FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 25 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA DIVERSÃO NO TRABALHO É COMEMORADO NO DIA DA MENTIRA‏

Parece mentira mas não é! Na próxima 5ª feira, dia 1º de abril, será comemorado pelo 12º ano consecutivo em todo o mundo o "Dia Internacional da Diversão no Trabalho", com o objetivo de lembrar que o trabalho não tem que ser sofrido, mas sim descontraído.

Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do "Chase's Oficial Calendar of Events", o calendário mais importante dos Estados Unidos.

Marcelo Pinto, conhecido como Doutor Risadinha e autor do livro "Sorria, você está sendo curado", lançado pela Editora Gente, destaca o que vários estudos comprovam: o riso e a descontração no ambiente de trabalho, aumentam a produtividade, reduzem o obsenteísmo e o turnover, melhoram o clima interno, facilitam o trabalho em equipe e reforçam as relações interpessoais positivas entre os empregados, dentre inúmeros outros benefícios.

"O Bom Humor no ambiente corporativo aumenta a auto-estima, potencializa a criatividade, estimula a motivação e torna a nossa atividade diária mais leve", ressalta o Doutor Risadinha. Ainda segundo ele, "já passamos boa parte do nosso dia dentro das empresas e por isso devemos nos empenhar em tornar esse lugar o mais agradável e descontraído possível".

Além dos inúmeros benefícios que a diversão e o riso trazem para as empresas, não podemos nos esquecer que também são inegáveis aqueles que eles proporcionam à nossa saúde, tais como: maior produção de endorfinas, aumento do fluxo sanguíneo, melhora do sistema imunológico, redução do estrésse, etc.

E aquí vão algunas dicas do Doutor Risadinha para estimular a descontração no trabalho:

1. celebre as conquistas, mesmo que insignificantes;
2. crie um ambiente agradável e confortável para curtas paradas ou para um bate papo acompanhado do cafezinho, a fim de recompor-se as energias;
3. comemore as datas festivas com muita alegria e criatividade;
4. privilegie o feedback positivo;
5. reconheça os méritos publicamente;
6. crie programas de qualidade de vida;
7. inicie atividades grupais com breves sessões de gargalhadas;
8. institua o programa de Participação nos Resultados;
9. respeite o equilibrio entre trabalho e vida pessoal;
10. estimule o voluntariado.

O guru da Administração atual, Tom Peters, já em 2004 afirmou no seu livro "Reimagine" que: "As pessoas que se sentem bem consigo mesmas também riem muito. Essa é a minha experiência. Assim, aqui estão duas de minhas regras: a) nunca trabalhe em um lugar onde rir seja raro e b) nunca trabalhe para um líder que não ria".

Para maiores informações, visite seu blog Espaço do Riso clicando no link: http://doutorrisadinha.blogspot.com .

Marcelo Pinto é gelotólogo, autor do livro Sorria você está sendo curado - da Editora Gente, consultor para inserção do Riso e da Descontração no ambiente de trabalho, palestrante e líder da gargalhada certificado pelo Clube da Gargalhada do Brasil e pela Escola do Riso de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.