Nossos Vídeos

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

CROSP reivindica compromisso com a saúde bucal aos candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2020

freepik.com


O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) divulgou, nesta terça-feira (18/08), carta pública com uma série de reivindicações da classe aos candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020. Levando em consideração a pandemia de covid-19, o documento, elaborado pela Comissão de Políticas Públicas e pela Câmara Técnica de Saúde Coletiva da autarquia, reforça a importância da atenção à saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

A carta pleiteia, entre outros pontos, a expansão da rede de saúde bucal; o apoio às adequações estruturais para reforço da biossegurança do exercício odontológico; a qualificação dos sistemas de fluoretação da água de abastecimento; e o envolvimento dos cirurgiões-dentistas nas políticas do município.

“É fundamental que quem venha a ser eleito assuma um compromisso com o SUS e, em especial, com a odontologia que vem sendo deixada um pouco de lado nos últimos anos. Diante do cenário atual, precisamos de um investimento grande na biossegurança dos profissionais da área”, salienta Luiz Felipe Scabar, presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CROSP.

Paulo Frazão, coordenador da Comissão de Políticas Públicas da autarquia, corrobora. “O país atravessa uma grave crise política, econômica e sanitária cujos desdobramentos podem levar a uma crise social de difícil controle, caso não haja uma resposta adequada às demandas apresentadas. Precisamos, portanto, de candidatos determinados a adotarem as medidas necessárias para superar esse momento”.

Para conferir o material na íntegra, clique aqui.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br

***





Ministério da Saúde discute a incorporação de medicamento para AME tipos II e III

Ministério da Saúde discute a incorporação de medicamento para AME tipos II e III

Secretaria-executiva da Conitec aguarda devolutiva da empresa sobre nova proposta de compartilhamento de risco O Ministério da Saúde tem investido cada vez mais na assistência a doenças raras, entre elas a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Pacientes com a AME tipo I já contam com o medicamento nusinersena (Spinraza) no Sistema Único de Saúde (SUS) desde dezembro de 2019 e, agora, a pasta tem discutido a incorporação deste tratamento para os tipos II e III da doença. 

Nesta sexta-feira (11/09), representantes da pasta se reuniram com a empresa produtora da tecnologia, a Biogen, para tratar das pendências para abertura do processo de avaliação da tecnologia para incorporação. Na ocasião, a empresa apresentou as evidências econômicas, aspecto que não havia sido incluído na documentação anterior.

Além disso, o laboratório convidou para o encontro o médico Dr. Edmar Zanotelli, neurologista e especialista em AME, que agregou evidências sobre o medicamento. O Ministério aguarda, ainda, uma devolutiva da empresa sobre a proposta de compartilhamento de risco. Uma nova reunião foi agendada para a próxima sexta-feira, dia 18.

Sobre o modelo para o compartilhamento de risco, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti Neto, afirmou que o Ministério da Saúde apresentou parâmetros para formalização de um novo acordo, baseado no desempenho do medicamento e no número pacientes tratados por ano. “Nos reunimos com a empresa no dia 28 de agosto e solicitamos algumas inclusões nos estudos e uma nova proposta de compartilhamento de risco”, disse.

De acordo com o secretário, o MS está acompanhando e tem agido para qualificar a proposta da empresa Biogen para abertura de demanda para incorporação do medicamento para os tipos II e III da AME. “Precisamos de cooperação de ambas as partes para criar uma proposta de compartilhamento de risco sólida, sustentável e viável que mova o plenário da Conitec para uma decisão adequada. Esse assunto tem mobilizado muitas famílias no Brasil e tem um aspecto de direitos humanos. Essas famílias têm pressa e buscam soluções”, afirmou.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) atua por demanda e tem como pré-requisito legal o envio, pelo demandante, de estudos relacionados aos temas. A Conitec realiza a avaliação das tecnologias em saúde a serem incorporadas no SUS levando em consideração aspectos como eficácia, acurácia, efetividade e a segurança da tecnologia, além da avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já existentes e o seu impacto orçamentário.

Hélio Angotti disse ainda que a pasta segue com o Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MTH) para o tratamento de diferentes doenças. “Enquanto avaliamos um medicamento, monitoramos o horizonte tecnológico para saber o que vem no futuro e quais são as novas possibilidades de tratamento. Por isso estamos monitorando medicação de outros laboratórios e a terapia gênica”, explicou.

A AME é uma doença genética que interfere na capacidade do corpo em produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. Sem ela, estes neurônios morrem e os pacientes perdem progressivamente o controle e força musculares, ficando incapacitados de se moverem, engolirem ou mesmo respirarem, podendo, inclusive, falecerem. A doença é degenerativa e não possui cura. Possui 4 subtipos, variando pela idade de início dos sintomas. Por ser rara, a incidência é de 1 caso para cada 6 a 11 mil nascidos vivos.

***

Foxbit é eleita uma das empresas de criptomoedas mais éticas dentro do setor financeiro do Brasil

A Foxbit, uma das maiores e mais segura exchange de criptomoedas do Brasil, foi eleita uma das empresas de criptomoedas mais éticas dentro do setor financeiro do Brasil. A eleição foi feita segundo pesquisa elaborada pela Virtuous Company, consultoria de governança corporativa e gestão organizacional e contou com a avaliação de mais de 111 empresas. No relatório do estudo, a Foxbit ficou na frente de nomes como NuBank, Neon, C6 Bank, Mastercard, Paypal, B3, Itaú entre outras empresas mais tradicionais do setor.

“É muito importante para nós da Foxbit sermos reconhecidos entre as melhores fintechs brasileiras e como a exchange mais ética do Brasil. Aqui damos voz e liberdade para todos e buscamos sempre trazer um ambiente organizado e confortável para as pessoas exercerem o seu melhor sempre. E não é à toa que um de nossos valores mais importantes é: Criptos são negociadas, ética não. Esse é um assunto sério para nós e que passamos para o nosso time no dia a dia e para os nossos clientes” revela João Canhada, CEO da Foxbit.

O relatório indicador de Cultura Ética da Virtuous é baseado num modelo conceitual do Ethical Systems® e é composto por dez dimensões. Os cinco itens preliminares (qualificadores) são: Confiança Organizacional: item que avalia o ambiente organizacional do ponto de vista de confiança, segurança e exalta como as pessoas estão se sentindo confortáveis em trabalhar em uma instituição confiável e que também mostra confiança nas pessoas; Liderança ética: item que avalia a justiça, que ilustra a preocupação com as pessoas e que garante a integridade das pessoas e times; Orientação para o bem comum: esse ponto avalia que a empresa não tem uma cultura egoísta e que dá liberdade para os colaboradores, tratando-os como membros importantes e transformadores da empresa; Empatia: essa característica analisou como os colaboradores adotam a postura de se colocar no lugar dos outros e Liberdade para falar: “as pessoas têm voz”. Eles se manifestam, podem falar sem medo, perguntam, questionam e contribuem para decisões. Também corrigem comportamentos antiéticos. Tem segurança psicológica para trabalhar.

O Ranking Virtuous Company de Cultura Ética® 2020 pode ser acessado neste link.

Sobre a Foxbit

A Foxbit é uma das maiores e mais antigas exchange de criptomoedas do mundo, atuando no Brasil com negociação em bitcoin, ether, litecoin, TrueUSD e XRP. Desde 2014, busca inspirar pessoas a conquistar liberdade financeira para que possam realizar seus sonhos.


***


Bairro da Penha ganha exposição pelos seus 353 anos

Realizada pelo Shopping Penha, a mostra retrata a história da região em imagens


No mês de comemoração dos 353 anos do segundo bairro mais antigo de São Paulo, o Shopping Penha, em parceria com a ‘Página Venha que eu sou da Penha’, realiza a exposição “Retratos da Penha”. A mostra traz histórias de personagens inesquecíveis da região, sua arquitetura histórica e tombada, e claro, uma pluralidade de culturas e religiões características do bairro.

A exposição que toma conta da praça central de eventos do empreendimento possui em sua curadoria dezenas de imagens históricas dos monumentos que hoje são referência quando falamos da Penha. A construção da Basílica, revolução Paulista, as casas de pau-a-pique e a imagem original do Santuário de Nossa Senhora da Penha são apenas algumas das imagens que enchem os olhos dos visitantes.

“Nosso bairro é composto por diversas paissagens que fizeram parte da história dos moradores, dos paulistas e até mesmo dos brasileiros. Estamos presentes até em momentos como a longa viagem de D. Pedro I para declarar a Independência do Brasil. Por isso, a exposição chega para trazer um pouco dessa história para quem não conhece ou mesmo faz parte dela,” afirma Renata Barros, gerente de marketing do empreendimento.

Com a curadoria de Felipe Rodrigo Leite, administrador da Página parceria, a mostra acontece de segunda a domingo, das 12h às 20h, e fica no empreendimento até o dia 30 de setembro. Para a realização, o Shopping Penha continua seguindo rigorosamente as medidas de segurança, higienização e controle de fluxo orientadas pelas autoridades.


Serviço – Exposição Retratos da Penha
Data: Até 30/09
Horário: 12h às 20h
Local: Praça de Eventos
Endereço: Rua Dr. João Ribeiro, 304 – Penha – São Paulo - SP
Informações: (11) 2095-8237 – www.shoppingpenha.com.br


***

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ.
Está desempregado e quer descobrir novas formas de sobreviver durante a crise?






google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0