Nossos Vídeos

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Volvi, ou A Volta do Clown no Teatro de Arena

A montagem, com texto e direção assinados por Jair Alves, é uma homenagem ao diretor e dramaturgo Luis Antônio Martinez Corrêa e ao ator Adilson Barros.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) apresenta o espetáculo Volví, ou a Volta do Clown, com texto e direção de Jair Alves, que estreia no dia 11 de setembro, sexta-feira, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, às 21 horas. O texto foi escrito em homenagem ao diretor e dramaturgo Luis Antônio Martinez Corrêa e ao ator Adilson Barros. O enredo da peça é calcado na relação entre dois clowns, que inventam cenas para reproduzir o cotidiano e os sonhos de seus antecessores que, no limiar dos anos 70 até meados da década de 90, acreditavam num futuro promissor e libertário.

Em cena, uma trupe de atores, clowns, músicos e vagabundos partem para contar a história de dois grandes artistas que brilharam no cenário brasileiro, na década de 80. São eles, o diretor Luis Antônio Martinez Corrêa e o ator Adilson Barros, que fizeram parte da segunda geração de brasileiros adaptados aos novos tempos de forte industrialização do Brasil.

Volví foi encenada no México (1988) e em Washington (EUA, 1989). Esta é a primeira montagem oficial no Brasil. Nas versões anteriores, o autor fazia o protagonista, tarefa que foi repassada, agora, para Helena Cardoso, Julia Pires e Rennata Airoldi. O próprio Jair Alves completa o elenco, além de um coro de clows formado por Vivian Egidio, Mauricio Pazz, Thiago Fernandes e Suely Pinheiro, que ilustram as passagens de cena com vinhetas encenadas ao som de músicas de Chico Buarque de Hollanda, especialmente do repertório da Ópera do Malandro. Na versão atual do texto, um dos clows interpreta uma vidente que, ao contrário de revelar o futuro para seus consulentes, conta segredos do passado, não tão remoto, que podem interferir no presente. Como na origem do teatro grego, ela revela o teatro como substituto do psiquiatra social.

Esse texto foi escrito logo após a morte de Luis Antônio, no Natal de 1987, e acabou se transformando num libelo de uma geração que enfrentou a Ditadura Militar e trabalhou para a redemocratização do Brasil. Para o autor, Volví revive um período glorioso do teatro brasileiro, realizado pelo trabalho coletivo, que conseguia identificar os anseios da população, que ia para as ruas e para os teatros “sem medo de ser feliz”.

Luis Antonio Martinez Correa e Adilson Barros

Destaca-se nos trabalhos de Luis Antônio Martinez Correa a direção da Ópera do Malandro, projeto de sua juventude que, mais tarde (em 1978), foi concluído em parceria com Chico Buarque de Hollanda. Nele atuara Marieta Severo, Elba Ramalho, Ary Fontoura, Maria Alice Vergueiro, Otávio Augusto e outros. Tempo depois, também se envolveu em outra parceria, dessa vez com o compositor Caetano Veloso, para produzir a peça O Percevejo, de Maiakovski.


Já Adilson Barros, que havia trabalhado com Paulo Betti e Eliane Giardini, em Sorocaba, fazendo teatro amador, a partir de 1977, em São Paulo, dedicou-se de corpo e alma na reestruturação do Grupo Pessoal do Victor, com o qual estrelou as peças Na Carrera do Divino e Feliz Ano Velho. Nesses dois trabalhos ele se destacou, transformando-se em um dos melhores atores da sua geração.

Ambos nos deixaram, precocemente. Luis Antônio, assassinado brutalmente no Natal de 87, e Adilson Barros, vitimado por problemas psíquicos, 10 anos depois. Os dois se encontraram, profissionalmente, na Cooperativa Paulista de Teatro, em 1983, entidade criada pelo autor do texto, Jair Alves, e por Adilson Barros.

Espetáculo: Volví, ou A Volta do Clown
Texto e direção: Jair Alves
Concepção cênica: Grupo Mamão de Corda
Elenco: Jair Alves, Helena Cardoso, Julia Pires, Rennata Airoldi e coro de clows (Vivian Egidio, Mauricio Pazz, Thiago Fernandes e Suely Pinheiro).
Cenário e figurino: Dora Pinheiro
Luz: Jair Alves e Pablo Palumbo
Músicas: Chico Buarque de Hollanda
Musica composta eletronicamente: Mauricio Pazz
Produção: Thais Goldkorn - Cantagalo Produções
Estreia: 11 de setembro- sexta-feira – às 21 horas
Local: Teatro de Arena Eugenio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque/SP - Tel: (11) 3256-9463
Temporada: sexta e sábado (21 horas) e domingo (20 horas) – Até 04/10/09
Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) – Bilheteria: 1h antes das sessões.
Classificação etária: 14 anos - Gênero: Drama - Duração: 70 minutos
Capacidade: 99 lugares - Acesso universal e ar condicionado - Não aceita cheque/cartão.
Não possui estacionamento - Não faz reserva. http://www.funarte.gov.br/

*
*
*
*
Publicidade:




PUC-SP oferece curso que trata da gestão de projetos sociais para o terceiro setor

Objetivo do curso é proporcionar conhecimentos técnicos fundamentais para uma gestão mais eficiente e profissional da área social

Desde a década de 90, as organizações do Terceiro Setor vêm atuando de forma cada vez mais ativa no enfrentamento dos problemas do mundo contemporâneo em razão de um redesenho dos papéis do Estado, iniciativa privada e sociedade civil. Nesse novo contexto, é crescente a necessidade da implantação de ferramentas de gestão no universo dessas organizações.
O objetivo do curso "Elaboração e Gestão de Projetos Sociais para o Terceiro Setor" oferecido pela PUC-SP, por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), é proporcionar conhecimentos técnicos fundamentais para uma gestão mais eficiente e profissional da área social, de modo a atingir a sustentabilidade dos projetos.
O programa aborda desde os conceitos básicos para a elaboração de projetos até a lógica da captação de recursos e modelos de prestação de contas. Ao logo do curso, serão mostrados casos práticos, vídeos e artigos sobre o assunto, sempre de modo integrado às teorias trabalhadas. Ao final, os participantes apresentarão um pré-projeto construído com o auxílio dos professores.
Dirigido a graduados e profissionais que trabalham ou que tenham interesse em trabalhar em organizações do Terceiro Setor, fundações e organizações sociais, entre outras, o curso tem início em 08 de Setembro e aulas sempre as terças-feiras, das 19h30 às 22h30 na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br
*
*
*
*
Publicidade:




Para administrar o tempo é preciso organização pessoal e monitoramento das tarefas

“Gestão do tempo é a arte de organizar a vida de forma a controlá-la e evitar perdas”, afirma a psicóloga Marcia Rezende
A falta de tempo é um vilão para muitas pessoas. Dentro dessa instabilidade econômica mundial, um profissional necessita utilizar a criatividade numa escala maior e ter habilidade para tomar rápidas decisões. E quem se preparou e investiu na carreira apostando em cursos de aprimoramento, saiu na frente e soube como conduzir a situação transformando a crise, em uma oportunidade, inclusive buscando novas alternativas para as empresas continuassem a crescer.

O mercado de trabalho exige total comprometimento do funcionário. E como esse desgaste físico e emocional, que acarretam muitas vezes insônia entre outros problemas psicossomáticos, como a falta de entusiasmo e, portanto menor desempenho no trabalho e nas questões pessoais.

Segundo a psicóloga e diretora do Instituto Saber, Marcia Dolores Rezende, especialista em Programação Neurolinguistica (PNL), gestão do tempo é a arte de organizar a vida de forma a controlá-la e evitar perdas. “Como psicóloga, aposto em cursos por meio da PNL para adquirir autoconfiança equilibrada, logo desenvolver mais resultados com maior eficácia, apresentando vivacidade e segurança para realizar qualquer coisa na vida”, explica.

Uma boa gestão do tempo necessita de uma correta organização pessoal e constante monitoramento das tarefas, e o quanto é necessário se dedicar a cada uma delas. “É preciso definir aonde se quer chegar, ter metas diárias e definir uma agenda que tenha o conceito de classificação de nossas tarefas: urgente, crítico, normal”, enfatiza a especialista.

Marcia considera que elementos como a rotina levam ao comodismo e à tentativa de manter sempre os mesmos resultados. “O mundo está em absoluta renovação, nos negócios e na vida; perder tempo é perder dinheiro, como diz o ditado. Menos efeitos com menos tempo de vida”, declara.

O que também ajuda nesse processo de reeducação organizacional é fazer um relatório. “Faça um pré-work, identificando os pontos fortes e fracos que podem ser melhorados e um pós-work acompanhando os resultados obtidos com o plano de ação”, define a profissional.

A psicóloga esclarece que nas aulas do curso de Gestão do Tempo do Instituto Saber, os participantes aprendem a usar a PNL para desenvolver confiança interna e ter maior comunicação, sinceridade, respeito e equilíbrio em qualquer relação. “Este curso é prático. O indivíduo aprende a libertar-se das limitações e das críticas, transformando-as em ações positivas, desenvolvendo uma força impulsionadora. Para mim a resultante é que o seu melhor está presente em tudo o que você faz, tornando o seu potencial uma ferramenta constante e de destaque”, conclui.

Agenda de cursos e palestras: fique pode dentro!

O Instituto Saber convida a todos os seus parceiros e leitores a conhecer as muitas vantagens da Programação Neurolinguística (PNL). Essa técnica pode trazer inúmeros benefícios, tanto na vida pessoal, quanto na profissional, porque ajuda a mente a ultrapassar crenças limitantes. Para saber mais detalhes, favor entrar em contato com as consultoras pelos telefones 11 3284. 4446 ou 11 3262. 5272

Serviço:

Curso de Gestão do Tempo
Local: Instituto Saber Al. Santos, 211 - 10º andar cj.1004 – Paraíso- São Paulo/SP
Tel.: 11 - 3284.4446 / 3262.5272
Data: 14 a 17 de setembro de 2009
Horário: 19 às 22 horas
Palestrante: Denise Lovisaro

Sobre a Dra. Márcia Dolores

A psicóloga Márcia Dolores Rezende tem experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolinguística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Conta com a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.

Sobre o Instituto Saber
O Instituto Saber é empresa líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência, através de processos de coaching, para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados, tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização. A nova sede em Brasília fica no SRTVS - Quadra 701 - Bloco 0 - Conj. 842 - Ed. Multi Empresarial - CEP 70340-000 - Brasília – DF.
Mais informações: São Paulo (11)3284.4446, Brasília (61)3037.9966 ou pelo blog http://academiadepnldoinstitutosaber.blogspot.com.

*
*
*
*
Publicidade:

CURSO GRATUITO PARA VESTIBULANDOS

À partir do dia 31/8, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) abrirá inscrições para o curso Literatura para vestibular, formatado para despertar o gosto pela literatura entre os alunos do ensino médio. Tendo como roteiro os nove livros indicados para o vestibular da Fuvest e da Unicamp, em 2010, as aulas presenciais contextualizarão cada obra em seu tempo histórico, analisando o estilo de escrever de cada autor e buscando aproximá-la da realidade atual. Trechos de filmes e minisséries, músicas de época, reprodução de quadros famosos e outros recursos relacionados com o romance em foco darão dinamismo às apresentações.

O curso terá duração de uma semana, com três horas diárias, de segunda a sexta, totalizando 15 horas. Na etapa piloto, serão formadas duas turmas para aulas no auditório Mario Amato, em São Paulo/SP. A primeira terá aulas de 21 a 25/9, das 14h às 17h, e a segunda, de 5 a 9/10, das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.ciee.org.br.

SOBRE O CIEE

Fundado há 45 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos. Nessas quatro décadas, já inseriu por meio do estágio quase nove milhões de jovens estudantes no mercado de trabalho, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos. Mantido pelo empresariado brasileiro, sua atuação se pauta pela legislação específica para o estágio: a Lei 11.788/2008.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação do CIEE
Jacyra Octaviano (jacyra@cieesp.org.br)
Roberto Mattus (roberto_mattus@cieesp.org.br)
55 11 3040-6525/6526
Site: www.ciee.org.br
Agosto/2009
*
*
*
*
Publicidade: