FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Franqueados de sucesso mostram atividades paralelas que tornam diferenciada a gestão de suas escolas

Experiências adquiridas em setores variados agregam valor à administração da Unidade Franqueada


Eles são Franqueados que fazem a diferença: além de seguir a formatação do negócio e atuar à frente de suas escolas BIT Company, os profissionais que exemplificam o perfil do Franqueado de sucesso têm formação variada e apostam na experiência adquirida no mercado de trabalho para dar às suas Franquias um ar diferente. “Nossa Rede é repleta de Franqueados que implantam em suas unidades atividades multidisciplinares; práticas de gestão avançadas e outros itens que os fazem diferentes aos olhos dos alunos”, comenta Luiz Magnabosco, Superintendente da BIT Company.

Para Magnabosco, ter profissionais qualificados e preocupados em crescer continuamente à frente da operação é uma grande vantagem para a Franqueadora. “Sabemos que muitas das boas práticas são desenvolvidas por Franqueados na operação de suas unidades. E poder contar com pessoas capazes de opinar para a melhoria contínua da empresa é imprescindível para uma Rede que valoriza a integração total de seus Franqueados”, diz.

Ele apresenta perfis interessantes de Franqueados:

Consciência ambiental – Sustentabilidade e consciência de conservação ambiental são as bandeiras de Daniel José Burd – Franqueado da unidade Taboão da Serra desde dezembro de 2008. Burd estudou Física na USP e tem também uma empresa de tecnologia. Há mais de um ano, ele criou e coordena o movimento voluntário Cidadão Sustentável (www.cidadaosustentavel.com.br), que propõe para o cidadão comum ações simples que auxiliam no combate ao aquecimento global. “Cada um pode fazer a diferença, seja reciclando seu lixo ou usando produtos com pouca embalagem”, sugere Burd. O site do movimento – apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente e com boletins na Rádio USP às 8, 16 e 21 horas – dispõe da Árvore Sustentável, na qual cada pessoa cadastrada cria uma Rede de amigos e divulga sua ação de sustentabilidade.

A consciência ecológica de Burd vem desde 2006, quando ficou impressionado com o filme Verdade Inconveniente, um alerta para o progresso do aquecimento global: “Ao pesquisar a respeito, criei o movimento”. Predominantemente autodidata, fez em 2007 um curso de Capacitação para Líderes em Sustentabilidade na Europa, da Lead, entidade sediada na Inglaterra. Atua como coach para executivos em questões de produtividade pessoal. Mora em Cotia e suas ações na região da Granja Viana repercutem em matérias nos jornais locais. Para montar a Franquia, escolheu uma região na Grande São Paulo, o Taboão da Serra. “Ao pesquisar Franquias de tecnologia, senti que a BIT também tem a ver com minha veia social. Grande parte da população desempregada é composta por jovens que necessitam de qualificação. É uma forma de fazer uma ponte entre essa garotada e um futuro emprego”, conta.

Burd aplica seus conceitos na sua Franquia BIT Company e também, sempre que possível, incentiva a própria Franqueadora e seus colegas Franqueados a adotarem medidas que os façam atuar de maneira ecologicamente correta. “Na minha unidade, os alunos não aprendem só o que é proposto no currículo: eles aprendem a ser cidadãos e a respeitar nosso meio-ambiente”, diz.

Experiência a favor da administração dos desafios –Mário Augusto Correa de Cerqueira, carioca que residiu em São Paulo por mais de 30 anos, divide com a mulher, Marina, a sociedade em duas Franquias da BIT Company – uma no Guarujá, há sete anos, e outra em Santos, há dois. Aos 76 anos, ele é bastante ativo e dirige as duas unidades. Engenheiro agrônomo, atuou na área por apenas nove anos, na cidade de Araraquara. “Em 1965 começaram a surgir os desafios de implantar e coordenar projetos de joint-ventures de grandes empresas, como Philips Petróleo e Ultrafértil; Bunge e Monsanto, e cargos executivos em multinacionais”, relata.

Autodidata, ganhou grande experiência em administração e direção de empresas e passou a ‘gerenciar’ conflitos, inclusive tirando empresas da concordata: “Hoje em dia, meu currículo, essencialmente prático, não teria valor. Como executivo, enfrentei e resisti a planos econômicos arrasadores. Até informática aprendi sozinho, ainda em 1960, com os computadores que antecederam os PCs e eram muito limitados e difíceis de operar”. Versátil, Cerqueira está aposentado há 14 anos e resolveu se mudar para o Guarujá: “Tive uma Franquia de papelaria por dois anos, que fechou e deu prejuízo. Como minha esposa já tinha tido uma escola e creche em São Paulo, resolvemos abrir um negócio na área de educação e profissionalização e escolhemos a BIT, pela seriedade e organização”. O empresário é responsável pela parte administrativa e financeira das duas unidades, e também pela manutenção dos 46 computadores das escolas. A esposa, Marina, cuida de vendas e da secretaria.

Ele afirma que sua experiência, principalmente em relação à gestão de pessoas, o fez ter sucesso frente à BIT Company. “Educar é, essencialmente, lidar com o ser humano. E a vivência nos torna mais pacientes e compreensivos com nossos alunos, que se sentem amparados em aspectos que vão além da duração de um curso”, completa.

Mestre em Comunicação – Elói Batista dos Santos, de 50 anos, trabalhou na TV Cultura durante 23 anos: “Eu era estudante de Comunicação e entrei como estagiário, passando mais tarde a assistente de produção”. Licenciado por alguns anos, foi para a Espanha cursar Ciência da Informação, na consagrada Universidade de Navarra. “Foram experiências muito ricas – trabalhar na Cultura, que influenciou outras emissoras com projetos inovadores, e depois dar aulas na então Faculdade Objetivo [atual Unip]”, relata. Santos ajudou a implantar e coordenou um curso de radialismo e publicidade na extinta Faculdade de Comunicação de São Paulo. Também criou o curso de Radialismo em Mogi das Cruzes.

Em 2003, passou a prestar serviços de desenvolvimento de teleconferências, tendo criado e conduzido projetos para as Secretarias da Educação e de Comunicação do Estado de São Paulo, bem como da iniciativa privada. Com mestrado em Semiótica na PUC, dá aulas de Linguagem, Imagem e Som para Publicitários na Universidade Mackenzie, além de Redação publicitária. “Meu ramo de interesse é a comunicação baseada em tecnologia e recursos visuais de maneira geral. Nessa área, faço palestras e, eventualmente, presto consultoria.” Santos e a esposa, Andrea Carla, inauguraram a BIT Company de Pirituba Mutinga, na capital paulista, há pouco mais de um ano. Com especialização também em gestão de negócios, o empresário mantém múltiplas atividades: “Procuro desenvolver um estilo de gestão em que todos participem e sinto que estão satisfeitos”, conta, orgulhoso. Sua experiência se reflete na escola: por ser comunicador, ele traz para a BIT e seus alunos uma visão abrangente do mundo. “O aluno que busca um curso profissionalizante tem de ser capacitado para atuar em diversas frentes, sempre visando o mundo empresarial globalizado. É isto que almejamos: formar cidadãos capazes de se comunicar e atuar onde forem necessários”.

De funcionária a franqueada – Jocilene Cuter é o caso de profissional que conhece a BIT desde seu princípio, antes mesmo de formada a Franquia. Dos 15 aos 23 anos – de 1991 a 1999 – ela passou por diversos cargos na própria BIT Company, desde a assistência da secretaria até vendedora e diretora. Chegou a sair por algum tempo e trabalhar num banco. E acabou voltando: “Também nunca parei de estudar. Entrei muito jovem, comecei a me interessar por administração de empresas e fiz a graduação na área”. Para conhecer novas experiências e abrir horizontes, fez pós-graduação em Administração de Marketing e Administração de RH. “Vi com orgulho que esta empresa nascer e, com o passar dos anos, evoluir”, observa.

Em 2001, ela e o marido tiveram a oportunidade de abrir uma Franquia BIT em Cotia. “Escolhemos uma cidade em que havia muita mão de obra e carência de qualificação. As classes C e D, que predominantemente atendemos, são compostas principalmente de jovens interessados em obter o primeiro emprego ou de pessoas que querem progredir na carreira para se colocar melhor no mercado”. Jocilene dá o exemplo: ela é um dos 900 alunos de sua unidade, já que cursa inglês: “Para mim, são dois desafios: aprender o idioma e avaliar pessoalmente a qualidade do ensino da escola que dirijo”. A BIT Company de Cotia participa ativamente de campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos, oferecendo, em troca de contribuições, palestras gratuitas sobre seus cursos ou descontos para as aulas. Também patrocina – com material escolar – o Projeto Formare, que anualmente concede 20 bolsas de cursos profissionalizantes para jovens carentes.

Sobre a BIT Company

A BIT Company oferece cursos de Informática, Qualificação, Educação Profissional Continuada e Cursos Técnicos aprovados pelo MEC em mais de 140 escolas instaladas em 16 estados brasileiros, no Distrito Federal, em Portugal (Benfica e Lisboa) e Angola (Luanda). Os cursos da BIT Company preparam o aluno tanto para seu primeiro emprego quanto para a atualização e o desenvolvimento profissional.

Trata-se de uma empresa com 16 anos de mercado e que, desde 1997, recebe da ABF – Associação Brasileira de Franchising o Selo de Excelência, uma prova de que pratica o Franchising com total transparência.

A BIT Company faz parte do Grupo NovaRede, ao qual também pertence a Mult Idiomas, uma escola com metodologia criada especialmente para preparar o aluno para o mercado profissional. A Franqueadora busca outros interessados em investir em uma empresa líder em seu segmento no sistema de Franquias. “Conquistamos o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising com as melhores notas do nosso segmento e como a sexta empresa no ranking total de Franquias brasileiras que pleitearam a chancela. É um reconhecimento de nossa seriedade, profissionalismo e suporte ao Franqueado”, diz Luiz Fernando Magnabosco, Superintendente de Operações e Negócios.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.