FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 29 de março de 2010

Kassab assina credenciamento para instalação do Parque Tecnológico em Itaquera

O prefeito Gilberto Kassab e o secretário estadual de Desenvolvimento Geraldo Alckmin assinaram nesta segunda-feira (29) o credenciamento do Parque Tecnológico de São Paulo da Zona Leste ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). O subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira, um dos grandes defensores do projeto, acompanhou tudo de perto. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento econômico, objetivando a geração de renda e criação de empregos na região mais populosa da Capital.

O complexo será implantado em uma área de 250 mil m², localizada na avenida Miguel Ignácio Curi, mais conhecida como Radial Leste, próximo à estação de metrô Corinthians-Itaquera. O local abrigará unidades das seguintes instituições de ensino: Senai, Fatec e Etec, além de laboratórios, incubadora de empresas, centro de convenções, pavilhão de exposições, auditório, áreas de serviços e alimentação, edifício comercial multiuso e centro cultural.

"A instalação do Parque Tecnológico vai levar investimentos à Zona Leste e ajudar a gerar mão-de-obra capacitada. Para atrair as empresas, o projeto conta com incentivos fiscais tanto da Prefeitura, quanto do Governo do Estado, por meio dos créditos do ICMS. O Parque Tecnológico vai possibilitar uma grande propulsão ao desenvolvimento da região", ressaltou Kassab.

Além de outros benefícios, o Parque Tecnológico da Zona Leste incentivará o desenvolvimento tecnológico em São Paulo, ampliando a interação entre universidades, institutos de pesquisas, setor privado e órgãos públicos. Estimulará ainda a expansão de indústrias intensivas em conhecimento, fomentando o surgimento de novas empresas de base tecnológica.

O subprefeito Laert acredita se tratar de uma grande oportunidade para Itaquera se transformar num centro de inteligência e tecnologia. "Termos esses equipamentos funcionando com vistas a melhorar a qualificação da mão de obra da região só valoriza a população e cria mais oportunidades de emprego, elevando as condições de vida das famílias de Itaquera", conclui.

As indústrias, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços que se instalarem na Zona Leste poderão receber uma série de benefícios municipais em contrapartida aos investimentos realizados. A Prefeitura estuda a redução, pelo prazo de 10 anos, do IPTU em 50%, do ISS em 60%, do ITBI em 50% e a concessão de Certificados de Incentivos ao Desenvolvimento (CDI), que poderão ser utilizados para o pagamento de ISS, IPTU e para aquisição de Bilhete Único aos funcionários.

O Parque Tecnológico da Zona Leste é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, e que envolve também as seguintes instituições: a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), o Centro Universitário da FEI e o Instituto Mauá de Tecnologia. A proposta conta ainda com o apoio de entidades empresariais como Fiesp/Decompec, Abimaq, Abinee, Abes e Sinditêxtil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.