FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prevenção e postura podem evitar dores lombares em gestantes

Após o parto, muitas mulheres ainda reclamam de dores

Muitas grávidas sentem dores ou desconfortos na região lombar por conta da gravidez e durante o pós-parto. As dores normalmente são causadas pelo deslocamento do centro de gravidade para frente, levando a uma mudança no eixo do equilíbrio e resultando no aumento da lordose lombar.

“Muitas mulheres reclamam de dores nas costas durante a gestação e no pós-parto. Embora um leve desconforto faça parte do processo por causa da mudança no eixo de equilíbrio, é preciso cuidar da coluna para que não ocorra desgaste nas articulações intervertebrais”, explica o fisioterapeuta osteopata Helder Montenegro, fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

Além do peso da barriga, as alterações hormonais fazem com que os ligamentos fiquem elásticos, promovendo a diminuição da massa muscular e deixando as articulações mais desprotegidas. Outro fator que contribui para as dores na região lombar é a distensão dos músculos abdominais que perdem sua função de proteção à coluna devido ao crescimento do útero.

“E se as dores não tiverem sido prevenidas ou tratadas durante a gravidez, no pós-parto elas poderão se agravar em virtude da fraqueza dos músculos abdominais e da sobrecarga física que os cuidados ao bebê impõem à mãe”, completa Helder Montenegro.

Segundo o fisioterapeuta do ITC Vertebral, cuidados simples podem ajudar durante a gravidez e principalmente no pós-parto, como:
• Fazer exercícios preventivos com orientação de um profissional qualificado e sempre conforme a orientação médica;
• Durante o ato de amamentar, evitar ficar muito tempo com a cabeça inclinada para baixo e colocar um apoio para o braço que sustenta o bebê – esses cuidados evitam dores na região cervical;
• Ao pegar ou colocar o bebê no berço, dobre um pouco (flexione) os joelhos e contraia os músculos abdominais.

www.herniadedisco.com.br

Sobre o ITC Vertebral
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, fundado pelo professor de pós-graduação e fisioterapeuta Helder Montenegro, oferece a técnica exclusiva de “Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral”, que utiliza técnicas da Fisioterapia Manipulativa, Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Descompressão Dinâmica, Estabilização Segmentar Vertebral e exercícios de musculação. Com o reconhecimento e o respeito de fisioterapeutas no mundo inteiro, a técnica tem ganhado espaço no mercado brasileiro devido ao elevado índice de bons resultados para pacientes que sofrem de dores nas costas. O ITC Vertebral possui clínicas em Fortaleza, Sorocaba, São Paulo - Itaim Bibi, Perdizes, Campo Belo e Granja Viana, Manaus, Santos, Rio de Janeiro, Natal, Vitória, São Luís, Londrina, João Pessoa e Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.