FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Subprefeitura de Itaquera apresenta seus principais projetos para a população


Foto: Dividiram a mesa, os arquitetos Wanderley Ariza, José Rollemberg, o subprefeito Roberto Tamura, o supervisor técnico Fabio Godoy e o supervisor de desenvolvimento local Leste, Ademir dos Santos.

Na noite da última quarta-feira, 12/5, na sede da Obra Social Dom Bosco, a Subprefeitura de Itaquera apresentou para a comunidade os projetos mais importantes para a região. Na ocasião os responsáveis pelo projeto dos Pólos Institucional e Industrial, e também pela construção do Centro Cultural Sergio Buarque de Hollanda, deram explicações sobre seus trabalhos e responderam perguntas das principais lideranças comunitárias. O subprefeito Roberto Tamura acompanhou tudo de perto e fez questão de reforçar a importância dessa preocupação com a região.

Fabio Godoy, técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho, apresentou detalhes dos projetos dos Pólos Institucional e Industrial, que começam a sair do papel já esse ano. O primeiro será instalado até 2014 no na grande área vazia próxima ao metrô Corinthians-Itaquera e a boa notícia é que o projeto do novo fórum já foi licitado e a construção será iniciada até dezembro.

No local funcionarão diversos equipamentos de utilidade pública como uma Escola Técnica Estadual (ETEC) e uma Faculdade de Tecnologia (FATEC), avaliadas como excelentes do ponto de vista educacional. No mesmo local haverá uma incubadora de novas empresas assim como um laboratório para pesquisar novas tecnologias. Um centro de convenções, um novo centro comercial e uma filial da Obra Social Dom Bosco também ganharão corpo no complexo. Como a segurança é uma prioridade para o governo, uma sede da Polícia Militar e outra do Corpo de Bombeiros serão instaladas no local. E visando dar mais autonomia para a Zona Leste, será construída uma rodoviária com linhas intermunicipais.

Já o arquiteto José Rollemberg apresentou o premiado projeto da nova biblioteca e centro cultural Sergio Buarque de Hollanda, que já começou a ser erguido onde hoje funciona a Subprefeitura de Itaquera. Mesmo estando num espaço diminuto da região, a biblioteca é hoje uma das mais freqüentadas do município, com 5 mil usuários em 2010. "A cultura pode ser um agente modificar e socializador, fazendo pessoas de diversas tribos e idade interagirem", explicou o arquiteto. "Um centro cultural como este só tende a agregar coisas positivas para todo entorno, assim como ocorreu com o Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha, que incontestavelmente transformou a vida dos jovens da Zona Norte", acredita Wanderley Ariza, co-autor do projeto.

Para o subprefeito Roberto Tamura, é necessário acreditar nos benefícios de um projeto feito com tanto afinco e dedicação. "Os arquitetos foram premiados com esse projeto já e estavam procurando um lugar adequado e que realmente necessitava de um espaço desses. Fico feliz e orgulhoso que tenham decidido implantar aqui", contou o administrador.

Ao término das palestras foi dada a palavra para os presentes perguntarem e se manifestarem. As perguntas mais incisivas foram feitas por comerciantes locais que temem uma queda no movimento da região, já que a subprefeitura recebe hoje cerca 800 visitantes por dia. No entanto, José Rollemberg defendeu que o novo pólo cultural trará um público diversificado à região e que o centro de Itaquera vai ganhar uma nova identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.