FIQUE POR DENTRO

sábado, 29 de maio de 2010

Cuide da sua coluna desde já!

Rosangela Satoris*

Já dizia minha avó - "É de pequeno que se torce o pepino". É engraçado, mas cabe como uma luva neste assunto tão sério. Desde muito pequenos, preocupação com a coluna não é exagero. As mães e pais devem estar atentos a posição da criança na hora das refeições, no computador, ao carregarem mochilas, jogar video games e a pior delas... assistindo tv.
Infelizmente, não é chamando a atenção das crianças com "Olha a postura menino. Fique reto. Sente-se direito.", que vamos corrigir estes hábitos ruins.
Precisamos atingir o problema na sua estrutura. Por isso a atividade física regular é tão importante e ouso em dizer "fundamental". Deixar o sedentarismo de lado é a principal atitude para crescer com uma coluna forte e bem estruturada.
Boa parte dos problemas de coluna na fase adulta é proveniente de uma má formação física na infância e adolescência. Nossa coluna é formada pela superposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras. Na parte de cima ela é ligada ao osso occipital (crânio), na parte de baixo, ao osso do quadril. Partindo do crânio são 4 divisões: Cervical (7 vértebras), Toráxica (12 vértebras), Lombar (5 vértebras) e a Sacrococcígea (5 sacrais e cerca de 4 coccígeas).

A coluna olhada de lado, tem várias curvaturas, consideradas normais - se ela fosse totalmente reta, nós não conseguiríamos parar em pé. De uma visão anterior ou posterior, a coluna não tem curvaturas - e, quando ocorre, é chamada de escoliose.

Na fase adulta, que todo mundo se lembra dela e começa: "Aí minha coluna!".

Uma boa medida a ser tomada é praticar e não faltar às aulas de alongamento e solicitar ao professor da academia um programa de exercícios que possam fortalecer a parte da coluna que está mais traumatizada, onde sente-se mais dor.

Um corpo bem exercitado é um corpo mais forte e mais ereto e, como conseqüência com muito menos DOR.

*Rosangela Satoris é formada em Educação Física e proprietária da Academia Vila Olímpica, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.