FIQUE POR DENTRO

domingo, 16 de agosto de 2009

Os Saltimbancos em temporada no Anhembi Morumbi


Cia. 4 na Trilha encena este espetáculo do autor italiano Sérgio Bardotti,
adaptado pelo cantor e compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda até o fim de agosto

Os Saltimbancos que é considerado um clássico infantil está em cartaz no Teatro Anhembi Morumbi, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo / SP, até o término de agosto de 2009 aos sábados e domingos as 16h.
A obra narra de forma bem humorada a condição e os direitos da classe trabalhadora, representada aqui por quatro animais. Um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, que desiludidos com o tratamento recebido pelos seus patrões, e envolvidos por um sistema opressor que os impede de reivindicar seus direitos, resolvem abandonar seus postos e unirem-se em busca da liberdade tornado-se então saltimbancos. Inspirado em “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, o autor italiano Sergio Bardotti comprova com absoluta lucidez a capacidade de se refletir sobre temas complexos como a desigualdade e a exploração social, voltado para uma linguagem infantil, sem perder sua essência de teor político. Luiz Enriquez fez as músicas e o cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, traduziu e adaptou transformando numa história que toca a mente e o coração de adultos e crianças.

Ficha Técnica:
Texto: Os Saltimbancos
Autor: Sergio Bardotti
Músicas: Luiz Enriquez
Direção: Cia. 4 na Trilha


Elenco:
Denise Cecchi (gata)
Linaldo Telles (cachorro)
Nino Belucci (jumento)
Renata Augusto (galinha)

Direção Musical e Coreográfica: Samir Calixto
Figurinos, Cenários e Adereços: Linaldo Telles
Maquiagem: Cia. 4 na Trilha
Iluminação: Leonardo Devitto
Produção: Denise Cecchi e Linaldo Telles
Produção Executiva: Denise CecchI

Serviços:
Os Saltimbancos em cartaz no Teatro Anhembi Morumbi
Sábados e domingos do mês de agosto às 16h.
Dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de agosto.
Valores: R$ 20 inteira, R$10 meia ( crianças até 03 anos no colo não pagam)

Mais sobre Cia. 4 Na Trilha:
O grupo é formado por quatro atores que têm, como proposta inicial, desenvolver um trabalho em que cada um possua o direito de contribuir para a realização estética e conceitual do espetáculo. Durante este projeto de pesquisa infanto-juvenil, cada integrante formulou sua experiência adquirida nos processos de teatro de grupo, para com isso, descobrir juntamente com a criança / jovem os rumos para questionar uma nova linguagem educacional. Com base na aprendizagem técnica, a encenação realizada pelos atores possibilitou o fechamento do projeto cenográfico, isto é, através da improvisação dos intérpretes foi possível estabelecer os elementos necessários para a criação plástica.
Panos, linhas, recipientes descartáveis, instrumentos musicais, meias, luvas, tampinhas de garrafas de variadas cores são os ingredientes que compõem o universo dos “vagabundos” saltimbancos.
Na medida em que o figurino, cenário e adereços constituem muitas vezes o primeiro contato, e a primeira impressão, do espectador, do ator e sua personagem, é por eles que poderíamos começar a descrição. O figurino é muitas vezes uma cenografia ambulante, umcenário trazido à escala humana e que se desloca com o ator, o que poderíamos chamar de cenário-figurino. Porque denominamos assim?
A integração do cenário com o figurino tem uma função não somente estética, mas auxilia também no desenrolar da história. Esses elementos são acompanhados por malas e adereços que ocupam o espaço e que se deslocam traçando o tempo, as modificações das personagens e seus conflitos. Tudo é manipulado como objeto representativo, como enunciador da ação: ora muro, ora casa,ora carro, ora banquinho, levam o espectador a acompanhar as transformações cênicas. Esta combinação é construída de forma artesanal e didática, pois a criança ao identificar estes elementos, verificará que a arte não está dissociada de seu convívio cotidiano.
E que os mais simples e acessíveis materiais possibilitam a recriação e a mutação de suas brincadeiras diárias.
*

Assista um trecho da peça:



*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.