Nossos Vídeos

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aprendendo a contar o tempo em vida, não em dinheiro

Congresso Internacional de Logosofia reunirá mais de três mil estudantes desta ciência em Brasília em agosto para trocas de impressões e vivências sobre o valor do tempo entre outros conceitos

É quase unânime a sensação de ansiedade e angústia do homem contemporâneo quando o assunto em pauta é tempo, a falta de tempo.

Aprender a aproveitar o tempo é um dos exercícios diários praticados na Logosofia e um desafio para os mais de três mil estudantes desta ciência que vão se reunir em Brasília, entre 13 e 15 de agosto, no Congresso Internacional que comemora os 80 anos da Logosofia no mundo.

Preocupações rotineiras exigem muito tempo. Uma pesquisa realizada recentemente pela Triad Consulting, empresa especializada em produtividade e administração do tempo, concluiu que 61% das pessoas ouvidas não encontram equilíbrio entre o trabalho e as atividades pessoais. Aproximadamente 41% das entrevistadas querem diminuir a carga horária destinada ao trabalho. E o dado mais alarmante é que cerca de 58% afirmam que estão gastando o tempo de suas vidas com uma cansativa rotina. Outro estudo realizado pela Unimed-RS, que aponta o Índice de Bem-Estar Porto Alegre (IBE), indica que a falta de tempo é um dos obstáculos para a melhoria nas condições de vida na capital gaúcha.

Costuma-se dizer que "tempo é dinheiro". Já para a Logosofia, tempo é vida. E tempo ganha-se quando vive-se conscientemente - com atenção em tudo o que se faz.

Domínio - Perde-se tempo, quando não se faz nada, quando a mente divaga ou não pensa. E esse tempo perdido é vida estéril, que não se recupera mais. A Logosofia ensina a dominar o tempo, fazendo-o fértil e produtivo. Se pensarmos, por exemplo, que em dez minutos podemos cumprir uma tarefa, mas gastamos duas horas, além desse desperdício de tempo ainda gastaremos mais tempo depois, lamentando esse tempo perdido.

O fundador da Logosofia, Carlos Bernardo Gonzalez Peco tche, ensina que a vida ganha intensidade quando é simplificada, porque os movimentos da inteligência se tornam mais rápidos. É possível aprender a não divagar tanto, a não dar lugar à preguiça mental, que impede pensar e não gastar tempo com o que não é importante. Esta é uma das finalidades com que foi criada uma escola de aperfeiçoamento humano, a Fundação Logosófica, onde os estudantes se propõem a intercambiar as experiências e os resultados obtidos com os estudos.

Vidas múltiplas - Diante dos diversos mundos nos quais é preciso se mover permanentemente, seja na vida profissional, familiar ou social, o tempo é elemento essencial para que se possa realizar todas as atividades. Para a Logosofia, o segredo para viver com êxito em todos esses ambientes é interno.

Tempo é vida - Um dos exemplos de que tempo é vida pode ser ilustrado, na realização de uma obra de arte. O artista dedicou-se àquela tarefa por um longo tempo, cada dia um pouquinho. A obra de arte é o resultado de todo esse tempo dedicado a ela, o somatório dos fragmentos de vida empenhados no trabalho. E a vida é assim para esta ciência, deve-se adicionar algo novo, a cada dia, em favor de um resultado que pode ser alcançado a partir do conhecimento de si mesmo.

Para estudar - A Fundação Logosófica é uma entidade sem fins lucrativos com objetivos exclusivamente educacionais, que visa promover o processo de superação integral do ser humano por meio de estudos sobre o seu sistema mental e sensível, procurando harmonizar a atuação dos pensamentos, da inteligência e da sensibilidade. Aberta a novos estudantes, a Fundação promove palestras periódicas e reuniões informativas gratuitas em suas sedes no Brasil e em todos os demais países. Para acompanhar a programação das palestras acesse o site: http://www.logosofia.org.br/cursos/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.