Nossos Vídeos

sexta-feira, 19 de março de 2010

Prefeitura comemora dia mundial da água e três anos de Operação Defesa das Águas

Para comemorar o dia mundial da água, os três anos da Operação Defesa das Águas e da Guarda Ambiental, a Prefeitura preparou uma série de atividades que vão acontecer no Parque Praia do Sol, na represa Guarapiranga, dia 20 de março, a partir das 9h. O evento conta com a participação da Guarda Ambiental, da Defesa Civil, da Polícia Ambiental, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, da SABESP, da Secretaria das Subprefeituras (Capela do Socorro e a supervisão de saúde, M´Boi Mirim e Parelheiros), da Secretaria de Esportes, da Universidade Santo Amaro (UNISA), do Grupo Afromix, do Grupo de Escoteiros Almirante Tamandaré e da Ascibikers.

Atividades de educação ambiental, clínica de futvolei, oficinas com pets, oficina de nós de marinheiro, passeio ciclístico, aulas de dança, aeróbica, capoeira, orientação de saúde, ações preventivas contra o mosquito da dengue e exposição de materiais apreendidos pela Guarda Ambiental durante as ocorrências de crimes farão parte da programação. Além disso, será feito plantio de 50 árvores e a distribuição do folder da Operação com as principais ações durante os três anos do programa.

Ainda como parte da programação, a represa receberá o Guarapiranga Radical, evento que reúne competições de quatro modalidades aquáticas: campeonato paulista de wakeboard, rafting, desafio de paddle que acontece das 10h às 17h. No dia 21, domingo, acontece a terceira travessia a nado que parte do clube Eletropaulo com mais de mil atletas inscritos.

O evento ainda contará com o abraço simbólico na represa Guarapiranga.


Sobre a Operação Defesa das Águas

Criada em 2007 pela Prefeitura de São Paulo e pelo Governo do Estado, com a finalidade de impedir novas invasões nas áreas de mananciais e matas, além de recuperar e proteger estas regiões, reurbanizar e transferir para locais seguros as pessoas que ocupam Áreas de Proteção Permanente e áreas de risco.

O trabalho envolve as Secretarias Municipais de Segurança, de Governo, do Verde, de Subprefeituras, Serviços, da Habitação e também as Secretarias Estaduais de Saneamento, do Meio Ambiente, de Segurança e de Habitação.

Iniciada pela Zona Sul, concentrando-se inicialmente na região das represas Billings e Guarapiranga, a Operação se estendeu à zona norte, buscando proteger a biodiversidade da Cantareira, e chegou ainda à zona leste, na várzea do Rio Tietê, somando 68 perímetros em observação, 62 milhões de m².

Foram realizados 4.497 desfazimentos de construções irregulares de moradias, comércios e outros imóveis em áreas cuja proibição para construir está prevista em lei. Mais de 32 mil blocos que seriam utilizados em construções irregulares foram apreendidos e, fechadas 63 fábricas de blocos instalados irregularmente nas áreas de proteção ambiental.

Desde 2007, 141,92 toneladas de resíduos já foram retiradas da represa da Guarapiranga, o que equivalente a 185 caminhões basculante, num trabalho permanente feito pela Secretaria de Saneamento/SABESP, pela Limpurb e pelas subprefeituras.

Uma das estratégias da Operação Defesa das Águas é a implantação de parques na orla da Represa Guarapiranga, ampliando as opções de lazer para a população local e evitando novas ocupações da região.
A revitalização da chamada "praia de São Paulo" inclui a criação de seis parques, cobrindo toda a área ainda não ocupada do entorno da represa. A Prefeitura promoveu desapropriações e demoliu os muros ao longo da Av. Robert Kennedy, de onde já é possível visualizar grandes trechos da represa.

O Parque Barragem é uma das áreas revitalizadas na orla da represa e conta com 26 pontos de luz de energia solar. Esses pontos possuem controle computadorizado para se auto desligar em horários programados. Atualmente as luzes são apagadas às 23h. O Objetivo é garantir que a iluminação noturna interfira o mínimo possível com a fauna local. Os postes são móveis e eventualmente podem ser remanejados para iluminação de áreas específicas dentro do parque. As luzes são de LED e mais duráveis do que as lâmpadas a vapor de sódio ou mercúrio e uma vez instaladas eliminam os custos de energia elétrica para iluminação externa.

Sobre a Guarda Ambiental

A Guarda Ambiental, que também completa três anos, foi criada para atuar no combate aos crimes ambientais e apoiar a Operação Defesa das Águas. Com um efetivo de 392 homens, viaturas, motos e barcos a corporação tem a tarefa de monitorar as áreas de proteção ambiental, operando de maneira integrada com os parceiros de convênio da Operação.

Em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) também são realizados vôos de helicóptero para contribuir com a fiscalização. A corporação age nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), combate às ocupações irregulares, previne e inibe despejos irregulares de entulhos e/ou produtos químicos.

Os guardas que trabalham na proteção do meio ambiente recebem capacitação específica (80h/aula), ministradas pelo Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), estudam legislação ambiental e ensinamentos sobre fauna, flora, pesca, caça, uso da água e controle ambiental.

O efetivo está presente em todas as regiões da cidade e age em funções especificas de acordo com cada localidade.


Confira a programação completa dos dias 20 e 21 de março

Dia 20 de março
9h às 14h

Educação Ambiental
Atividades Esportivas
Abraço simbólico na represa Guarapiranga
Plantio de mudas simbólicas
Testes de glicemia (medição do nível de açúcar no sangue)
Vigilância em saúde: orientação sobre o mosquito da dengue
Informações e exposição de materiais apreendidos em crimes ambientais
Oficina de "Nós de marinheiros"
Oficina com pet
Aulas de dança, aeróbica, e capoeira
Clínica de Futvolei

10h - Saída do Passeio Ciclístico
Local: Parque da Barragem - Av. Robert Kennedy, altura do nº 1000
Roteiro: saída do parque Barragem - av. Robert Kennedy - ruas do bairro Veleiros - Parque Praia do Sol - retorno ao parque Barragem

Dia 21 de março
3ª Travessia Guarapiranga
Horário: 11h
Local: ADC Eletropaulo - Rua Peixe Vivo, 155 - Interlagos
Informações: 9998-4629 / 5515-2992/ 5894.4912


Serviço
Dia Mundial da Água e três anos de Operação Defesa das Águas
Data: 20 de março
Horário: 9h às 14h
Endereço: Parque Praia do Sol, acesso pela Av. Robert Kennedy, altura do nº 3.500.


Informações
Secretaria do Verde e Meio Ambiente - 3396-3076 / 3078
Secretaria de Segurança Urbana - 3396-5842
Secretaria de Esportes - 3396-6540

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.

google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0