FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ovo com janela

Uma nova ferramenta para acompanhamento do desenvolvimento embrionário de tubarões

Desde a abertura, o Acqua Mundo, o aquário do Guarujá, mantém um grupo de Tubarões bambu (Chiloscillium punctatum) e a partir de 2006, com a maturidade sexual de um macho e duas fêmeas, acompanha a postura dos ovos e o desenvolvimento da espécie. Na temporada reprodutiva de 2009/2010, quando ocorreu a postura de aproximadamente 50 ovos viáveis, tiveram início estratégias que permitissem aos técnicos e visitantes do aquário o acompanhamento visual do desenvolvimento dos embriões de tubarão.
Houve a seleção de três ovos, que foram datados e identificados. Em um desses ovos foi recortado uma janela na casca exterior, que foi recoberta por uma folha de PVC transparente, que permitia a visualização parcial do vitelo e do pequeno embrião. Nos dias que se seguiram à modificação, não foi possível observar qualquer tipo de incomodo para o animal ou mesmo algum problema no desenvolvimento.

Com o resultado positivo da primeira análise, ocorreu à substituição do ovo por uma estrutura totalmente artificial e transparente. Inicialmente, em uma pequena embalagem de plástico PET, com dois tubarões e depois, em uma caixa de acrílico transparente, com o dobro do volume do ovo original e com apenas um tubarão. Os primeiros tubarões que tiveram seus ovos modificados completaram o seu desenvolvimento, com a total reabsorção do saco vitelino, sendo então soltos no recinto, com os demais tubarões jovens.
Foram realizadas diversas observações, o processo de desenvolvimento dos embriões foi todo documentado. Acreditamos que estudos deste tipo possibilitam uma maior compreensão da biologia reprodutiva dos Elasmobrânquios podendo, por exemplo, colaborar na elaboração de estratégias visando à reprodução de espécies criticamente ameaçadas de extinção.

O endereço do Acqua Mundo é Avenida Miguel Estéfno, 2001, Praia da Enseada - Guarujá. Telefones (13) 3398.3000. Confira a promoção do mês. Horário de funcionamento em junho: De segunda a sexta das 10h às 18h. Sábados das 10h às 21h. Domingos das 10h às 20h. Exceção: Dia 3, 4 e 5 das 10 às 22h. Bilheteria: Preços no site. Visite: http://www.acquamundo.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.