Mauá e deságua na margem esquerda do rio Tietê, zona leste da cidade de Sp. Dentre os principais afluentes estão os córregos Rapadura, Taboão, Fazenda, Tapera, Inhumas, Pelegrino e Córrego dos Machados.

O córrego Aricanduva é responsável pela drenagem de uma bacia com cerca de 100 Km2 e abrange os bairros de Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, São Mateus, Vila Matilde, Penha, Cidade Líder, Itaquera e Parque do Carmo.

Ao longo das duas últimas décadas, e com uma das maiores densidades demográficas da cidade de São Paulo, a região do Aricanduva perdeu mais de 50% das áreas permeáveis. Isto acarretou o aumento do volume de água do córrego para além de sua capacidade, o que provocou inundações.

As outras duas etapas de obras que foram realizadas no córrego abrangeram o alargamento e o aprofundamento de parte da calha, e a construção de reservatórios (piscinões).
Texto: Nathália Fuzaro
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

O Bueiro de Itaquera - Caso Encerrado!


Há aproximadamente dois meses, vimos um veículo com a roda dianteira dentro de um bueiro no centro de Itaquera, localizado na Avenida Pires do Rio em frente as Casas Bahia. Os funcionários da loja estavam tentando tirar o carro de lá.
Segundo depoimento do gerente da loja e do pipoqueiro que trabalha no local, cerca de dois motoristas ao dia, entram no estacionamento prestando atenção na vaga e não notam a cratera. Várias denúncias foram feitas, mas até hoje nenhum órgão público se responsabilizou pelo conserto.
Há poucos dias, foi colocado um cone no buraco, o que diminuiu a incidência dos acidentes. Entramos em contato com a Sabesp e com a Subprefeitura de Itaquera para saber de quem é a responsabilidade pela solução do problema.
Estamos aguardando a resposta.

DIA 18/08/08

Recebi da Sabesp a seguinte resposta:

" O Fale Conosco de n° 66973 foi respondido.
Resposta: Prezado(a) Cliente, O Fale Conosco é um canal voltado para críticas, sugestões ou elogios sobre a Agência Virtual da Sabesp. Para solicitação de serviços, reclamações e/ou outras informações, a Sabesp coloca à disposição os seguintes canais de atendimento. Central de Atendimento 195 - Para emergências, como falta d'água, qualidade da água, vazamentos e esgoto entupido. Funciona 24 horas, todos os dias; 0800-0119911 (somente para a Região Metropolitana de São Paulo) - (ligação gratuita) - Para informações sobre contas, solicitação de segunda via (em caso de perda ou não recebimento), pedidos de serviços, endereços, telefones úteis e folhetos explicativos. Horário de funcionamento segunda à sexta-feira: das 7 às 21 horas sábado: das 8 às 17 horas domingo: das 10 às 16 horas Interior e Litoral - Para solicitar serviços emergenciais ou comerciais, o usuário deve ligar para o 195 ou contatar a agência de atendimento do município. O número do telefone aparece na conta d' água enviada mensalmente pela Sabesp. Agências de Atendimento ao público - A Sabesp conta com mais de 400 agências comerciais. Para identificar a mais próxima de sua residência, consulte o rodapé da conta d’ água enviada pela Sabesp mensalmente. Agência Virtual - Através do site da Sabesp os usuários têm à disposição os seguintes serviços: - Segunda via de conta - Pagamento através do home banking - Troca de registro - Troca de hidrômetro - Aferição de hidrômetro - Conserto do cavalete - Esgoto entupido - Mudança da ligação de água - Mudança da ligação de esgotos - Comunicação de falta d’ água - Vazamento na rede - Pouca pressão de água - Reposição do pavimento - Cronograma de leitura - Histórico de Consumo Atenciosamente, Unidade de Negócio Leste - Sabesp
"


Liguei 2 vezes nos telefones mencionados no e-mail e a gravação atendeu, dizendo que o tempo de espera é de 5 minutos. Fiquei aguardando e nas duas ligações, a linha caiu. Liguei no tal 0800 e só dava ocupado.

CALMA!!!! Ainda temos que aguardar a resposta da prefeitura.

21/08/08
Entramos em contato contato com a Sub-Prefeitura e falamos com a assessoria de imprensa que ficou de dar a resposta até 30/8.
(Vamos fazer figa!!!)

25/08/08 - Recebemos a resposta da Assessoria de Comunicação da Sub-Prefeitura de Itaquera, informando que a tampa do Bueiro está sendo recolocada pela Sabesp. (Aguarde a foto!)


28/08/08 - Tentamos contato com a Sabesp novamente e conseguimos encontrar os responsáveis pelo departamento de comunicação da zona leste. Estamos enviando um e-mail com o link desta matéria e aguardando a resposta.

29/08/08 - Passamos em frente ao local e o buraco continua lá. Quer dizer, agora não é mais um buraco porque foram colocados pedaços de concreto na abertura. Vamos ver quanto tempo vai demorar para a restauração completa...

31/08/08 - "Dia de Fazer a Diferença!" - E o buraco continua igual... Ah! com um detalhe! descobrimos que foram os transeuntes da região, que preocupados com a sua própria segurança colocaram as pedras lá dentro para dimunuir o buraco! Nem isso a sub prefeitura ou Sabesp tiveram a coragem de fazer até agora!



Em vésperas de eleições, o buraco já está sendo apelidado de "Buraco do Kassab", em vista das obras que estão sendo realizadas no local, a falta da tampa no bueiro e o descaso dos responsáveis. Pelo menos, GRAÇAS AOS TRANSEUNTES, os carros pararam de cair lá dentro.

03/09/08 - A Assessoria de Comunicação Leste da Sabesp, nos enviou um e-mail hoje a tarde informando que o referido conserto está previsto até 05/09.

05/09/08 - Passamos hoje para ver como estava a situação do buraco. BINGO! A Sabesp estava lá realizando o trabalho! Agora só falta colocar a tampa!

Parabéns!




Caso Encerrado!
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0