FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 5 de outubro de 2010

SESI CATUMBI APRESENTA A MOSTRA A INDÚSTRIA DA PESCA

De 11 a 29 de outubro, o público da unidade poderá conferir mostra gratuita sobre a pesca enquanto importante atividade econômica. A entrada é franca.

A exposição A Indústria da Pesca reúne 15 fotos em preto e branco com o objetivo de mostrar as peculiaridades desta atividade econômica. A mostra, que ficará em cartaz de 11 a 29 de outubro, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda-feira a domingo, no SESI Catumbi.
O acervo aborda desde a construção de um típico barco de pesca que opera em Itajaí (SC), passando pela concentração de embarcações que ocorrem nos trapiches da região por ocasião de feriados prolongados, quando os pescadores retornam para suas casas para estarem com as suas famílias.
A pesca é uma atividade econômica que traz no seu contexto uma enorme carga cultural. Também é assim com a pesca industrial, que mobiliza um grande contingente de profissionais em todo o Brasil, especialmente em Itajaí, o maior pólo pesqueiro do País.
O município goza de renome internacional dada às condições favoráveis à pesca e excelente estrutura oceanográfica que permite abates de atuns, camarões, lulas, cações, tainhas e sardinhas. Trata-se do melhor local para atividade pesqueira no Atlântico, abaixo do Equador.
Além de possuir infra-estrutura pesqueira de altíssimo nível, a cidade conta com mão-de-obra capacitada e em grande quantidade. Estaleiros com know how para construir e fazer toda a manutenção. Empresas com experiência na comercialização de combustíveis marítimos e que oferecem, ainda, conveniência aos armadores.
Por conta da navegabilidade do Rio Itajaí-Açu, estão instaladas ao longo dele empresas com estrutura para descarga do pescado, manuseio, armazenamento em câmaras frigoríficas e transporte em caminhões frigoríficos para os grandes centros de consumo no Brasil e no exterior.


Sobre o fotógrafo


O engenheiro carioca Paulo Ricardo Avelar começou a estudar fotografia em livros, revistas e na Internet. Passou a fotografar, por hobby, em 2003. Neste mesmo ano, uma de suas fotografias obteve a terceira colocação na categoria preto e branco na 8ª Edição do Prata da Casa, concurso interno promovido pela Petrobras.
Em sua produção fotográfica predomina o documental e seus temas favoritos são o trabalho e o esporte. Tem uma irresistível atração pela fotografia preto e branco, mas entende que alguns temas ganham um brilho especial quando apresentados nas cores originais.
De lá para cá, participou de concursos, mostras e festivais nacionais e internacionais como o XV Certamen de Fotografia Santa Lucia 2004 - Espanha, XV Internacional Bienale of Photography – Doprava 2004 – Eslováquia, 6º Festival de Inverno de Bonito- Festinbonito (2005), El Juego Delos Niños em Iberoamérica - Argentina (2005).


SERVIÇO:
Exposição Fotográfica A indústria da Pesca
Local: SESI Catumbi – Rua Catumbi, 318 – Belém

Datas e horários: de 11 a 29/10/2010 – segunda-feira a domingo, das 10h às 17h, exceto feriados.
Informações: (11) 2291-1444
Entrada: franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.