FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Blog do Projeto Decolar traz informações sobre voluntariado e a cultura do brincar

O projeto é desenvolvido desde 2005 na cidade de Carapicuíba e conta com o patrocínio da empresa Helipark
Dicas de brincadeiras infantis, cursos e oficinas de voluntariado e as principais novidades sobre as atividades realizadas pelos jovens “agentes do brincar”. Estas são algumas das informações que o blog do Projeto Decolar (http://www.projetodecolar.com.br/) coloca no ar semanalmente. A novidade é que as matérias do site são produzidas também pelos próprios jovens, que participaram de uma oficina de comunicação.

A proposta do blog é oferecer informações sobre a cultura do brincar e trazer novos repertórios e conhecimentos a respeito do tema, oferecendo subsídios para a realização das atividades dos jovens nas escolas.

No Projeto Decolar, cerca de 40 adolescentes e jovens, dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de seis escolas estaduais da cidade de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, desenvolvem atividades dirigidas nos intervalos das turmas de 1ª a 4ª séries e, em parceria com o Programa Escola da Família, nos finais de semana. As escolas participantes são: EE Adalberto Mecca Sampaio, EE Profa. Cecília da Palma Valentim Sardinha, EE Flora Stella, EE Paulo Idevar Ferraresi, EE Padre Antonio O. Godinho e EE Hadla Feres.

O objetivo é promover a cultura de paz nas escolas públicas por meio do brincar infantil. A idéia é estimular a criação de espaços adequados ao brincar e a valorização dessa atividade como recurso para o desenvolvimento integral das crianças.

Todos os jovens “agentes do brincar” participam de oficinas de formação em voluntariado, importância do brincar para a criança, repertório de jogos e brincadeiras e organização de brinquedoteca na escola. São disponibilizados diversos materiais educativos, assim como um amplo acervo de brinquedos e jogos para apoio à alfabetização.

O Decolar é realizado desde 2005 na cidade e é patrocinado pela empresa Helipark. Segundo Regina Velloso, vice-presidente da empresa, o Helipark acredita que a educação é a base para o desenvolvimento de uma comunidade. “E este é o nosso compromisso: investir nas escolas de Carapicuíba. O Projeto Decolar oferece uma contribuição para demonstrar às crianças e jovens que a escola é o local ideal para crescer, aprender e, inclusive, brincar”, destaca.

O projeto tem ido ao encontro também das necessidades das escolas da cidade. Segundo Lidia Miranda de Souza Correa, diretora da EE Profa.Cecília da Palma Valentim Sardinha, havia até então uma dificuldade em manter um recreio tranquilo na escola. Com as ações dos jovens voluntários foi possível melhorar a convivência das crianças neste período de intervalo. Hoje, os alunos do grêmio atuam também em sala de aula, promovendo leitura de livros com crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Os resultados do projeto são percebidos não somente pelas escolas, mas pelos próprios jovens voluntários, que se sentem cada vez mais motivados a promover as atividades com as crianças. Bruno Batista, aluno da EE Adalberto Mecca Sampaio, por exemplo, participa do projeto desde 2008 e não pretende parar. “Eu adoro crianças e brincar com elas é muito bom. Hoje, eu ensino as brincadeiras que praticava quando tinha a idade delas e me sinto bem por continuar no projeto”, comenta.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.