FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fabricantes pedem linhas de financiamento que acelerem a inovação

Indústria médico-hospitalar e odontológica apresenta propostas ao governo para agilizar os processos de pesquisa & desenvolvimento e dar fôlego às pequenas empresas que investem em novas tecnologias.

Mais financiamento, mudanças na legislação focada em inovação e harmonização tributária foram a base das propostas elaboradas pelas fabricantes de produtos para a saúde a fim de viabilizar a pesquisa & desenvolvimento na área. A pauta foi apresentada ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão e ao Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS), integrado por 14 instituições governamentais, nesta terça-feira (25). A reunião ocorreu durante a Feira Hospitalar, que acontece esta semana em São Paulo (SP).
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Médico-Hospitalares e Odontológicas (ABIMO), Franco Pallamolla, destacou ainda a necessidade do Ministério da Saúde exigir o Certificado de Boas Práticas de Fabricação para todos os produtos para a saúde adquiridos no âmbito do SUS, de forma direta ou indireta. "A medida estabelece isonomia entre os setores de medicamentos e produtos para saúde, além de determinar um padrão mínimo de qualidade", explicou Pallamolla.
O coordenador do GECIS e secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, afirmou que o grupo irá analisar as propostas. Na reunião, Temporão assinou também a revisão da Portaria 978/2008, oficializando a atualização da lista de produtos estratégicos para a saúde a cada dois anos. O documento tem como propósito subsidiar o BNDES no apoio às operações de participação nos resultados do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROFARMA).
Outro ponto discutido na reunião foi a regulação de bioprodutos, ou seja, de origem animal, como os anticoagulantes. "Essa é uma proposta arrojada que abre novas perspectivas para a indústria", enfatizou o ministro. Ele lembrou que 41% dos gastos públicos com medicamentos são com bioprodutos. A proposta está disponível para consulta pública. Segundo Temporão, as ações voltadas ao complexo da saúde é fazer com que o ministério seja indutor da ampliação da capacidade produtiva do país.

Saiba Mais
As propostas da ABIMO para o GECIS:

- Financiamento - BNDES
 Criar linha específica para aquisição de novas tecnologias no exterior;
 Permitir que distribuidores também possam realizar operação de Finame na venda de equipamentos médicos;
 Agilizar o cadastramento de novos produtos no Finame
- Financiamento - FINEP
 Criar um mecanismo de fluxo contínuo de recursos, com datas específicas para avaliação dos projetos apresentados;
 Criar linha de subvenção permanente para pequenos projetos de inovação incremental, através de sistema semelhante ao cartão do BNDES;
 Redução das contrapartidas nos projetos para empresas de capital nacional;
 Agilizar a contratação de projetos aprovados.

- Lei de Inovação
 Regulamentar a Lei de Inovação permitindo encomendas tecnológicas para produtos de interesse do SUS.

- Tributação - ICMS sobre produto acabado

 Buscar entendimento com o CONFAZ, a fim de estabelecer alíquota única no País aos produtos para saúde;
 Extinguir práticas como a redução de alíquotas na utilização de portos ou as sobretaxas na entrada do produto no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.