FIQUE POR DENTRO

domingo, 20 de setembro de 2009

Gravidez e gripe suína: como a grávida pode se precaver contra o vírus influenza A?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as gestantes são mais vulneráveis às gripes, tanto a comum quanto a H1N1.
Desde que a epidemia de gripe suína se espalhou pelo mundo, um grupo em especial, o das gestantes, está em alerta. As grávidas, assim como idosos e crianças, são consideradas um grupo de alto risco para a infecção. “No nosso atendimento diário, temos investido em prevenção e informação para não criar pânico sem necessidade entre as gestantes. É preciso lembrar que, na gestação, há outros vírus mais graves que o influenza A (H1N1). O ideal é que a gestante não seja infectada por nenhum deles, principalmente no primeiro trimestre, quando está acontecendo a divisão celular fetal. A principal recomendação é evitar locais fechados e grandes aglomerações, pois estes ambientes podem permitir a circulação do vírus e aumentar a probabilidade de contaminação. Depois, reforçarmos os apelos para que a grávida lave bem as mãos. Lavar as mãos com água e sabão é uma das formas de evitar contágio de doenças infecto-contagiosas”, explica o ginecologista e obstetra Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as gestantes são mais vulneráveis às gripes, tanto a comum quanto a H1N1. Por isso, a entidade recomenda que elas devem ter prioridade para receber tratamento com antivirais até 48 horas, após o início dos sintomas. Entidades de saúde em todo o mundo pesquisam o motivo pelo qual a mortalidade tem sido alta entre as gestantes, mas um dos possíveis fatores é a redução da imunidade entre essas mulheres, além da diminuição da capacidade pulmonar, nos três últimos meses de gestação. As mudanças esperadas para qualquer gestação normal, como alterações respiratórias, cardiovasculares e imunidade reduzida, facilitam a infecção por esse vírus e as complicações que ele causa, como rápida evolução – em até 48 horas – para pneumonia e septicemia. “O risco é ainda maior para as mulheres que têm problemas respiratórios prévios à gestação, como asma e bronquite, porque o sistema respiratório já está debilitado”, explica o ginecologista.
Se a mãe pegar a gripe suína, o bebê também corre risco. “Febre alta da mãe pode ser prejudicial para o embrião, se ocorrer nas primeiras 6 semanas, e favorecer a ocorrência de alguma malformação congênita. Já se a infecção e a febre incidirem no final da gravidez podem provocar um parto prematuro”, diz o ginecologista Aléssio Calil Mathias.
Diante dos sintomas
Os sintomas da gripe A em gestantes são os mesmos de uma gripe comum, com dores musculares, tosse, coriza e febre superior a 38° C. Vômitos e diarréia também podem acontecer. Diante destes sintomas, a gestante deve procurar o médico que a acompanha imediatamente. “É muito importante que a grávida não se automedique. Em todos os estágios da gravidez, a gestante deve tomar antivirais apenas se mostrar sinais graves e perspectiva de piora”, explica Mathias.
Para reafirmar o poder dos antivirais contra a gripe H1N1, a revista Nature divulgou no dia 13 de julho um estudo que indica estes medicamentos como a única forma efetiva no tratamento inicial da influenza A. Remédios como Tamiflu e Relenza atuam impedindo que o vírus saia das células em que se instalou e vá para as sadias, impedindo progressos da doença e reduzindo a infecção já estabelecida. “Estes medicamentos devem ser utilizados até 48 horas após o contágio. Depois deste período, os antivirais perdem a capacidade de funcionar adequadamente no organismo”, explica o diretor da Clínica Genesis.
*Afastamento do trabalhoTentando se prevenir contra a gripe suína, muitas grávidas estão deixando de fazer suas atividades rotineiras, inclusive trabalhar. Não há nenhuma lei que assegure uma licença remunerada para a gestante ficar afastada enquanto dura a epidemia da nova gripe. Nada impede, no entanto, que as empresas adotem regras próprias para as grávidas.
Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde determinou que as gestantes que trabalham em hospitais, unidades básicas de saúde, escolas, centros de educação infantil e creches públicas sejam transferidas para outros cargos em que seja possível ter menos contato com o público. A recomendação vale como uma regra para os serviços públicos e como sugestão para as empresas privadas. “Temos aconselhado as gestantes que trabalham diretamente com o público a tentar conversar com seus empregadores e chegar a um consenso, que pode ser desde uma mudança de área até trabalhar num home office”, conta o ginecologista Aléssio Calil Mathias.
Vacina em teste
Os primeiros lotes da vacina contra a gripe suína estarão prontos para imunização a partir de setembro deste ano. Segundo a OMS, a prioridade é vacinar grávidas, pessoas com problemas crônicos de saúde e trabalhadores na área de saúde. Quanto aos efeitos colaterais, já foram observados náuseas, febre, dor e diarréia, como em qualquer outro imunizante.
Até o fim de dezembro, um milhão de doses da vacina contra influenza A (H1N1) chegará ao Brasil. As demais serão produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, ainda não estão definidos os grupos prioritários para receber a vacina, que estará disponível no primeiro semestre de 2010. Tudo indica que, assim como orienta a OMS, profissionais de saúde, grávidas, idosos e crianças serão os primeiros beneficiários.
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.