Nossos Vídeos

sábado, 3 de julho de 2010

BRÁS COMEMORA SEU 192º ANIVERSÁRIO



Este ano o Bairro do Brás, localizado na zona leste de São Paulo, completou 192 anos.
Fomos pesquisar sobre a história do bairro e encontramos pelo menos três versões diferentes:

Na primeira, aproximadamente em 1760, existiu naquela região, uma chácara de propriedade de um homem chamado José Braz. Em meio as suas terras passava uma estrada, conhecida como 'a Rua do Bráz' que ligava o local ao bairro da Penha, hoje a tal estrada seria a conhecida Avenida Rangel Pestana.

Na segunda versão, existe a hipótese de que o nome do bairro seria em alusão a Brás Cubas, que teria passado pela região e fundado uma vila e a terceira versão é de que a Marquesa de Santos, que era dona de uma grande área de terras por ali, teria um filho cujo nome era Brasílico, e que teria ficado conhecido com o apelido de Bráz.

O fato é que aquelas terras, ficavam entre os bairros da Penha e da Sé entre os limites das fazendas do Engenheiro Carlos Bresser e do Ferrão, que pertenceram à Marquesa de Santos.
Nas imediações, foi construída uma Capela chamada Senhor Bom Jesus de Mattosinhos, que era um ponto de referencia dos moradores da cidade de São Paulo, que na época não tinha mais do que trinta ruas.

Em 08 de Junho de 1818, o imperador D. João VI, lavrou o decreto que transformaria o bairro do Brás numa freguesia.

A partir daí, os imigrantes que chegavam ao porto de Santos de todas as partes do mundo, eram trazidos e acolhidos na Hospedaria de Imigrantes do Brás, onde hoje funciona o Museu de Imigrantes.

Muitos que aqui chegavam eram encaminhados para as lavouras de café no interior do estado. Grande parte dos imigrantes italianos, preferiram residir na Capital e com o crescimento da cafeicultura, muitos deles montaram suas pequenas fábricas e progrediram muito.

A estação de trem Brás, foi inaugurada em 1867 e foi interligada com a estação Roosevelt dois anos mais tarde, com o objetivo de ligar o embarque e desembarque para as composições com destino ao Rio de Janeiro e norte de São Paulo.

O famoso Largo da Concórdia foi formalizado no dia 28/11/1865, pelo presidente da Província Vicente Pires da Mota.

Devido ao grande movimento de fazendeiros e empresários, vários teatros foram inaugurados na Região do Brás, em destaque o Teatro Colombo, inaugurado em 1908 que ficava localizado no Largo da Concórdia, com capacidade para 1968 lugares, 39 camarotes e 24 frisas. Mais tarde, em 1966 o prédio foi destruído por um incêndio e com o tempo, os demais Teatros da região também desapareceram.

Após 1940, uma seca terrível atingiu o Nordeste, e por coincidência do destino, os italianos chegavam por aqui em menor quantidade. Isso fez com que a promessa de trabalho e melhores condições de vida em São Paulo, trouxesse para cá cerca de 1100 nordestinos por dia, que desembarcavam nas estações Brás e Roosevelt, tornando-as popularmente conhecidas como "Estação do Norte".

Em 20/10/1989, nasceu o principal veículo de imprensa do bairro, o "Jornal do Brás", fundado pelos jornalistas Milton George Thame, Cláudio Maiato e Onofre Leite. Até hoje, conhecido e respeitado pelo seu comprometimento pelos serviços em prol da região e pela participação na realização de grandes eventos comemorativos, entre os quais, a tradicional "Tarde do Chá" que reúne na última quarta-feira de cada mês, senhoras da comunidade e da alta sociedade, com a animação de artistas reconhecidos.

Hoje em dia, o Brás possui aproximadamente 70 ruas com farto comércio, por onde transitam turistas e empresários de todos os cantos do Brasil. Possui mais 6 mil lojas, 4 mil fabricantes de roupas e a sua economia gera anualmente uma média de R$7,5 bilhões, com a geração de 150 mil empregos diretos e 250 mil indiretos. Além do mercado interno, os produtos lá produzidos, são exportados para países da América do Sul e América Central.

Em datas comemorativas, seu comércio atrai mais de 500 mil pessoas por dia.

Há nove décadas a comunidade do bairro realiza com fervor a famosa Festa de São Vito que atrai todos os anos mais de 70 mil pessoas com fins sociais, onde o ponto alto é a culinária italiana.
São Vito é considerado o protetor dos jovens, artistas e dependentes de drogas e recebe esta belíssima homenagem que é marca registrada dos moradores e freqüentadores do Brás.

Fonte:
http://www.dicionarioderuas.com.br/logra_impressao.php?t_codigo=11574
http://www.revistafatorbrasil.com.br/
Bairros Paulistanos de A a Z - Autor: Levino Ponciano
http://www.memorialdoimigrante.org.br/
http://www.guialeste.com.br/
http://www.youtube.com/user/freibarrosfreire
http://www.jorbras.com.br/

GCM prende traficante durante rondas em área ambiental

Na última sexta-feira 25/06, durante rondas no perímetro da Operação Defesa das Águas em área de interesse ambiental, GCM´s da Inspetoria Regional de Itaquera da Guarda Civil Metropolitana, prenderam um traficante de drogas na região do Parque do Carmo, Itaquera. O indivíduo portava 08 invólucros de cocaína, 39 trouxinhas de maconha e 10 frascos de lança-perfume. Foi detido e conduzido ao 53º DP no Parque do Carmo.

A ação dos Guardas Civis Metropolitanos faz parte da política de preservação e coibição a crimes contra o meio ambiente em nossa cidade, através do Programa de Proteção ao Meio Ambiente da Guarda Civil Metropolitana de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Cidade de São Paulo.

A população da região de Itaquera também pode auxiliar a GCM/SP a proteger o meio ambiente e contribuir para uma melhor qualidade de vida de todos, as denúncias podem ser feitas através da Central da GCM/SP no telefone 153 ou diretamente na Inspetoria Regional de Itaquera - telefones: 2522-8592 e 2524-1322.

COHAB José Bonifácio celebra 30 anos com muita música e cultura

O pagode e o samba se encontraram na celebração dos 30 anos da COHAB José Bonifácio, que embalou a Praça Brasil, no último domingo, 26/6. Numa parceria de sucesso, a Subprefeitura de Itaquera, o jornal José Bonifácio em Notícias e a Rádio Transcontinental FM realizaram um evento que presenteou as cerca de 8 mil pessoas que lotaram a praça com o privilégio de conferir ao vivo e gratuitamente grandes nomes como Sampa Crew, Samprazer e Sensação. Também foi realizado o 1º Festival de Skate do bairro e a população pode contar com serviços como teste de diabetes e medição de pressão arterial.

Subprefeito Roberto Tamura e vereador Paulo Frange homenageiam Gisele da rádio Transcontinental FM.

No evento, que já é uma tradição no bairro, estiveram presentes o deputado federal Jorge Tadeu Mudalem e o vereador Paulo Frange, assim como um representante do deputado Samuel Moreira. O subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura, estava entusiasmado e acompanhava a celebração pela primeira vez. "É um evento muito bonito. Muito bom reunir a população e vê-la se divertindo. Gostaria de agradecer a todos que colaboraram, à Transcontinental FM, à SP Turis pela estrutura toda, à Polícia Militar, à Guarda Civil Metropolitana, CET e a todos os servidores, que, graças ao prefeito Gilberto Kassab puderam realizar essa grande festa", declarou o administrador.

O som começou com a atitude do grupo Família Hip-Hop, logo na sequência a MPB da Banda Quinou trouxe suingue para a Praça Brasil. Os meninos do K-Molek fizeram a turma balançar. Já o Grupo Essencial agitou de vez a festa do pagode na COHAB, que gritou e cantou todas as músicas do Samprazer e do grupo Sensação. O vocalista Marquinhos estava muito feliz ao final da apresentação. "É uma honra poder estar aqui pela 12ª vez tocando para essa gente linda. Não tem preço ver isso aqui lotado", comentou o cantor.
Grupo Sensação se apresenta na COHAB
"Que maravilha ver a juventude cantando, dançando e se divertindo. Acho que o lazer é um direito de todos, e como este evento é direcionado aos mais novos, também acredito ser importante criarmos também alternativas de lazer para a população mais velha. Vou procurar ajudar a criar mais opções para essa camada da população", afirmou o vereador Paulo Frange.

Para deixar tudo mais suave, o Sampa Crew fez um show com sua batida marcante e vocais ritmados, que empolgou a todos. Há 22 anos na estrada, o líder JC Sampa comentou o show. "Estou super feliz, é muito bom receber esse carinho", comentou. Esbanjando romantismo o grupo fechou a tarde com chave de ouro, após um belíssimo pôr do sol por trás dos prédios do conjunto José Bonifácio.

Do outro lado da praça os competidores do 1º Festival de Skate distribuíram manobras no half pipe, e no final as três primeiras colocações ficaram com Jabu, Michel e Maicon, que receberam troféus oferecidos pelo jornal José Bonifácio em Notícias. A praça também recebeu uma exposição de fotos de Daniel Cândido, assim como as peças do artista João Morais, que estão atualmente expostas na Casa de Cultura Raul Seixas. A ONG Fala Negão/ Fala Mulher, que atua há 18 anos na promoção da luta pelo fim de todo o tipo de preconceito trouxe para a Praça Brasil uma demonstração de sua oficina de costura, atelier de pintura facial, manicure, oficina de pipa e enfermagem com exames de destro e pressão arterial .

Mais de 8 mil pessoas passaram pela praça BrasilO Conjunto Habitacional José Bonifácio, em Itaquera, foi inaugurado pelo presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, que governou o país de 1979 a 1985. Neste período, devido à ausência de estrutura urbana, inclusive de transporte público coletivo, a região ficava muito distante do Centro. Financiado pelo BNH, o Conjunto foi projetado para acolher a população de baixa renda, tornando Itaquera num dos primeiros núcleos populares de habitação.

SESC ITAQUERA: PROGRAMAÇÃO DE JULHO 2010

PROGRAMAÇÃO DE JULHO

TEATRO
espetáculos

CIRANDEIROS
Com a Cia Centopéia. Um espetáculo recheado de lembranças e emoções, que tocam profundamente o coração de crianças e adultos com experiências e recordações da nossa vida. O fascínio das cirandas e saias rodando, das bagunças organizadas, das cores e texturas, das rendas que lembram a casa da vovó, das músicas de ninar, das paqueras na praça, do primeiro amor. Auditório.
04/07. Domingo, às 13h.

O CIENTISTA E A LUA
Com a Cia Suno de Arte. Inspirado nas tantas histórias em que a Lua é madrinha de amores sublimes e desvairadas paixões, o espetáculo traz a história de um singelo amor entre o cientista e a lua, através de um belo adágio acrobático. Auditório.
07/07. Quarta, às 13h.

DIA DE FESTA
Com a Cia Suno de Arte. De um sonho dos faxineiros do circo nasce o espetáculo, com números de clown, acrobacias, mágica, malabarismos, mímica e música. Auditório.
08/07. Quinta , às 13h.

O DIA EM QUE ROUBARAM O VENTO
Com Prana Teatro de Animação. Pequeno conto fantástico que narra a história da Cidade dos Moinhos, um lugar animado pelo vento. Até que um dia os moinhos e os cataventos pararam, as pipas e os balões não voaram mais e as cortinas deixaram de balançar nas janelas abertas. O vento havia desaparecido. O desfecho dependerá de uma chave perdida que abre corações. Auditório.
09/07. Sexta, às 13h.

BALONÁRIO (O BALÃO IMAGINÁRIO)
Com a Cia Navega Jangada de Teatro. Um balão caído em uma ilha, o dono, um caranguejo, uma borboleta azul, uma gaivota e um coqueiro... Zé Gabriel e três amigos desvendam segredos da noite, descobrem amizades e paixões entre humanos e animais, e ainda tentam sobreviver com muito humor tendo apenas estes simples elementos. Auditório.
11/07. Domingo, às 13h.

ESTRIPULIAS NO CIRCO
Com a Cia Suno de Arte. A narrativa se desenrola contando a história da "Família Suno", passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Auditório.
14/07. Quarta, às 13h.

CONTOS EM CANTOS
Com a Cia Suno de Arte. Com pretexto de contar uma história, dois clowns estimulam a platéia a criar o cenário da história, auxiliar na trilha sonora e até mesmo interferir na construção física dos personagens. Auditório.
15/07. Quinta, às 13h.

A BAILARINA E O PALHAÇO
Com a Cia Suno de Arte. O espetáculo traz a história narrada pela trilha inspirada na obra "O Grande Circo Místico", de Chico Buarque e Edu Lobo. O singelo amor entre o Palhaço e a Bailarina é representado através de um belo adágio acrobático. Auditório.
16/07. Sexta, às 13h.

ARRELIANDO (HOMENAGEM AO RISO)
Com a Cia Navega Jangada de Teatro. O espetáculo traz ao público de todas as idades uma volta aos tempos dos sonhos de criança. Quatro irmãos, entre brigas e brincadeiras discutem um sonho em comum: trabalhar em um circo, como trapezista, malabarista, mágico e músico. Auditório.
18/07. Domingo, às 13h.

EM RIOS E FLORESTAS
Com a Cia Luzes e Lendas. A montagem utiliza a técnica do teatro de sombras e de objetos para contar 4 histórias ambientadas em Rios e Florestas... Os três Porquinhos, um clássico infantil, A Lenda dos Diamantes, uma lenda indígena, A Ponte Quebrada, uma história tradicional do Teatro de Sombras, escrita originalmente por Seraphin e O Pescador, criada pelo diretor Valter Valverde. Auditório.
25/07. Domingo, às 13h.

MÚSICA

shows
SOM EM SINTONIA
Apresentação de orquestras sinfônicas com repertório erudito e a participação especial de renomados artistas da música popular brasileira. Uma fusão de estilos musicais para promover a diversidade musical e as transversalidades. Além de criar espaço para a formação de platéia.

Sinfônica Heliópolis e Rappin Hood
Um encontro inusitado. De um lado a Sinfônica Heliópolis. Do outro, o convidado, Rappin Hood. O resultado é um espetáculo cujo repertório especialmente arranjado para este show, representa um marco na história do projeto Som em Sintonia. É o encontro da cultura erudita e urbana, em atitude de plena afirmação da capacidade de que a arte, através da música como veículo, é dotada de caráter emancipatório e cidadão. 75min. Palco da Orquestra Mágica.
18/07. Domingo, às 15h.

TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

Trio La Dolce Vita
Com Tatiana Paciello (Violino), Guilherme Faria (Violão) e Miranda Bartira (Contrabaixo). No programa o cinema dos anos 30 aos 50 do século XX; o Trio interpreta temas de Luzes da Ribalta e Tempos Modernos, Casablanca, O Mágico de OZ, A Ponte do rio Kwai, A estrada da Vida, Folhas mortas, entre outros. 60min. Café Aricanduva.
04/07. Domingo, às 15h.

Tempos Modernos Trio
Com Edu Malta (baixo), Joab Augusto (sax e flauta) e Hércules Gomes (piano). No repertório dedicado a músicas do cinema das décadas de 30, 40 e 50 do século XX, estão presentes: Smile (Tempos Modernos, 1936); Marian e Robin Love Theme (As Aventuras de Hobin Hood-1938); When You Wish Upon A Star (Pinocchio-1940); Night and Day (Night and Day -1946), Alice in Wonderland (Alice no Pais das Maravilhas-1951), entre outras. 60min. Café Aricanduva.
09/07. Sexta, ás 15h.

Quarteto Imperador
Com Anderson Dubiniack (1º violino), Kéder Cândido (2º violino), Bel Rebello (viola) e Sueldo Francisco (violoncelo). Fruto da admiração pelo gênero camerístico, o quarteto é composto por instrumentistas de sólida formação, atuantes nas melhores orquestras e grupos de câmara do cenário musical brasileiro. No repertório o melhor da música para cinema. 60min. Café Aricanduva.
11/07. Domingo, às 15h.

Hercules Gomes Trio
Com Hércules Gomes (piano), Joab Augusto (sax e flauta) e Edu Malta (baixo). O trio apresenta arranjos modernos e adaptados para a formação de piano, sopros e baixo, que por sua vez, dão uma nova roupagem aos eternizados temas de filmes dessas três clássicas décadas do cinema (anos 30, 40 e 50 do século XX). No repertório: Tara' Theme (E o Vento Levou), As time Goes By (Casablanca) e Singn'in the Rain (Cantando na Chuva). 60min. Café Aricanduva.
25/07. Domingo, às 15h.

especial
TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

DJ Slick e MC Max DMN
Max Dmn é rapper da banda DMN. Dj Slick fundou o DMN, em 1989. Na performance musical, ambos mostram a agilidade e beleza da cultura urbana. 30min. Ginásio de Esportes.
07/07, 08/07, 14/07, 15/07, 16/07. Quartas, quintas e sexta, às 10h.

oficinas
TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

MC
A oficina de MC (Mestre de Cerimônia) ou cantor de Rap busca desenvolver a percepção musical por meio de atividades lúdicas e noções de composição. Além disso, por tratar-se de atividade de cunho sóciocultural e educacional, oferece aos participantes a possibilidade de se expressar, contar e cantar sua realidade, fomentando o protagonismo. 60min. Auditório.
07/07, 15/07. Quarta e quinta, às 11h.

Discotecagem
Com Dj Slick. A formação de grupos de hip-hop, iniciação à teoria musical: compasso, nome dos instrumentos, arranjos musicais e noções técnicas no manuseio dos equipamentos, mixagem e colagens; batidas, samplers, scraths e outros efeitos estão nos conteúdos desta oficina para iniciantes. 60min. Auditório.
08/07, 14/07, 16/07. Quarta, quinta e sexta, às 11h.

DANÇA

espetáculos
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Escola Palco da Vida
Direção: Homero Lopes. Com as Companhias So Fresh, Palmares Dreams Crew e Essência de Rua. Oriundo de um programa social e educacional que visa retratar a cultura hip hop como agente transformador da sociedade, o espetáculo tem como premissa possibilitar ao jovem o contato com diversas formas de expressão corporal através das danças sociais urbanas. 45min. Sala de Múltiplo Uso 2.
10/07. Sábado, às 13h.

Show Batalha de Crews
Direção: Homero Lopes. Com Palmares Dreams Crew e Gang Style Tradicional. A proposta desta batalha é apresentar ao público a dinâmica envolvente, contagiante e respeitosa com que a competição entre duas renomadas crews acontece. Espetáculo de dança de rara plasticidade que alia improviso com o conhecimento de técnicas apuradas e acrobacias. 120min. Sala de Múltiplo Uso 2.
17/07. Sábado, às 13h.

Batalha Aberta de Crews
Mediador: Rômulo (Palmares Dreams Crew). Jurados: Ricardo-Goga (Palmares Dreams Crew), Anderson- Catatau (Tisunami All Stars) e Douglas (Gang Style Tradicional). A proposta desta batalha é possibilitar a participação do público de forma individual a fim de ampliar a compreensão quanto ao universo da cultura urbana, mais especificamente, da dança. 120min. Inscrições no Local. Sala de Múltiplo Uso 2.
24/07. Sábado, às 13h.

aulas abertas

VEM DANÇAR!!!
Atividade que contempla diversos ritmos e estilos musicais: forró, samba rock, samba de gafieira, salsa, hip-hop, entre outros, que valorizam a participação, a inclusão e a vivência das várias possibilidades de atividade física através da dança. Praça de Eventos.
De 06/03 a 18/12. Sábados, às 14h.

CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Hip Hop 4
Aulas de estilos variados de dança tais como breaking, popping e locking com participação dos 4 elementos da cultura HIP HOP, simultaneamente: DJ, MC, B. Boying e Grafite. 60min. Ginásio de Esportes.
07/07, 08/07, 14/07, 15/07, 16/07. Quartas, quintas e sexta, às 12h.

oficinas
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Dança de Rua
Com Ricardo (Goga). Aborda aspectos históricos da dança e do Movimento Cultural Hip Hop. A oficina é voltada para iniciantes e permite o contato introdutório com essa manifestação artística. 60min. Sala de Múltiplo Uso 2.
07/07, 08/07, 14/07, 15/07, 16/07. Quartas, quintas e sexta, às 11h.

MULTIMÍDIA E INTERNET
multimídia

MIXAGEM DE MÚSICAS
Princípios básicos para a criação de loops, samples, vinhetas e mixagens de áudio. 90 min. Internet Livre.
04/07, 11/07, 18/07, 25/07. Domingos, 13h às 14h30.

NOVAS MÍDIAS
Introdução e desenvolvimento básico de um site, focando em design, diagramação, criatividade, e linguagens multimídias. 90 min. Internet Livre.
06/06, 13/06, 20/06, 27/06, 04/07, 11/07, 18/07, 25/07. Domingos, às 14h e 16h.

HOJE É DIA D!
Criações multimídia sobre o universo da cultura digital.

HQ's - Historias em quadrinhos
Criação de histórias em quadrinhos, estimulando criatividade através de técnicas de roteiro. 60 min. Internet Livre.
01/07, 08/07, 15/07, 22/07, 29/07. Quintas, às 10h e 14h.

Games on Line
Interação real entre participantes dos games estabelecidos, focando em jogos de criatividade, raciocínio e estratégia. 60 min. Internet Livre.
02/07, 09/07, 16/07, 23/07, 30/07. Sextas, às 10h e 14h.

Animação - Stopmotion
Desenvolvimento de vídeos animados com captura de imagens quadro- a- quadro. 60 min. Internet Livre.
07/07, 14/07, 21/07, 28/07. Quartas, às 10h e 14h.

Game Cultura
Tecnologia Wii, promovendo interação entre os participantes, em diversos games tendo como foco o bem-estar físico.120 min. Internet Livre.
10/07, 17/07, 24/07. Sábado, às 14h às 16h.

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS
oficinas

GRAFFITI PARA CRIANÇAS
Com Antonio Duque de Souza (Tota). A oficina de graffiti ministrada por Tota (Membro do 5 Zonas) tem como objetivo sensibilizar e reforçar o fazer artístico de cada aluno. Utiliza-se do aspecto lúdico e educacional para transmitir as bases do graffiti: desenhos, cartela de cores, noções de ordem e espaço, estudo de letras (throw-up, wild style, piece e 3D) e os temas mais recorrentes da arte da rua. 120min. Sala de Múltiplo Uso 1. 25 vagas.
18/07, 25/07. Domingo, às 11h.

CINEMA E VÍDEO
filmes

LUZ, CÂMERA, CIDADÃO
Seleção de filmes cujos temas versam a respeito da relação entre cidadão, cidade e a cultura urbana. Sala de Múltiplo Uso 2.
De 03/07 a 31/07. Quartas, quintas e sextas, às 14h; sábados e domingos, às 15h.

vídeo
SESSÃO CURTA
Exibição de curtas-metragens, com posterior análise e debate sobre técnicas de produção e linguagens narrativas, utilizadas por cada diretor. No mês de maio, apresenta: Visões Brasileiras. Elucida diferentes pontos de vista, seja por meio de ficção ou de documentário, a respeito da verdade.

Em nome da lei
Brasil, 1986, animação, cor, 16mm, 4min, Direção: Rodrigo Guimarães. O curta apresenta um panorama sobre o autoritarismo e a opressão, a partir de três personagens que se movimentam em sincronismo com a trilha musical. Internet Livre.
03/07, 04/07. Sábado e domingo, às 16h.

Roubada!
Brasil, 2000, animação, cor, 3min. Direção: Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sérgio Yamasaki. Uma divertida e frenética perseguição de uma inusitada personagem ao seu vilão. Internet Livre.
09/07, 10/07, 11/07. Sexta, sábado e domingo, às 16h.

Viagem de Ônibus
Brasil, 1986, animação, cor, 16mm, 6min. Direção: Daniel Schor. A obra relata a viagem de uma jovem a caminho do trabalho. O cotidiano do Rio de Janeiro é observado a partir da janela de um ônibus que cruza a cidade, misturando-se ao sonho na imaginação da jovem. Internet Livre.
17/07, 18/07. Sábado e domingo, às 16h.

Presepe
Brasil, 1986, animação, cor, 16mm, 6min. Direção: Patrícia Alves Dias. Dois bonecos de mamulengo nordestino desembarcam em uma cidade grande. Sonho ou pesadelo? Internet Livre.
24/07, 25/07, 31/07. Sábado e domingo, às 16h.

INFANTIL
recreação
EQUILIBRIO NA PERNA DE PAU
Brincadeiras e desafios com o brinquedo popular perna de pau. Ginásio de esportes.
De 07/07 a 16/07. Quarta a sexta, das 11h às 14h.

MALABARES SEM COMPLICAÇÃO
Malabares de bolinhas, lacinho e pano chinês. Manobras e truques de lançamentos. Ginásio de esportes.
De 07/07 a 16/07. Quarta a sexta, das 11 às 14 horas.

MONOCICLO E BRINCADEIRA
Equilíbrio sobre uma roda só. Noções básicas de condução do aparelho. Ginásio de esportes.
De 07/07 a 16/07. Quarta a sexta, das 11 às 14 horas.

contação de histórias

O TIJOLO VERDE
Cia Navega Jangada de Teatro. Uma planta nascida dentro de um tijolo é o ponto inicial para dois contadores resgatarem histórias sobre Escarlete, uma minhoca cantora de ópera, Severino, um velho passarinho que não enxergava bem e D. Rosa, uma senhora que resolve transformar seu apartamento em uma horta. Sede Social.
03/07. Sábado, às 12h.

GUARDA CHUVA DE HISTÓRIAS
Com a Cia Atos. A narração é um convite para uma viagem divertida e inusitada, de onde surgem belas histórias, cheias de surpresas, aventuras e sentimentos. Uma seleção de contos narrados com recursos cênicos, música ao vivo, poemas e muita brincadeira. Sede Social.
10/07. Sábado, às 12h.

MEDO DE MONSTRO? EU?!?!
Com a Cia Luarnoar. Contação de histórias tratando do medo como algo normal para todos os seres vivos, até mesmo para os monstros! Sede Social.
17/07. Sábado, 12h.

EN-CANTANDO O CONTO
Cia Navega Jangada de Teatro. As malas de histórias são abertas e de lá um mundo imaginário surge, através de máscaras, bonecos, canções, tendo como partida três tradicionais contos "A princesa e a ervilha", "As doze princesas" e "A roupa nova do rei". Sede Social
24/07. Sábado, às 12h.

CIRANDEIRO, CIRANDEIRO QUE FAZ CIRANDA O TEMPO INTEIRO
Com Lilian Marchetti. Três histórias permeadas com cirandas, as quais remetem ao universo da cultura popular das terras africanas. Os contos nos convidam a conhecer as lendas e a cirandar os encantos. Sede Social
31/07. Sábado, às 12h.

SERVIÇO: SESC Itaquera
Endereço: Av. Fernando do E.S. Alves de Mattos, 1000.
Entrada: R$ 1,50 a R$ 7,00 (acesso à unidade de Quarta a Domingo)
Estacionamento: R$ 7,00
Informações: 11 2523-9200
ou acesse: www.sescsp.org.br/sescitaquera

Atletas de Itaquera conquistam títulos de respeito no atletismo

Elenita Reis - Campeã da corrida Flexpé

No último sábado, 26/6, no Estádio do Ibirapuera, o jovem Rafael Santeramo, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro do campeonato brasileiro juvenil de atletismo, nos 1.500 metros. "Galego", como é conhecido, já era campeão brasileiro juvenil dos 1500 metros na categoria menor para a mesma distância. No dia seguinte foi a vez de Elenita Reis, de 15 anos, conquistar o primeiro lugar na categoria menor e o terceiro na geral nos 5000 metros da corrida Flexpé, em Mogi das Cruzes.

Rafael, que nasceu e mora em Itaquera, conta que estava ansioso antes da prova, mas que após a largada ficou tranqüilo. "Consegui liderar desde o começo e abrir boa distância. Mantive um bom ritmo e senti que estava bem preparado", constatou o atleta, que terminou o percurso em 4 minutos e 2 segundos. Depois da vitória, ele celebra. "Estou muito confiante e agora meu foco é treinar para o Sul Americano que acontecerá em setembro, no Chile".

Rafael (foto) iniciou no atletismo aos 12 anos nas ruas da Vila Corberi sob a orientação do técnico Fran, da AEC kauê, e hoje treina no conceituado Esporte Clube Pinheiros. É considerado por especialista como uma das maiores promessas para uma possível medalha nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Agora o jovem, além de ser bicampeão dos 1500 metros rasos em duas categorias, menor e juvenil, também tornou-se campeão juvenil paulista dos 5.000 metros. Segundo Marcos Falcon, um dos patrocinadores do atleta, suas melhores qualidades são a humildade e a dedicação, competências fundamentais para o sucesso de um atleta de alto rendimento. Saiba mais sobre a AEC kauê e seus projetos em http://www.aeckaue.com.br/

Autodescrição correta gera melhor aproveitamento em entrevista de emprego

O Programa Orientação para o Trabalho, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), realiza hoje mais uma oficina nos Centros de Apoio ao Trabalho (CATs). A oficina, que terá início às 9h, disponibilizará 180 vagas. O objetivo da iniciativa é auxiliar os participantes a identificar seus perfis pessoal e profissional, distinguindo suas principais habilidades, objetivos e comportamentos, direcionando-os a um melhor aproveitamento de autodescrição, numa seleção de emprego.
Na primeira etapa da oficina haverá avaliação e análise de habilidades, quando os trabalhadores receberão orientações sobre os ofícios desempenhados em algumas profissões, destacando a importância de cada encargo para o profissional. Na segunda, terá um exercício de identificação, que visa a ressaltar, em cada participante, suas características, talentos, condutas e desempenhos, tendo em vista seus anseios pessoais e profissionais, e traçar missões para que cada um possa alcançar seus objetivos com eficácia.
A ação ocorrerá nos CATs Interlagos, Santana, Itaquera, Lapa, Luz e Itaim Paulista. Não é necessária fazer inscrição, apenas o comparecimento ao CAT no horário da atividade.

Curta o programa Super Férias nos três clubes escola de Itaquera

As férias estão chegando e o programa Super Férias, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação traz uma série de atividades que começarão no dia 04 e se estenderão até o dia 18 de julho para atender os Clubes Escolas da cidade de São Paulo. Em Itaquera os clubes escola Parque do Carmo, Guaianazes (Gerdy Gomes) e José Bonifácio prepararam diversas atividades lúdicas, recreativas, culturais e sociais para agitar as férias das crianças e jovens.

Este ano promete muita diversão com campeonatos de vídeo-game, oficina de circo, brinquedoteca e passeios culturais. Todas as atividades serão realizadas por monitores especializados enviados pela Secretaria de Esportes, que contarão com a assistência de professores do clube.

Qualquer criança ou jovem pode participar desde que faça a inscrição no Clube Escola. O horário de atendimento será das 9h às 16h, de terça a domingo, e a inscrição poderá ser feita na companhia de um responsável. Por isso, é preciso fazer a carteirinha com os documentos necessários: a identidade (RG), foto 3x4 e comprovante de residência.

O Clube Escola Parque do Carmo oferecerá ainda passeios culturais para a Pinacoteca de São Paulo (06/07), Museu da Arte Moderna (09/07), Museu do Futebol (14/07) e para finalizar também levarão para o Museu da Imagem e do Som (17/07). Já o Clube Escola Gerdy Gomes terá passeios para conhecer a Pinacoteca de São Paulo (06/07), Museu do Futebol (09/07), "Exposição Uma Paz" (13/07). Tudo gratuito e com direito a lanche.

Serviço:
Clube Escola Parque do Carmo
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 2001
Contato: 2748-7303

Clube Escola Guaianazes (Gerdy Gomes)
Endereço: Rua Professora Lucila Cerqueira, 194
Contato: 2557-8116

Clube Escola José Bonifácio
Endereço: Rua Ana Perena, 110
Contato: 2521-3513

CAT Móvel atenderá em Itaquera

Na próxima semana, entre os dias 5 e 8 de julho, as unidades móveis do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho estarão nas regiões de Itaquera, São Miguel Paulista e São Mateus. Em Itaquera os atendimentos ocorrerão na Paróquia São José Operário.
Quem for até um dos postos poderá se candidatar para vagas de empregos, se inscrever em cursos de capacitação, tirar a primeira ou segunda via da carteira de trabalho, dar entrada no seguro-desemprego, entre outros serviços.
Para participar da seleção de empregos, deve-se comparecer ao local munido de RG, CPF e Carteira de Trabalho. Aqueles que forem se cadastrar nos cursos de capacitação devem levar cópias do documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF (no caso dos menores pode ser apresentado o CPF do pai ou responsável), comprovante de residência e de escolaridade.
Devido ao feriado de 9 de julho (sexta-feira) o atendimento será feito apenas até a quinta-feira, dia 8, no horário das 8h às 17h. O CAT Móvel estará instalado nos seguintes locais:
* Paróquia São José Operário
Rua Daniel Monjolo, 99 - Itaquera
* Mercado e Frigorífico São Miguel
Avenida Marechal Tito, 567 - São Miguel Paulista
Em frente à Maternidade São Miguel Paulista
* Casa de Cultura de São Mateus
Rua Titã Rufo, 1016

Muito agito no programa Recreio nas Férias nas Escolas de Itaquera

Para muita gente as férias são um período em que as crianças e jovens se afastam da escola. No caso do programa Recreio nas Férias isso é verdade, mas só das aulas, já que diversas escolas de Itaquera terão programação especial de recreação e entretenimento entre os dias 6 e 9 de julho, inclusive no feriado.

Serão realizadas variadas atividades nas esferas cultural, recreativa e socializante. Dentre as opções estão artes plásticas, teatro, dança, música, esportes, atividades circenses, além de jogos cooperativos e brincadeiras variadas. Grupos profissionais vão aos pólos apresentar espetáculos artísticos, além de manifestações da cultura popular.

São 182 pólos distribuídos pela capital - entre escolas municipais, equipamentos da Secretaria Municipal de Esportes e sedes de entidades sociais - oferecendo programações especiais que começam às 9h00 e só terminam às 17h00. Aberto também para crianças e jovens entre 4 e 16 anos que não estudam na Rede Municipal de Ensino. Serão servidos café da manhã e refeições aos participantes.

Confira abaixo a lista de instituições e CEU's participantes:

1- CEU ARICANDUVA
RUA OLGA FADEL ABARCA, S/Nº

2- CEU AZUL DA COR DO MAR
AV. ERNESTO SOUZA CRUZ, 2171

3- EMEF ÁGUAS DE MARÇO
RUA ÁGUAS DE MARÇO, S/Nº

4- EMEF SÉRGIO MILLIET
RUA DR. PAULODE A. ARANTES, 125

5- EMEF BENEDITO CALIXTO
RUA LUIZ MEDEIROS DA SILVA, 195

6- ASSOC. BEN. E CULT PENA BRANCA
RUA DE FLOR EM FLOR, 122

7- ASS. DO BEM ESTAR SOCIAL DO J. VILA NOVA
AV. ERNESTO SOUZA CRUZ, 636

8- ASS. MOR. DO JD. V. NOVA E ADJACENCIAS
RUA MONSUETO CAMPOS DE MENEZES 32 - QUADRA F

9- INST. CRIANÇA CIDADÃ - CASA LEIDE DAS
RUA FONTOURA XAVIER, 1199

10- INST. CRIANÇA CIDADÃ - CIRCO ESCOLA
RUA ARBELA, 7

11- ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS
RUA LEO DE A. FONSECA,47

12- ILE ASE OLODUMARE - CASA DO CRIADOR
RUA DR. JACI BARBOSA, 375

Prefeitura e Governo do Estado firmam convênios para o Parque Tecnológico da Zona Leste

Kassab entrega cartão do programa Novo Começo para a moradora do Jd. Pantanal.

O prefeito Gilberto Kassab e o governador Alberto Goldman estiveram na última quinta-feira (1/7) no Parque Jacuí, Zona Leste, onde assinaram convênio para a implantação do Parque Tecnológico de São Paulo e do Projeto São Paulo Olímpico, entregaram cartões do Auxílio Moradia Emergencial (AME) e lançaram o Programa Novo Começo. O subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura, compareceu à cerimônia.

"Prefeitura e Governo estão felizes por estas parcerias que trazem tantos benefícios para a Zona Leste. As nossas ações são para melhorar a vida das pessoas e no dia de hoje contemplamos aqui projetos nas áreas do emprego, moradia e esporte. Quando município e estado trabalham juntos os resultados se multiplicam", disse Kassab.

A implantação do Parque Tecnológico de São Paulo - Zona Leste tem por objetivo criar condições para o desenvolvimento tecnológico da região por meio da ampliação e interação entre universidades, institutos de pesquisa, setor público e privado. Pretende-se assim, atrair novas empresas para a região e ampliar o número de vagas de emprego. O complexo será implantado em uma área de 203 mil m2 próxima a estação de metrô Corinthians - Itaquera. Além de abrigar instituições de ensino e pesquisa, o parque contará com laboratório, centro de convenções, pavilhão de exposições, auditório, espaço para alimentação e centro cultural.

Foram três convênios de R$ 100 mil cada para os estudos de viabilidade técnica, estudos para conformação jurídica do Parque e para o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação. O empreendimento será voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento nos setores de Inovação e Apoio de Gestão, Têxtil e Moda, TI e Software, Inteligência de Mercado e Mídia, e Gerontologia.


Alberto Goldman, governador de São Paulo, ressaltou que o objetivo é também levar emprego para a Zona Leste por meio de instituições de educação técnica e atração de empresas. "No momento estamos suprindo emergências, mas ao mesmo tempo estamos pensando além já que atrairemos emprego para a Zona Leste com a implantação de um parque tecnológico próximo a uma Fatec e Etec, local onde há mão de obra especializada sendo formada", afirmou Alberto Goldman.

Na mesma manhã, as primeiras 300 famílias de um total de 3.700 receberam a primeira parcela de R$ 300,00 do Auxílio-Moradia Emergencial (AME) e mais uma parcela única no valor de R$ 1.000,00 do Programa Novo Começo, benefício concedido para famílias que tiveram perdas materiais ocasionadas pelas chuvas. A novidade é que a partir de agora as famílias poderão sacar o AME diretamente no Banco do Brasil com um cartão, evitando o deslocamento até a Secretaria de Habitação para retirar o cheque.

Essas medidas somam-se a outras ações na área da habitação como a assinatura do edital para licitação da construção de 282 unidades habitacionais em um dos oito terrenos desapropriados pela Prefeitura, em dezembro de 2009. Durante a cerimônia, prefeito e governador assinaram ainda um Decreto de Interesse Social (DIS) de mais oito terrenos na região. "Já escolhemos os terrenos, os locais foram desapropriados e hoje assinamos o edital de licitação para que essas pessoas morem com dignidade. Enquanto as unidades não ficarem prontas as famílias receberão o auxílio pelo cartão AME", completou Kassab.

Na área do esporte, Prefeitura e Governo do Estado assinaram um convênio para expandir as políticas públicas de fomento ao esporte olímpico em São Paulo. Cerca de R$ 21 milhões serão destinados a criação de um Centro de Desporto Paraolímpico no Parque do Ibirapuera e de um Centro de Alto Rendimento de Atletas, na Zona Norte. Parte deste investimento será usado para a modernização do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo (COTP), o equipamento ganhará novos equipamentos para as modalidades de natação, basquete e atletismo.

Subprefeitura Itaquera coleta e dá destinação adequada aos pneus inservíveis

Após atingir seu desgaste completo, um pneu se torna inservível. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem de ser recolhido e processado de forma adequada para que não provoque danos ambientais. A Subprefeitura Itaquera tem consciência disso e vem recolhendo cerca de 200 pneus mensalmente pelas ruas e córregos da região. Em 2010, mais de mil pneus já foram reciclados.
Os moradores de Itaquera que procuram preservar o meio ambiente e não sabiam onde descartar pneus sabem agora aonde levá-los: a sede da Coordenadoria de Obras da Subprefeitura Itaquera (rua Blecaute 303, Parque do Carmo), onde são estocados os pneus, que posteriormente são recolhidos por uma cooperativa.
Depois de coletados, os pneus são triturados e podem ser reaproveitados de diversas formas: como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, como solados de sapato, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A iniciativa deixa claro que reciclar é planejar um futuro com mais recursos naturais para as próximas gerações.
Para o engenheiro Fábio Pagani, supervisor de limpeza da Subprefeitura Itaquera, o descarte correto dos pneus é um passo para a limpeza e também para a saúde pública. "Quando você recolhe o lixo numa operação de cata-bagulho, também retira os focos de ratos e outros vetores de doença. Dessa forma, deixa-se a região mais agradável visualmente e também mais saudável, aumenta a qualidade de vida", explica.

SORRIDENTS INVESTE EM EXPANÇÃO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS EM GUARULHOS

Rede abre quinta clínica na cidade e prevê a instalação de mais uma até o final do segundo semestre

A Sorridents, a maior rede de clínicas odontológicas do país, anuncia a inauguração de mais uma unidade em Guarulhos, no bairro de Cumbica, região metropolitana de São Paulo, neste dia 29 de junho. Além desta, a cidade ganhará mais outra clínica no bairro São João com previsão de funcionamento até o final deste segundo semestre. A abertura faz parte do plano de expansão da empresa, que visa chegar em 2013 com 200 unidades instaladas pelo país. "Guarulhos tem grande potencial para expandirmos nossa marca. É uma ótima oportunidade para investidores e para pacientes que procuram tratamentos de qualidade a preços acessíveis", explica Cleber Soares, vice-presidente da Sorridents.

Com 287 metros quadrados de área ocupada, a nova clínica proporciona qualidade de atendimento à população, disponibilizando 19 especialidades de tratamentos odontológicos dentro de um único espaço. Os equipamentos de última geração e o projeto arquitetônico desenvolvido para dar acessibilidade e conforto a todos os pacientes são os destaques da rede.

A clínica é dirigida pelo dentista Marcel Bernal Florentino junto com seu pai, o administrador de empresas, Gilberto Florentino. Marcel, que foi dentista da rede por dois anos, resolveu apostar numa clínica própria porque a Sorridents passa segurança e profissionalismo de ponta para quem monta o negócio. "O suporte que a rede te oferece com relação aos clientes, ao material e as dicas de como gerir seu próprio negócio foram fatores decisivos para abrir uma franquia da rede", explica Marcel.
Há 15 anos no mercado, a Sorridents é a maior e melhor rede de clínicas odontológicas do país. Possui 150 unidades, presentes em dez estados brasileiros e com atendimento de cerca de 60 mil pacientes por mês. Como prova do reconhecimento de sucesso e credibilidade no setor em que atua, a rede conquistou o prêmio As Melhores Franquias do Brasil 2010, no segmento de saúde e bem-estar concedido pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios e editora Globo em parceria com a Será Experian, uma das mais respeitas empresas de análises do Brasil.

Sorridents Cumbica
Avenida Santos Dumont, 297 - Jd. Cumbica
Tel: (11) 2412-0194
www.sorridents.com.br

Exposição itinerante sobre câncer visita 6 bairros da Capital

O Hospital A.C.Camargo e o CEPID/Fapesp levam a exposição de paineis “Câncer: conhecer para Prevenir” aos Parque do Carmo, em Itaquera; Trianon, na avenida Paulista; do Povo, no Itaim Bibi; Vila do Rodeio, no Tiradentes; Parque da Independência, Ipiranga e Parque do Guarapiranga. Largada será dada no Parque do Carmo de 2 de julho a 5 de agosto

Link para download de imagens de paineis - http://www.sendspace.com/file/9azgef  

Biologia molecular, diferenças entre tumor benigno e maligno, síndromes hereditárias, metástase, como evitar fatores de risco e outras questões relacionadas ao câncer fazem parte do vocabulário diário de cientistas e médicos, mas nem sempre são compreendidas com clareza pela população. Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o Hospital A.C.Camargo leva aos parques públicos dos bairros de Itaquera, Cerqueira César, Itaim Bibi, Tiradentes, Ipiranga e Guarapiranga a mostra Câncer: Conhecer para Prevenir, reunindo vinte e dois painéis que apresentam o câncer unindo conceitos lúdicos e didáticos.

O trabalho, itinerante, começa a caminhada deste segundo semestre pelo Parque do Carmo, que abrigará os painéis entre 2 de julho e 5 de agosto, período de férias escolares. Na sequência, os painéis poderão ser vistos no Parque do Trianon (6 de agosto a 2 de setembro), do Povo (3 de setembro a 7 de outubro), Vila do Rodeio (8 de outubro a 4 de novembro), da Independência (5 de novembro a 2 de dezembro) e Parque do Guarapiranga (3 de dezembro a 10 de janeiro). A mostra criada em 2006 foi remodelada e conta agora com dois painéis inéditos: sobre síndromes hereditárias e a importância do banco de tumores.

A mostra é promovida pelo Hospital A.C.Camargo, CEPID - Centro de Excelência em Pesquisa, Inovação e Difusão do A.C.Camargo – um programa financiado pela Fapesp com a proposta de promover a aproximação entre a pesquisa na área de câncer e a sociedade e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCiTO), também do A.C.Camargo. O projeto tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Os paineis apresentam de formam lúdica e educativa, como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. A ideia é ressaltar que a melhor forma de prevenir o câncer é evitar os fatores de risco como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras.

“Essa exposição reflete nosso compromisso de fazer difusão científica, e ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer”, afirma Dirce Maria Carraro, Pesquisadora e coordenadora de transferência tecnológica e difusão do Cepid/A.C.Camargo.

“Além disso, nosso propósito é trazer a essência de toda a ampla produção científica de nossos pesquisadores - mais de uma centena de artigos anuais de alto impacto – e transformar em informação simples e acessível para toda a sociedade”, destaca o CEO do A.C.Camargo, Irlau Machado Filho.

SERVIÇO
Exposição – “Câncer: Conhecer para Prevenir”
Realização: Hospital A.C.Camargo
Local: Parque do Carmo
Data: 2 de julho a 5 de agosto
Horário: segunda a domingo das 6 às 18 horas
Endereço: Avenida Afonso Sampaio Souza, 951 – Itaquera
Demais locais e datas: Trianon (de 6 de agosto a 2 de setembro); do Povo (3 de setembro a 7 de outubro); Vila do Rodeio (de 8 de outubro a 4 de novembro); Independência (de 5 de novembro a 2 de dezembro); Guarapiranga (de 3 de dezembro a 10 de janeiro).
Entrada gratuita
Informações: http://www.accamargo.org.br/cepid/index.php

Sobre o Hospital A.C.Camargo - O Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. Realiza de forma integrada a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades, sempre baseado na assistência multidisciplinar. Realiza anualmente mais de 950 mil atendimentos anuais (internações, tratamento ambulatorial e diagnóstico por imagem) sendo responsável hoje, por uma das maiores casuísticas no tratamento do câncer do país.

Sua pós-graduação, criada em 1996, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina.

Uma instituição filantrópica que atua, desde sua criação por Antônio e Carmen Prudente em 1953, no atendimento especializado a pacientes com câncer. Seu corpo clínico é fechado e composto por uma equipe de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A interação desses profissionais em atividades multidisciplinares resulta em índices de sucesso de contra o câncer semelhantes aos observados nos melhores centros de oncologia internacionais.

Na área de ensino e pesquisa, o A.C.Camargo criou a 1ª residência oncológica, em 1953, e é responsável pela formação de 1/3 dos oncologistas em atividade no Brasil. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações: www.accamargo.org.br
Siga-nos no twitter: http://twitter.com/haccamargo

Cursos de férias da UnG seguem com inscrições abertas

Matrícula, agora, é de R$ 20 por curso. Há opções em São Paulo, Guarulhos e Itaquaquecetuba
Seguem abertas as inscrições para os mais de 400 cursos de férias da Universidade Guarulhos (UnG). As aulas serão ministradas entre os dias 17 e 31 de julho de 2010, em todas as unidades da Instituição: Guarulhos-Centro, Guarulhos-Dutra, SP-Centro (Shopping Light), Metrô Jabaquara e Itaquá.
Na lista das opções, estão cursos nas áreas de Administração, Contabilidade e Negócios; Arte, Cultura e Esporte; Biologia e Meio Ambiente; Comunicação; Direito, Justiça e Cidadania; Educação; Saúde e Bem-Estar; e Tecnologia e Informática. O custo, desde o dia 27 de junho, passou para R$ 20 por curso.
As inscrições serão recebidas até o dia 12 de julho pela internet, no site www.ung.br. A pessoa deverá imprimir a ficha e efetuar o pagamento no setor de Controladoria do campus onde as aulas serão ministradas. É possível inscrever-se em quantos cursos desejar, desde que os horários não se conflitem.
Cada curso tem carga horária de oito horas. Receberão certificados todos os alunos que tiverem frequência mínima de 75%.
Serviço:
Unidade Guarulhos-Centro: Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos
Unidade Guarulhos-Dutra: Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos
Unidade SP-Centro (Shopping Light): Rua Xavier de Toledo, 23, 4.º andar, Centro, São Paulo – esquina com o Viaduto do Chá
Unidade Metrô Jabaquara: Av. Lino de Almeida Pires, 846, Jabaquara, São Paulo
Unidade Itaquá: Av. Uberaba, 251, Vila Virgínia

JORNADA DA CIDADANIA SUPERA EXPECTATIVA DE PÚBLICO

No Dia Mundial de Combate às Drogas, Polícia Militar e UNIBAN uniram esforços para levar serviços de saúde, educação e cidadania à comunidade carente da Vila Jacuí

Nem mesmo o sol forte durante praticamente toda tarde do dia 26 impediu que os moradores da Vila Jacuí, no extremo leste da capital, participassem da 1ª Jornada da Cidadania promovida pela Polícia Militar, em parceria com a UNIBAN, no Parque da Vila Jacuí. A iniciativa solidária beneficiou aproximadamente 5 mil pessoas e contabilizou mais de 1.500 atendimentos na área de saúde e assistência social.

Os serviços superaram as expectativas das duas instituições. O Tenente Demétrius Corrêa Nunes destacou a importância de iniciativas de cunho cívico e social como esta. "Nosso objetivo foi alcançado, de sensibilizar policiais militares, professores e alunos da Universidade para a necessidade da prática de ações afirmativas que reduzam as assimetrias de comunidades sujeitas a vulnerabilidades, exclusão e risco".

O evento marcou também o Dia Mundial de Combate às Drogas e o tráfico é um grave problema na região. O deputado Fernando Capez proferiu uma palestra sobre o tema e atraiu a atenção de muitos moradores e dezenas de estudantes do curso de Direito da Universidade. Quem foi ao posto de atendimento da PM pôde emitir a segunda via de documentos pessoais. Mais de 270 pessoas saíram do local com novas carteiras de identidade. Além disso, um juizado itinerante levado pela Universidade permitiu o acesso a um banco de empregos e a formatação de currículos.

Em paralelo, professores e alunos estiveram à frente de oficinas de artes, aulas de recreação e atividades físicas, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e limpeza de ouvido. Para Ana Paula Marques, Fernanda Spts, Nayara Souza e Vanessa Parra, alunas de Nutrição, o trabalho de prevenção com a comunidade é fundamental. "Após o cálculo do MMC e a medição da circunferência abdominal nós percebemos que boa parte das pessoas está fora do peso ideal. Isto se deve à alimentação de baixa qualidade. Nós estamos dando orientação nutricional e aconselhando a ida a um pronto-socorro", explica Ana Paula.

Lindinalva Oliveira é um exemplo. Aliviada após saber que a pressão arterial está em dia, ela aprova a iniciativa da Polícia Militar e da UNIBAN e denuncia o déficit da saúde no país. "O atendimento no posto de saúde é muito demorado, graças à Jornada da Cidadania pude medir pela primeira vez a minha pressão". O planejamento familiar também mereceu atenção especial na ocasião. Além de promover palestras educativas sobre o assunto, a Polícia Militar distribui cerca de 7 mil preservativos.

Já as atividades de lazer foram as mais procuradas pelas crianças, que tiveram como opções de entretenimento oficinas de artes, cama elástica, recreação, escorregador, futebol de quadra e exposição do canil da PM. Fundadora da Vila Jacuí e avó das pequenas Maria Eduarda e Giovana, Sônia Maria Aparecida é só sorrisos quando o assunto é a Jornada. "Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade. Isso aqui é um privilégio, espero que essa seja a primeira de muitas Jornadas da Cidaddania. As meninas brincaram muito e o nosso próximo passo é a tenda de corte de cabelo", disse ela entusiasmada.