FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Diversidade de temas é destaque na Campanha Saúde da Mulher 2009

Gratuito, o evento acontece dia 14 de novembro no auditório do MAM, em São Paulo


A Campanha Saúde da Mulher 2009, evento realizado pelo FEMME Laboratório da Mulher, terá como grande destaque a diversidade de temas apresentados e debatidos. O evento acontece no dia 14 de novembro, sábado, no auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, e tem entrada gratuita. O objetivo da campanha é levar informações ao público, colaborando para a conscientização da mulher quanto à importância dos exames preventivos de rotina e dos cuidados consigo mesma.

Elaborado com um formato diferenciado, este ano o evento contará com a participação de convidados especiais em debates com o público. Entre os assuntos a serem discutidos destacam-se temas diretamente relacionados à saúde da mulher, qualidade de vida, beleza e planejamento familiar. "Acreditamos que a interatividade vai colaborar para uma maior absorção das informações que pretendemos passar", comenta o dr. Rogério Ramires, ginecologista e diretor do FEMME. "Além disso, teremos atividades práticas, entre elas técnicas de respiração e relaxamento, meditação e automaquiagem", complementa o médico.

A Campanha Saúde da Mulher consiste numa ação de responsabilidade social que conta com o engajamento de professores das principais faculdades de medicina de São Paulo, além do apoio de nomes como FEMAMA e a campanha Outubro Rosa, Gerare, Golden Stern, Jequiti e Spa Medpraxis.

Programação completa, inscrições e informações:
www.laboratoriodamulher.com.br/novosite/evento ou pelos telefones (11) 3889-9792 e (11) 2306-9700.


Sobre o FEMME Laboratório da Mulher

Sediado em São Paulo, o FEMME Laboratório da Mulher é pioneiro na prestação de serviços de medicina diagnóstica voltada exclusivamente à saúde da mulher. Seu principal objetivo é promover a saúde feminina através de diagnósticos médicos precisos, atendimento humanizado e excelência em qualidade. Com mais de 30 anos de experiência, a equipe médica responsável pelo laboratório idealizou e desenvolveu um conceito que reúne conhecimento científico especializado, equipe de colaboradores treinada, tecnologia avançada, além da estrutura física, arquitetura e decoração, tudo totalmente voltado para a mulher. Atualmente, o laboratório emprega 130 colaboradores, possui um time de 40 médicos e atende mais de 5000 mulheres por mês, realizando uma média de 40 mil exames.

http://www.laboratoriodamulher.com.br/

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Escritora lança site em bate-papo ao vivo

Laura de Luca dá conselhos em forma de poemas para internautas aflitos com os problemas do dia-a-dia


Acariciar o coração. Esse é o objetivo do site Poetizando a Alma (www.lauradeluca.com.br) da escritora Laura de Luca, onde a autora dá conselhos em forma de poemas para os leitores que escrevem contando seus problemas. Laura, que também é médica, usa o poder da poesia para afagar as dores da alma daqueles que lhe escrevem.

Segundo De Luca, a idéia de criar este site nasceu a partir dos conselhos que a autora dava aos amigos que lhe procuravam para contar suas aflições, dúvidas e alegrias. "Na verdade este serviço não foi elaborado para o site. Já acontecia informalmente. Amigas minhas telefonavam quando estavam chateadas e algumas vezes eu dizia: Já me senti assim ou, já escrevi sobre isso. Então sempre lia algum trecho que retratava exatamente aquela situação, isto aconteceu diversas vezes e eu apenas transpus para o site", conta Laura que acredita no poder da poesia para aliviar as dores da alma. "A idéia inicial era divulgar textos, mas com o passar do tempo percebi que podia ajudar as pessoas através da literatura. Recebo mensagens ultra carinhosas de pessoas que dizem ter melhorado de alguma angústia por terem se identificado com alguma resposta", relata.

Laura de Luca é descendente de italiano e, como tal, transpira emoção nas palavras e em todos os seus atos. Desde criança, a poetiza era apaixonada por literatura e pela escrita. "Sempre gostei de colocar no papel tudo aquilo que estava sentindo", afirma a escritora que é médica laringologista, mas vê na poesia a oportunidade de expressar sentimentos e anseios contidos no dia-a-dia de seu consultório. "Muitas vezes, crio um poema a partir de relatos de pacientes meus", diz Laura que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e tem três livros publicados. "Já me definiram como poeta cabalística, como filósofa da alma, mas sou apenas alguém que reflete e sente demais".

Nesta sexta-feira, 30 de outubro, às 15h, Laura estará ao vivo na sala de bate-papo de seu site (www.lauradeluca.com.br/batepapo), onde contará como uma poetiza se tornou médica otorrinolaringologista e lançou um serviço tão peculiar de ajuda. Na ocasião, a escritora escolherá um internauta para receber um poema exclusivo sobre o momento que está passado e sorteará um dos seus livros.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Oficina com Ludovic Careme > 07/11


*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Subprefeitura de Itaquera busca valorizar servidores readaptados


*Felipe Mortara

Ter uma carreira de sucesso dentro da Prefeitura é o sonho de qualquer servidor. Infelizmente, por algum problema médico ou acidente de trabalho, o trabalhador pode ser deslocado de seu posto original de serviço. No entanto, ele tem o direito de ter novas oportunidades e foi para discutir os problemas nessa adaptação que a Sugesp da Subprefeitura de Itaquera criou o Projeto Resgate.

Trata-se de uma iniciativa da coordenadora regional do Programa A3P, Damaris de Souza Perez, que na condição de servidora readaptada teve a idéia de convidar outros 40 funcionários que não exercem mais suas funções originais para compartilhar histórias, vitórias e percalços próprios dos novos desafios profissionais.

Boa parte dos 20 trabalhadores que compareceram à reunião era composta por funcionários dos setores de limpeza, conservação e zeladoria. De acordo com a organizadora, foi um bom número. "A gente sabe que não é fácil lidar com essa ferida, já que muitos de nós sentimo-nos acuados e envergonhados por sermos readaptados", explica. Ela conduziu a conversa com diálogos e leves provocações como forma de estimular os servidores. "Todos devem a perceber seu valor", finaliza.

Escutar as experiências dos outros participantes ajuda a criar cumplicidade. "Estou me sentindo bem melhor depois de conhecer as histórias dos meus parceiros. Estou há mais de 30 anos na Prefeitura, e não conhecia muitos destes colegas", contou o agente de apoio Antonio Carlos Ramos de Azevedo, de 61 anos que trabalhava em pavimentação, mas foi readaptado por laudo médico após ser atropelado três vezes.

Na 1ª dinâmica, foram separadas duplas para se apresentarem, com cada um introduzindo o colega ao grupo. Num segundo momento, turmas de quatro pessoas colocaram por escrito o que os incomodava em pequenos "tijolos" de papel. Posteriormente montou-se um quadro batizado "muro das lamentações". O objetivo era entender se os problemas relatados se encaixavam nos âmbitos profissional, social, pessoal e financeiro dos participantes. A partir de então percebeu-se que as dificuldades enfrentadas por aquele grupo heterogêneo eram comuns em diversos aspectos, como o preconceito, por exemplo.

"Os colegas nas novas repartições, assim como muitos chefes, acham que a gente faz corpo mole, que é preguiçoso. Mas a verdade é que muitas vezes estamos desmotivados", conta Elias Andrade, de 59 anos, que era limpador de piscinas e hoje trabalha na manutenção do pátio. "Me senti livre hoje aqui, tive total liberdade de expressão", completou, logo depois do evento.

Já Maria Rosa Viegas Maranhão já trabalhou em diversas áreas, mas desenvolveu um carinho especial pela cozinha. "Eu adorava lá, mas tive osteoporose e já não agüentava mais ficar tanto tempo em pé. Depois de passar por diversos setores, vim parar na Informática, onde me sinto respeitada", relata. Rosa acredita que a vontade de mudar tem que partir do próprio servidor readaptado. "O funcionário, em geral, não faz muita questão de abrir a mente, mas tem que abrir. A reunião em grupo mostrou isso", diz ela.

Ao analisar atentamente os itens dispostos no "muro" o grupo certificou-se que buscar aprimorar-se deve ser uma prioridade, já que à época em que a maioria ingressou na Prefeitura era exigido apenas 4ª série completa. "Temos que ter uma chance de melhorar, a gente pode mostrar isso", diz Marlene Gonçalves, servidora readaptada, hoje no Conselho Tutelar. O projeto deve continuar no próximo mês com mais um encontro, sempre buscando oportunidades de oferecer cursos para conclusão do ensino fundamental e médio.
*
*
*
Publicidade:
Sujeito a dispnobilidade em estoque e alteração de preço:

Dia do Servidor Público é comemorado com muita descontração e alegria em Itaquera


Os servidores da Subprefeitura de Itaquera lotaram o auditório da sede no dia 28/10, durante as comemorações do Dia do Servidor Público. A festa organizada pela equipe do Departamento Pessoal ofereceu uma programação completa para os funcionários.

Várias foram as atrações aproveitadas pelos os servidores. Enquanto alguns relaxavam com os equipamentos de massagem cedidos pelo instituto Nissan, outros usufruíram das opções de estética disponibilizadas pelos parceiros da organização. Os mais preocupados com a saúde, respondiam o questionário do PRÓ-RIM para avaliar seu funcionamento renal. Além dos serviços, os parceiros forneceram brindes para serem sorteados.
Durante o evento os servidores, em especial as mulheres, foram atendidas por profissionais da area estética do Instituto EMBELLEZE que promoveu cortes de cabelo, depilações de buço, manicure e designer de sobrancelhas. O Boticário que contribuiu com a limpeza de pele e maquiagem, ofertou vários brindes, entre eles higienização da pele que poderá ser feita na loja a qualquer momento. Além de avaliação estética Bioimpedância que mede a água e a gordura corporal oferecidas pelo EMAGRECENTRO.

O subprefeito Laert de Lima Teixeira fez questão de passar pelo anfiteatro, onde foi realizada a festa dos servidores que entre uma tarefa e outra, arrumaram um tempinho para utilizar os serviços oferecidos. "Parabenizo todos os servidores pelo seu dia e agradeço os parceiros pelo carinho e presteza", disse Laert.

Para encerrar, cerca de 100 servidores participaram do coquetel organizado pela Casa de Cultura Raul Seixas, ao som de Eddy Johnny e Jackson da viola. "Realmente passamos um dia diferente, descontraído e alegre", afirmou a servidora Alice Cardoso que aproveitou para relaxar sobre um colchão de massagem enquanto ouvia uma boa música popular brasileira do trio que integra o projeto Efervescência Cultural, recentemente implantado na subprefeitura de Itaquera.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque


Por que o pré-natal é essencial?

A importância do pré-natal baseia-se na premissa que tudo o que a futura mamãe faz, ou deixa de fazer, durante os nove meses de gestação, tem um grande impacto na saúde do bebê. “É por essa razão que é tão importante seguir à risca as recomendações médicas e fazer todos os exames recomendados pelo obstetra nos meses que antecedem o nascimento do bebê”, diz o ginecologista e obstetra, Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis.

O pré-natal é o acompanhamento médico dedicado à gestante e ao bebê que tem como objetivo a prevenção, a orientação, o esclarecimento e o diagnóstico de qualquer alteração da saúde da gestante e/ou do bebê. “É durante o pré-natal que todas as dúvidas do casal serão esclarecidas, o que é muito importante, já que é possível descaracterizar alguns mitos que são muito frequentes neste período”, ressalta o médico.

Em média, uma gravidez dura quarenta semanas, por essa razão além da qualidade das consultas, a frequência é fundamental. “Durante o pré-natal, as consultas são mensais até a 32ª/33ª semana, quinzenais, até a 37ª semana e, semanais, a partir da 40ª semana. Após esse período, a gestante deve ser acompanhada pelo obstetra a cada dois ou três dias”, explica Aléssio Calil Mathias.

Importância do pré-natal

Garantir que a gestante e o nenê mantenham-se saudáveis durante os nove meses é a principal missão do pré-natal, mas o período também possui outros atributos. “Além de fazer o acompanhamento do desenvolvimento do bebê e diagnosticar intercorrências clínicas e/ou obstétricas, os nove meses de gestação tem também a função de preparar o casal para o parto, assim como para a amamentação”, reforça o obstetra Aléssio Calil Mathias.

A gestação é um período marcado por transformações físicas e emocionais, por isto, tanto a gestante quanto o seu companheiro têm muitas dúvidas durante este período que antecede o nascimento. “Todo casal que espera um bebê deve ter respostas às suas indagações. Quanto mais seguros sobre todo o processo que está por vir, melhor e mais tranquilo será o parto. Todas as vantagens e desvantagens de cada escolha devem ser esclarecidas”, conta Mathias.

“Hoje, recomendamos que o pré-natal comece antes mesmo da concepção, preferencialmente, três meses antes. Pois, assim, a mulher poderá realizar uma consulta médica completa, bem como todos os exames prévios à gestação. Se houver qualquer alteração, tanto clínica como laboratorial, ela mulher poderá, em tempo hábil, realizar o tratamento mais apropriado. O uso de ácido fólico, três meses antes da concepção, com o objetivo de diminuir a incidência de malformações do sistema nervoso central faz parte desta fase anterior à concepção”, diz o médico. Além disso, se a mulher que deseja engravidar é obesa, diabética ou hipertensa, é muito importante realizar um tratamento prévio à gestação com a finalidade de alcançar o controle e o equilíbrio antes da concepção.

Tudo sobre o pré-natal

Para o obstetra, a primeira consulta do pré-natal é a mais importante. Afinal, é nessa consulta que se estabelecerá uma relação mútua de confiança entre a grávida e seu médico. “Geralmente, a primeira é a consulta mais demorada, pois será questionada toda história clínica da gestante, bem como todos os antecedentes pessoais e familiares, hábitos, vícios, cirurgias prévias e uso de medicamentos”, explica o diretor da Clínica Genesis.

Além disso, é nesta primeira consulta que serão solicitados vários exames como hemograma, glicemia de jejum, tipagem sanguínea + fator RH, sorologias para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis, AIDS, hepatite B e C, urocultura + antibiograma, exame de fezes, prevenção do câncer do colo uterino (Papanicolau) e ultrassonografia obstétrica. “Muitos destes exames serão repetidos no decorrer do pré-natal, assim como a ultrassonografia, que será realizada conforme a idade gestacional”, esclarece o ginecologista.

Sinais de problemas

Segundo Aléssio Calil Mathias, “durante o pré-natal podemos identificar mulheres com maior risco de complicações durante a gestação e o parto e podemos utilizar os recursos necessários para garantir uma gravidez e um parto saudáveis, diminuindo as chances da ocorrência de problemas para a mãe e o nenê”, diz.

De acordo com o especialista, a intercorrência clínica mais frequente durante a gravidez é a anemia. É por essa razão que os obstetras recomendam o uso de sulfato ferroso durante o pré-natal. “No parto normal, a grávida perde em média 500 ml de sangue e na cesárea, 800 ml. Imagine se por qualquer motivo a perda for maior? Não podemos nos esquecer de que após o parto é necessário disposição e saúde para os cuidados com o bebê e para a amamentação”, alerta o obstetra.

Outra intercorrência clínica comum durante a gestação é a infecção urinária. “É fato que de todas as gestantes, 6% apresentarão bacteriúria assintomática, que é uma infecção urinária que não apresenta sintomas; destas 30% evoluirão com um tipo de infecção urinária mais grave que necessitará de internação hospitalar”, informa o diretor da Clínica Genesis. Mas, se a gestante contar com o acompanhamento pré-natal, tratar esse problema será bem mais fácil e seguro. Outro problema comum e que pode ser tratado durante o pré-natal é a hipertensão arterial, presente em 10% das gestantes, sendo a maior causa de óbito materno, se não tratada previamente.

Em relação à saúde do bebê, Mathias conta que a incidência de nascimento de bebês prematuros no grupo de mães que fazem o pré-natal não chega a 10%, sendo que daquelas que não contam com o acompanhamento apropriado chega a 40%. “Quando falamos de bebês prematuros devemos pensar em maior mortalidade neonatal, maior tempo de internação com cuidados intensivos, ou seja, UTI Neonatal, maior chance de sequelas, além do desmame precoce”, diz o médico.

No pré-natal, cultive bons hábitos

• Mexa-se!

A atividade física deve ser estimulada previamente à gestação e poderá ser praticada inclusive nos primeiros meses. Entretanto, deve ser evitada a atividade física de impacto. As gestantes que não praticam uma atividade física regularmente podem iniciá-la, após o terceiro mês. “Recomendamos as atividades aeróbicas, bem como a musculação, a natação, a hidroginástica, dentre outras, mas sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física habilitado”, conta Aléssio Calil Mathias.

• Não engorde, ganhe apenas os quilos necessários

“Deve-se evitar que a gestante ultrapasse o ganho de 12 kg. O ideal é em torno de 9 kg, ou seja, 1 kg por mês. O ganho de peso excessivo está relacionado a uma maior chance de hipertensão, diabetes e aumento de peso do bebê, podendo influir diretamente na duração do trabalho de parto e também no tipo de parto. O acompanhamento nutricional durante a gestação é fundamental”, defende o obstetra.
CONTATO:
www.clinicagenesis.com.br
http://twitter.com/dralessio
http://gestacaosaudavel.wordpress.com

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SESC ITAQUERA - Programação de Novembro

PROGRAMA DE NOVEMBRO – MÚSICA / TEATRO INFANTIL / CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

MÚSICA
shows
TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

Lobato Acarahyba – O pianista Lobato Acarahyba explora canções de autores que chegaram foram seus parceiros como Luiz Eça, Antonio Carlos Jobim e João Gilberto. No repertório, o melhor da Bossa Nova. Café Aricanduva. Livre
01/11/09, Domingo às 15h.

Leonardo Fernandes e Danilo Ferreira. Com Leonardo Fernandes (piano) e Danilo Ferreira (Flauta). No repertório Camargo Guarnieri, Ernesto Nazareth, Francisco Mignoni, Vila Lobos.
02/11/09. Domingo às 15h . Café Aricanduva. Livre

Plínio Metropolo
Pianista, maestro e compositor, Metropolo já foi parceiro de Maysa e compôs para Leila Silva. No repertório o melhor da Bossa Nova. Café Aricanduva. Livre.
08/11. Domingo, às 15h.

Alex Flores
O pianista apresentará obras de Nilson Lombardi, Cláudio Santoro, Heitor Villa Lobos e Camargo Guarnieri. 15/11. Domingo, às 15h. Café Aricanduva. Livre

Nação Zumbi
A banda pernambucana apresenta o seu mais recente CD- Fome de Tudo. World metal, coco dub, ciranda psicodélica e muito mais pode ser constatado em canções como “Onde Tenho Que Ir”, “Inferno”, “Toda Surdez Será Castigada” e “Bossa Nostra”. Além disso, apresenta o novo gênero: frevo travaperna. Palco da Orquestra Mágica. Livre
22/11. Domingo, às15h.

Duo Per Suonare- Com Mariane Claro (Piano) e Henrique Amado ( flauta). No repertório obras dos seguintes compositores: Francisco Curt Lange, Henrique Oswald, Francisco Mignone, Heitor Villa Lobos. 29/11/09 às 15h . Café Aricanduva. Livre

ENCONTRO 3ª IDADE
Trio Virgulino- Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o TRIO VIRGULINO apresenta o legítimo forró pé-de-serra. Em 29 anos de carreira, contaram com participações ilustres de Caetano Veloso, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Dominguinhos e Osvaldinho do Acordeom. No repertório músicas do mais recente CD intitulado “ISSO AQUI TÁ BOM DEMAIS“ e sucessos de outros trabalhos que formam uma trilha sonora perfeita para animar as festas de todo o Brasil.
26/11 Quinta, das 9h às 16h. Livre

CORPO DEPOIMENTO
De.Gelo. Com Companhia de Dança Maurício de Oliveira e Siameses. O espetáculo coloca em discussão a desintegração do corpo durante o processo de envelhecimento. O trabalho ressalta o poder que o indivíduo adquire ao longo da vida, ao ter a habilidade de aceitar a degeneração da matéria e estimular o vigor, a energia para conduzir elegantemente o corpo para o seu destino que é a sua própria destituição, em direção ao movimento silencioso e gradualmente entrópico
14/11 Sábado às 13h. Sede Social. Livre.

Cariri Pinheiros. Com Núcleo Passo Livre. O espetáculo desdobra a temática sugerida em seu nome: traz registros e reflexos de Pinheiros em São Paulo, e do Cariri nordestino. Tem como ponto de partida o elo entre o passado e futuro através do imaginário retratado em xilogravuras, cordéis, esculturas, canções, poemas. Fala de estradas, construções e fósseis.
28/11 Sábado, às 13h. Sede Social. Livre

TEATRO
espetáculos

POEMAS PARA BRINCAR
Direção: Eduardo Amos. Poemas: José Paulo Paes. Com a Cia. Teatral As Graças. Ana e Juca criam um jogo de palavras rico e poético, numa jornada mágica de sonho e alegria.
01/11. Domingo, às 13h. Praça de Eventos. Livre

O PASSE E O GOL
Texto: Juca Kfouri. Direção: Laerte Asnis. Com o Teatro do Grande Urso Navegante. Joãozinho se vangloria de ser artilheiro e menospreza o irmão Marinho, que faz meio de campo. Mas as coisas em breve irão mudar. Praça de Eventos. Livre.
08/11. Domingo, às 13h.

UMA DUPLA COM DOIS
Texto: Angrei Fiel. Direção: Angrei Fiel e Viviane Zanelli. Com a Trupe Patoktak. Espetáculo de linguagem clown que apresenta um casal passando pelas fases da vida e a importância do amor e da alegria. Praça de Eventos. Livre
15/11. Domingo, às 13h.

A FARSA DO BOM ENGANADOR
Com a Cia. Buraco d´Oráculo. Adaptação da sátira francesa "A farsa do Mestre Pathelin". Onde reinam o dinheiro, poder e vaidade, a ordem da vez à malandragem e a enganação. 50 min. Praça de Eventos. Livre.
22/11. Domingo, às 13h.

LE CIRQUE MAGIQUE
Concepção e direção: Francisco Catalan. Com a Cia. dos Arlequins Teatro. “Le Cirque” chega retumbante, com palhaços, mágicos, cachorrinho adestrado, trapezistas, leões indomáveis, o incrível homem-bala e muito mais. Praça de Eventos. Livre.
29/11. Domingo, às 13h.

CAMINHADA PELA PAZ
Dia 06 de novembro com saída às 9h da Praça Brasil - Cohab José Bonifácio com destino ao SESC Itaquera. Uma programação especial esportiva, recreativa e cultural. A realização é da Obra Social Dom Bosco, Diretorias de Educação de Itaquera e Guaianazes, CRAS Itaquera, Conselho Tutelar José Bonifácio, EE Álvares de Azevedo.

Charanga Circense
Com a Cia Suno de Arte. Intervenções lúdicas com performance circense, acrobacias, malabares e outras diversões. Espaços abertos da unidade. 50 min. Praça de Eventos. Livre.
06/11. Sexta, das 11h às 12h30.

INFANTIL
contação de histórias

LITERATURA ORAL
Com Tathiana Pedroso e Ana Luiza Leão. Histórias populares, literárias, de amor, medo e fantasia. O público participa, criando novos significados para objetos cotidianos, envolvendo-se com a história. Quiosque da Praça de Eventos. LIVRE
01/11, 22/11. Domingo, às 11h.

TRICONTANDO HISTÓRIAS
Com a Cia. Circo de Trapo. Histórias Divertidas, Populares e Africanas. Quiosque da Praça de Eventos. LIVRE
08/11, 15/11, 29/11. Domingo, às 11h.

SERVIÇO: SESC ITAQUERA
Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000.
Telefone para informações: 11 2523-9200
Preços de Portaria: R$ 1,50 a R$ 7,00 (acesso à unidade de Quarta a Domingo)
Estacionamento- Preço Único: R$ 7,00
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220
ou acesse o portal www.sescsp.org.br

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

domingo, 25 de outubro de 2009

SUS reforça atendimento a crianças na rede pública

Ministério da Saúde recomenda a presença de pediatras na Estratégia Saúde da Família e lança projeto piloto para cuidado humanizado à saúde da criança

O Nordeste e a Amazônia Legal receberão um reforço no atendimento às crianças. A partir de agora, os NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) deverão ter a presença de pediatras, segundo recomendação da portaria nº 2.281, publicada pelo Ministério da Saúde nesta semana. A região é o foco do Ministério para a redução da mortalidade infantil. Um pacote de R$ 110 milhões, anunciado neste ano, está estruturando a rede de atendimento dessa população. As medidas anunciadas incluem a implantação de 460 novos NASF nos 17 estados contemplados no Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil.

“É uma medida extremamente importante porque articula a presença dos pediatras nos NASF com a prioridade de redução da mortalidade materno-infantil na Amazônia Legal e Nordeste. A portaria integra nosso esforço em construir, qualificar, aperfeiçoar e responder as demandas e necessidades da população brasileira na área de saúde”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Os NASF funcionam como policlínicas que dão suporte ao trabalho desenvolvido pelas equipes de Saúde da Família. Essas equipes desenvolvem ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação e agravos mais frequentes, alem da manutenção da saúde das pessoas atendidas. Em todo o País há 639 NASF em funcionamento, dos quais 362 estão localizados nas regiões Norte e Nordeste.

A publicação da Portaria reforça a prioridade dada pelo governo federal à redução da mortalidade infantil, especialmente no Nordeste e na Amazônia Legal, regiões com os piores indicadores nessa área. Entre 2000 e 2007, no Brasil, morreram 443.946 crianças menores de um ano de idade. No Nordeste, foram 144.003 e na Amazônia Legal (incluindo o Maranhão), 76.916. Nas duas regiões, o número de óbitos somou 220.919 ou quase 50% do total nacional.

Apesar do grande número de óbitos nas duas regiões, a taxa de mortalidade infantil no Brasil mantém tendência contínua de queda desde 1990. Passou de 47,1 óbitos por cada mil bebês nascidos vivos para 19,3 mortes, em 2007 - o que representou uma redução média de 59,7%. Atualmente, o Brasil, em um grupo de 68 países, está entre os 16 em condições de atingir a quarta meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e chegar à taxa aceitável de 14,4 mortes por cada mil nascidos vivos, em 2012, três anos antes da data-limite fixada pela Organização das Nações Unidas, em 2000, ano em que instituiu os oito ODMs.

PROJETO PILOTO — Além da recomendação de inclusão de pediatras nos NASF, o Ministério da Saúde está lançando um projeto piloto para construir novas ofertas de cuidado humanizado à saúde e fortalecer aquelas tradicionalmente dirigidas a mulheres e crianças.

Por meio da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, o objetivo é aprimorar o vínculo, o crescimento e desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos. O projeto piloto contemplará uma cidade com mais de 100.000 habitantes de cada região: Rio Branco, no Norte; Recife, no Nordeste; Campo Grande, no Centro-Oeste; Rio de Janeiro, no Sudeste; Florianópolis, na região Sul.

“Este é um momento significativo para a Pediatria brasileira. É uma área que nasceu médico-científica, mas, ao longo de sua história envolveu-se com a causa da infância e da adolescência do País”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior.

As medidas mais recentes do Ministério em atenção à saúde das crianças incluem ainda a instituição da Semana Mundial da Amamentação no Brasil, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. No Brasil, as comemorações passam, portanto, a acompanhar o calendário internacional anualmente, que estabelece a semana de amamentação entre os dias 1º e 7 de agosto. O aumento nas taxas de aleitamento materno é um dos fatores com impacto direto no declínio da mortalidade infantil.
*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque:

Soro fisiológico e lentes de contato nem sempre combinam

O hábito de higienizar as lentes de contato com o soro fisiológico põe em risco a saúde da córnea. Segundo o especialista em doenças externas do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), o oftalmologista Eduardo Rocha, os usuários de lentes de contato devem restringir-se a somente enxaguar as lentes com soro.

"O soro fisiológico não é indicado para higienizar lentes de contato por dois motivos: não remove proteínas, gorduras e impurezas presentes nas lentes, também não elimina fungos, bactérias e amebas que podem causar graves infecções aos olhos", adverte o especialista.

Aplicação - Segundo Eduardo Rocha, o soro deve ser utilizado somente para enxaguar as lentes, em casos que é necessário evitar a irritação dos olhos pelos produtos de higienização. "Muitos usuários apresentam sensibilidade aos produtos de higienização das lentes. Apenas nestes casos, o uso do soro para retirar o excesso do produto na lente é indicado".

Embalagem - A embalagem do soro fisiológico, depois de aberta, torna-se um meio de proliferação de microorganismos que podem contaminar a lente. Os usuários devem ser cuidadosos com esse aspecto. "O ideal é que o paciente compre o soro em recipientes de 250 ml, um dos menores existentes no mercado, produzido para poucas utilizações. O soro sempre deve ser conservado na geladeira", orienta o oftalmologista.

Cuidados - Eduardo Rocha ressalta que os principais cuidados com as lentes de contato são:

- Lavar as mãos com sabão antes de manusear as lentes;
- Higienizar as lentes seguindo método orientado pelo médico;
- Usar a lente pelo tempo indicado pelo oftalmologista;
- Fazer exames oftalmológicos periodicamente (6 em 6 meses);
-Qualquer sintoma fora do padrão, interromper o uso das lentes e buscar orientação de um especialista;
- Trocar os estojos das lentes a cada compra de produto de limpeza;
- Manter unhas curtas e higienizadas;
- Nunca lavar as lentes na água (corrente ou mineral);
- Não emprestar ou pegar emprestadas lentes de contato de outros;
- Evitar piscinas e praias enquanto estiver usando as lentes;
- Usar produtos de higienização específicos para cada tipo de lente

*
*
*
Publicidade:

Produtos e preços sujeitos a alteração de
acordo com a disponibilidade em estoque:

Terapia Floral – a cura das emoções

Por Fátima Repanas
Terapeuta Floral


Atualmente, muito se fala das terapias alternativas, porém hoje há uma nova denominação para elas: terapias essenciais. Entre as terapias, vou falar sobre a Terapia Floral, método reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem resultados comprovados em diferentes partes do mundo na melhora do estado físico e psicológico do paciente.

Os Florais de Bach têm como função básica restaurar o equilíbrio das emoções, agindo sobre o paciente e não sobre a doença. Não possuem contra indicações, podendo ser eficientes para bebês, crianças, adultos, idosos, animais e inclusive plantas.

São 38 essências no total, que devem ser escolhidas após uma profunda auto-análise, onde o paciente tem que se conhecer muito bem, profundamente. Como isso é muito raro hoje em dia, é aconselhável a procura de um profissional especializado, que vai auxiliar no processo de reconhecimento dos sentimentos e reações diante de problemas.

A minha dica para que você saiba como anda a sua saúde e se necessita de terapia é se perguntar: “Eu sou feliz?”. Saúde e felicidade andam juntas e ser feliz é se conhecer. Quando o entendimento e o auto-conhecimento chegam à mente, a paz se instala e, justamente neste momento, a força e a saúde retornam ao corpo.

Por isso, o tratamento com florais e terapia forma um casamento perfeito. Primeiro, porque é um método de cura natural, não agressivo e depois porque leva ao auto-conhecimento. Se conhecer e tratar as emoções é um mundo mágico e dificilmente os pacientes abandonam rapidamente o tratamento.

Se você tem interesse em iniciar a Terapia Floral, é importante saber que jamais deve consumir o floral de outra pessoa. As emoções são individuais, assim como os florais. Para entender melhor, é importante que você conheça a história e o desenvolvimento dos florais, assim como sua ação no organismo humano.


O surgimento da Terapia Floral

As essências florais foram desenvolvidas no início do século XX e são utilizadas visando o equilíbrio emocional. O criador das essências florais, Edward Bach, na sua prática de medicina constatou que o temperamento dos pacientes era fundamental para a cura das doenças. Para Dr. Bach, as doenças seriam o resultado, no corpo, dos conflitos entre a mente e a alma. São exatamente os conflitos que nos levam às doenças.

Por volta de 1928, em uma festa, Dr. Bach começou a observar as pessoas mais detalhadamente. Imaginou que deveria haver um medicamento que aliviasse o sofrimento comum de cada grupo. Este momento deu início à sua teoria da personalidade, em que ele identificou sete grandes grupos (medo, insegurança, falta de interesse no presente, solidão, hipersensibilidade e influência de idéias, desalento e desespero, preocupação excessiva com os outros), reunindo não pessoas que sofriam do mesmo mal, mas sim que reagiam da mesma maneira diante das doenças.

Dr. Bach começou a procurar um novo sistema de cura que pudesse ser usado também de forma preventiva e que fosse receitado a partir do temperamento de cada paciente. Foi daí que ele começou a pesquisar as plantas e sua teoria se espalhou pelo mundo.

A essência base da Terapia com Florais de Bach é a Rescue, que reúne cinco essências, sendo a mais conhecida no mundo e a mais indicada pelos profissionais. Sua ação ajuda o paciente e a se estabilizar e a acalmar as emoções, atingindo um equilíbrio fundamental para a continuidade do tratamento.


"A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma bênção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o mundo apenas um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a nossa missão."
Dr. Bach

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

PESQUISAS REVELAM BOM COMPORTAMENTO DOS JOVENS

Pensar Jovem: pesquisa revela que jovens querem ter atitudes virtuosas como honestidade, verdade, coragem e honra


Parte da segunda edição do projeto Pensar Jovem, criado pela divisão de tecnologia Educacional da Positivo Informática e pelo Centro Paula Souza, a pesquisa mostrou, entre outras coisas, que os quase 5.000 jovens e adolescentes de 30 Etecs do Estado de São Paulo não são egoístas e identificam e valorizam boas ações.

Os jovens valorizam e desejam possuir virtudes como honestidade, verdade, coragem e honra, mas têm vergonha de fazê-lo. Essa é uma das impressões do educador e filósofo Carlos Roberto Merlin Júnior ao avaliar os resultados de uma pesquisa realizada com quase 5 mil alunos do Ensino Médio do Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. A pesquisa integra a segunda edição do projeto Pensar Jovem, realizado pelo Centro Paula Souza e pela Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, e foi aplicada por meio do Portal Aprende Brasil, presente em 30 Etecs.
“Não se pode negar a influência do egocentrismo presente na sociedade moderna sobre as ações dos jovens e adolescentes, mas essa não é a única realidade. Existe o desejo expresso de muitos jovens pesquisados em dar às suas ações um sentido moral para além do prazer próprio e imediato. Eles identificam, nas ações práticas, os vícios e as virtudes e desejam possuir as virtudes. Mas, muitas vezes, vivem o dilema entre viver e agir de modo virtuoso e viver e agir de modo vantajoso,” analisa o prof. Merlin, formado em Filosofia pela PUC-PR, leciona História e Filosofia e está preparando mestrado na área de Filosofia da Educação e um dos idealizadores do projeto Pensar Jovem.
Fundamentada em questões hipotéticas de Ética Aplicada e com perguntas objetivas, baseadas em situações concretas, a pesquisa teve como objetivo identificar a presença ou ausência das virtudes como algo valorizado pelos jovens e adolescentes.
Durante a pesquisa, quando foi perguntado aos alunos de maneira generalizada sobre honestidade e verdade, 71,9% deles disseram que possuíam estas virtudes. Mas ao serem colocados em situações práticas, este percentual caiu para 59,5% dos entrevistados. O roubo de um CD de música em uma loja, por exemplo, é crime, mas o ato de fazer download destas mesmas músicas pela internet não é considerado ilegal por pelo menos 60% dos participantes da pesquisa.
“Podemos interpretar os dados verificando que os pesquisados reconhecem as virtudes presentes em ações práticas. Eles identificam e valorizam tais “ações fundamentadas nas virtudes. Ao mesmo tempo podemos notar que eles não desejam ser vistos como ‘otários’, o que significa sofrer algum tipo de prejuízo quando é possível de se evitar”, explica o professor.
Quando os assuntos tratados foram coragem e honra, 79,7% dos participantes afirmaram valorizar ações que expressam esses valores. Mas ao serem colocados como autores de ações hipotéticas, esta porcentagem cai para 63% de aprovação. Um exemplo que ilustra este resultado é a decisão que tomariam se estivessem no lugar do guerreiro troiano Heitor, que para honrar a cidade de Tróia enfrentou Aquiles, mesmo sabendo que era impossível vencer. Ao se colocarem no lugar do lutador, apenas 64% aceitariam o desafio.
Os pais, as escolas e, principalmente, a mídia precisam estar mais atentos a este fato. Se existe desejo e, ao mesmo tempo, a vergonha de se ter este desejo é porque aquilo que se está desejando não é valorizado pela sociedade em geral. “Ser virtuoso está fora de moda e, provavelmente, por isso, parte significativa de nossos jovens e adolescentes não vivenciam aquilo que, segundo os resultados da pesquisa, valorizam e até desejam”, finaliza o professor.
“As discussões entre o filósofo e os alunos, dentro do Projeto Pensar Jovem, são momentos para repensar atitudes e assim amadurecer”, observa Rosana Mariano, professora responsável por projetos da Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.
Com estes resultados, o projeto Pensar Jovem prossegue para a segunda fase, que consiste em discussões em sala de aula sobre os temas propostos. Além dos debates, os alunos poderão ampliar o assunto no Blog do Filósofo, mediado pelo prof. Merlin. O interesse dos alunos em discutir as virtudes fica evidente no blog, que já registra quase 3.000 mil comentários. “O Projeto Pensar Jovem cria espaços para discutir questões importantes na formação dos alunos do Ensino Médio”, acrescenta Rosana.
Na terceira fase do projeto, os estudantes vão criar e apresentar fábulas modernas, que deverão evidenciar a importância de uma ou mais virtudes éticas. Os textos serão publicados em um livro, a ser lançado no final deste ano. Em 2008, foram escritas 96 fábulas, publicadas no site do projeto Pensar Jovem. Uma experiência que desafiou a criatividade dos participantes e levou a novas reflexões. “Desde a primeira edição, em 2008, percebemos que o Pensar Jovem estimula e fortalece atitudes virtuosas. Todo o pensar filosófico ajuda nessa mudança. Sinto aqui muita solidariedade e companheirismo”, confirma Rosemari Melazi de Oliveira, coordenadora do Projeto Pensar Jovem da ETEC Philadelpho Gouvea Neto, em São José do Rio Preto - SP.

O Centro Paula Souza e a filosofia
O Centro Paula Souza administra 166 Escolas Técnicas (Etecs) e 47 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em 134 cidades paulistas. Mais de 170 mil alunos estão matriculados nas suas unidades de ensino no 1º semestre de 2009. As Etecs atendem 142 mil estudantes, aproximadamente, sendo mais de 39 mil no Ensino Médio. No Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 85 habilitações, o número de alunos matriculados ultrapassa 100 mil. As Fatecs, por sua vez, contam com cerca de 32 mil alunos nos 45 cursos superiores de Graduação.
Fora do currículo desde 1971, quando foi abolido por imposição do regime militar, o ensino de filosofia e sociologia voltou a ser obrigatório em todas as séries do Ensino Médio por uma lei federal sancionada há um ano. A inclusão das duas disciplinas, feita de forma gradual até 2011, é uma vitória dos movimentos de professores e estudantes que defendiam sua importância para a melhoria da formação intelectual dos alunos.
O projeto Pensar Jovem se insere neste contexto e comprova o esforço da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática em criar soluções que contribuam para a melhoria do ensino e para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos, dando condições para que exerçam plenamente sua cidadania. Para o Centro Paula Souza, a iniciativa é mais um passo no sentido de aplicar novas tecnologias ao ensino e promover a inclusão digital. O Centro Paula Souza usa o Portal Aprende Brasil desde 2005.


Sobre a Positivo Informática: Criada em 1989, a Positivo Informática (BOVESPA: POSI3) tem presença nacional e internacional, oferecendo as mais avançadas soluções de tecnologia, da fabricação de computadores ao desenvolvimento de ferramentas educacionais. A companhia atua com duas divisões de negócios: Hardware e Tecnologia Educacional. No portfólio da divisão de Hardware, a empresa oferece uma linha completa de microcomputadores – desktops e notebooks –, servidores e impressoras, sendo a líder nacional de mercado de computadores segundo a IDC (International Data Corporation) há 19 trimestres consecutivos. Para dar suporte a todas as suas atividades, conta com uma rede de assistência técnica de cerca de 400 empresas licenciadas cobrindo a totalidade das cidades brasileiras, além da CRP – Central de Relacionamento Positivo. No segmento de Tecnologia Educacional, a Positivo Informática é reconhecida pelo pioneirismo no desenvolvimento e pela qualidade das soluções tecnológicas em seus três segmentos de atuação: ensino particular, ensino público e varejo. As soluções educacionais da Positivo Informática estão presentes em 11.782 escolas públicas, 2.453 escolas particulares e em mais de 900 pontos de venda no varejo. Positivo Informática na Internet: http://www.positivoinformatica.com.br/

*
*
*
Publicidade:

Produtos e preços sujeitos a alteração de
acordo com a disponibilidade em estoque:

Doutor, meu olho está tremendo...

Ansiedade, desgaste muscular crônico causado por esforços repetitivos, ou ainda, algumas moléstias neuromusculares ou metabólicas podem causar o problema

É muito comum ouvir dos pacientes a queixa que o olho está ‘tremendo’ ou ‘pulando’... “Na verdade, isso ocorre porque há uma contração involuntária do músculo da pálpebra, semelhante a uma câimbra em alguma outra parte do corpo”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares. As pálpebras, explica o médico, são as pregas de pele que recobrem os olhos. Elas são compostas por mais estruturas, além da pele: “ há as glândulas - que contribuem com componentes da lágrima que lubrificam os olhos -, os cílios - que auxiliam a proteger os olhos - e os músculos que, ao contraírem-se, promovem a abertura e o fechamento das pálpebras”, diz.
O músculo orbicular contrai-se com a finalidade de fechar os olhos voluntária ou involuntariamente, ou seja, tanto por reflexo de proteção, quanto para distribuir a lágrima pela superfície ocular. “Algumas vezes, a contração involuntária aparece em freqüência e intensidade aumentadas, geralmente afetando um pequeno grupo de fibras musculares e de forma temporária. É o que chamamos de mioquimia”, explica Fernanda Takay, oftalmologista que integra o corpo clínico do IMO.
O tremor involuntário quase sempre melhora com a redução do consumo de estimulantes - café, chá preto, chá mate, chocolate, coca-cola, guaraná- e com o aumento da ingestão de calmantes naturais - camomila, maracujá. “Se o problema for persistente, o oftalmologista deverá avaliar a possível existência de alterações que possam afetar o funcionamento muscular ou neurológico”, conta a médica.

Outras possibilidades
O blefaroespasmo também inicia-se com o aumento da freqüência do piscar, e o paciente, a princípio, acredita ser uma irritação ocular desencadeada pela luz ou pela diminuição do filme lacrimal. Alguns pacientes podem apresentar também contrações involuntárias de outros grupos musculares. “Um exame oftalmológico e neurológico é necessário para se estabelecer o diagnóstico preciso. Entrópio espástico, triquíase, blefarite, ceratite, síndrome do olho seco e uveíte anterior podem causar um blefaroespasmo reflexo”, diz a médica.
A incidência do blefaroespasmo é maior entre as mulheres, com uma relação de 3:1. A média de idade do início dos sintomas é de 56 anos. “A doença é progressiva, vai evoluindo para espasmos progressivamente mais intensos e duradouros, resultando em períodos de cegueira funcional”, alerta a oftalmologista Fernanda Takay.
A progressão é variável e no estágio precoce é possível haver períodos de remissão e exarcebação. Fatores que desencadeiam ou pioram os sintomas são: luz, estresse, cansaço, dirigir, ler, assistir televisão. Ações como dormir e relaxar podem amenizar os sintomas. “Muitos pacientes, tentando disfarçar o problema, desenvolvem maneirismos, tais como mascar chicletes, bocejar, esfregar as pálpebras com força, assobiar, falar continuadamente e isto, muitas vezes, ocasiona um retardo no diagnóstico”, explica a médica.
Com a progressão da doença, o paciente pode afastar-se do convívio social, pois a frustração e a depressão levam alguns a classificar a doença como psicossomática. “O agravamento do caso clínico traz também problemas físicos devido a constante contração dos músculos contrários à abertura palpebral. Comumente, o paciente queixa-se de apraxia da abertura palpebral - dificuldade de abrir as pálpebras. Esta é a alteração associada ao blefaroespasmo de mais difícil tratamento” relata Takay. Dermatocálaze, ptose de supercílio, blefaroptose e frouxidão dos tendões cantais medial e lateral são outras alterações anatômicas que podem aparecer.
O tratamento do blefaroespasmo é baseado no alívio dos sintomas, com o objetivo que o paciente retorne à sua vida normal. “A injeção da toxina botulínica é um procedimento que oferece uma terapia eficaz no controle dos espasmos musculares. Desde 1989, a droga foi aprovada pelo Food and Drugs Administration, FDA, para tratamento das distonias faciais e do estrabismo”, diz Fernanda Takay.

SERVIÇO:
http://www.imo.com.br/ - imo@imo.com.br

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Desfile de Moda com Audiodescrição para pessoas cegas encerra Encontro inclusivo


O 1º Encontro Estilo, Elegância e Equilíbrio que debateu comportamento, etiqueta e independência do deficiente visual como consumidor de moda, promovido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos o evento aconteceu no Teatro Raul Cortez e Unidade Vila Mariana da Faculdade FMU. Profissionais renomados como o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, a consultora de estilo Milla Mathias e as professoras de Moda, Romy Tutia e Francisca Mendes deram dicas de como maquiar-se, boas combinações de roupas e de como refletir a identidade de forma adequada. O evento teve também um desfile de modas com audiodescrição, pioneiro no país - no mundo apenas o Canadá realizou evento semelhante, e a participação de três modelos cegas na passarela.

A realização do evento concretizou um desejo antigo de Dorina de Gouvêa Nowill, presidente emérita e vitalícia da instituição homônima, que era passar para as moças cegas a melhor maneira de se arrumar com independência no seu dia-a-dia. "O encontro foi uma oportunidade para estudantes de moda, estilistas, lojistas, empresários além de consumidores com e sem deficiência ampliarem a visão sobre temas que até então pareciam distantes do universo da pessoa com deficiência visual. A Associação de Lojistas da Oscar Freire já se disponibilizou a sensibilizar os comerciantes da região para as necessidades desta parte da população consumidora que representa uma parcela ávida do mercado. Segundo o Censo do IBGE de 2000 o Brasil tem hoje mais 24,6 milhões de pessoas com deficiência sendo que mais de 2,5 milhões delas possuem deficiência visual", comenta Ika Fleury, coordenadora geral do evento e diretora executiva da Fundação Dorina
*
*
*
Publicidade:
WWW.KIDBRINDE.WEBNODE.COM.PT
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Kodak lança primeira filmadora de bolso em alta definição do Brasil


Nova Kodak Zx1 é compacta, tem design arrojado e traz nova experiência em captura de imagens ao consumidor brasileiro

A Kodak Brasileira apresenta a novidade que trará ao consumidor uma experiência única em captura de imagens: Kodak Zx1, a primeira filmadora de bolso em alta definição do País. Com visor LCD de 2 polegadas, zoom digital 2x e capacidade para filmar em alta ou baixa luminosidade, o lançamento é perfeito para acompanhar qualquer aventura, em qualquer lugar. Com a Zx1 o consumidor é o diretor de seus filmes e pode escolher a qualidade de vídeo que preferir: HD60 (60 FPS), HD30 (30 FPS) ou VGA, e assim reviver os melhores momentos em slow motion na palma da mão.

Compacta, a Zx1 pesa menos de 100 gramas e tem memória interna de 128MB, além de capturar áudio de forma nítida com um microfone de baixa distorção. O software integrado para edição é um excelente recurso para criar clipes personalizados com fotos e músicas favoritas. Para completar, é possível fazer o upload de seus vídeos no YouTube™ com a facilidade do software ArcSoft® Media Impression.

Zx1: a filmadora aventureira
A Kodak Zx1 é a companhia essencial para encarar desafios e aventuras! Resistente a respingos de água, neve, areia e terra, a filmadora está de acordo com o Padrão IP43, o qual determina que a filmadora foi desenvolvida para suportar todas as condições climáticas que possam danificar equipamentos eletrônicos. O revestimento emborrachado e o acabamento em aço, além de proteger o sistema, dão um toque inovador com design arrojado à Kodak Zx1.

“Para a Kodak é essencial que o consumidor experimente novas formas de eternizar suas memórias. Com isso em mente, estudamos o mercado e encontramos a oportunidade para trazer ao Brasil a Zx1, que eleva o patamar de captura de imagens e coloca nosso portfólio em um nível diferenciado” diz Emerson Stein, diretor geral da Divisão de Consumo da Kodak Brasileira. “Essa novidade trará ao mercado modernidade, praticidade e custo-benefício, tudo isso em um único equipamento.”

Versátil, a Zx1 pode ser comprada nas cores preta, pink e vermelha, e chega o Brasil com o preço sugerido de R$ 699. A nova filmadora da Kodak será vendida pela Internet, varejo especializado e lojas de eletroeletrônicos de todo País. Para mais informações sobre esse ou outros produtos acesse http://www.kodak.com.br/.

Sobre a Kodak
Sempre à frente na inovação do mundo da imagem, a Kodak ajuda consumidores, empresas e profissionais da criatividade a liberarem o poder das imagens e impressões para enriquecer suas vidas. Para saber mais, visite http://www.kodak.com/ e acompanhe nossos blogs. Confira também o http://www.kodak.com/go/followus.

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

sábado, 24 de outubro de 2009

Insônia diminui resistência a doenças e prejudica o bom desempenho no trabalho

Psicóloga afirma que levantar, e escrever o que está pensando, é uma forma de acabar com o transtorno

Durante o sono, o organismo realiza uma série de processos metabólicos que são necessários para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa. O descanso físico e metal, quando não ocorre da forma devida, causa irritabilidade, déficit de atenção e coordenação motora, além da diminuição da resistência. Quem sofre de insônia, não consegue produzir as mais simples atividades diárias, atrapalhando principalmente o desempenho no trabalho.

Marcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, explica que o sono inadequado, de baixa qualidade, é conhecido como insônia e que pode ser classificada como transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai) e crônica (constante). “Com o stress causado pela vida moderna, muitas pessoas reclamam de noites mal dormidas. Entretanto, indivíduos geralmente variam suas necessidades de sono. Levantar frequentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir, acordar muito cedo e não ter sono não restaurador”, alega.

A especialista afirma que Programação Neurolinguistica (PNL) é um método fácil e eficaz e que pode auxiliar quem sofre desse mal. “A técnica ajuda a neutralizar sentimentos negativos que causam a privação do sono, sejam eles fobias, culpa raiva, memórias traumáticas (de guerra, abuso sexual e acidentes), ansiedade, tristeza, desânimo, ou qualquer outro sentimento que possa vir à mente. Os resultados normalmente são imediatos no momento da aplicação, não importando a intensidade ou há quanto tempo a pessoa venha experimentando aquele sentimento”,argumenta.

A psicóloga ressalta que com a ajuda da PNL, o individuo reconhece que o corpo e a mente se comunicam, sendo um grande passo para mudança de comportamento. “Certamente há uma série de informações internamente se movimentando, portanto a estratégia, ao perder o sono, é se levantar e escrever tudo o que está pensando. É uma saída para achar soluções para aquilo que incomoda”, explica.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. “Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados”, enfatiza.

Márcia orienta a sempre buscar as soluções dentro de si, considerando que tudo o que tenha vivido seja reconhecido como bagagem. “Encare os obstáculos como algo construtivo, um aprendizado, a PNL propõem uma concepção de vida adequada a cada sistema de crenças e sempre preservando o que há de mais importante em cada história, então pense o que te faria bem e preservaria a inteligência e o realismo de maneira a facilitar o desfrute da sua vida com saúde e bem estar”, finaliza.

Sobre a Dra. Márcia Dolores

A psicóloga Márcia Dolores Rezende tem experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Conta com a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.

Sobre o Instituto Saber

O Instituto Saber é empresa líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência, através de processos de coaching, para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados, tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização. A nova sede em Brasília fica no SRTVS - Quadra 701 - Bloco 0 - Conj. 842 - Ed. Multi Empresarial - CEP 70340-000 - Brasília – DF.
Mais informações: São Paulo (11)3284.4446, Brasília (61)3037.9966 ou pelo blog http://academiadepnldoinstitutosaber.blogspot.com/.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

PROBLEMAS DE PELE NO CLIMATÉRIO

Vera Lúcia Toledo Mendes, médica ginecologista e pós-graduada em medicina estética, elaborou um tratamento voltado especificamente para a mulher na fase do climatério. Trata-se de prevenção e combate das modificações endócrinas que marcam essa delicada fase da vida. Parte dos sinais e sintomas resultam da diminuição dos níveis de estrogênio que circulam pelo organismo.

Para livrar as pacientes desse problema, a profissional aplica creme manipulado à base de estrogênio, que rejuvenesce a pele trazendo de volta um rosto liso e livre de manchas. O diferencial em relação aos que já existem no mercado, e que boa parte do publico feminino conhece, é que os estrogênios são substâncias já produzidas pelo organismo e que não costumam apresentar reações adversas, por isso o resultado sempre será positivo.

Uma das vantagens do uso tópico é que não há absorção sistêmica, ou seja, mesmo as mulheres que não podem fazer a reposição hormonal oral, por apresentarem contra-indicações, poderão se beneficiar dos efeitos desse hormônio na pele.

A primeira vez que a médica adotou esse procedimento foi durante a pós-graduação em medicina estética. Desde então, já devolveu a autoconfiança a muitas mulheres.

Vera Lúcia trabalha com a proposta de reunir tudo o que aprendeu, por intermédio de sua experiência em ginecologia e obstetrícia, sobre as mudanças do organismo da mulher em todas as etapas da vida, para lutar contra o efeito negativo que estas transformações refletem.

Formada pela Universidade do Estado do Pará há 15 anos, com título de Ginecologista e Obstetra - TEGO, concedido pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO/AMB e pós – graduada em Medicina Estética, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

A médica possui uma clínica que oferece os mais modernos tratamentos estéticos faciais e corporais, todos eles voltados em manter a saúde e o bem-estar da mulher.

O endereço da Clinica é Av. Pedro Lessa cj32
Aparecida – Santos-SP
Telefones(13)3227.5133/9609-0737
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque


Jose Junior, do Afro Reggae, usa comunicação para mudar cenário de favelas ‘blindadas’


Fashion TV Brasil revela como organização de shows, grupos de dança e jornais locais melhoram a vida da população carente
A Fashion TV Brasil acompanha os trabalhos do Grupo Cultural Afro Reggae no programa UM DIA COM JOSÉ JUNIOR. A equipe vai à favela de Vigário Geral para conferir apresentações de dança dos grupos Macala e Afrolata, visita as obras do novo centro cultural do grupo e prestigia uma homenagem feita pela Polícia Militar do Rio de Janeiro a Junior. Ele considera o projeto sua principal razão de vida: “Tudo que eu já fiz deu errado. Tudo. Só fiz uma coisa que deu certo: O Afro Reggae”.

Entre um evento e outro, Junior explica como o Afro Reggae teve início e conseguiu estruturar-se ao longo de mais de quinze anos. “Toda a comunicação que fazemos começou com shows em favelas consideradas ‘blindadas’, ou seja, que nem a polícia conseguia entrar. Conseguimos tirar a boca de fumo e toda a questão ostensiva bélica dos traficantes para realizar esses eventos”, conta Junior, ressaltando os resultados de ações como a criação de jornais locais e grupos de dança que mudaram por completo a vida da população. “Vigário Geral na década de 90 era a favela mais armada e temida do Brasil, hoje mudou, não é mais assim”.

UM DIA COM JOSÉ JUNIOR vai ao ar na Fashion TV Brasil na segunda-feira, 26 de outubro, às 22h, com reapresentações na quarta-feira, 28 de outubro, às 08h30, e no sábado, 31 de outubro, às 12h.

FASHION TV BRASIL, rede de TV por assinatura com transmissão 24 horas da Turner Broadcasting System Latin America, traz uma programação baseada em estilo de vida, entretenimento e moda. A FTV BRASIL apresenta um mix de moda, turismo, gastronomia, comportamento, música e tendências de uma maneira moderna e atual. O canal está disponível em português para mais de 1,4 milhão de assinantes no Brasil, em operadoras como Sky (canal 31) e NET (canal 95).

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO É PALCO DE AÇÃO SOLIDÁRIA


Com o apoio da Prefeitura de São Paulo e parceiros, no dia 06 novembro, a partir das 19h, será realizada a ‘Paella Solidária’, com o intuito de ajudar instituições que cuidam de crianças carentes com câncer e portadoras do vírus HIV.

O evento, que acontecerá no Espaço Goumert Nobre do Mercado Municipal de São Paulo, terá sorteio de camisas oficiais dos times de futebol, como Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, autografadas por seus jogadores titulares; camisa da seleção brasileira de futebol, autografada pelo Rei Pelé e outra autografada pelos jogadores titulares da seleção brasileira, além do uniforme completo da seleção brasileira olímpica de nado sincronizado, também autografado pelas atletas Lara Teixeira e Nayara Figueira.

Toda verba arrecada com a venda dos convites (R$ 80,00 por pessoa), será destinada ao ‘Centro de Convivência Infantil’, ONG de apoio às crianças soropositivas e ao projeto ‘Por Um Sonho de Verão’, que durante as suas exibições nos cinemas brasileiros irá repassar o valor da venda dos ingressos às instituições que cuidam de crianças com câncer.

A ‘Paella Solidária’ contará com a presença da dermatologista Ligia Kogos escolhida como madrinha desta ação no Mercado Municipal; do vocalista da banda Rádio Táxi, Willie de Oliveira, que abraçou a causa e faz questão de animar a noite com músicas da década de 80; e de autoridades, como o Deputado Luiz Carlos Gondim. Atores que fazem parte do elenco do filme “Por um Sonho de Verão” também participarão do evento, entre eles: Mário Frias, Marcelle Casagrande, Thais Brunato, Daniel Campolim e Mara Oliver - madrinha Nacional das Paellas Solidárias que serão realizadas em todo o país.

Os convites serão vendidos nas unidades do Bar do Camarão, Cachoeira Natural, Mercado Municipal de São Paulo e também através do site: www.paellasolidaria.com.br

Saiba mais sobre o projeto ‘Por Um Sonho de Verão’: www.porumsonhodeverao.com.br

Paella Solidária
Data 06 de novembro.
Horário A partir das 19h.
Local Espaço Goumert Nobre do Mercado Municipal - Rua da Cantareira, 306
Valor por pessoa l R$ 80,00

Informações de Serviço:
Telefone (11) 3079.7578
Aceita Visa - crédito/débito
Aceita cheque
Possui acesso para deficientes
Capacidade 400 pessoas.

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque



Kalmma Zen Spa dá 50% de desconto em tratamentos para o rosto

A rede Kalmma Zen Spa, com unidades em Campinas e Valinhos, está lançando uma promoção especial para mulheres que desejam preparar e rejuvenescer a pele do rosto para o verão. Até o Natal, quem indicar uma amiga para fazer um dos novos tratamentos faciais com cosméticos da linha espanhola Germaine de Capuccini ganha um deles com 50% de desconto.

A marca, que faz sucesso em clínicas de estética e spas de mais de 60 países, é voltada para procedimentos de limpeza, renovação e rejuvenescimento para pessoas a partir de 25 anos. Os tratamentos com os cosméticos Germaine de Cappuccini oferecidos na rede Kalmma vão dos mais básicos aos mais avançados e têm a função de prevenir o envelhecimento do rosto com um mix de produtos indicados para todos os tipos de pele. Sem contra-indicação, eles podem ser feitos em qualquer época do ano e ter continuidade por até seis meses. Além disso, têm uma característica especial: permitem que o tratamento possa ser continuado em casa após a primeira aplicação. Fazem parte da promoção:

Limpeza de Pele
Remove impurezas acumuladas na superfície da pele, desobstruindo os poros, o que facilita a penetração de cosméticos e aumenta a oxigenação dos tecidos. Excelente arma de prevenção da acne e preparo para tratamentos estéticos. A limpeza facial inclui remoção de células mortas, tonificação da pele, aplicação de cremes para hidratação / nutrição e máscaras específicas.

Duração: 90 minutos
Investimento: R$170
Indicação: todos os tipos de pele

Hidratação Facial
Este tratamento visa suprir as necessidades diárias de manutenção de água nas camadas epidérmicas da pele. Pelos mais diversos motivos (envelhecimento cutâneo, pós-exposição solar exagerada, carências nutricionais da pele), a epiderme não consegue manter um bom teor de água em suas camadas. A Hidratação Facial melhora a nutrição celular e o aspecto estético da pele, proporcionando uma aparência revitalizada, deixando-a macia e luminosa.

Duração: 60 minutos
Investimento: R$150
Indicado: 4 sessões (1x por semana)

Tratamento Antioxidante e Clareador
Tratamento intensivo indicado para todos os tipos de pele que previne o envelhecimento precoce. A ação antioxidante e anti-radical livre proporcionada pela elevada concentração de vitamina C Pura (100% ácido ascórbico) traz de volta a elasticidade, tonicidade e hidratação de sua pele através da estimulação da síntese de colágeno.

Duração: 90 minutos
Investimento: R$170
Indicação: 8 sessões (1x por semana)
Produto Home indicado: Bio-Reat com vitamina C Pura + Emulsão Fresh Nature SPF-10

Timexpert Rugas
Atua no interior das rugas graças à liberação do complexo Microdermoxine, que tem uma base de ceramidas e lipídeos com características idênticas ao extrato córneo da pele e que permite liberar seus ativos progressivamente. Timexpert, além de neutralizar e preencher, também previne o aparecimento de outras rugas. O Extrato de Soja atua estimulando a elasticidade e firmeza da pele. Para pessoas a partir dos 35 anos.

Duração: 90 minutos
Investimento: R$ 250
Indicação: 8 sessões (1x por semana)
Produto Home indicado: Creme Timexpert Corretor de rugas e
Sérum Timexpert corretor de rugas

Timexpert Lift (Lifting Facial)
Tratamento indicado para pessoas que desejam combater a perda de volume ou lipoatrofia sem necessidade de fazer cirurgia. Também serve como complemento perfeito para quem realizou uma intervenção cirúrgica de preenchimento, pois contém propriedades Lipo-Lifting, capazes de preencher o volume onde o rosto mais necessita. Exerce uma ação protetora das fibras de colágeno e estimula sua produção natural. Para pessoas a partir dos 35 anos.

Duração: 60 minutos
Investimento: R$ 200
Indicação: 8 sessões (2x por semana)
Produto Home Indicado: Creme Timexpert Lifting (tratamento prolongado) e/ou
Flash Lift (efeito tensor imediato)

Gentleman’s Facial
Exclusivo tratamento que visa equilibrar a oleosidade, a sensibilidade e a hidratação da pele. Indicado também para quem sofre de foliculite, inflamação dos folículos da pele – mais conhecida como pêlo encravado.

Duração: 60 minutos
Investimento: R$150
Indicado: 8 sessões (1x por semana)
Produto Home indicado: Gel equilibrante (auxílio da foliculite)

Serviço
Kalmma Zen Spa
Unidade Cambuí
Rua Sampaio Peixoto, 138 - Cambuí - Campinas / SP
Tels.: (19) 3252-7742 3255-1469 7804-9986
cambui@kalmma.com.br

Unidade Shopping Iguatemi
Av. Iguatemi, 777 - Piso 1 - Vl. Brandina - Campinas / SP
Tels.: (19) 3294-8822 7804-9989
iguatemi@kalmma.com.br

Unidade Shopping Galleria
Rodovia D. Pedro I, Km 131,5 - Jd. Nilópolis - Campinas / SP
Tels.: (19) 3207-0104 7804-9992
galleria@kalmma.com.br

Kalmma Shopping Valinhos
Rua Paiquerê, 200 - Bairro Paiquerê - Valinhos – SP
Tel.: (19) 3871-6267 / (19) 7807-5286
valinhos@kalmma.com.br

Sobre a Rede Kalmma Zen Spa
Fundada por Aline Madeleine há 15 anos, a rede possui atualmente quatro unidades em funcionamento e mais dez em implantação em vários estados brasileiros – todas com inauguração prevista para 2009. Contando com uma equipe multidisciplinar de primeira linha composta por médicos, nutricionistas, acupunturistas, fisioterapeutas, massoterapeutas e esteticistas, a rede Kalmma Zen Spa oferece atendimento personalizado e tratamentos exclusivos. Entre eles, cuidados com o corpo, procedimentos médicos e estéticos e até terapias de relaxamento, como banhos e massagens – um verdadeiro refúgio em meio à atmosfera conturbada em que vivemos. No total, são mais de 70 tipos de procedimentos, além de day spas e vales presentes.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

RETIRADA DA VEIA SAFENA é ASSOCIADA A MAIOR TAXA DE MORTALIDADE

ESTUDO SOBRE TÉCNICAS DE REMOÇÃO DA VEIA SAFENA É DIVULGADO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO INTERNACIONAL

Técnica tradicional endoscópica para retirada de veia safena é associada a maior taxa de mortalidade

São Paulo, 23 de outubro de 2009 - Um estudo realizado nos EUA por médico da UNIFESP que comparou, em três anos, os desfechos clínicos de duas diferentes técnicas de remoção da veia safena para cirurgia de revascularização do miocárdio foi publicado no The New England Journal of Medicine, periódico com um dos maiores índice de impacto na comunidade científica em todo o mundo. O médico Renato Delascio Lopes, Doutor em Ciências pela Unifesp (PhD), Master in Health Science pela Duke University e o professor adjunto do Departamento de Cardiologia da Duke University (USA) desenvolveu, juntamente com uma equipe de pesquisadores da Duke University, o artigo científico original que compara os desfechos clínicos e angiográficos entre pacientes submetidos ao procedimento feito por via endoscópica (moderna) e por via aberta (tradicional) para a retirada da veia safena em cirurgia de revascularizacao do miocárdio.

Pelo método tradicional (aberto), a veia é retirada manualmente através de uma incisão longa na perna. Essa técnica vem sendo substituída gradativamente por outras que permitem menores incisões, menores riscos de infecção, menos tempo de hospitalização e maior satisfação do paciente.

A pesquisa acompanhou três mil pacientes que passaram pela cirurgia de revascularização do miocárdio, sendo que 1.753 deles foram submetidos ao procedimento de remoção da veia por via endoscópica e os outros 1.247 receberam a técnica aberta. Lopes demontrou que no período de 12 a 18 meses após a cirurgia, os pacientes que se submeteram ao procedimento endoscópico apresentaram 43% de obstrução total da veia safena implantada, enquanto que os pacientes que foram submetidos ao procedimento tradicional, apresentaram menores taxas de obstrução (34%).

O estudo também apontou que dos 1.753 pacientes submetidos ao procedimento de remoção da veia por via endoscópica, 20% apresentaram morte, infarto do miocárdio ou necessidade de revascularização do miocárdio em três anos, enquanto que 17% dos pacientes submetidos à técnica aberta apresentaram esse desfecho clinico combinado.

Os resultados demonstraram que as taxas de mortalidade em três anos nos pacientes submetidos às técnicas endoscópicas e abertas foram 7.5% e 5.8%, respectivamente, sendo essa diferença também estatisticamente significativa. “Uma explicação plausível é que essa técnica endoscópica, apesar de ser esteticamente menos invasiva, causa mais trauma na veia, levando a um maior grau de lesão endotelial e a um provável processo de aterosclerose acelerado. Isso gera piores desfechos clínicos com o passar do tempo, como mortalidade e infarto do miocárdio”, afirma Lopes.

“Antes dessa pesquisa ninguém havia estudado os efeitos a longo prazo, associados ao procedimento endoscópico. As diferenças entre as duas técnicas não se mostraram evidentes, até pelo menos um ano após a cirurgia de revascularização do miocárdio, motivo pelo qual os estudos anteriores com curta duração de acompanhamento e com número insuficiente de pacientes, não foram capazes de detectar essas diferenças”.

Em linhas gerais, o acompanhamento com mais de três mil pacientes demonstrou que as curvas de mortalidade começavam a se divergir depois de um ano, estando a técnica endoscópica (aberta) associada a maior mortalidade em três anos. O estudo coloca em xeque conhecidos efeitos benéficos da técnica a curto prazo, levando médicos e pacientes a pesarem os riscos e benefícios em menor período de tempo e o aumento da mortalidade a longo prazo. Para tanto, até que se tenha um estudo aleatório, com número de doentes e acompanhamentos longos para responder definitivamente essa hipótese deverão ser pesados os riscos e benefícios da técnica.

Para o pesquisador, o estudo mostra a necessidade de novas pesquisas que possam refinar e aprimorar a técnica endoscópica para retirada da veia safena e, dessa forma, minimizar as complicações futuras. “Enquanto mais dados e outros estudos não se encontram disponíveis, os bem conhecidos e estéticos benefícios a curto prazo relacionados à técnica endoscópica devem ser bem avaliados e ponderados em relação ao risco de piores desfechos clínicos, incluindo maior mortalidade associada a essa nova técnica”, conclui Lopes.

Sobre a UNIFESP
Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), primeira universidade especializada em saúde no País, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação, a Unifesp implantou os campi de Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 26 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de humanas (Guarulhos) e exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). Atualmente, a Instituição conta com 4.545 alunos matriculados nos cursos de graduação, além de 17.400 nos cursos de pós-graduação e demais programas de especialização, residência, mestrado e doutorado. A Unifesp oferece 883 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela maior universidade federal do País. Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, hoje localizado dentro Campus São Paulo, instalado no bairro Vila Clementino.

*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque:

FAAP apresenta: OSGEMEOS "Vertigem"

A dupla de artistas plásticos OSGEMEOS traz para São Paulo a nova mostra "Vertigem", em cartaz de 25 de outubro a 13 de dezembro no Museu de Arte Brasileira, na FAAP.

A mostra "Vertigem", dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, OSGEMEOS, aterrissa pela primeira vez em São Paulo, no MAB, Museu de Arte Brasileira da FAAP, e promove o melhor diálogo do graffiti com as artes plásticas em instalações, pinturas, esculturas e objetos sonoros. A exposição tem o patrocínio exclusivo do Deutsche Bank.

Trata-se de uma nova "Vertigem", diferente da mostra vista anteriormente em Curitiba e no Rio de Janeiro, pois inclui não só trabalhos apresentados nas duas cidades, mas uma série de novas obras concebidas por OSGEMEOS especialmente para o espaço do MAB.

Impossível de se precisar a quantidade e as características das obras da mostra, o que é um dado fundamental do caráter dos artistas, sempre voltados para a surpresa, o inesperado, e donos de uma impressionante capacidade de criar, surpreender, inventar. O que pode ser dito é que o visitante da exposição estará cercado por todos os lados pelo trabalho d'OSGEMEOS.

São obras que traduzem o sensível olhar da dupla sobre o cotidiano brasileiro, da periferia urbana ao folclore nordestino, em cenários surrealistas que remontam uma atmosfera de sonho por meio de cores alegres e personagens melancólicos.

Desenhados por um lirismo ingênuo, figuras de pele amarelada, com narizes largos e olhos espaçados, surgem em painéis de madeira vestindo roupas coloridas em paisagens igualmente estampadas. São imagens poéticas que descrevem a realidade dos dois artistas. Elas explicam o singular processo de trabalho d'OSGEMEOS, irmãos e cúmplices na estética e no ofício.

"A beleza das cores, saturação de tons e formas é o que torna fascinante o trabalho da dupla. Esses elementos nos apontam uma alteração dos padrões estéticos da arte contemporânea atual. As personagens e suas fantasias e roupas, que sugerem uma inocente vaidade, misturam-se a retratos de famílias humildes, ninfas, corpos humanos com cabeças de peixes... Definindo seu processo criativo, OSGEMEOS afirmam transformar aquilo que aparece em seus sonhos", explica Renato Silva no texto do catálogo da exposição.

OSGEMEOS - biografia

Paulistanos de 1974, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio começaram sua trajetória na street art em meados dos anos 1980, retratando as culturas regionais do Brasil nos muros de São Paulo. O trabalho da dupla está ligado a sua vivência na cidade, o grande melting pot cultural brasileiro. Centrada na construção de um imaginário próprio e peculiar, sua obra mescla elementos do folclore nacional com outros ligados ao desenvolvimento da arte nascida nas ruas. As telas seguem a tradição do retrato, com personagens centrais em padrões multicoloridos e envoltos numa aura surreal. As instalações oníricas incorporam carros, barcos e bonecos cinéticos gigantes à pintura de parede em grande escala.

Em 1993, OSGEMEOS começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional da arte urbana contemporânea, e também do circuito comercial, no Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos, onde são representados pela Deitch Projects, a mesma galeria de Keith Haring e Jean-Michel Basquiat.

Em 2007, OSGEMEOS foram convidados para pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. Em 2008, a dupla pintou a famosa fachada, às margens do Tamisa, do prédio da Tate Modern de Londres, templo da arte contemporânea internacional. Em junho deste ano eles coloriram em Nova York o grande muro pintado por Keith Haring, em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston. O trabalho, uma homenagem ao 50º aniversário do artista, rendeu à dupla excelente crítica de Roberta Smith no NY Times: "Um mural fantástico e épico; um sonho de felicidade traçado à melancolia. Realismo mágico".

Exposições d'OSGEMEOS:

Individuais
2009 Vertigem, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro; MAB - Museu de Arte Brasileira, São Paulo
2008 Too Far Too Close, Deitch Project Gallery, Nova York
Vertigem, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Galeria Pilar Parra e Romero, Madri
2007 As Flores deste Jardim meus Avós Plantaram, Museum Het Domein Sittard, Sittard, Holanda
Desenho, Galeria Fortes Vilaça, São Paulo
2006 O peixe que comia estrelas cadentes, Galeria Fortes Vilaça, São Paulo
2005 Cavaleiro Marginal, Deitch Project Gallery, Nova York
Creative Time Project, Coney Island
Nike Tour, Fire House, Nova York; Milão, Paris; National Stadium, Tóquio, Hong-Kong, Londres
WaterMill, Robert Wilson Center, Nova York
2004 Estação da Luz, São Paulo

Coletivas
2009 Nus [Nudes], Galeria Fortes Vilaça & Galeria Bergamin, São Paulo
The Portrait Show, Durex Arte Contemporânea, Rio de Janeiro
When Lives Become Form: Creative Power from Brazil, Hiroshima City Museum of Contemporary Art, Japão
2008 Imaginary Realities, Max Wigram Gallery, Londres
Salon National Des Beaux-Arts, Carrousel du Louvre, Paris
When Lives Become Form: Creative Power from Brazil, Museum of Contemporary Art Tokyo (MOT),
2007 Mundo Animal, Escola São Paulo, São Paulo
Wakin up Nights, de Pury and Luxembourg, Zurique
Kunsthalle Barmen, Von Der Heydt Museum Wuppertal, Alemanha
Musée International des Arts Modestes (MIAM), Sète, França
2006 9º Bienal de la Havana, Havana
Beautiful Losers: Contemporary Art and Street Culture, Triennale di Milano, Milão
Paralela 2006, Parque do Ibirapuera, São Paulo
2005 Beautiful Losers: Contemporary Art and Street Culture, Orange County Museum of Art, Newport Beach, Estados Unidos
The Smell of the rain, Deitch Project in Miami Art Basel, Miami
2004 Beautiful Losers: Contemporary Art and Street Culture, Contemporary Arts Center in Cincinnati; Yerba Buena Center for the Arts in San Francisco
Regellos, Halle2, Heidelberg, Alemanha
Gra(ff)ite, Alhambra, Estados Unidos
Montana Shop, Barcelona,
Urbis Museum, Manchester, Inglaterra
2003 Break, New Image Gallery, Los Angeles
CubaBrasil, Regla, Havana, Piñar Del Rio, Cuba
Pavil, Luggage Store Gallery, San Francisco
2002 Area2010, Sydney, Australia
Chromopolis, paneling in Athens Olympic Games, Atenas
Global Grafitti Art, Anne Moerchen Galerie, Hamburgo
I don´t know, Die Faerberei Galerie, Munique
I don´t know, Die Faerberei Galerie, Munique
Kanvas, Kassel, Alemanha
Toleranci, Galerie Ecureuil, Niort, França
Schlachthof Cultural Center, Wiesbaden, Alemanha
Urban Dicipline, Hamburgo
2001 50 anos de Bienal de São Paulo, Fundação Bienal, São Paulo
Galerie du Jour Agnes B, Paris
Mural Global, São Paulo
Tokion Store, Nova York
Urban Discipline 2001, Hamburgo
2000 Graffiti aus São Paulo Brasilien, Die Färberei, Munique
Just write my name, Bremen, Alemanha
Academie der Kunste, Berlin
Agenda 21 project, Hildeshein, Alemanha
Galerie Ecureuil, Niort, França
Urban Discpline, Hamburgo
1999 Livin Large, Munique
ISART, Munique
1998 Um minuto de silêncio, FUNARTE, São Paulo
1993 Galeria MIS, São Paulo

Projetos Especiais
2008 Street Art, Tate Modern, Londres
2007 The Graffiti Project, Kelburn Castle, Airshire, Escócia
2005 Expresso Arte - Pintura de 2 trens da CPTM, São Paulo
2004 Trensurb - Pintura de trens do metrô de Porto Alegre, Porto Alegre


"Vertigem", de OSGEMEOS - Serviço

Visitação: de 25 de outubro a 13 de dezembro,
De 3a. a 6a. feira - das 10 às 20 horas; sábados, domingos e feriados - das 10 às 17 horas.
Fechado às 2as. feiras, inclusive quando feriado.
MAB - FAAP (Museu de Arte Brasileira - Fundação Armando Alvares Penteado) - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

www. faap. br - fone (11) 3662-7198 - Entrada Franca

"Vertigem", de OSGEMEOS - Ficha Técnica

EXPOSIÇÃO

Concepção: OSGEMEOS

FAAP

REALIZAÇÃO
Art Unlimited - Tânia Mills e Pieter Tjabbes

PATROCÍNIO
Deutsche Bank
*
*
*
Publicidade:

Produtos e preços sujeitos a alteração de
acordo com a disponibilidade em estoque: