FIQUE POR DENTRO

domingo, 27 de setembro de 2009

Jovens poderão ser deputados por uma semana

Inscrições podem ser enviadas até o dia 29 às secretarias estaduais de Educação
*Estudantes do ensino médio com 16 a 22 anos podem inscrever-se até 29 de setembro para a sexta edição do Parlamento Jovem. O encontro, marcado para 9 a 13 de novembro, permitirá que 78 alunos de escolas públicas e particulares tenham uma experiência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.
Integrante do primeiro grupo do Parlamento Jovem em 2004, João Martim, de 21 anos, diz que o encontro mudou sua visão sobre a política. "Com o Parlamento percebi que a democracia brasileira é possível de ser exercida e alcançar a todos sem barreiras. Isso só é possível com pessoas comprometidas e com seriedade. Aprendi muito. Na época não sabia o que cursar na universidade, e o parlamento foi decisivo para escolher o curso de direito", diz.
Para o presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. "Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes", explica. "Recomendo que os deputados do Parlamento Jovem de 2008 aproveitem todos os momentos, pois essa experiência ficará para sempre em suas vidas."
Inscrições
Os deputados jovens serão pré-selecionados pelas secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. As escolas têm até 29 de setembro para encaminhar os projetos de seus alunos para as secretarias de Educação.
As propostas devem ser apresentadas para diretoria de cada escola, com temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Seleção
Após a seleção nos estados, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, definirá os participantes. O resultado da seleção será divulgado em 26 de outubro.
O número de trabalhos selecionados em cada estado será proporcional à representação das bancadas dos deputados federais. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados para participar do evento são custeadas pela Câmara.
Outras informações podem ser obtidas no portal da Câmara (www.camara.gov.br) ou pelo telefone 0800-619-619. Para conferir a programação do evento, acesse http://www2.camara.gov.br/conheca/progrinstitucionais/parlamentojovem/2009/vi-parlamento-jovem

*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.