Nossos Vídeos

sábado, 24 de outubro de 2009

Insônia diminui resistência a doenças e prejudica o bom desempenho no trabalho

Psicóloga afirma que levantar, e escrever o que está pensando, é uma forma de acabar com o transtorno

Durante o sono, o organismo realiza uma série de processos metabólicos que são necessários para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa. O descanso físico e metal, quando não ocorre da forma devida, causa irritabilidade, déficit de atenção e coordenação motora, além da diminuição da resistência. Quem sofre de insônia, não consegue produzir as mais simples atividades diárias, atrapalhando principalmente o desempenho no trabalho.

Marcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, explica que o sono inadequado, de baixa qualidade, é conhecido como insônia e que pode ser classificada como transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai) e crônica (constante). “Com o stress causado pela vida moderna, muitas pessoas reclamam de noites mal dormidas. Entretanto, indivíduos geralmente variam suas necessidades de sono. Levantar frequentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir, acordar muito cedo e não ter sono não restaurador”, alega.

A especialista afirma que Programação Neurolinguistica (PNL) é um método fácil e eficaz e que pode auxiliar quem sofre desse mal. “A técnica ajuda a neutralizar sentimentos negativos que causam a privação do sono, sejam eles fobias, culpa raiva, memórias traumáticas (de guerra, abuso sexual e acidentes), ansiedade, tristeza, desânimo, ou qualquer outro sentimento que possa vir à mente. Os resultados normalmente são imediatos no momento da aplicação, não importando a intensidade ou há quanto tempo a pessoa venha experimentando aquele sentimento”,argumenta.

A psicóloga ressalta que com a ajuda da PNL, o individuo reconhece que o corpo e a mente se comunicam, sendo um grande passo para mudança de comportamento. “Certamente há uma série de informações internamente se movimentando, portanto a estratégia, ao perder o sono, é se levantar e escrever tudo o que está pensando. É uma saída para achar soluções para aquilo que incomoda”, explica.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. “Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados”, enfatiza.

Márcia orienta a sempre buscar as soluções dentro de si, considerando que tudo o que tenha vivido seja reconhecido como bagagem. “Encare os obstáculos como algo construtivo, um aprendizado, a PNL propõem uma concepção de vida adequada a cada sistema de crenças e sempre preservando o que há de mais importante em cada história, então pense o que te faria bem e preservaria a inteligência e o realismo de maneira a facilitar o desfrute da sua vida com saúde e bem estar”, finaliza.

Sobre a Dra. Márcia Dolores

A psicóloga Márcia Dolores Rezende tem experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Conta com a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.

Sobre o Instituto Saber

O Instituto Saber é empresa líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência, através de processos de coaching, para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados, tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização. A nova sede em Brasília fica no SRTVS - Quadra 701 - Bloco 0 - Conj. 842 - Ed. Multi Empresarial - CEP 70340-000 - Brasília – DF.
Mais informações: São Paulo (11)3284.4446, Brasília (61)3037.9966 ou pelo blog http://academiadepnldoinstitutosaber.blogspot.com/.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

PROBLEMAS DE PELE NO CLIMATÉRIO

Vera Lúcia Toledo Mendes, médica ginecologista e pós-graduada em medicina estética, elaborou um tratamento voltado especificamente para a mulher na fase do climatério. Trata-se de prevenção e combate das modificações endócrinas que marcam essa delicada fase da vida. Parte dos sinais e sintomas resultam da diminuição dos níveis de estrogênio que circulam pelo organismo.

Para livrar as pacientes desse problema, a profissional aplica creme manipulado à base de estrogênio, que rejuvenesce a pele trazendo de volta um rosto liso e livre de manchas. O diferencial em relação aos que já existem no mercado, e que boa parte do publico feminino conhece, é que os estrogênios são substâncias já produzidas pelo organismo e que não costumam apresentar reações adversas, por isso o resultado sempre será positivo.

Uma das vantagens do uso tópico é que não há absorção sistêmica, ou seja, mesmo as mulheres que não podem fazer a reposição hormonal oral, por apresentarem contra-indicações, poderão se beneficiar dos efeitos desse hormônio na pele.

A primeira vez que a médica adotou esse procedimento foi durante a pós-graduação em medicina estética. Desde então, já devolveu a autoconfiança a muitas mulheres.

Vera Lúcia trabalha com a proposta de reunir tudo o que aprendeu, por intermédio de sua experiência em ginecologia e obstetrícia, sobre as mudanças do organismo da mulher em todas as etapas da vida, para lutar contra o efeito negativo que estas transformações refletem.

Formada pela Universidade do Estado do Pará há 15 anos, com título de Ginecologista e Obstetra - TEGO, concedido pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO/AMB e pós – graduada em Medicina Estética, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

A médica possui uma clínica que oferece os mais modernos tratamentos estéticos faciais e corporais, todos eles voltados em manter a saúde e o bem-estar da mulher.

O endereço da Clinica é Av. Pedro Lessa cj32
Aparecida – Santos-SP
Telefones(13)3227.5133/9609-0737
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque


Jose Junior, do Afro Reggae, usa comunicação para mudar cenário de favelas ‘blindadas’


Fashion TV Brasil revela como organização de shows, grupos de dança e jornais locais melhoram a vida da população carente
A Fashion TV Brasil acompanha os trabalhos do Grupo Cultural Afro Reggae no programa UM DIA COM JOSÉ JUNIOR. A equipe vai à favela de Vigário Geral para conferir apresentações de dança dos grupos Macala e Afrolata, visita as obras do novo centro cultural do grupo e prestigia uma homenagem feita pela Polícia Militar do Rio de Janeiro a Junior. Ele considera o projeto sua principal razão de vida: “Tudo que eu já fiz deu errado. Tudo. Só fiz uma coisa que deu certo: O Afro Reggae”.

Entre um evento e outro, Junior explica como o Afro Reggae teve início e conseguiu estruturar-se ao longo de mais de quinze anos. “Toda a comunicação que fazemos começou com shows em favelas consideradas ‘blindadas’, ou seja, que nem a polícia conseguia entrar. Conseguimos tirar a boca de fumo e toda a questão ostensiva bélica dos traficantes para realizar esses eventos”, conta Junior, ressaltando os resultados de ações como a criação de jornais locais e grupos de dança que mudaram por completo a vida da população. “Vigário Geral na década de 90 era a favela mais armada e temida do Brasil, hoje mudou, não é mais assim”.

UM DIA COM JOSÉ JUNIOR vai ao ar na Fashion TV Brasil na segunda-feira, 26 de outubro, às 22h, com reapresentações na quarta-feira, 28 de outubro, às 08h30, e no sábado, 31 de outubro, às 12h.

FASHION TV BRASIL, rede de TV por assinatura com transmissão 24 horas da Turner Broadcasting System Latin America, traz uma programação baseada em estilo de vida, entretenimento e moda. A FTV BRASIL apresenta um mix de moda, turismo, gastronomia, comportamento, música e tendências de uma maneira moderna e atual. O canal está disponível em português para mais de 1,4 milhão de assinantes no Brasil, em operadoras como Sky (canal 31) e NET (canal 95).

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO É PALCO DE AÇÃO SOLIDÁRIA


Com o apoio da Prefeitura de São Paulo e parceiros, no dia 06 novembro, a partir das 19h, será realizada a ‘Paella Solidária’, com o intuito de ajudar instituições que cuidam de crianças carentes com câncer e portadoras do vírus HIV.

O evento, que acontecerá no Espaço Goumert Nobre do Mercado Municipal de São Paulo, terá sorteio de camisas oficiais dos times de futebol, como Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, autografadas por seus jogadores titulares; camisa da seleção brasileira de futebol, autografada pelo Rei Pelé e outra autografada pelos jogadores titulares da seleção brasileira, além do uniforme completo da seleção brasileira olímpica de nado sincronizado, também autografado pelas atletas Lara Teixeira e Nayara Figueira.

Toda verba arrecada com a venda dos convites (R$ 80,00 por pessoa), será destinada ao ‘Centro de Convivência Infantil’, ONG de apoio às crianças soropositivas e ao projeto ‘Por Um Sonho de Verão’, que durante as suas exibições nos cinemas brasileiros irá repassar o valor da venda dos ingressos às instituições que cuidam de crianças com câncer.

A ‘Paella Solidária’ contará com a presença da dermatologista Ligia Kogos escolhida como madrinha desta ação no Mercado Municipal; do vocalista da banda Rádio Táxi, Willie de Oliveira, que abraçou a causa e faz questão de animar a noite com músicas da década de 80; e de autoridades, como o Deputado Luiz Carlos Gondim. Atores que fazem parte do elenco do filme “Por um Sonho de Verão” também participarão do evento, entre eles: Mário Frias, Marcelle Casagrande, Thais Brunato, Daniel Campolim e Mara Oliver - madrinha Nacional das Paellas Solidárias que serão realizadas em todo o país.

Os convites serão vendidos nas unidades do Bar do Camarão, Cachoeira Natural, Mercado Municipal de São Paulo e também através do site: www.paellasolidaria.com.br

Saiba mais sobre o projeto ‘Por Um Sonho de Verão’: www.porumsonhodeverao.com.br

Paella Solidária
Data 06 de novembro.
Horário A partir das 19h.
Local Espaço Goumert Nobre do Mercado Municipal - Rua da Cantareira, 306
Valor por pessoa l R$ 80,00

Informações de Serviço:
Telefone (11) 3079.7578
Aceita Visa - crédito/débito
Aceita cheque
Possui acesso para deficientes
Capacidade 400 pessoas.

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque



Kalmma Zen Spa dá 50% de desconto em tratamentos para o rosto

A rede Kalmma Zen Spa, com unidades em Campinas e Valinhos, está lançando uma promoção especial para mulheres que desejam preparar e rejuvenescer a pele do rosto para o verão. Até o Natal, quem indicar uma amiga para fazer um dos novos tratamentos faciais com cosméticos da linha espanhola Germaine de Capuccini ganha um deles com 50% de desconto.

A marca, que faz sucesso em clínicas de estética e spas de mais de 60 países, é voltada para procedimentos de limpeza, renovação e rejuvenescimento para pessoas a partir de 25 anos. Os tratamentos com os cosméticos Germaine de Cappuccini oferecidos na rede Kalmma vão dos mais básicos aos mais avançados e têm a função de prevenir o envelhecimento do rosto com um mix de produtos indicados para todos os tipos de pele. Sem contra-indicação, eles podem ser feitos em qualquer época do ano e ter continuidade por até seis meses. Além disso, têm uma característica especial: permitem que o tratamento possa ser continuado em casa após a primeira aplicação. Fazem parte da promoção:

Limpeza de Pele
Remove impurezas acumuladas na superfície da pele, desobstruindo os poros, o que facilita a penetração de cosméticos e aumenta a oxigenação dos tecidos. Excelente arma de prevenção da acne e preparo para tratamentos estéticos. A limpeza facial inclui remoção de células mortas, tonificação da pele, aplicação de cremes para hidratação / nutrição e máscaras específicas.

Duração: 90 minutos
Investimento: R$170
Indicação: todos os tipos de pele

Hidratação Facial
Este tratamento visa suprir as necessidades diárias de manutenção de água nas camadas epidérmicas da pele. Pelos mais diversos motivos (envelhecimento cutâneo, pós-exposição solar exagerada, carências nutricionais da pele), a epiderme não consegue manter um bom teor de água em suas camadas. A Hidratação Facial melhora a nutrição celular e o aspecto estético da pele, proporcionando uma aparência revitalizada, deixando-a macia e luminosa.

Duração: 60 minutos
Investimento: R$150
Indicado: 4 sessões (1x por semana)

Tratamento Antioxidante e Clareador
Tratamento intensivo indicado para todos os tipos de pele que previne o envelhecimento precoce. A ação antioxidante e anti-radical livre proporcionada pela elevada concentração de vitamina C Pura (100% ácido ascórbico) traz de volta a elasticidade, tonicidade e hidratação de sua pele através da estimulação da síntese de colágeno.

Duração: 90 minutos
Investimento: R$170
Indicação: 8 sessões (1x por semana)
Produto Home indicado: Bio-Reat com vitamina C Pura + Emulsão Fresh Nature SPF-10

Timexpert Rugas
Atua no interior das rugas graças à liberação do complexo Microdermoxine, que tem uma base de ceramidas e lipídeos com características idênticas ao extrato córneo da pele e que permite liberar seus ativos progressivamente. Timexpert, além de neutralizar e preencher, também previne o aparecimento de outras rugas. O Extrato de Soja atua estimulando a elasticidade e firmeza da pele. Para pessoas a partir dos 35 anos.

Duração: 90 minutos
Investimento: R$ 250
Indicação: 8 sessões (1x por semana)
Produto Home indicado: Creme Timexpert Corretor de rugas e
Sérum Timexpert corretor de rugas

Timexpert Lift (Lifting Facial)
Tratamento indicado para pessoas que desejam combater a perda de volume ou lipoatrofia sem necessidade de fazer cirurgia. Também serve como complemento perfeito para quem realizou uma intervenção cirúrgica de preenchimento, pois contém propriedades Lipo-Lifting, capazes de preencher o volume onde o rosto mais necessita. Exerce uma ação protetora das fibras de colágeno e estimula sua produção natural. Para pessoas a partir dos 35 anos.

Duração: 60 minutos
Investimento: R$ 200
Indicação: 8 sessões (2x por semana)
Produto Home Indicado: Creme Timexpert Lifting (tratamento prolongado) e/ou
Flash Lift (efeito tensor imediato)

Gentleman’s Facial
Exclusivo tratamento que visa equilibrar a oleosidade, a sensibilidade e a hidratação da pele. Indicado também para quem sofre de foliculite, inflamação dos folículos da pele – mais conhecida como pêlo encravado.

Duração: 60 minutos
Investimento: R$150
Indicado: 8 sessões (1x por semana)
Produto Home indicado: Gel equilibrante (auxílio da foliculite)

Serviço
Kalmma Zen Spa
Unidade Cambuí
Rua Sampaio Peixoto, 138 - Cambuí - Campinas / SP
Tels.: (19) 3252-7742 3255-1469 7804-9986
cambui@kalmma.com.br

Unidade Shopping Iguatemi
Av. Iguatemi, 777 - Piso 1 - Vl. Brandina - Campinas / SP
Tels.: (19) 3294-8822 7804-9989
iguatemi@kalmma.com.br

Unidade Shopping Galleria
Rodovia D. Pedro I, Km 131,5 - Jd. Nilópolis - Campinas / SP
Tels.: (19) 3207-0104 7804-9992
galleria@kalmma.com.br

Kalmma Shopping Valinhos
Rua Paiquerê, 200 - Bairro Paiquerê - Valinhos – SP
Tel.: (19) 3871-6267 / (19) 7807-5286
valinhos@kalmma.com.br

Sobre a Rede Kalmma Zen Spa
Fundada por Aline Madeleine há 15 anos, a rede possui atualmente quatro unidades em funcionamento e mais dez em implantação em vários estados brasileiros – todas com inauguração prevista para 2009. Contando com uma equipe multidisciplinar de primeira linha composta por médicos, nutricionistas, acupunturistas, fisioterapeutas, massoterapeutas e esteticistas, a rede Kalmma Zen Spa oferece atendimento personalizado e tratamentos exclusivos. Entre eles, cuidados com o corpo, procedimentos médicos e estéticos e até terapias de relaxamento, como banhos e massagens – um verdadeiro refúgio em meio à atmosfera conturbada em que vivemos. No total, são mais de 70 tipos de procedimentos, além de day spas e vales presentes.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

RETIRADA DA VEIA SAFENA é ASSOCIADA A MAIOR TAXA DE MORTALIDADE

ESTUDO SOBRE TÉCNICAS DE REMOÇÃO DA VEIA SAFENA É DIVULGADO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO INTERNACIONAL

Técnica tradicional endoscópica para retirada de veia safena é associada a maior taxa de mortalidade

São Paulo, 23 de outubro de 2009 - Um estudo realizado nos EUA por médico da UNIFESP que comparou, em três anos, os desfechos clínicos de duas diferentes técnicas de remoção da veia safena para cirurgia de revascularização do miocárdio foi publicado no The New England Journal of Medicine, periódico com um dos maiores índice de impacto na comunidade científica em todo o mundo. O médico Renato Delascio Lopes, Doutor em Ciências pela Unifesp (PhD), Master in Health Science pela Duke University e o professor adjunto do Departamento de Cardiologia da Duke University (USA) desenvolveu, juntamente com uma equipe de pesquisadores da Duke University, o artigo científico original que compara os desfechos clínicos e angiográficos entre pacientes submetidos ao procedimento feito por via endoscópica (moderna) e por via aberta (tradicional) para a retirada da veia safena em cirurgia de revascularizacao do miocárdio.

Pelo método tradicional (aberto), a veia é retirada manualmente através de uma incisão longa na perna. Essa técnica vem sendo substituída gradativamente por outras que permitem menores incisões, menores riscos de infecção, menos tempo de hospitalização e maior satisfação do paciente.

A pesquisa acompanhou três mil pacientes que passaram pela cirurgia de revascularização do miocárdio, sendo que 1.753 deles foram submetidos ao procedimento de remoção da veia por via endoscópica e os outros 1.247 receberam a técnica aberta. Lopes demontrou que no período de 12 a 18 meses após a cirurgia, os pacientes que se submeteram ao procedimento endoscópico apresentaram 43% de obstrução total da veia safena implantada, enquanto que os pacientes que foram submetidos ao procedimento tradicional, apresentaram menores taxas de obstrução (34%).

O estudo também apontou que dos 1.753 pacientes submetidos ao procedimento de remoção da veia por via endoscópica, 20% apresentaram morte, infarto do miocárdio ou necessidade de revascularização do miocárdio em três anos, enquanto que 17% dos pacientes submetidos à técnica aberta apresentaram esse desfecho clinico combinado.

Os resultados demonstraram que as taxas de mortalidade em três anos nos pacientes submetidos às técnicas endoscópicas e abertas foram 7.5% e 5.8%, respectivamente, sendo essa diferença também estatisticamente significativa. “Uma explicação plausível é que essa técnica endoscópica, apesar de ser esteticamente menos invasiva, causa mais trauma na veia, levando a um maior grau de lesão endotelial e a um provável processo de aterosclerose acelerado. Isso gera piores desfechos clínicos com o passar do tempo, como mortalidade e infarto do miocárdio”, afirma Lopes.

“Antes dessa pesquisa ninguém havia estudado os efeitos a longo prazo, associados ao procedimento endoscópico. As diferenças entre as duas técnicas não se mostraram evidentes, até pelo menos um ano após a cirurgia de revascularização do miocárdio, motivo pelo qual os estudos anteriores com curta duração de acompanhamento e com número insuficiente de pacientes, não foram capazes de detectar essas diferenças”.

Em linhas gerais, o acompanhamento com mais de três mil pacientes demonstrou que as curvas de mortalidade começavam a se divergir depois de um ano, estando a técnica endoscópica (aberta) associada a maior mortalidade em três anos. O estudo coloca em xeque conhecidos efeitos benéficos da técnica a curto prazo, levando médicos e pacientes a pesarem os riscos e benefícios em menor período de tempo e o aumento da mortalidade a longo prazo. Para tanto, até que se tenha um estudo aleatório, com número de doentes e acompanhamentos longos para responder definitivamente essa hipótese deverão ser pesados os riscos e benefícios da técnica.

Para o pesquisador, o estudo mostra a necessidade de novas pesquisas que possam refinar e aprimorar a técnica endoscópica para retirada da veia safena e, dessa forma, minimizar as complicações futuras. “Enquanto mais dados e outros estudos não se encontram disponíveis, os bem conhecidos e estéticos benefícios a curto prazo relacionados à técnica endoscópica devem ser bem avaliados e ponderados em relação ao risco de piores desfechos clínicos, incluindo maior mortalidade associada a essa nova técnica”, conclui Lopes.

Sobre a UNIFESP
Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), primeira universidade especializada em saúde no País, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação, a Unifesp implantou os campi de Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 26 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de humanas (Guarulhos) e exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). Atualmente, a Instituição conta com 4.545 alunos matriculados nos cursos de graduação, além de 17.400 nos cursos de pós-graduação e demais programas de especialização, residência, mestrado e doutorado. A Unifesp oferece 883 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela maior universidade federal do País. Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, hoje localizado dentro Campus São Paulo, instalado no bairro Vila Clementino.

*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque:

FAAP apresenta: OSGEMEOS "Vertigem"

A dupla de artistas plásticos OSGEMEOS traz para São Paulo a nova mostra "Vertigem", em cartaz de 25 de outubro a 13 de dezembro no Museu de Arte Brasileira, na FAAP.

A mostra "Vertigem", dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, OSGEMEOS, aterrissa pela primeira vez em São Paulo, no MAB, Museu de Arte Brasileira da FAAP, e promove o melhor diálogo do graffiti com as artes plásticas em instalações, pinturas, esculturas e objetos sonoros. A exposição tem o patrocínio exclusivo do Deutsche Bank.

Trata-se de uma nova "Vertigem", diferente da mostra vista anteriormente em Curitiba e no Rio de Janeiro, pois inclui não só trabalhos apresentados nas duas cidades, mas uma série de novas obras concebidas por OSGEMEOS especialmente para o espaço do MAB.

Impossível de se precisar a quantidade e as características das obras da mostra, o que é um dado fundamental do caráter dos artistas, sempre voltados para a surpresa, o inesperado, e donos de uma impressionante capacidade de criar, surpreender, inventar. O que pode ser dito é que o visitante da exposição estará cercado por todos os lados pelo trabalho d'OSGEMEOS.

São obras que traduzem o sensível olhar da dupla sobre o cotidiano brasileiro, da periferia urbana ao folclore nordestino, em cenários surrealistas que remontam uma atmosfera de sonho por meio de cores alegres e personagens melancólicos.

Desenhados por um lirismo ingênuo, figuras de pele amarelada, com narizes largos e olhos espaçados, surgem em painéis de madeira vestindo roupas coloridas em paisagens igualmente estampadas. São imagens poéticas que descrevem a realidade dos dois artistas. Elas explicam o singular processo de trabalho d'OSGEMEOS, irmãos e cúmplices na estética e no ofício.

"A beleza das cores, saturação de tons e formas é o que torna fascinante o trabalho da dupla. Esses elementos nos apontam uma alteração dos padrões estéticos da arte contemporânea atual. As personagens e suas fantasias e roupas, que sugerem uma inocente vaidade, misturam-se a retratos de famílias humildes, ninfas, corpos humanos com cabeças de peixes... Definindo seu processo criativo, OSGEMEOS afirmam transformar aquilo que aparece em seus sonhos", explica Renato Silva no texto do catálogo da exposição.

OSGEMEOS - biografia

Paulistanos de 1974, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio começaram sua trajetória na street art em meados dos anos 1980, retratando as culturas regionais do Brasil nos muros de São Paulo. O trabalho da dupla está ligado a sua vivência na cidade, o grande melting pot cultural brasileiro. Centrada na construção de um imaginário próprio e peculiar, sua obra mescla elementos do folclore nacional com outros ligados ao desenvolvimento da arte nascida nas ruas. As telas seguem a tradição do retrato, com personagens centrais em padrões multicoloridos e envoltos numa aura surreal. As instalações oníricas incorporam carros, barcos e bonecos cinéticos gigantes à pintura de parede em grande escala.

Em 1993, OSGEMEOS começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional da arte urbana contemporânea, e também do circuito comercial, no Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos, onde são representados pela Deitch Projects, a mesma galeria de Keith Haring e Jean-Michel Basquiat.

Em 2007, OSGEMEOS foram convidados para pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. Em 2008, a dupla pintou a famosa fachada, às margens do Tamisa, do prédio da Tate Modern de Londres, templo da arte contemporânea internacional. Em junho deste ano eles coloriram em Nova York o grande muro pintado por Keith Haring, em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston. O trabalho, uma homenagem ao 50º aniversário do artista, rendeu à dupla excelente crítica de Roberta Smith no NY Times: "Um mural fantástico e épico; um sonho de felicidade traçado à melancolia. Realismo mágico".

Exposições d'OSGEMEOS:

Individuais
2009 Vertigem, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro; MAB - Museu de Arte Brasileira, São Paulo
2008 Too Far Too Close, Deitch Project Gallery, Nova York
Vertigem, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Galeria Pilar Parra e Romero, Madri
2007 As Flores deste Jardim meus Avós Plantaram, Museum Het Domein Sittard, Sittard, Holanda
Desenho, Galeria Fortes Vilaça, São Paulo
2006 O peixe que comia estrelas cadentes, Galeria Fortes Vilaça, São Paulo
2005 Cavaleiro Marginal, Deitch Project Gallery, Nova York
Creative Time Project, Coney Island
Nike Tour, Fire House, Nova York; Milão, Paris; National Stadium, Tóquio, Hong-Kong, Londres
WaterMill, Robert Wilson Center, Nova York
2004 Estação da Luz, São Paulo

Coletivas
2009 Nus [Nudes], Galeria Fortes Vilaça & Galeria Bergamin, São Paulo
The Portrait Show, Durex Arte Contemporânea, Rio de Janeiro
When Lives Become Form: Creative Power from Brazil, Hiroshima City Museum of Contemporary Art, Japão
2008 Imaginary Realities, Max Wigram Gallery, Londres
Salon National Des Beaux-Arts, Carrousel du Louvre, Paris
When Lives Become Form: Creative Power from Brazil, Museum of Contemporary Art Tokyo (MOT),
2007 Mundo Animal, Escola São Paulo, São Paulo
Wakin up Nights, de Pury and Luxembourg, Zurique
Kunsthalle Barmen, Von Der Heydt Museum Wuppertal, Alemanha
Musée International des Arts Modestes (MIAM), Sète, França
2006 9º Bienal de la Havana, Havana
Beautiful Losers: Contemporary Art and Street Culture, Triennale di Milano, Milão
Paralela 2006, Parque do Ibirapuera, São Paulo
2005 Beautiful Losers: Contemporary Art and Street Culture, Orange County Museum of Art, Newport Beach, Estados Unidos
The Smell of the rain, Deitch Project in Miami Art Basel, Miami
2004 Beautiful Losers: Contemporary Art and Street Culture, Contemporary Arts Center in Cincinnati; Yerba Buena Center for the Arts in San Francisco
Regellos, Halle2, Heidelberg, Alemanha
Gra(ff)ite, Alhambra, Estados Unidos
Montana Shop, Barcelona,
Urbis Museum, Manchester, Inglaterra
2003 Break, New Image Gallery, Los Angeles
CubaBrasil, Regla, Havana, Piñar Del Rio, Cuba
Pavil, Luggage Store Gallery, San Francisco
2002 Area2010, Sydney, Australia
Chromopolis, paneling in Athens Olympic Games, Atenas
Global Grafitti Art, Anne Moerchen Galerie, Hamburgo
I don´t know, Die Faerberei Galerie, Munique
I don´t know, Die Faerberei Galerie, Munique
Kanvas, Kassel, Alemanha
Toleranci, Galerie Ecureuil, Niort, França
Schlachthof Cultural Center, Wiesbaden, Alemanha
Urban Dicipline, Hamburgo
2001 50 anos de Bienal de São Paulo, Fundação Bienal, São Paulo
Galerie du Jour Agnes B, Paris
Mural Global, São Paulo
Tokion Store, Nova York
Urban Discipline 2001, Hamburgo
2000 Graffiti aus São Paulo Brasilien, Die Färberei, Munique
Just write my name, Bremen, Alemanha
Academie der Kunste, Berlin
Agenda 21 project, Hildeshein, Alemanha
Galerie Ecureuil, Niort, França
Urban Discpline, Hamburgo
1999 Livin Large, Munique
ISART, Munique
1998 Um minuto de silêncio, FUNARTE, São Paulo
1993 Galeria MIS, São Paulo

Projetos Especiais
2008 Street Art, Tate Modern, Londres
2007 The Graffiti Project, Kelburn Castle, Airshire, Escócia
2005 Expresso Arte - Pintura de 2 trens da CPTM, São Paulo
2004 Trensurb - Pintura de trens do metrô de Porto Alegre, Porto Alegre


"Vertigem", de OSGEMEOS - Serviço

Visitação: de 25 de outubro a 13 de dezembro,
De 3a. a 6a. feira - das 10 às 20 horas; sábados, domingos e feriados - das 10 às 17 horas.
Fechado às 2as. feiras, inclusive quando feriado.
MAB - FAAP (Museu de Arte Brasileira - Fundação Armando Alvares Penteado) - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

www. faap. br - fone (11) 3662-7198 - Entrada Franca

"Vertigem", de OSGEMEOS - Ficha Técnica

EXPOSIÇÃO

Concepção: OSGEMEOS

FAAP

REALIZAÇÃO
Art Unlimited - Tânia Mills e Pieter Tjabbes

PATROCÍNIO
Deutsche Bank
*
*
*
Publicidade:

Produtos e preços sujeitos a alteração de
acordo com a disponibilidade em estoque:
google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0