FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Comunicação na liderança - Dicas da psicóloga Marcia Dolores Rezende

*Márcia Dolores Rezende

Muitos líderes acreditam que falar e se comunicar são a mesma coisa. Mas há uma
diferença que faz a diferença! Um líder pode falar muito e não comunicar praticamente nada.

Existem varias distorções de que ser falante seria o mesmo que se comunicar bem é ai que temos às vezes uma armadilha que distancia o líder do seu objetivo de ser um bom comunicador. Quem fala muito às vezes está envolvido no próprio discurso e esquece-se de perceber se a platéia está de fato absorvendo e compreendendo o que está sendo transmitido.

O sucesso da comunicação ocorre quando o interlocutor ajusta seu comunicado ao seu ouvinte e verifica se o que foi comunicado foi compreendido, desta forma temos o processo de comunicação que pode ser aprimorado de acordo com o feedback.

Um líder pode ter em sua equipe pessoas que compreendem a informação de uma forma mais emocional com envolvimento o que chamamos de comunicação cinestésica, onde existe uma forma adequada de falar e palavras interessantes para se utilizar.

Mas como podemos estimular os colaboradores a contribuírem livremente com idéias, feedbacks e sugestões? Estimular uma equipe é uma excelente oportunidade para o líder comunicar-se com os seus subordinados. Basta ter objetivo e definir tempo para essas reuniões para que cada um possa ser o mais produtivo e criativo possível. Uma equipe que tem poucos dados do que é importante realizar fica perdida e sem saber a quem recorrer o que interfere diretamente no desempenho.

Com o avanço da tecnologia o e-mail , a vídeo conferencia, tele conferencia tudo isso modifica enormemente a forma de se comunicar, hoje há uma agilidade na informação e naturalmente na comunicação. Agora é importante demarcar a forma de utilizar essas ferramentas e torná-las facilitadores para a comunicação, o que é diferente de tê-las como única forma comunicar.

A Programação Neurolinguistica(PNL) pode contribuir com o diálogo. A ferramenta mais efetiva da PNL para ampliação de uma comunicação produtiva é o processo de Coaching Eficaz que pode ser desenvolvido sob medida para cada líder e para os seus colaboradores desenvolverem novas estratégias de relacionamento interpessoal.

*A psicóloga Márcia Dolores Rezende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 25 anos. A frente do Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior, desde que se tornou advanced trainer em PNL, a psicóloga passou a ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis à conquista de objetivos. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL.
 
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.