FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Saúde vem do berço!

Como os cuidados com a higiene bucal ainda na primeira fase de vida do bebê podem proporcionar dentes saudáveis e bonitos

Quando pensamos em higiene bucal logo associamos a questão aos adultos, adolescentes e crianças maiores. Nem lembramos dos bebês. Isso mesmo. Eles também merecem atenção especial neste quesito. Quem fala mais sobre o assunto é a Dra. Fátima Caldeira, diretora-clínica do SPA Dental, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

A especialista afirma que é ainda na barriga da mãe que os dentes dos bebês começam a ser formados. "A partir da 6ª semana os dentes de leite começam a se formar e os dentes permanentes a partir do 5º mês de vida intra-uterina", diz. "É nesta fase que a gestante precisa suprir seu organismo de grande quantidade de cálcio, vitamina D, fósforo e flúor. Neste período também devem ser evitados antibióticos à base de tetraciclina capazes de causar alterações nos dentes permanentes, como manchas acinzentadas no esmalte", conclui.

Outro cuidado que a gestante deve ter é em relação à ingestão de flúor. Essa ação deve ser sempre orientada pelo seu médico ou dentista, pois o excesso da substância pode levar a uma fluorose, caracterizado pela presença de manchas brancas ou acastanhado nos dentes, além de deixá-los quebradiços e porosos.

A amamentação natural não faz somente bem para a saúde física e mental do bebê. Ela também é importante para a saúde dos dentes. Segundo a Dra. Fátima, esse hábito favorece o desenvolvimento adequado dos músculos faciais, estimula a respiração nasal e o correto posicionamento da língua durante a deglutição, o vedamento labial, e ainda promove o correto desenvolvimento da cavidade oral, impedindo o estabelecimento da má oclusão, evitando o uso de aparelhos ortodônticos no futuro.

Quando o bebê começar a ingerir outros alimentos, além do leite materno, é importante cuidar da higiene bucal. Para isso, é necessário fazer a limpeza da gengiva com uma gaze umedecida em água enrolada no dedo da mãe.

Após o aparecimento do primeiro dentinho, por volta do seis meses de vida, faz-se necessário uma higienização com escovas tipo dedeiras, feitas de silicone, que facilitam a escovação destes primeiros dentes pela mãe. Neste período, também se torna necessário à visita regular ao odontopediatra.

A escovação após a ingestão de alimentos é fundamental, principalmente se a criança tiver o hábito de mamadeiras noturnas, que, sempre que possível, devem ser evitadas.
Existem no mercado vários tipos de escova, divididos por faixas etárias, o importante é a escolha da pasta dental: até os sete anos de idade, período de formação da dentição definitiva, deve-se usar pastas sem flúor, pois a ingestão destas pastas pode levar a uma fluorose.

Receita para promover uma saúde bucal do seu bebe:

• Ter uma boa alimentação durante a gestação;
• Não ingerir antibióticos ou vitaminas com flúor sem orientação medica durante a gestação;
• Amamentar seu bebê de forma natural até os seis meses de idade;
• Evitar mamadeiras contendo líquido açucarado;
• Eliminar as mamadeiras noturnas;
• Não utilizar chupetas adoçadas em mel, açúcar, etc.
• Cuidar da higiene bucal do bebe, mesmo quando ainda não existem dentes;
• Utilizar dentifrícios próprios para a idade, evitando pastas com flúor até os sete anos de idade;
• Visitar o dentista regularmente.


Dra. Fátima Caldeira
(11) 2293-9113
www.spadental.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.