Nossos Vídeos

domingo, 20 de setembro de 2009

Funarte prorroga temporada do infantil A Ciranda do Villa, no Teatro de Arena

* Foto William Guimarães
O musical infantil A Ciranda do Villa, da Cia. Lúdicos de Teatro Popular, prorroga sua temporada no Teatro de Arena Eugênio Kusnet até 18 de outubro, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas. Além de mostrar uma parte impetuosa da vida do compositor Heitor Villa-Lobos, a montagem – cujo texto é assinado por Evill Rebouças e direção por Gira de Oliveira - revive singelas brincadeiras e canções folclóricas regionais brasileiras. A temporada segue até 20 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas.

No enredo, o pequeno e curioso Tuhu, ao receber a visita de Tia Fifina e sua trupe – Carlinhos, Manu e Tutuco, respectivamente, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Arthur Rubinstein – deseja viajar. Como é impedido por seus pais pela pouca idade, recebe uma viola de presente de Fifina como consolo. Triste, Tuhu - ou “labareda”, em tupi, apelido dado a Villa-Lobos em sua infância - adormece sobre o instrumento. Ele sonha e, durante o sonho, parte para uma incessante busca para descobrir a música. Faz então uma viagem por todas as regiões do Brasil – situação ocorrida na vida de Villa-Lobos quando adulto e que serve de base para toda a sua obra posterior – e se depara com figuras do folclore brasileiro, com as culturas regionais e com as cantigas populares.

Ao enfrentar o desconhecido, Tuhu conhece alguns meandros da música. No nordeste, harmoniza um coro de feirantes que têm medo do lobisomem; no norte e centro-oeste, convidado pelo saci e enfrentando a fúria do curupira, aprende o ritmo com uma tribo indígena; no sul e sudeste descobre a melodia por meio dos sons incessantes da vida urbana e das bocas falantes da mulher de branco. Assim, Tuhu ao se inspirar em mitos da cultura brasileira, descobre a sua musicalidade; fato que mais tarde se tornou realidade na vida desse grande compositor da música brasileira.

A Cia. Lúdicos de Teatro Popular dedica-se desde 2007 ao estudo da obra de Villa-Lobos, um compositor que constrói um estilo particular a partir de contaminações observadas em suas inúmeras viagens pelo Brasil e pelo mundo. Surge então uma narrativa que não prioriza a biografia do artista, mas poetiza a essência de uma criança que descobre a música nas suas mais singelas manifestações culturais. A criação partiu de um cannovacio, posteriormente formalizado pelo dramaturgo Evill Rebouças.
________________________________________
Espetáculo infantil: A Ciranda do Villa
Com a Cia. Lúdicos de Teatro Popular
Texto: Evill Rebouças
Direção geral: Gira de Oliveira
Elenco: Camila Faria, Cristiane Guerreiro, Débora Corrêa, Ellen Silvestre, Gizele Panza, Vanessa Menezes e Vera Carnevali.
Direção musical: Bakhy
Coreografia: Luanda Eliza
Cenografia e figurinos: Maria Zuquim e Juliana Napolitano
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque/SP - Tel: (11) 3256-9463
Temporada: sábados e domingos – às 16 horas – Até: 18/10/09
Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) – Bilheteria: 1h antes das sessões.
Classificação etária: 2 anos - Gênero: Musical - Duração: 45 minutos - Capacidade: 99 lugares
Acesso universal e ar condicionado - Não aceita cheque/cartão. Não possui estacionamento. Não faz reservas.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.

google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0