FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sorria sem medo

Saiba como se livrar do mal que atinge 40% da população brasileira: a halitose

Quarenta por cento. Essa é a porcentagem de brasileiros que sofrem de halitose (mau hálito), segundo a Associação de Pesquisas dos Odores Bucais (ABPO). E o pior de tudo é que a maioria dessas pessoas não sabe que sofre desse mal. Não importa se é pai, mãe, namorada, namorado ou esposa, comunicar a alguém que ela tem mau hálito é algo constrangedor. Um verdadeiro tabu.

Mas, o que é halitose? É o cheiro desagradável do ar expelido pelos pulmões, através da boca e das narinas pode estar relacionado a problemas estomacais, renais, hepáticos, nutricionais, constipação, uso de medicamentos controlados e ansiolíticos, uso de álcool, tabaco e outras drogas. No entanto, 96% ou mais dos casos de halitose se devem à presença de saburra lingual.

A saburra é uma placa bacteriana lingual que se apresenta como um material viscoso e esbranquiçado ou amarelado, que se adere à parte superior da língua em maior proporção na região de trás. “A principal causa da saburra é a diminuição do fluxo salivar, que é provocada em grande parte pelo estresse diário, com a presença de uma saliva mais “gosmenta” e que facilita a aderência de microrganismos e de restos epiteliais e alimentos sobre o dorso da língua”, explica a Dra. Fátima Caldeira.

Segundo a profissional o diagnóstico de halitose deixou de ser uma coisa meramente estética e abrange também o lado emocional e social do paciente. “É importante ressaltar que o individuo que tem o problema sofre preconceito na escola, faculdade, trabalho e até em casa. E a situação só agrava se for uma criança, pois os coleguinhas de sala vão zombar da situação”, diz.

A especialista ainda lembra que é essencial que o profissional esteja capacitado para fazer o diagnóstico, pois quando a pessoa é alertada sobre o problema a primeira coisa que faz é procurar tratamento odontológico. “O dentista tem que saber diferenciar uma halitose real, que é um problema mais sério, de uma momentânea”.

Não existem segredos para se livrar da halitose. A melhor maneira de evitar o problema chama-se prevenção. Remover a saburra por meio de limpadores linguais (existem vários no mercado e todos cumprem o prometido). É importante manter a superfície da língua o mais oxigenada possível, com o uso de oxidantes, que podem ser desde a água oxigenada diluída ou até fórmulas manipuladas em farmácias.

Balas sem açúcar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com um pouco de sal ou uma ameixa japonesa estimulam a salivação e evitam o acumulo de bactérias. Outra dica preciosa é cuidar da alimentação (evitar o excesso de proteínas, gorduras e alimentos condimentados) e manter uma freqüência de ingestão de alimentos a cada 3 ou 4 horas. Aumentar o uso de frutas secas e vegetais, beber água com um intervalo menos, evitar bebidas alcoólicas e o fumo.

Dra. Fátima Caldeira - (11) 2293-9113 - www.spadental.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.